Atualizado em 15 de janeiro de 2024

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica. Localizada no norte do país, ela tem um dos mais importantes e maiores portos do mundo, fato esse que já acontece desde a Idade Média. Mas se engana quem pensa que esse destino belga tem aquele aspecto frio de zonas portuárias. Pelo contrário, há muito o que ver e o que fazer em Antuérpia!

Se prepare para descobrir uma cidade vibrante e cheia de lendas, com museus, boa gastronomia, cervejarias históricas e muita coisa pra contar.

Nesse artigo você verá:

Rua do centro histórico de Antuérpia na Bélgica
Rua do centro histórico de Antuérpia

Antuérpia, na Bélgica: Terra de lendas e a capital dos diamantes

Antuérpia tem algumas curiosidades que a tornam um destino único. Ela é a maior produtora de diamantes do mundo e tem até o Diamond District, um quarteirão cheio de lojas, artesãos e fábricas especializadas na pedra preciosa.

Outra coisa interessante é a lenda que ronda toda a história local e que deu origem ao nome Antuérpia. A cidade fica às margens do Rio Escalda e dizem por aí que há muitos e muitos anos um gigante tomou conta do castelo que ficava à beira do rio e cobrava pedágio de quem o atravessasse. Aqueles que não pagassem tinham as suas mãos cortadas e arremessadas na água.

Foi então que um soldado romano chamado Silvius Brabo chegou em Antuérpia e a livrou do gigante utilizando exatamente a mesma técnica. Ou seja, Silvius o desafiou, cortou fora a sua mão e a atirou no Rio Escalda. E daí veio o nome, onde “Ant” significa mão e “werpen” significa arremessar.

Além disso, apesar de ficar na Bélgica, na icônica região de Flandres, o idioma mais falado é o Holandês, justamente por estar quase na divisa com a Holanda.

Antuérpia na Bélgica
Arquitetura típica da cidade

Como chegar na Antuérpia

Chegar em Antuérpia é bem fácil. Tanto de Bruxelas como de Amsterdam, além de outras cidades belgas, saem ônibus e trens diários em diversos horários até a cidade.

Nós fomos de trem de Bruxelas e levamos menos de 1 hora, mas você também pode ir de ônibus e levar praticamente o mesmo tempo pagando um pouco menos.

Quem faz esse trajeto de busão é a Flixbus, responsável por operar diversos outros itinerários pela Europa. Nós já a usamos várias vezes e tirando um atraso aqui e outro ali, nunca tivemos grandes problemas e a economia compensa.

Outra opção é conhecer Antuérpia através de um tour saindo de Bruxelas. Mas nesse caso, geralmente as agências também incluem outras cidades da Bélgica – o que não é nada mal, né? 

-> LEIA TAMBÉM:

– O que fazer em Bruxelas: as melhores atrações da capital da Bélgica

– Tudo sobre o que fazer em Bruges, a charmosa cidade medieval da Bélgica

O que fazer na Antuérpia: 18 atrações na cidade

1 – Estação Central de Trem de Antuérpia

Começamos as dicas sobre o que fazer em Antuérpia com um local que é considerado ponto de partida para descobrir a cidade – a Estação Central de Trem.

Se você chegar em Antuérpia de trem, de cara já vai se encantar com uma das estações mais bonitas do mundo.

Cheia de mármores, com muitos detalhes na arquitetura e um enorme hall de entrada, a estação Central de Antuérpia foi construída entre os anos de 1895 e 1905. Com tanta beleza, nem parece que ela precisou ser restaurada após a segunda guerra mundial.

Estação Central de Trem de Antuérpia
Estação Central de Trem de Antuérpia

2 – Grote Markt

Localizada no coração da cidade velha, a Grote Markt uma das mais famosas praças de Antuérpia, onde fica a prefeitura e onde tem uma estátua em homenagem a histórica lenda de Silvius Brabo e o gigante.

A região é muito bonita, cheia de bares e restaurantes nos arredores. Também é daqui que começam vários free tours, onde você faz um passeio, conhece lugares e aprende sobre a cidade de forma gratuita. No final, você paga apenas a gorjeta do guia.

Grote Markt de Antuérpia
Grote Markt, com a estátua e a prefeitura atrás

3 – Groenplaats

Essa área era o antigo cemitério da cidade até o século XVIII, mas quando chegou a ocupação austríaca, eles determinaram que os cemitérios deveriam ficar do lado de fora das muralhas.

Hoje em dia, a Groenplaats é a praça mais importante da Antuérpia e abriga muitos restaurantes e bares. É uma região bem animada, com aluguel de bicicletas e muita gente pra lá e pra lá.

Groenplaats
Groenplaats

4 – Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia

Bem pertinho da Groenplaats você vai encontrar a Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia. Essa igreja católica levou 169 anos para ficar pronta e embora tenha um interior mais simples se compararmos com outras catedrais europeias, há muita beleza lá dentro.

Toda em estilo gótico, a torre tem 123 metros de altura, os vitrais impressionam e obras do pintor barroco Peter Paul Rubens compõe o cenário da igreja. A entrada é paga e custa 12€.

Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia
Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia

5 – Nello & Patrasche

Logo em frente à catedral tem a escultura mais famosa de Antuérpia. A cena é bonitinha, um menino e um cachorro deitado juntinhos, com a rua como cobertor. Mas ela faz referência a um romance triste que se passa na cidade.

Na história The Dog of Flanders, Nello é um pobre menino órfão que queria ser pintor. Ele se torna amigo do cachorro Patrasche e sempre iam juntos até a igreja.

Na véspera de Natal, Nello e Patrasche encontram a catedral aberta e decidem ficar lá dentro. No dia seguinte, são encontrados mortos congelados sob a pintura de seu artista preferido.

Nello & Patrasche
Nello & Patrasche

6 – De Koninck

Essa dica do que fazer em Antuérpia é especial para os cervejeiros de plantão, mas vale a pena até pra quem não curte cerveja.

Com quase 200 anos de história, a De Koninck é a cervejaria de Antuérpia, além de ser o segundo comércio mais antigo da cidade. Eles são os inventores do Bolleke, o copo arredondado de cerveja que lembra um cálice.

De Koninck
Fachada da De Koninck

O tour pelo local é super interativo, com salas de produção e situações que poderiam ser do dia a dia. Tem um ambiente que reproduz um pub, outro em que você entra em um carro e todo o trajeto de entrega da cerveja é mostrado e até mesmo um ponto de degustação onde você mesmo se serve. Aliás, você já começa o passeio com um copo cheio de cerveja na mão.

Ao final, você pode comprar alguma coisa na loja de souvenir e aproveitar o bar da De Koninck, com várias torneiras com rótulos da casa e petiscos para matar a fome.

De Konick
Sala interativa que reproduz como é a entrega da cerveja

7 – Meirstraat (e Palácio Real)

Se você gosta de andar pela cidade e fazer umas comprinhas não pode deixar de fora a Meirstraat. Essa é uma rua de pedestres no centro de Antuérpia cheia de lojas, várias delas famosas, como H&M, Zara, C&A e Uniqlo.

Também é nessa rua que fica o Palácio Real. Ele foi comprado por Napoleão em 1811 e depois passou para as mãos dos monarcas belgas, que o usaram para recepcionar diversos hóspedes importantes que passavam pelo porto da cidade. Hoje em dia funciona como um museu.

8 – Vlaeykensgang

No centro histórico, um lugar que vem chamando cada vez mais a atenção dos viajantes é a Vlaeykensgang. Trata-se de um beco bem charmoso datado de 1591 que conecta três ruas: Oude Koornmarkt, Hoogstraat e Pelgrimstraat.

Há alguns restaurantes nesse beco, mas também tem muitas casas. Ou seja, passeie por ele, faça suas fotos, vídeos, mas tenha bom senso durante a visita para não incomodar quem mora por ali.

O gancho dessa dica do que fazer em Antuérpia fica para a Oude Koornmarkt. O que um dia já foi o antigo mercado de milhos da cidade deu lugar a uma das ruas mais bonitinhas do centro histórico. Por aqui você vai encontrar bons restaurantes, bares, lojas e galerias de arte.

Oude Koornmarkt
Oude Koornmarkt

9 – Het Steen

O Het Steen é a construção mais antiga da Antuérpia. Esse pequeno castelo de pedra às margens do Rio Escalda está ligado diretamente não só ao início da cidade, como às suas lendas. Afinal, era daqui que o gigante cortava e arremessava as mãos de quem não pagasse o pedágio. Tem até uma estátua dele na entrada do castelo.

Por outro lado, foi a partir do Het Steen que Antuérpia se desenvolveu e cresceu enquanto cidade, tanto que os arredores têm ruas históricas e bem antigas, como a Kaastraat e a Suikerrui.

O local já foi uma antiga fortaleza e sofreu várias modificações ao longo dos anos. Também já foi uma prisão, uma serraria e até mesmo um mercado de peixes. Infelizmente, boa parte dessa fortaleza e das casas históricas ao redor foram demolidas para conter o assoreamento do Rio Escalda, mas ainda assim, é um passeio que vale a pena.

Hoje em dia o Het Steen é um museu que conta a história de Antuérpia e tem um bar lá dentro. A entrada é paga, mas para facilitar, está incluída no Antwerpen City Card, um passe que dá direito a 23 atrações e transporte público gratuito.

Het Steen
Het Steen

10 – Museu Aan de Stroom (MAS)

Com arquitetura moderna e totalmente futurista, esse edifício vai te chamar a atenção. O Aan de Stroom é um museu com um acervo de mais de 600 mil peças que contam a história da Antuérpia trazendo uma perspectiva sobre o passado, o presente e o futuro da cidade e do mundo.

Ele é o museu mais importante da Antuérpia e além da coleção fixa, tem exposições temporárias e um terraço gratuito com vista panorâmica.

Museu Aan de Stroom
Museu Aan de Stroom

11 – Museu Plantin-Moretus

Outro museu que não pode ficar de fora dessa lista sobre o que fazer em Antuérpia é o Museu Plantin-Moretus, dedicado à trajetória da indústria gráfica.

E tudo isso porque a primeira impressora industrial da história foi criada na cidade pelo francês Christophe Plantin, dentro da sua editora de livros, em 1555. Hoje em dia o local é um museu considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

Museu Plantin-Moretus
Museu Plantin-Moretus

12 – Chocolate Nation

Um passeio que nós adoramos fazer em Antuérpia foi visitar o Chocolate Nation. Como a primeira fábrica de chocolate da Bélgica foi na cidade, eles criaram um museu completamente interativo que conta toda história dessa maravilha gastronômica, desde a colheita do cacau até o momento em que nós, reles mortais, podemos nos deliciar com o seu sabor.

E para a experiência ficar ainda melhor, no final do tour temos direito a degustar os saborosos chocolates belgas diretamente de várias fontes.

13 – Oudste Huis Van Antwerpen

Antuérpia é um destino bem antigo e uma das provas disso é também uma atração local. A Oudste Huis Van Antwerpen é a casa mais velha da cidade. Ela tem a fachada de madeira toda original, datada de 1480, sobreviveu a 6 guerras e mais de 500 anos de planejamento urbano.

A casa fica na Rua Stoel, mas não é possível visitá-la por dentro porque há uma família morando no local. Ao lado da porta tem uma plaquinha falando sobre a residência e informando que ali moram um pai com dois filhos.

14 – Port House

Construído sobre o antigo prédio de uma estação de bombeiros, a Port House é a autoridade do Porto de Antuérpia. O edifício que lembra um navio e foi feito com materiais sustentáveis tem a fachada ondulada e envidraçada, de forma que quando a luz do sol é refletida, ela lembra o reluzir de diamantes.

15 – Igreja de Sint-Carolus Borromeus

Com estilo barroco, a Igreja de Sint-Carolus Borromeus foi construída por jesuítas entre os anos de 1615 e 1621. Ela é conhecida como “a igreja Rubens por excelência”, já que o pintor teve total influência na decoração da fachada, da torre e em pinturas internas, que infelizmente foram destruídas em um incêndio em 1718.

Igreja de Sint-Carolus Borromeus
Igreja de Sint-Carolus Borromeus

16 – Rubenshuis

Mas é claro que teria algum lugar na cidade dedicado ao célebre pinto barroco Peter Paul Rubens, que escolheu Antuérpia como morada até o fim dos seus dias. 

A Rubenshuis é a casa de Rubens, seu antigo estúdio, onde ele criou boa parte de suas obras e que hoje em dia é um museu. Se você gosta de arte, esse lugar é imperdível!

17 – Stadspark

Como dica do que fazer em Antuérpia ao ar livre temos o Stadspark. Essa é uma enorme área verde, com trilhas, espaços para caminhadas, lago e muita natureza.

Infelizmente nós pegamos dias nublados e chuvosos, e acabamos não conhecendo. Mas todos indicam como um ótimo passeio na cidade.

18 – St. Anna’s Tunnel

O St. Anna’s Tunnel é uma atração curiosa e inusitada. Trata-se de um enorme túnel de pedestres que passa por baixo do Rio Escalda e liga a cidade velha à nova.

As escadas rolantes que te levam até lá embaixo são de madeira, construídas em 1930, mas também teme elevador. Você pode atravessar o túnel a pé ou de bicicleta.

Outras dicas do que fazer em Antuérpia

E de dicas extras do que fazer em Antuérpia deixamos outras duas sugestões que não são imprescindíveis, mas valem a pena caso sobre um tempinho extra.

O Museu do Diamante conta toda a história dessa pedra preciosa e sua relação com a cidade, desde o momento de extração até a confecção e venda.

Já o Museu da Moda (MoMu) tem uma coleção permanente com mais de 25 mil peças de roupa de estilistas famosos e que te levam para dentro desse universo.

Hotel em Antuérpia: dicas de onde ficar

A melhor região para se hospedar em Antuérpia é nos arredores do Centro Histórico. As melhores opções nessa área são o Sapphire House Antwerp (categoria 5 estrelas), o Hotel Rubens-Grote Markt e o Hotel ‘T Sandt.

Mas se você busca uma hospedagem com bom custo x benefício no centro, o Hotel Matelote, Hotel Riga e o HotelO Kathedral provavelmente vão se encaixar no seu orçamento.

Nós ficamos no The Ash, um hostel moderno e bem localizado, a cerca de 15 minutos a pé do centro histórico e da Estação Central. Ficamos em um quarto de casal super confortável, com aquecedor e banheiro privativo. Mas o hostel também tem dormitórios e banheiro compartilhado.

A área comum era ótima, com uma cozinha grande e bem equipada, bar, lavanderia, depósito de bagagem e aluguel de bicicleta.

Outras opções de hostel em Antuérpia são o Antwerp City Hostel e o Antwerp Central Youth Hostel. Você também pode conferir aqui todas as hospedagens disponíveis em Antuérpia.

The Ash Hostel
Quarto duplo privativo do The Ash Hostel

Quantos dias para conhecer Antuérpia

Muita gente tira apenas 1 dia para conhecer Antuérpia, fazendo um bate e volta de Bruxelas. É um tempo bom para ter uma primeira visão da cidade, mas se possível, fique pelo menos 2 dias para conhecer mais atrações e curtir tudo com mais calma.

O que fazer em Antuérpia em 1 dia

  • Estação Central
  • Meirstraat e Palácio Real
  • Groenplaats
  • Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia
  • Grote Markt
  • Oudste Huis Van Antwerpen
  • Vlaeykensgang e Oude Koornmarkt
  • Escolher um museu: Aan de Stroom, Museu Plantin-Moretus, Het Steen ou Chocolate Nation

O que fazer na Antuérpia em 2 dias

PRIMEIRO DIA

  • Estação Central
  • Meirstraat e Palácio Real
  • Groenplaats
  • Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia
  • Grote Markt
  • Vlaeykensgang e Oude Koornmarkt
  • Igreja de Sint-Carolus Borromeus
  • Aan de Stroom

SEGUNDO DIA:

  • Chocolate Nation
  • Het Steen e arredores
  • Museu Plantin-Moretus
  • De Koninck
  • Fim de tarde atravessando o St. Anna Tunnel para conhecer o outro lado da cidade

Onde comer em Antuérpia

Ellis Burger

Rede de hamburgueria com filiais em várias cidades da Bélgica. Nós fomos na que fica quase em frente ao Museu Aan de Stroom e adoramos. Ambiente agradável, sanduíche bem servido e muito suculento. Além disso, a porção de batata frita pra um serve facilmente duas pessoas.

Nossos pedidos foram iguais e pedimos um Ellis Especial, que era pão, carne, queijo, bacon, alface, tomate e um molho especial delicioso.

Tota Empanadas

Um pedacinho da Argentina em plena Antuérpia. Essa lanchonete serve empanadas maravilhosas, de vários sabores, por um preço justo. Tem as tradicionais de carne e frango, mas você também encontrará empanadas de batata doce, lentilhas e até mesmo doces, como Nutella e doce de leite.

Tota Empanadas na Antuérpia
Tota Empanadas

Otomat Pizza

Rede de pizzaria também com unidades em outras cidades belgas, perfeita para um almoço ou jantar mais econômico. Os preços são a partir de 12€ e dá pra dividir numa boa.

Kulminator

Essa não é bem uma dica de onde comer, mas sim de onde beber em Antuérpia. As cervejas são especialidades belgas e uma das melhores coisas para se fazer em qualquer cidade do país é conhecer um pub.

No caso do Kulminator, não se trata de um bar qualquer. Esse é um bar de cervejas raras que chega a atravessar as fronteiras do que pode ser chamado de museu e já foi eleito o melhor pub do mundo. A carta de cervejas é enorme e conta com rótulos que podem ter mais idade que você. Sim, é isso mesmo, e essa é a graça do lugar.

Quem comanda o espaço é um casal de idosos e eles não têm lá um horário de funcionamento muito definido. Na dúvida, antes de visitar o local que é considerado um templo para muitos cervejeiros, consulte a página deles no Facebook para ter certeza de que está aberto.

Mas, se não der para conhecer o Kulminator, certifique-se de visitar pelo menos um bar na Antuérpia. Há alguns bem legais e charmosos no centro histórico.

> VEJA TAMBÉM: Belgian Beer World: tudo sobre o museu da cerveja em Bruxelas

Pub na Antuérpia
Pub no centro histórico

Seguro viagem para a Bélgica

Assim como acontece em vários países da Europa, o seguro viagem é obrigatório para o turista brasileiro que quer visitar a Bélgica. A exigência legal é de um seguro com no mínimo 30 mil euros de apólice, porém, além da obrigatoriedade, nós sempre recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem um seguro viagem.

Estando amparado por um bom plano você terá auxílio em casos de atendimento médico emergencial, além de assistência odontológica, cobertura em caso de viagem cancelada, extravio de bagagem, entre outros benefícios.

Nós sempre indicamos os planos da Real Seguros porque eles trabalham com excelentes seguradoras, dão descontos para todos os nossos leitores e facilitam o pagamento parcelado no cartão de crédito.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet internacional para usar na Antuérpia (e na Bélgica)

A melhor forma de não se preocupar com internet durante a sua viagem é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Nós usamos e recomendamos a America Chip.

Eles têm planos com e-sim e chip físico para Europa com 4G ilimitado a partir de 40 dólares e dá pra parcelar em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras