Atualizado em

Se você pesquisou sobre o Rio de Janeiro na internet, certamente já viu fotos do Mirante Dona Marta. A vista é bastante famosa, – e linda – e está presente em muitos cartões postais espalhados por aí. Com tantos encantos ao alcance dos olhos, o mirante com mais de 360 metros de altitude é uma das vistas mais bonitas da cidade e merece a sua visita pelo menos uma vez na vida. Mas eu preciso te contar que o seu encanto será tanto que provavelmente você irá querer visitá-lo mais de uma vez. E o melhor: é grátis!

Rio de Janeiro
Vista espetacular do Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta: o que tem de tão especial?

No bairro do Cosme Velho, bem acima da comunidade Santa Marta e encravado no meio da Floresta da Tijuca, está o Mirante Dona Marta. E o que tem de especial nisso tudo? Sua localização privilegiada permite uma vista dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. É possível ver o Pão de Açúcar, a Praia de Botafogo, a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã e a cereja do bolo: o Cristo Redentor.

Mirante Dona Marta
Meus pés felizes no mirante
Mirante Dona Marta
Sempre lindo e imponente!

Me arrisco a dizer que a vista que o Mirante Dona Marta tem para o Cristo Redentor é melhor que a visão de quem está no próprio Cristo! haha. Inclusive, se você quer boas fotos com o ícone mais famoso do Rio de Janeiro, aqui é o lugar!

Cristo Redentor
Vista para o Cristo de um dos ângulos do Mirante Dona Marta

Heliponto do Mirante Dona Marta

Além do mirante propriamente dito, – que é bem espaçoso – há do lado contrário um um antigo heliponto que hoje funciona como mais um mirante também. Ó, que maravilha! Não há mais voos saindo dali e a galera aproveita a área e o visual para curtir e tirar fotos.

Cristo Redentor
Que vista! A melhor vista para o Cristo é do heliponto
Heliponto do Mirante Dona Marta
Heliponto do Mirante Dona Marta

Como chegar no Mirante Dona Marta

Carro

Não há linhas de ônibus passando no local, portanto, a melhor forma de chegar no Mirante Dona Marta é de carro. O acesso mais fácil, mais tranquilo e mais recomendado é pelo bairro do Cosme Velho, partindo da Rua Cosme Velho ou da Ladeira dos Guararapes. De qualquer uma das duas você chegará na Estrada das Paineiras e, consequentemente, no mirante. Há placas indicativas durante todo o percurso. É basicamente o caminho para o Cristo Redentor. Há estacionamento no local ao custo de 2 reais.

Ônibus

Se você quiser fazer esse passeio através do transporte público, precisará de um pouquinho de pique para caminhar. As linhas de ônibus 006 – Santa Teresa x Castelo, 007 Silvestre – Central e 507 Silvestre – Largo do Machado te deixarão no início da Estrada das Paineiras e de lá até o Mirante Dona Marta você caminhará cerca de 1 km em uma subida. Essa definitivamente não é para nós! rs

Uber, Táxi ou vans de passeio

Os táxis e ubers costumam levar muitos turistas até o mirante, porém, vale a dica mega importante de já deixar agendado o seu horário de volta. Isso porque há inúmeros casos de pessoas que não conseguiram pedi-los na hora de ir embora. Muitos motoristas acabam não querendo subir. Também há a opção de contratar um passeio em vans que ficam no Cosme Velho oferecendo o serviço.

Trilha

É possível acessar o Mirante Dona Marta através de uma trilha na comunidade Santa Marta. Nós nunca fizemos essa trilha, mas caso você faça, que tal voltar aqui pra contar pra gente?

Mirante Dona Marta
A mureta não é tão alta e em alguns lugares tem um platô, mas em outros não. (Com nossos amigos do @profissaoaventura)

OUTRAS DICAS DE PASSEIOS INCRÍVEIS NO RIO DE JANEIRO:

-Parque Penhasco Dois Irmãos, no bairro do Leblon
-Ilha de Paquetá, a ilha mais charmosa e cheia de história do Rio
-Outros mirantes no Rio de Janeiro gratuitos
-Ilha da Gigóia, um cantinho escondido na Barra da Tijuca
-Veja como é o Rio de Janeiro amanhecendo na Vista Chinesa

Dicas importantes para quem vai visitar o mirante pela primeira vez:

  • O horário de funcionamento do Mirante Dona Marta é de 8:00 às 17:00, se estendendo até às 18:00 no horário de verão. PORÉM, não há fechamento do local. Ou seja, o mirante fica aberto 24 horas por dia e acredito que esse horário seja apenas o do vigia.
  • Nos finais de semana e feriados o local costuma ficar mais cheio. Caso você queira encontrar o mirante mais vazio, visite-o durante a semana, pela manhã bem cedo ou no fim da tarde.
  • Sobre a segurança do local, sabemos que o Rio de Janeiro não está em um fase muito boa. Nós aconselhamos que você o visite no horário de funcionamento indicado e caso queira realizar a visita fora desse horário, não vá sozinho.
  • Há inúmeros macacos na região e você não deve alimentá-los.
  • Caso você pretenda visitar o Corcovado, tente encaixar o Mirante Dona Marta no mesmo dia. O caminho é o mesmo.

HOSPEDAGEM NO RIO DE JANEIRO:

O Mirante Dona Marte fica localizado no Cosme Velho e por lá existente várias pousadinhas e guesthouses charmosos. Bem próximo também há o bairro de Santa Teresa, que abriga alguns hotéis boutiques e hospedagens cheias de charme, como o 5 estrelas Santa Teresa MGallery, o Mama Shelter e o Casa Amarelo Boutique Hotel. Em alguns bairros da Zona Sul do Rio, como Ipanema, Copacabana e Leblon, por exemplo, você também estará bem alocado. Um pouco mais distante, mais ainda uma boa opção para se hospedar na cidade, é o bairro da Barra da Tijuca.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment