Atualizado em

Que o Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa quase todo mundo já deve saber. Mas o que muitos desconhecem é que é possível ver algumas das suas maravilhas mais famosas por um ângulo um pouco diferente. Através de um passeio de barco no Rio de Janeiro podemos avistar o belo cenário carioca com outros olhos e não somente ele, como também um pedacinho muito especial de Niterói, cidade vizinha cheia de encantos. Por isso, se você procura um passeio diferente para fazer, por que não se aventurar pelas águas da famosa Baía de Guanabara e se encantar? Quem sabe o dia ainda não te reserva um pôr do sol especial?

Vista para Niterói no passeio de barco no Rio de Janeiro
Vista para Niterói no passeio de barco no Rio de Janeiro

Tipos de passeio de barco no Rio de Janeiro

Existem diversos tipos de passeio de barco no Rio de Janeiro, sendo que os mais famosos são feitos em veleiros. Tanto o roteiro como o serviço podem mudar de empresa para empresa, mas no geral todos fazem praticamente o mesmo percurso pela Baía de Guanabara. Você pode escolher entre os passeios privativos, onde o barco fica somente para você e o seu grupo, ou pelos tradicionais compartilhados, onde você faz o tour com outros desconhecidos. Vale ressaltar que cabem cerca de 10 à 15 pessoas nas embarcações, contando com a tripulação, e que em ambos costumam estar inclusos lanches e algumas bebidas alcoólicas. Há ainda algumas empresas que fazem esse tour junto com Parasail e neste caso elas procuram o melhor ponto para o voo e podem não passar nos pontos turísticos mais comuns.

Passeio de barco no Rio de Janeiro

Nós já fizemos o passeio de barco no Rio de Janeiro duas vezes, com duas empresas diferentes. A base do roteiro foi praticamente a mesma, tirando o fato de que uma passou pela Ponte Rio x Niterói e foi até o Museu do Amanhã enquanto a outra focou mais em alguns pontos de Niterói. Então, o ideal é você confirmar direitinho a rota na descrição do passeio para ver se encaixa no que você está buscando

Roteiro do passeio de veleiro na Baía de Guanabara

A maioria dos passeios oferecidos seguem o mesmo roteiro e têm cerca de 3 horas de duração, com uma alteração ou outra conforme eu já falei. A saída é da Marina da Glória e é necessário chegar com antecedência de 15 à 30 minutos. Para quem vai de carro, o local conta com estacionamento e caso você esteja pensando em alugar um carro para conhecer a Cidade Maravilhosa, é possível alugar online e pagar parcelado através da RentCars.

VEJA MAIS PASSEIOS ESPECIAIS NO RIO DE JANEIRO:

-Conheça a Praia da Joatinga, uma das mais bonitas e descoladas da cidade
-Confira 6 mirantes gratuitos para ver a cidade do alto e sem esforço físico
-Visite a Ilha de Paquetá, uma ilha cheia de histórias e cenários pitorescos
-Faça um passeio até a Ilha da Gigóia, um dos cantinhos ainda escondidos da cidade

Praia do Flamengo e Praia de Botafogo

Logo após sairmos da Marina da Glória temos a visão da Praia do Flamengo e da Praia de Botafogo já que a maioria dos passeios passam lá primeiro. Aliás, esses dois bairros são conhecidos por terem um ótimo custo x benefício de hospedagem e você pode conferir aqui os hotéis no Flamengo e aqui as hospedagens em Botafogo. Deste ponto do passeio já é possível ver imagens bem legais do Cristo Redentor.

Bairro de Botafogo e o Cristo Redentor lá atrás
Bairro de Botafogo e o Cristo Redentor lá atrás

Pão de Açúcar

Em seguida, o próximo ponto turístico a ser visto no passeio de barco no Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar e consequentemente, a enseada da Urca. Particularmente, eu acho essa parte uma das mais bonitas da navegação. Inclusive, muitas empresas aproveitam o cenário para servir algum drink. Ainda ali pela Urca, bem do ladinho do Pão de Açúcar, é possível avistar a Fortaleza de São João e o Forte de São José. Ambos são áreas do Exército Brasileiro, porém, podem ser visitados mediante agendamento.

