Atualizado em 7 de novembro de 2021

Toda cidade grande costuma ter inúmeras atrações para visitarmos. Na capital argentina também não é diferente. Por isso, montar um bom roteiro em Buenos Aires é uma das principais etapas do planejamento da sua viagem, senão a mais importante de todas.

Como Buenos Aires possui pontos turísticos de todos os tipos – culturais, ao ar livre e gastronômicos -, vamos dar uma sugestão de roteiro completo para quem pretende ficar 5, 6 ou mais dias na cidade e gostaria de conhecer os principais passeios locais.

Para nós, essa é uma quantidade de dias ideal para conhecer tudo com calma, sem correria, e ainda dar um pulinho em cidades próximas que merecem um bate e volta. Mas se o seu roteiro possui menos dias, no final do post vamos dar algumas dicas especiais para você também.

Plaza de Mayo e Catedral Metropolitana em Buenos Aires
Plaza de Mayo e Catedral Metropolitana, no centro de Buenos Aires

Como montar o seu roteiro em Buenos Aires

A melhor forma de montar um roteiro em Buenos Aires é separando as atrações turísticas de acordo com o bairro onde elas se encontram. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro, evitando deslocamentos necessários.

Por outro lado, também é importante definir quais passeios são realmente importantes para a sua viagem e você pode conferir tudo o que fazer em Buenos Aires nesse post aqui.

Vale ressaltar que as atrações que citaremos são aquelas que nós consideramos como essenciais para uma primeira viagem para Buenos Aires. Porém, elas não são uma regra e você não precisa visitar todas se não quiser, ok?

Roteiro de 5 dias em Buenos Aires

Dia 1 – Centro e Arredores

Comece o seu primeiro dia de roteiro em Buenos Aires conhecendo os pontos turísticos do centro e dos arredores. Aliás, prepare-se para andar um pouquinho porque aqui não vale a pena gastar dinheiro com transporte.

O seu ponto de partida será a Avenida 9 de Julio, uma das principais da cidade, e o Obelisco, o monumento mais famoso de Buenos Aires. Em seguida, vá até o Café Tortoni e conheça a célebre cafeteria que funciona desde 1858.

Roteiro em Buenos Aires na Avenida 9 de Julio e Obelisco
Avenida 9 de Julio e Obelisco, ponto de partida para um roteiro em Buenos Aires

O próximo ponto do seu roteiro em Buenos Aires será na Plaza de Mayo. Por aqui, se prepare para conhecer outras atrações importantes da cidade. Ao redor da praça você encontrará a Casa Rosada, que é a sede da presidência da república, e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Se você quiser estender um pouquinho o seu passeio pela praça, visite também o Museu Histórico Nacional do Cabildo.

Siga o seu passeio pela principal rua de compras da cidade, a Rua Florida, e caminhe mais um pouco até o cruzamento com a Avenida Córdoba. Você avistará as Galerías Pacífico, o shopping de belíssima arquitetura e com algumas lojas de grife.

Casa Rosada na Plaza de Mayo
Casa Rosada

Estique mais um pouquinho até a histórica Plaza San Martín e sua Torre Monumental,e finalize o seu passeio dando uma passadinha no Teatro Cólon, considerado um dos 5 melhores teatros de ópera do mundo.

Em toda essa região do centro você encontrará diversos restaurantes, bares e lanchonetes para um lanche rápido ou almoço completo. Mas você pode ver as nossas dicas de onde comer em Buenos Aires nesse post aqui.

Dia 2 – Palermo

Reserve o seu segundo dia de roteiro em Buenos Aires para conhecer o bairro mais bonito da cidade: Palermo.

A nossa sugestão é que você comece o seu tour pelo Jardim Botânico de Buenos Aires, já que a estação de metrô Plaza Itália fica bem pertinho dali. Em seguida, se você gosta de museus, as próximas paradas podem ser o Museu Evita, que conta toda a histórica de Eva Perón, e o Malba, o museu de arte latino-americana de Buenos Aires.

Se os museus não fazem o seu estilo, pule essa etapa e vá conhecer um pedacinho do Japão em Buenos Aires ao visitar o Jardim Japonês.

Os próximos passeios são, para nós, uma das melhores dicas do que fazer no bairro Palermo. Você visitará toda a região do Parque 3 de Febrero, que é a maior área verde da cidade. Se encante com o Planetário Galileu Galilei e a sua cúpula, se perca pelo Rosedal e finalize com alguma comidinha de um dos restaurantes dos Arcos del Rosedal.

Estando em Palermo também não deixe de conhecer alguns murais de street art – o da Frida Kahlo na Av. Dorrego 175 é imperdível -, e aproveita para curtir a noite em algum bar dos arredores da Plaza Serrano.

Dia 3 – Recoleta

No seu terceiro dia na cidade você conhecerá as atrações da Recoleta, o bairro mais europeu de Buenos Aires. Nessa localidade, a arquitetura dos edifícios e a quantidade de cafés e bistrôs lembram o Velho Continente, mas existem alguns pontos turísticos muito imperdíveis por aqui.

Comece pela Livraria El Ateneo e sua particularidade de funcionar onde antes existia um icônico teatro. Em seguida, vá até o controverso Cemitério da Recoleta onde existe até um tour pelos túmulos das ilustres figuras enterradas ali. Entre elas, Eva Perón e o General Alvear.

Siga seu roteiro em Buenos Aires até o Centro Cultural Recoleta e se quiser, dê um pulinho no Buenos Aires Design Center que está li coladinho. Aproveite para comer algo em algum dos bares e restaurantes do local.

O Museu Nacional de Belas Artes é a sua próxima parada se você gosta de um passeio mais cultural. Se esse não é o seu caso, siga até famosa flor de metal da cidade, a Floralis Generica. Bem ao lado dela, visite a parte externa da monumental Faculdade de Direito de Buenos Aires. Vale a pena!

Encerre o seu dia em algum bistrô charmoso do bairro.

Floralis Generica
Floralis Generica

 

Dia 4 – San Telmo + Costanera Sur

A dica mais importante para o seu quarto dia de roteiro em Buenos Aire é, se possível, que ele seja em um domingo. E se não for, que você o encaixe de forma que seja! Rs… Dito isso, vamos ao que interessa.

Você vai começar o seu passeio pela Feira de San Telmo. A feira de antiguidades que acontece todos os domingos no bairro de San Telmo é um passeio surpreendente em Buenos Aires. Logo após visitar e ficar chocado – positivamente – com todas as barracas da feira, vá até um banquinho na esquina das ruas Chile e Defensa para tirar uma foto ou bater um papo com a personagem Mafalda.

Feira de San Telmo em um roteiro em Buenos Aires
Barraca na Feira de San Telmo

Se a essa altura você estiver com fome ou quiser tomar uma cerveja, temos duas sugestões imperdíveis. A primeira é o El Federal Bar, um dos mais antigos ainda em funcionamento na cidade. A sua outra opção é o Mercado de San Telmo, onde você encontrará bares, restaurantes e lojas de todos os tipos de produto.

Encerre o seu domingo em um local muito agradável na cidade, a Reserva Ecológica Costanera Sur. Ela fica em um pedacinho do bairro Puerto Madero, mas deixe para visitá-lo com calma no dia seguinte e foque apenas em fazer um passeio leve e tranquilo pela orla. Há quiosques espalhados ao longo do caminho.

Costanera Sur em Buenos Aires
Reserva Ecológica Costanera Sur

Dia 5 – La Boca + Puerto Madero

Fãs de futebol, o dia de vocês chegou! Isso porque finalmente vocês irão conhecer um ponto turístico totalmente ligado ao esporte.

O primeiro destino de hoje será o bairro de La Boca. Comece visitando o Estádio La Bombonera, a casinha do clube Boca Juniors. Em seguida, vá até o colorido Caminito. Essa é outra atração controversa na cidade. Uns amam, outros odeiam e nós achamos que deve estar no seu roteiro em Buenos Aires, principalmente se for a sua primeira vez na cidade.

Caminito em um roteiro em Buenos Aires
Construções no Caminito

Controle ao máximo a sua vontade de almoçar em algum restaurante do Caminito porque eles são caros e com serviço duvidável. Por outro lado, ali perto tem a Fundación Proa e sua cafeteria com vista panorâmica, mas não almoce ainda! Coma algum lanchinho e em seguida pegue um táxi, uber ou ônibus para Puerto Madero.

Enfim, vocês conhecerão o lado ultramoderno de Buenos Aires. Com seus arranha-céus, Puerto Madero é um antigo porto totalmente revitalizado à beira do Rio da Prata. Visite o Parque Mujeres Argentinas e seus grafites, e encerre seu dia atravessando a Puente de La Mujer e escolhendo algum restaurante ou bar de frente para o rio. Tudo bem, eles também não são dos mais baratos, mas o visual e o atendimento provavelmente compensarão.

Puerto Madero e Puente de La Mujer
Puerto Madero e Puente de La Mujer

 

Roteiro em Buenos Aires: 6 dias na cidade

Dia 6 – Delta do Tigre

Se você tem mais dias livres, esse é um passeio de bate e volta que não pode ficar de fora do seu roteiro em Buenos Aires.

Faça todos os passeios sugeridos até aqui e inclua uma ida até a cidade vizinha de Tigre para fazer o passeio de barco pelo Delta do Tigre. Após vários dias em uma cidade grande e movimentada, te garanto que esse tour te fará um bem danado.

Passeio Delta do Tigre
Delta do Tigre

Roteiro em Buenos Aires: uma semana na capital portenha

Tem uma semana na capital argentina? Inclua também um bate e volta até Colonia del Sacramento. A cidadezinha histórica fica no Uruguai, do outro lado do Rio da Prata, e embora a gente ache que vale a pena o pernoite, um passeio de um dia não deixa de ser imperdível.

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento

Roteiro em Buenos Aires para quem vai ficar mais dias

Se por acaso você ainda tem mais dias livres no seu roteiro em Buenos Aires, considere fazer outro bate e volta até uma cidade próxima, mas dessa vez, a escolhida pode ser La Plata.

Ou então, inclua algum passeio fora da rota tradicional, como a Feira de Mataderos, onde você estará imerso na cultura e tradição gaúcha, ou o Bioarque Temaiken. Esse último é uma excelente opção se você viaja com crianças.

Ah, não esqueça de incluir um show de tango durante o seu roteiro em Buenos Aires, independente da quantidade de dias da sua viagem. Você aproveitar uma noite para ver algum espetáculo com direito a jantar.

Vale a pena fazer o bate e volta até Montevidéu?

Apesar de algumas pessoas se arriscarem em passeios de um dia até Montevidéu, nós não o recomendamos. Você levará cerca de 3 horas pra ir e voltar da cidade e, convenhamos, a capital do Uruguai merece mais que algumas horas de passeio. Veja dicas de Montevidéu aqui.

Não tenho todo esse tempo para o meu roteiro em Buenos Aires. E agora?

Se você tem 4 dias ou menos para um roteiro em Buenos Aires a nossa sugestão é priorizar as atrações de centro e juntar os pontos turísticos de alguns bairros. Uma coisa ou outra vai ficar de fora e a viagem pode ficar um pouquinho mais corrida, mas você não deixará de aproveitar por causa disso.

Uma boa opção é combinar Palermo com Recoleta e Puerto Madero com San Telmo ou La Boca.

Onde se hospedar na cidade

Se essa é a sua primeira vez na cidade, opte por ficar no Centro, onde você estará perto de muitas atrações e do transporte público, ou na Recoleta, que é bem mais charmosa e está do ladinho do centro.

Mas se você prefere ficar perto de excelentes bares, restaurantes e ainda estar em um dos melhores bairros de Buenos Aires, fique em Palermo. Aliás, essa é a nossa região preferida da cidade!!!

Seguro viagem para Buenos Aires: preciso me preocupar com isso?

A Argentina não exige seguro viagem dos turistas brasileiros, porém, nós não indicamos que você faça uma viagem internacional sem contratar um.

Infelizmente, imprevistos acontecem, e caso você precise de atendimento médico de emergência é o seguro viagem internacional que te dará a cobertura necessária sem que você gaste rios de dinheiro em moeda estrangeira. Além disso, a maioria dos seguros ainda oferecem auxílio no extravio de bagagem, assistência odontológica emergencial, além de outros serviços. Eu, Dhebora, já precisei acionar o seguro viagem no Deserto do Atacama e se não fosse por ele teria gasto cerca de 6 mil reais entre exames, atendimento médico emergencial e medicações.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e nunca tivemos problemas. Aliás, como eles são nossos parceiros, todos os nossos leitores têm descontos em qualquer seguro do site.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE AGORA A SUA VIAGEM

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.