Atualizado em 3 de abril de 2021

Vargem Grande é um dos poucos bairros do Rio de Janeiro que ainda abriga um ar rural, parecido com cidade do interior. Com muita natureza, parque natural, cachoeiras e um polo gastronômico completo, você encontrará o que fazer em Vargem Grande seja para um passeio de um dia ou para um final de semana.

Parque Estadual da Pedra Branca em Vargem Grande
Limite do Parque Estadual da Pedra Branca em Vargem Grande

Como chegar e onde fica Vargem Grande

Vargem Grande fica na Zona Oeste do Rio, pertinho de outro bairro que também é cheio de atrações, o Recreio dos Bandeirantes.

Se você sai da Barra da Tijuca ou da Zona Sul, a melhor opção para chegar em Vargem Grande é pegando a Av. das Américas, sentido Recreio. Por outro lado, se você sai de Jacarepaguá ou da Zona Norte do RJ, o melhor caminho é diretamente pela Estrada dos Bandeirantes, seguindo quase até o final dela.

O que fazer em Vargem Grande: os melhores passeios na região

1 – Cachoeira de Vargem Grande no Parque Estadual da Pedra Branca

A Cachoeira de Vargem Grande é uma joia do bairro. Localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, essa é uma das melhores dicas sobre o que fazer em Vargem Grande para quem quer aproveitar a natureza que a região tem para oferecer.

A trilha é tranquila, sem muitas dificuldades, e você poderá conhecer quatro poços e quedas d’água super refrescantes.

Cachoeira de Vargem Grande
Cachoeira de Vargem Grande

2 – Quilombo Cafundá Astrogilda

Com mais de 200 anos de história, a Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda está localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, bem pertinho da cachoeira. Ou seja, você pode visitar os dois no mesmo dia.

Por lá você poderá conhecer o Museu do Quilombo e ainda pode aproveitar para conhecer alguns dos restaurantes que ficam dentro da comunidade. O Bar da Nilza e o Bar e Restaurante To na Boa são os mais famosos do local.

3 – Capela Nossa Senhora de Mont Serrat

A cerca de 120 metros de altura e com uma vista panorâmica, a Capela Nossa Senhora de Mont Serrat é outra dica bem legal para o que fazer em Vargem Grande, mesmo que você não seja religioso.

Datada de 1766, a igreja é muito bonitinha e de lá de cima você terá uma ampla visão da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e de Jacarepaguá. Além disso, ainda dá pra ver um pedacinho da Pedra da Gávea.

4 – Fazendinha Rio

A Fazendinha Rio é uma das melhores atrações de Vargem Grande se você pretende visitar o bairro com crianças. O local é considerado um Parque Rural Pedagógico, onde os pequenos podem entrar em contato com os animais de fazenda, conhecer a horta e o pomar, fazer passeios a cavalo e até mesmo ordenhar as vacas.

Há dois restaurantes no estilo buffet livre por lá, sendo que um é especializado em churrasco e o outro em comida mineira. Mas se você não quiser almoçar, tudo bem. Também tem uma lanchonete que serve todos os tipos de lanches, além de sorvetes.

5 – Haras e Cavalgadas

Ainda para aqueles que gostam de muito contato com os animais, Vargem Grande possui vários haras onde você pode fazer passeios a cavalo ou até mesmo aprender equitação. Dentre tantos, o Haras Pegasus é o mais famoso do bairro. Porém, há outras opções como o Haras Samurai e o Haras Serenidade.

6 – Espaço Nutri Luz

Completamente integrado à natureza, o Espaço Nutri Luz é uma das melhores atrações em Vargem Grande se você quer ter uma experiência completa no bairro.

O lugar possui um riacho próprio para banho e oferece hospedagem com vista para a floresta. Além disso, eles têm café da manhã e almoço, e trabalham com o que chamam de cozinha intuitiva, aguçando os sentidos e a memória afetiva das pessoas.

Frequentemente também são locações de retiros de yoga e outras atividades de imersão. É um local perfeito para quem quer se energizar, seja em um day use ou em um pernoite.

Espaço Nutri Luz
Espaço Nutri Luz (Foto: divulgação)

-> MAIS PASSEIOS NO RIO DE JANEIRO PARA VOCÊ COLOCAR NO SEU ROTEIRO

– Se encante com o Parque Lage e o seu palacete com vista para o Cristo Redentor

– Visite a Praia dos Amores e o Quebra-mar da Barra da Tijuca

– Conheça a Praia da Joatinga, a mais descolada da cidade

– Saiba tudo sobre a Ilha de Paquetá, um bairro do Rio que mais parece outra cidade

Restaurantes em Vargem Grande: onde comer bem no bairro

Vargem Grande possui um polo gastronômico perfeito para um dia de passeio. São vários restaurantes onde você encontrará todo o tipo de culinária.

Algumas sugestões:

Don Pascual

Com um cardápio de alta gastronomia, o Don Pascual é um dos mais procurados em Vargem Grande. As opções são variadas e você encontrará massas, risotos e cortes nobres de carne como french rack e paleta de cordeiro. Além disso, o restaurante é rodeado pela mata atlântica e ainda oferece uma opção muito charmosa de hospedagem.

Restaurante Don Pascual
Restaurante Don Pascual (Foto: divulgação)

Gepetto

Especializado em carnes, o Gepetto é uma excelente opção para um almoço em família. Os pratos queridinhos da casa são a picanha e o filé mignon, onde você pode adicionar catupiry, alho, bacon e etc. O cardápio também conta com outras opções como massas e pizzas.

Gugut

O Gugut é um restaurante típico de comida brasileira. Você poderá se deliciar com pratos como costela no bafo, leitão à pururuca, rosbife, filé mignon e até mesmo pernil de javali. O cardápio de frutos do mar também é vasto e possui itens como arroz de polvo e moqueca de peixe e camarão. Além disso, o ambiente é bem gostoso, todo arejado, ao ar livre e com jardim.

Giro 867

O Giro 867 é o local ideal se você gosta da combinação de boas pizzas, tapas, vinhos e cervejas. O seu ambiente é uma graça e assim como a maioria dos restaurantes em Vargem Grande, esse também é integrado à natureza.

Ziege-zag

O Ziege-zag é a cervejaria artesanal de Vargem Grande. Além de um ambiente descontraído e uma cerveja de altíssima qualidade, a cervejaria também oferece petiscos variados, pizzas e sanduíches.

Casas de temporada, hotéis e pousadas em Vargem Grande

Casa Três Bistrô e Suites: bistrô e pousada com quartos aconchegantes, confortáveis e bem decorados, alguns deles com vista para o jardim e para as montanhas. A pousada possui piscina e tem um café da manhã muito bem avaliado. Além disso, o bistrô é um dos mais indicados em Vargem Grande.

Casa em condomínio: casa de 3 quartos, com cozinha totalmente equipada, localizada em condomínio fechado com piscina.

Casa de Alto Padrão: casa de padrão mais elevado, toda equipada, com 4 quartos, piscina privativa e churrasqueira. Acomoda até 10 pessoas.

Como não há muitas hospedagens em Vargem Grande, caso nenhuma desse post te agrade você pode conferir os hotéis do Recreio ou os hotéis da Barra da Tijuca. Ou então, confira todas as hospedagens do Rio de Janeiro aqui.

E se você tem mais dicas sobre o que fazer em Vargem Grande, deixa um comentário nesse artigo e ajude outros viajantes. =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

5 Comments

  1. Roberto Caravieri Reply

    Gostei muito do seu roteiro sobre o que fazer em Vargem Grande. Eu adoro também viajar pra essas cidades pequenas de interior e ver como a vida é mais gostosa nesse tipo de lugar. Abraços

  2. Murilo Pagani Reply

    Nossa, não sabia que tinha tanta coisa legal para fazer em Vargem Grande.

    Você acha que se eu ficar hospedado na Zona Sul vale a pena fazer um bate-volta, ou seria melhor pernoitar por lá?

    Obrigado!

  3. Que lindeza que é Vargem Grande! Já tinha ouvido falar sobre o lugar, mas não como destino turístico e fiquei encantada com suas sugestões! Definitivamente, é o tipo de lugar que eu amaria passar um final de semana prolongado, bem tranquilinha. Toda a vibe do lugar em meio a natureza parece um sonho!

  4. Uau! Quanta coisa legal pra fazer em Vargem Grande! E que lindas imagens! Confesso que nunca esteve nos meus roteiros esse cantinho, mas agora vou ter que encaixar!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.