Atualizado em 28 de março de 2021

Trilhas, bons restaurantes, parques ecológicos e muita brisa do mar. Aliás, dizem por aí que é no Recreio, como é carinhosamente chamado esse bairro da Zona Oeste, que você encontrará algumas das mais bonitas praias do Rio de Janeiro. Confira tudo o que fazer no Recreio dos Bandeirantes e se delicie com as belezas da região.

Índice do post:

  1. Recreio dos Bandeirantes: o que fazer
    1.1 – Praias do Recreio dos Bandeirantes
    1.2 – Parques ecológicos no bairro
    1.3 – Trilhas no Recreio dos Bandeirantes
    1.4 – Mais passeios na região
  2. Hospedagem no Recreio dos Bandeirantes
  3. Restaurantes no Recreio dos Bandeirantes
  4. O que visitar nos arredores do bairro
O que fazer no Recreio dos Bandeirantes
Praia no Recreio dos Bandeirantes

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes

Um pouco mais tranquilo se comparado aos bairros da Zona Sul do Rio, o Recreio dos Bandeirantes caiu de vez no gosto da galera. Hoje em dia, você encontrará uma boa oferta de hospedagens, assim como de restaurantes, além de praias quase sempre próprias para o banho.

Além do mais, o bairro está do ladinho da Barra da Tijuca e também bem perto de toda área do Grumari, Barra de Guaratiba e Vargem Grande.

1 – Praias do Recreio dos Bandeirantes

Praia da Reserva

Se você chegar no Recreio dos Bandeirantes vindo da Barra da Tijuca, essa é a primeira praia que você verá. A Praia da Reserva é uma área de preservação ambiental e por esse motivo, há pouquíssima estrutura. Porém, sua beleza e o fato de ser a mais vazia do bairro compensam essa questão.

Há poucos quiosques em sua orla e ainda assim, os que existem estão mais para o final da sua extensão, já quase na praia vizinha. Os mais famosos são o Cavalo Marinho e o Pesqueiro. Também não passa ônibus por lá e há pouca oferta de vagas para estacionar ao longo da orla. Ou seja, para aproveitá-la da melhor forma possível, chegue cedo.

Praia do Recreio

Essa é a praia mais famosa do bairro e por isso é quase que uma obrigatoriedade a colocar na lista de dicas sobre o que fazer no Recreio dos Bandeirantes.

A Praia do Recreio fica logo após a Praia da Reserva e ao contrário desta última, é bem mais cheia. Sua extensão vai do Posto 9 ao Posto 12, e ao longo da sua orla você encontrará muitos quiosques, pessoas praticando esportes na areia e na ciclovia, além de escolinhas de surf e equipes de atividades físicas. Além do mais, vários ônibus passam pela praia.

Praia da Macumba

A Praia da Macumba, também chamada de Praia do Pontal, é a próxima dessa orla de praias do Recreio dos Bandeirantes, logo após o Posto 12.

Ela também possui quiosques, ciclovia e ainda abriga um grande ponto turístico do bairro: a Pedra do Pontal. Vale destacar que ela costuma ser bem mais cheia, de forma que para você aproveitá-la com mais tranquilidade você também deverá chegar cedo.

Praia da Macumba
Praia da Macumba e Pedra da Macumba ao fundo

Prainha

Para nós, a Prainha é uma das mais bonitas da cidade, praticamente empatada em primeiro lugar com a Praia da Joatinga. Por aqui você encontrará poucos quiosques e apenas um restaurante, porém, por estar cercada de morros que fazem parte de uma reserva ecológica, o cenário é estonteante.

Por ser uma das menores praias do Recreio dos Bandeirantes há pouquíssima disponibilidade de vagas para estacionar. Além disso, também não passa ônibus por lá. Pelo caminho, não deixe de parar no Mirante do Roncador ou próximo a ele para apreciar a vista.

É na Prainha que se encontra o Parque Natural Municipal da Prainha, uma excelente dica do que fazer no Recreio dos Bandeirantes. Mas falaremos sobre ele mais pra frente, ok?

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes
Mirante perto do Mirante do Roncador e da Prainha

Abricó

A Praia de Abricó se encontra logo após a Prainha e ela tem uma peculiaridade interessante. Sua extensão é dividida entre uma praia de nudismo e outra comum.

A parte de nudismo da Praia de Abricó fica entre grandes pedras, então, fique tranquilo pois você não verá nada, a não ser que você vá até lá. Além disso, só é permitido entrar nessa parte nu, de fato. Rs. Aos finais de semana você encontrará a Associação Naturista de Abricó tomando conta do local.

Também não passa ônibus nessa praia e há poucos quiosques e vagas de estacionamento disponíveis. O quiosque mais famoso do local é o Clássico Beach Club, que também possui unidades em diversos outros pontos do Rio de Janeiro.

Grumari

A próxima e última praia dessa extensa orla do Recreio dos Bandeirantes é a Praia do Grumari. Ela é bem grande, sempre própria para banho e linda. Aliás, devo confessar que boa parte da sua beleza é devido ao fato dela ter um aspecto mais rústico e de possuir os morros do Parque Estadual da Pedra Branca ao seu redor.

Não há uma infinidade de quiosques em sua orla e além disso, eles possuem um certo ar de simplicidade.

Praia de Grumari (Foto: Wusel007 via Wikimedia)

Um pouco mais a frente, subindo a Serra do Grumari, você encontrará o restaurante Point de Grumari. Embora seja um pouco caro, o lugar é uma delícia e possui um visual perfeito para a Restinga de Marambaia.

Ah! Hoje em dia você encontra algumas opções de hospedagem super charmosas nessa região. Vale um destaque especial para o Loft Tropical, a Mata Atlântica House e a Casa na Serra, três Airbnb perfeitos para uma hospedagem mais intimista. Para ver mais opções de hospedagem Airbnb nessa área, clique aqui.

2 – Parques no Recreio dos Bandeirantes

Parque Natural Municipal de Marapendi

O Parque Marapendi é uma excelente opção para o que fazer no Recreio dos Bandeirantes se você quer aproveitar o dia ao ar livre, em meio à natureza.

Ele é um parque ecológico que preserva áreas de restinga e manguezal, além de ter uma vista perfeita para a Lagoa de Marapendi. Aliás, em dias de céu limpo é possível avistar a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita do seu deck de contemplação.

O local ainda possui uma ampla área para piquenique, além de parquinho infantil, estacionamento e banheiros. Também há promoção de eventos como exposições e oficinas de ciências e artesanato.

Parque Marapendi dica do que fazer no Recreio dos Bandeirantes
Parque Marapendi

Parque Natural Municipal Chico Mendes

Outro parque ecológico para você visitar no Recreio dos Bandeirantes, o Parque Chico Mendes é uma área de preservação ambiental muito importante na região.

Situado em uma área de restinga, ele possui a Lagoinha das Tachas, habitat de jacarés-de-papo-amarelo, e ainda preserva muito da fauna e flora local. Além disso, há pequenas trilhas para você fazer, parquinho infantil e ele também oferece cursos e palestras ambientais.

Mirante do Caeté e Parque Natural Municipal da Prainha

Localizado em frente à Prainha, o Parque Natural Municipal da Prainha é uma área de preservação ambiental cercada pelos morros do Caeté, Boa Vista e Cabritos.

O parque possui uma boa infraestrutura e conta com banheiros, bebedouros e até mesmo chuveiro. Lá dentro você poderá encontrar vários bichinhos como gambás, micos e pacas, e também poderá fazer algumas trilhas.

A trilha mais famosa é a que leva até o Mirante do Caeté. Considerada de nível fácil, em cerca de 30 a 40 minutos você chegará no seu topo e terá acesso a um visual da Praia da Macumba, da Pedra do Pontal, das praias do Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca, além da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita.

Mirante do Caeté (Foto: Livia Buhring via Wikimedia)

3 – Trilhas no Recreio dos Bandeirantes

Pedra do Pontal

Bem na divisa entre a Praia do Recreio e a Praia da Macumba, a trilha da Pedra do Pontal é a mais famosa do bairro e está presente em todas as listas sobre o que fazer no Recreio dos Bandeirantes.

Ela é considerada de nível fácil, embora para chegar ao seu cume você precise do auxílio de uma corda para subir. Lá do alto você consegue ver toda a orla da praia, além de vários pontos do bairro em si. Dependendo do seu nível de condicionamento você levará cerca de 20 a 30 minutos para subir toda a pedra.

Pedra do Pontal Recreio
Pedra do Pontal (Foto: Leve Sem Destino / www.levesemdestino.com)

Praia do Secreto

Apesar de ser considerada uma praia, decidimos colocar a Praia do Secreto nessa parte porque para chegar até ela você precisará fazer uma trilha.

A praia é uma pequena piscina natural entre as pedras, localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha. Seu acesso não é fácil e por vezes ouvimos histórias de acidentes, ainda mais na alta temporada de verão.

Dois acessos te levam até a Praia do Secreto, um pela Praia da Macumba, através das pedras que se encontram no final da praia, e outro pela Avenida Estado da Guanabara, a mesma que te leva até a Prainha. A primeira opção só é possível com a maré baixa, enquanto a segunda acontece por uma trilha pela mata e com parte dela em um paredão íngreme. Ambas as opções são perigosas, portanto, vá com bastante atenção.

Praia do Secreto (Foto: Vinniwiki via Wikimedia)

Morro do Rangel

O Morro do Rangel é uma trilha de cerca de 40 a 50 minutos considerada por muitos como de nível moderado. Do alto do morro você tem uma vista para a Barra da Tijuca, Lagoa de Marapendi, Pedra Bonita e Pedra da Gávea. Vale frisar que a trilha é íngreme e você deverá usar uma corda de auxílio na sua parte final.

Vista do Morro do Rangel (Foto: @nastrilhasdorio)

Morro da Faxina

A trilha do Morro da Faxina é mais uma que não poderia ficar de fora do nosso post com dicas do que fazer no Recreio dos Bandeirantes.

Localizada no Grumari, a trilha também é considerada de nível moderado e te garantirá paisagens do Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca. Além disso, também é possível ver um pedaço da Restinga de Marambaia e do Morro do Telégrafo, em Barra de Guaratiba

Vista do Morro da Faxina (Foto: @nastrilhasdorio)

4 – Passeios no Recreio dos Bandeirantes

Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal é considerado o maior museu de arte popular do país e seu acervo possui mais de 8.500 peças feitas por 300 artistas brasileiros. Entre tantas obras, você encontrará peças que representam as culturas rurais e urbanas brasileiras, além de itens com referências às atividades cotidianas, festivas e religiosas do país.

Américas Shopping, Recreio Shopping e Barra World Shopping

Sem dúvidas não poderíamos terminar a nossa lista com passeios no Recreio dos Bandeirantes sem citar os shoppings do bairro.

O Américas e o Recreio Shopping são shoppings padrões, com várias lojas famosas, praça de alimentação, restaurantes, academia e cinema. Por outro lado, o Barra World não possui tantas lojas famosas assim, mas se diferencia pelo fato de ser a céu aberto e possuir uma arquitetura que reproduz vários países e seus principais monumentos.

Hospedagem no Recreio dos Bandeirantes

Hoje em dia o Recreio dos Bandeirantes possui uma boa rede hoteleira, além de pousadas, hostels, apartamentos e casas de temporada.

CDesign Hotel: um dos hotéis mais procurados no Recreio dos Bandeirantes. Em frente a Praia do Recreio e pertinho da Praia da Macumba, o hotel tem piscina com vista para a Pedra do Pontal e quartos com vista para o mar.

Atlantico Sul: também muito famoso no bairro, o hotel se encontra entre as praias do Recreio e da Macumba. Possui piscina com vista para a praia, assim como alguns quartos também são vista mar.

Ks Beach Hotel: localizado em frente a Praia da Macumba, o hotel é mais simples que os acima, mas possui boa infraestrutura e quartos confortáveis com vista para o mar.

Surf club Longboard Paradise Hostel: localizado na Praia da Macumba, o hostel oferece tanto quartos privativos como os tradicionais dormitórios coletivos. Possui piscina, bar e lounge.

CDesign Hotel (Foto: Booking)

Há ainda várias acomodações disponíveis para reserva no Airbnb

Casa de Férias: casa com 3 quartos, piscina e churrasqueira.

Paraíso Tropical: cobertura de 2 quartos em frente a praia, com piscina e churrasqueira.

Flat Pé na Areia: flat de 1 quarto localizado em condomínio com piscina e academia, em frente a praia.

Cantinho Aconchegante: apartamento simples de 1 quarto localizado em condomínio com piscina e academia, também em frente a praia

E se você precisa de ajuda com essa plataforma de hospedagem, saiba tudo sobre como reservar pelo Airbnb de forma segura.

Onde comer no Recreio

Natural do Recreio: um dos nossos preferidos no Recreio dos Bandeirantes. Possui uma pegada bem descolada e oferece refeições saudáveis, orgânicas e feitas com alimentos super frescos. Seus açaís e sucos são muito pedidos e o nosso favorito é o suco de limão adoçado com açúcar mascavo.

Kaçuá: com pratos como carne de sol, baião de dois, carne seca com aipim, entre outros, o restaurante é um pedacinho do Nordeste no bairro. Se você gosta de comida nordestina, aqui é o lugar.

Cugine: restaurante especializado em comida italiana, com um ambiente mais refinado. Além das massas tradicionais, as pizzas também são muito recomendadas.

Brooks Pub: um dos pubs mais badalados do Recreio dos Bandeirantes. No cardápio você encontrará sanduíches, petiscos variados, comida mexicana, além de drinks e uma enorme variedade de cervejas.

Asa Rio: outro restaurante que também é nosso queridinho, por aqui você verá de tudo um pouco. O cardápio conta com comida saudável, omeletes, grelhados, sanduíches, crepes e tapiocas.

O que visitar nos arredores do bairro

Você pode aproveitar o seu passeio pelo Recreio dos Bandeirantes para visitar alguns pontos turísticos nos arredores do bairro. Sugestões bem legais são a Cachoeira de Vargem Grande, o Mirante do Joá, o Quebra-Mar da Barra da Tijuca e a Praia dos Amores e a Ilha da Gigóia.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 Comments

  1. Roberto Caravieri Reply

    Um dos meus lugares favoritos é o Recreio dos Bandeirantes. Ótima dicas sobre o que fazer, amei as fotos! Um abraço.

  2. Na minha última visita ao RJ visitei as praias do Recreio dos Bandeirantes e amei! Viraram minhas praias preferidas. Adorei o post explicativo!

  3. Murilo Pagani Reply

    Caramba, eu estou impressionado com a quantidade de coisas legais para fazer no Recreio dos Bandeirantes!

    Já fui ao Rio algumas vezes e infelizmente nunca conheci essa parte da cidade.

    Na próxima vez vou dividir minha estadia e passar umas três noites na Zona Oeste, para poder visitar com tranquilidade todas essas praias e parques!

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  4. ANGELA MARTINS Reply

    Eu adoro o Recreio dos Bandeirantes. Adorei as suas dicas do que fazer por lá. Alguns atrativos eu não conhecia.

  5. É engraçado como a gente que vai turistar no rio sempre fica preso à zona sul. Mas são tantas coisas legais nos arredores e em outras regiões, né? Já quero curtir o que o Recreio tem de melhor!

  6. Adoro o Recreio!!! Cheio de bons passeios e um clima maravilhoso!! Obrigada pelas dicas! Bjus

  7. Já fui algumas vezes no Recreio dos Bandeirantes, mas tem coisas da sua lista que eu não conheci, uma pena.

    • Espero que você consiga ir mais vezes e conhecer essa região, Ana! Sem dúvidas a famosa Zona Oeste no Rio de Janeiro é um verdadeiro paraíso e possui uma das praias que mais gosto, Grumari. Sou Concierge e quando atendo algum cliente com destino a Cidade Maravilhosa, apesar de longe das principais atrações, acabo indicando ou incluindo no roteiro essas praias paradisiacas!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.