Morro da Urca no passeio de barco no Rio de Janeiro
Morro da Urca

Forte Tamandaré da Laje

Seguindo o passeio de barco pela Baía de Guanabara em direção à Niterói passamos pelo Forte Tamandaré da Laje. Localizado na Ilha da Laje, o pequeno forte que funcionou até 1997 já passou por muita coisa, chegando até mesmo a deter personagens da História do Brasil como Olavo Bilac e Marechal Floriano Peixoto. Nos dia atuais, fizeram um projeto para construir um restaurante no local, mas acabou por não ir pra frente. Infelizmente, não é possível visitá-lo.

Forte Tamandaré da Laje
Forte Tamandaré da Laje

Praia de Adão e Eva

Os próximos locais a serem avistados durante o passeio de barco no Rio de Janeiro foram as praias de Adão e Eva. Localizadas uma ao lado da outra, as duas são bem pequenas, com apenas 250 e 150 metros de extensão, respectivamente. Aliás, também é nesse ponto que muitas empresas param um tempinho para as pessoas mergulharem. Vale ressaltar que por se tratarem de praias da Baía de Guanabara pode acontecer de não estarem próprias para o banho em determinadas épocas do ano.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Seguimos, então, até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados de Niterói. Aliás, o local é tão famoso e bonito que costuma ser palco de muitos eventos como casamentos, por exemplo. Durante muitos anos a fortaleza ajudou a impedir as invasões holandesas e francesas, chegando até a sediar o Presídio do Exército. Dentre alguns de seus presos, destacam-se Euclides da Cunha e José Bonifácio. Hoje em dia a fortaleza é aberta à visitação. Infelizmente, não tiramos fotos, mas essa foto aérea do FUNCEB dá pra ter uma ideia do lugar.

Foto: http://www.funceb.org.br/

Museu de Arte Contemporânea – MAC

Mais um pouquinho de navegação e imediatamente avistamos o MAC, o Museu de Arte Contemporânea. Projetado por Oscar Niemeyer, esse é um dos lugares mais emblemáticos de Niterói. No seu entorno encontram-se as praias de Icaraí, Flechas, Vermelha e Boa Viagem.

Museu de Arte Contemporânea
Museu de Arte Contemporânea

Ilha da Boa Viagem

Bem pertinho do MAC é possível avistar a Ilha da Boa Viagem. Localizada na costa da Baía de Guanabara e ligada ao continente por uma ponte de concreto, durante 20 anos a ilha ficou fechada. Em 2016 o local foi reaberto, mas infelizmente, no final de 2019 foi fechada novamente. Hoje em dia, é permitido acessá-la somente no 4º domingo do mês, das 9 às 11 horas, quando ocorre uma missa local. Quem a visita encontrará construções do século XVII, ruínas de um pequeno forte, além de vistas incríveis tanto para a cidade do Rio de Janeiro como para Niterói.

Ilha da Boa Viagem
Ilha da Boa Viagem

Por fim, o retorno até a Marina da Glória é feito já no final da tarde, o que significa que se for um belo dia de sol as chances de você ter um pôr do sol daqueles são grandes. Ou seja, os pontos positivos de fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro não se limitam apenas a ver os pontos turísticos através de um outro ângulo. Afinal, apreciar as belezas da natureza com um vento no rosto e tendo todo o oceano para você trazem um sentimento especial.

Pôr do sol dentro do veleiro
Vista para o Cristo Redentor e para um avião decolando no passeio de barco no Rio de Janeiro
Cristo Redentor e um avião decolando

Dicas importantes para o passeio de barco no Rio de Janeiro:

  • Vá com roupas confortáveis. Ou seja, evite salto alto e sapatos fechados.
  • Os barcos contam com banheiro.
  • Leve roupa de banho. Vai que está um calorão e você quer mergulhar?
  • A não ser que você não se incomode em se molhar um pouco, evite sentar nas extremidades do barco caso o mar esteja batendo muito. Ás vezes a quantidade de água que entra passa de um simples respingo. rs
  • Leve protetor solar.
  • Aquela dica básica de vó, mas que faz muito sentido: leve um casaquinho, principalmente se você fizer o passeio durante o inverno. Eu seeei que o Rio de Janeiro é quente, mas dentro do mar rola um ventinho maneiro no fim do dia.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário