Castelo de Vyšehrad

Castelo de Vyšehrad: Praga autêntica e além das multidões

Foi durante a minha incessante busca por algo mais autêntico, mais tranquilo e além das multidões que decidimos colocar o Castelo de Vyšehrad no nosso roteiro em Praga. Queríamos fugir um pouco dos turistas que enchem as ruas medievais da cidade e que sobem as colinas do Castelo de Praga quase que sem perceber o que está ao redor. Tá, eu sei que também fazemos parte desse grupo, porém tem dias em que a gente simplesmente não está afim. Por isso, nos pareceu uma boa opção conhecer um antigo castelo e fortaleza que, segundo rezam as lendas, teve um papel super importante na fundação da capital da República Tcheca. Melhor dizendo… foi uma excelente opção!

Castelo de Vyšehrad
O complexo do Castelo de Vyšehrad é lindo e com uma enorme área verde

 

A história do Castelo de Vyšehrad

Para saber sobre o Castelo de Vyšehrad precisamos voltar no tempo, mais ou menos para o Século X. Foi nessa época que o Castelo no Alto – significado do seu nome – foi fundado. Embora ela seja menos famoso, ele é mais antigo que o Castelo de Praga e já teve seus momentos de glória.

Reza a lenda que foi nesse local que Praga foi fundada. Segundo a mitologia, um rei chamado Krok recebeu um aviso dos deuses para construir o seu castelo às margens do Rio Vltava. Ele encontrou as colinas onde hoje existem as ruínas de Vyšehrad e assim o fez. Quando Krok morreu, deixou sua filha Libuše como sua sucessora. Como naquela época mulher não podia governar sozinha, ela precisou arranjar um marido. Um cara chamado Přemysl entrou nessa história e o casamento entre os dois deu origem a famosa Dinastia Přemyslid. Bom, vocês vão ouvir falar muito dela durante os seus dias na cidade.

Castelo de Vyšerahd
No alto da colina e com vista para o Rio Vltava

 

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Compre o seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto usando o código CARIOCA5

 

Agora vamos voltar para os fatos históricos concretos rs. Durante o reinado de Vratislav, a sede do poder político da cidade foi transferida do Castelo de Praga para o Castelo de Vyšehrad. Tudo isso porque ele não se dava muito bem com o seu irmão. Muito tempo depois, quando Carlos IV começou o seu reinado, foram feitas reformas no local e outras construções foram adicionadas, como um palácio e uma igreja.

Entrada para a antiga fortaleza de Vysehrad
Entrada para a antiga fortaleza de Vysehrad

No ano de 1140 a sede do poder foi novamente transferida para a sua origem inicial e aos poucos o castelo foi abandonado, tendo o seu auge de abandono quando Carlos IV começou a ampliação do Castelo de Praga. O Castelo de Vyšehrad foi saqueado e destruído pelas guerras do Século VX. E mais uma vez ele foi reformado, só que agora pela dinastia Habsburg, que o transformou em centro de treinamento do exército da Áustria, quando eles tomaram boa parte das terras da República Tcheca. É nesse ponto da história que o castelo foi de fato incorporado à cidade Praga.

Castelo de Vyšerahd
Hoje em dia, a região do castelo é um bairro, por isso há portas demonstrando onde era a entrada do Castelo de Vyšehrad

 

 

->Leia também: 16 coisas que você não pode deixar de fazer em Praga

 

 

O que visitar dentro do complexo do Castelo de Vyšehrad

 

Muralhas do Castelo

Como qualquer castelo que se preze, elas se fazem presente! Eu sou suspeita pra falar, pois se tem uma coisa que eu acho sensacional nesses lugares são as suas muralhas. As do Castelo de Vyšehrad são lindas e com detalhes bem interessantes.

Muralhas do Castelo de Vyšerahd
É possível caminhar beirando as muralhas e o trajeto é incrível!

 

Rotunda de São Martinho

A Rotunda de São Martinho é a construção mais antiga existente no local (e a rotunda mais antiga de Praga também), datada do Século XI. Incrível como ela resistiu aos períodos de guerra!

Castelo de Vysehrad
Rotunda de São Martinho

 

Basílica de São Pedro e São Paulo

A Basílica de São Pedro e São Paulo é um dos pontos mais visitados do castelo. Ela também é do século XI, mas já sofreu várias alterações ao longo dos anos.

Basílica de São Pedro e São Paulo

 

Parque Vyšehrad

Nem preciso falar que o Parque Vyšehrad é uma delícia, né? Ele fica bem perto da basílica e possui uma área verde enorme. Estátuas mitológicas dão vida ao lugar e há vários banquinhos para quem precisa recuperar as energias.

Parque Vyšerahd
Olha aí as esculturas…
Parque Vyšerahd
Que paz nesse lugar!

 

Cemitério de Vyšehrad

O cemitério mais importante da cidade fica dentro do Castelo de Vyšehrad. Vários tchecos famosos estão enterrados no local. Bom, esse nós só vimos por fora mesmo. Não quisemos entrar porque enfim, não é a nossa vibe rs.

Perdoem a foto, mas como não entramos no cemitério de Vyšehrad, só fizemos foto externa

 

Não perca: a vista para o Rio Vltava

Infelizmente nós não tivemos dias de sol em Praga. Mas ainda assim, a vista do Castelo de Vyšehrad para o Rio Vltava é tão linda que nem o tempo nublado desanimou. Também vale caminhar sem muita pretensão pelo complexo, admirando os detalhes do lugar e curtindo o visual da cidade.

Castelo de Vysehrad
Vista linda para a cidade e para o rio Vltava
Castelo de Vyšerahd
Só faltou o sol mesmo, mas o lugar é bonito até nublado!

 

 

Como chegar

Para chegar até o castelo você pode pegar o metrô linha C e descer na estação Vyšehrad. Os trams 3, 7, 16, 17 e 21 também te levam até o local. Vale lembrar que Vyšehrad é um bairro, e como a maior parte das construções são residenciais, a oferta de hotéis e restaurantes na região é um pouco menor.

 

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas.
  • Alugue o seu carro com até 60% off, com parcelamento no cartão de créditosem cobrança de IOF e com os valores em reais pela RentCars
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Caso opte pelo pagamento em cartão crédito você pode parcelar em até 12 vezes sem juros.

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree