Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta, os encantos de uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro

Se você pesquisou sobre o Rio de Janeiro na internet, certamente já viu fotos do Mirante Dona Marta por aí. A vista é bastante famosa, – e linda – e está presente em muitos cartões postais espalhados por aí. Com tantos encantos ao alcance dos olhos, o mirante com mais de 360 metros de altitude é uma das vistas mais bonitas da cidade e merece a sua visita pelo menos uma vez. Mas eu preciso te contar que o seu encanto vai ser tanto que provavelmente você irá querer visitá-lo mais de uma vez. E o melhor: é grátis!

 

Mirante Dona Marta
Vista espetacular do Mirante Dona Marta

 

 

Mirante Dona Marta: o que tem de tão especial?

No bairro do Cosme Velho, bem acima da comunidade Santa Marta e encravado no meio da Floresta da Tijuca, está o Mirante Dona Marta. E o que tem de especial nisso tudo? Sua localização privilegiada permite uma vista dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. É possível ver o Pão de Açúcar, a Praia de Botafogo, a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã e a cereja do bolo: o Cristo Redentor.

 

-> Conheça a Vista Chinesa, um outro lindo mirante no Rio de Janeiro bem no meio da Floresta da Tijuca

 

Mirante Dona Marta
Meus pés felizes no mirante
Mirante Dona Marta
Sempre lindo e imponente!

Me arrisco a dizer que a vista que o Mirante Dona Marta tem para o Cristo Redentor é melhor que a visão de quem está no próprio Cristo! haha. Inclusive, se você quer boas fotos com o ícone mais famoso do Rio de Janeiro, aqui é o lugar!

Mirante Dona Marta
Vista para o Cristo de um dos ângulos do Mirante Dona Marta

 

-> Confira os melhores hotéis no Rio de Janeiro! Reserve sua hospedagem no Booking através do nosso blog e garanta os melhores preços! Garantimos que nenhuma taxa extra será cobrada por isso.

 

Além do mirante propriamente dito – que é bem espaçoso, por sinal – há do lado contrário um um antigo heliponto que hoje funciona como mais um mirante também. Ó, que maravilha! Não há mais voos saindo dali e a galera aproveita a área e o visual para curtir e tirar fotos.

Mirante Dona Marta
Que vista! A melhor vista para o Cristo é do heliponto
Heliponto do Mirante Dona Marta
Heliponto do Mirante Dona Marta

 

-> Amanhecer em uma das trilhas mais lindas do Rio de Janeiro

 

Como chegar no Mirante Dona Marta

 

Carro

Não há linhas de ônibus passando no local, portanto a melhor forma de chegar no Mirante Dona Marta é de carro. O acesso mais fácil, mais tranquilo e mais recomendado é pelo bairro do Cosme Velho, partindo da Rua Cosme Velho ou da Ladeira dos Guararapes. De qualquer uma das duas você chegará na Estrada das Paineiras e consequentemente no mirante. Há placas indicativas durante todo o percurso. É basicamente o caminho para o Cristo Redentor. Há estacionamento no local ao custo de 2 reais.

 

Ônibus

Se você quiser fazer esse passeio através do transporte público, precisará de um pouquinho de pique para caminhar. As linhas de ônibus 006 – Santa Teresa x Castelo, 007 Silvestre – Central e 507 Silvestre – Largo do Machado te deixarão no início da Estrada das Paineiras e de lá até o Mirante Dona Marta você caminhará cerca de 1 km em uma subida. Essa definitivamente não é para nós! rs

 

Uber, Táxi ou vans de passeio

Os táxis e ubers costumam levar muitos turistas até o mirante, porém vale a dica mega importante de já deixar agendado o seu horário de volta. Isso porque há inúmeros casos de pessoas que não conseguiram pedir táxi ou uber na hora de ir embora. Muitos motoristas acabam não querendo subir. Também há a opção de contratar um passeio em vans que ficam no Cosme Velho oferecendo o serviço.

 

Trilha

É possível acessar o Mirante Dona Marta através de uma trilha na comunidade Santa Marta. Nós nunca fizemos essa trilha, mas caso você se interesse indicamos o Gilson Fumaça, da empresa Favela Scene. Até onde sabemos são 40 minutos de caminhada de nível fácil.

 

Mirante Dona Marta
A mureta não é tão alta e em alguns lugares tem um platô, mas em outros não. (Com nossos amigos do @profissaoaventura)

 

Dicas importantes para quem vai visitar o mirante pela primeira vez:

  • O horário de funcionamento do Mirante Dona Marta é de 8:00 às 17:00, se estendendo até às 18:00 no horário de verão. PORÉM, não há fechamento do local. Ou seja, o mirante fica aberto 24 horas por dia e acredito que esse horário seja o horário do vigia.
  • Nos finais de semana e feriados o local costuma ficar mais cheio. Caso você queira encontrar o mirante mais vazio, visite-o durante a semana, pela manhã bem cedo ou no fim da tarde.
  • Sobre a segurança do local, sabemos que o Rio de Janeiro não está em um fase muito boa. Nós aconselhamos que você visite o local no horário de funcionamento indicado e caso queira realizar a visita fora desse horário, não vá sozinho.
  • Há inúmeros macacos na região e você não deve alimentá-los. E em tempos de febre amarela, deixem os bichinhos em paz pois eles não têm culpa de nada, ok?
  • Caso você pretenda visitar o Corcovado, tente encaixar o Mirante Dona Marta no mesmo dia. O caminho é o mesmo.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e tenha opções de pagamento mais flexíveis. Mas caso você queira parcelar a sua hospedagem, confira todas as opções de parcelamento do Hoteis.com.
  • Alugue o seu carro com até 60% off, com parcelamento no cartão de créditosem cobrança de IOF e com os valores em reais pela RentCars
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Caso opte pelo pagamento em cartão crédito você pode parcelar em até 12 vezes sem juros.

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree