Atualizado em 15 de outubro de 2020

O Mirante Dona Marta é um dos mirantes mais bonitos e mais famosos do Rio de Janeiro. Localizado a mais de 360 metros de altitude, acima do nível do mar, sua vista panorâmica estampa cartões postais e encanta até mesmo os cariocas mais acostumados com a cidade.

Além de ser um dos pontos turísticos mais visitados, ele faz uma dobradinha perfeita com o Cristo Redentor. Aliás, como os dois ficam na mesma direção, é possível combiná-los no mesmo dia em um roteiro pela Cidade Maravilhosa. Neste post vamos explicar como chegar no Mirante Dona Marta e mostrar como é o visual por lá. Mas de antemão, prepare-se para imagens espetaculares!

Mirante Dona Marta
Vista do Mirante Dona Marta

Como chegar no Mirante Dona Marta

O Mirante Dona Marta fica na Estrada das Paineiras, a mesma que leva em direção ao Cristo Redentor, no bairro Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Existem quatro formas diferentes de chegar nele e as explicaremos abaixo para você escolher a melhor para o seu passeio.

Ônibus

Para ir ao Mirante Dona Marta de ônibus você deverá levar em consideração de que não há linhas que passem na Estrada das Paineiras. Sendo assim, você deverá pegar algum que passe pelo início da estrada e terminar o trajeto a pé.

As linhas de ônibus 006 Santa Teresa x Castelo, 007 Silvestre x Central e 507 Silvestre x Largo do Machado são as que te deixarão no início da Estrada das Paineiras. De lá você deverá caminhar cerca de 1 km de subida até o Mirante Dona Marta. A subida é íngreme, mas é possível encontrar muita gente fazendo o mesmo. No entanto, nós nunca subimos a pé.

Carro

Sem dúvidas, o jeito mais fácil de chegar no Mirante Dona Marta é de carro. O acesso mais recomendado é pela Rua Cosme Velho ou pela Ladeira dos Guararapes. Não tem muito com o que se preocupar porque como é o mesmo caminho para o Cristo Redentor, há placas indicativas durante todo o trajeto.

O mirante conta com estacionamento ao custo de 2 reais, então, fique tranquilo em relação às vagas. Se por acaso você precisa alugar um carro para conhecer o Rio de Janeiro, confira aqui as melhores tarifas com opções de parcelamento. Aliás, se você optar pelo carro, também dê uma olhada nessa lista com 25 ideias de passeios bate e volta do Rio de Janeiro para você fazer.

Observação importante: se você pretende seguir até o Cristo Redentor depois de visitar o mirante, saiba que não há estacionamento perto da entrada do Cristo. Ou seja, você deverá estacionar antes do Centro de Visitantes e terminar o caminho a pé.

Uber, táxi ou vans para o Mirante Dona Marta

Outra opção interessante é ir de uber ou táxi, porém, é importante já deixar combinado o seu horário de retorno e evitar o azar de não conseguir um carro para o retorno.

Há também as vans para o Mirante Dona Marta que oferecem o serviço saindo do Cosme Velho e até mesmo do Largo do Machado cobrando em torno de 30 reais por pessoa para cada trecho. Além delas, há as excursões para o mirante, inclusive com direito ao nascer do sol, e alguns passeios até o Cristo também param rapidamente por lá.

Trilha para o Mirante Dona Marta

Também é possível chegar no mirante através de uma trilha saindo da comunidade Santa Marta. Nós nunca fizemos, mas é possível pegar o elevador até o topo da comunidade e de lá seguir por um caminho íngreme de 30 a 50 minutos, segundo informações da Riotur. Caso essa seja a sua opção, recomendamos que contrate um guia especializado.

Vista do Mirante Dona Marta

A vista do Mirante Dona Marta é uma das mais bonitas que já vimos no Rio de Janeiro. Mesmo encravado no meio da Floresta da Tijuca, é possível ter uma visão privilegiada de vários lugares especiais.

Você verá o Pão de Açúcar, a Praia de Botafogo, a Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e até mesmo o Maracanã.

Além de todos eles ainda há a cereja do bolo: a vista para o Cristo Redentor. Aliás, me arrisco a dizer que é melhor ver o Cristo do mirante do que do próprio Cristo. Rs.

Heliponto

Além do mirante propriamente dito, há um antigo heliponto no local. Como não há mais pousos de aeronaves, o lugar se tornou um terraço com vistas que também valem a sua visita.

Mirante Dona Marta
Vista do heliponto para o Cristo Redentor

Aproveite para curtir o visual e tirar algumas fotos pois o local realmente compensa! Além do mais, há uma área de gramado onde muita gente aproveita para fazer um piquenique.

É seguro visitar o Mirante Dona Marta?

Apesar de todos os problemas de segurança no Rio de Janeiro, eu diria que o Mirante Dona Marta é seguro, sim. Inclusive, costuma haver policiamento no local das 8h às 17h. Porém, caso você vá de carro por conta própria, recomendamos fortemente que você faça o caminho indicado nesse artigo. Desta forma você não corre risco de entrar em nenhum lugar perigoso.

Muitas pessoas vão até o mirante para assistir o nascer do sol e se essa é a sua intenção, sugerimos que você não vá sozinho. Nós nunca vimos o amanhecer lá, mas já assistimos na Vista Chinesa, outro mirante incrível no Rio, e ficamos apaixonados. Você pode ver aqui como é o nascer do sol na Vista Chinesa.

Para finalizar, vale mencionar que o Mirante Dona Marta além de ser lindo, ainda é gratuito! Quer dizer, assim como ele há outros lugares nesse estilo na cidade e nesse artigo aqui você confere outros mirantes no Rio de Janeiro que são gratuitos e imperdíveis.

Dicas importantes para a sua visita

  • Segundo o site da Riotur, o funcionamento do Mirante Dona Marta é das 8h às 17h, se estendendo até às 18h no verão. Porém, o local não fica fechado em nenhum momento do dia, o que significa que é nesse período que há vigia por lá. Como já dito antes, caso queira visitá-lo em horários alternativos, recomendamos que você não vá sozinho.
  • Nos finais de semana e feriados o mirante fica bem mais cheio. Então, caso queira encontrá-lo vazio recomendamos que vá durante a semana ou no final da tarde.
  • Há inúmeros macacos na região, mas eles não devem ser alimentados. Sempre bom lembrar, né?

Você também pode se interessar por esses passeios:

  1. Faça um passeio de barco no Rio de Janeiro, pela Baía de Guanabara
  2. Conheça o Mirante do Joá entre a Barra da Tijuca e São Conrado
  3. Se apaixone pela Praia da Joatinga, uma das mais bonitas da cidade
  4. Assista a um pôr do sol na Mureta da Urca
  5. Visite o Parque Penhasco Dois Irmãos no Leblon
  6. Veja todos os artigos sobre o Rio de Janeiro aqui
  7. Confira tudo sobre todos os lugares que nós já passamos

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

6 Comments

  1. Eu morei durante uns tempos no RJ e nunca fui no Mirante Dona Marta, dá pra acreditar? Eu fico inconformada comigo mesma kkkk Próxima vez irei sem falta!

  2. Já visitei centenas de vezes o Rio de Janeiro e acredita que nunca fui no Mirante dona Marta? Amei as dicas e quero usar na próxima viagem para a cidade maravilhosa.

  3. Eu adoro o Rio de Janeiro, mas fa tempo que não vou. Com certeza a próxima vez que eu for quero visitar o Mirante Dona Marta. Obrigada por compartilhar este post super completo. Adorei

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.