Atualizado em 16 de março de 2024

Cerca de 110km separam San Martín de Los Andes e Villa La Angostura, cidades que são duas pérolas na Patagônia Argentina. Esse trajeto entre elas se chama Rota dos 7 Lagos, e é um dos caminhos mais cênicos da Argentina.

Ao longo dessa estrada – a famosa rodovia Ruta 40 que corta o país de fora a fora -, mirantes, lagos e montanhas te acompanham o tempo inteiro e tornam o que seria um simples percurso em algo mágico.

Lago Nahuel Huapi na Argentina
Lago Nahuel Huapi, na Rota dos 7 Lagos

A Rota dos 7 Lagos, na Patagônia Argentina

A Rota dos 7 Lagos é o nome turístico dado para a parte da Ruta 40 que liga as cidades de San Martín de Los Andes e Villa La Angostura.

Ela abriga 7 lagos incríveis dessa região da Patagônia Argentina, inúmeros mirantes, cachoeira, entre outros pontos que oficialmente não fazem parte da rota, mas que você pode colocar no roteiro.

As paradas oficiais da Rota dos 7 Lagos são o Lago Espejo, Lago Correntoso, Lago Escondido, Lago Villarino, Lago Falkner, Lago Machónico e Lago Lácar.

A estrada é uma via de mão dupla asfaltada, ou seja, muito tranquila de você percorrer de carro, por conta própria. Mas também há vários passeios saindo das principais cidades locais.

Ruta 40 na Argentina
Ruta 40 na Argentina

Como fazer a Rota dos 7 Lagos, na Patagônia Argentina

O melhor jeito para percorrer a Rota dos 7 Lagos é com carro alugado. Dessa forma, você fica livre para parar onde quiser e distribuir o tempo em cada local de acordo com os seus interesses.

Você pode começar o caminho tanto por San Martín de Los Andes como por Villa La Angostura, embora muita gente aproveite a estadia em Bariloche, que está logo ao lado, para fazer a Rota dos 7 Lagos.

Para nós, uma sugestão certeira é montar uma viagem que englobe as três cidades. Assim, você consegue fazer um roteiro mais linear e menos cansativo. Ou seja, você pode começar a viagem em Bariloche, seguir para Villa La Angostura e fazer a Rota dos 7 Lagos até chegar em San Martín de Los Andes (ou vice-versa). Foi isso o que fizemos.

Nós também alugamos um carro, o que nos permitiu aproveitar muito a mais a região sem correria ou passando tempo demais na estrada. Se a sua ideia também é essa, recomendamos a RentCars, onde você aluga o carro pagando em reais, sem IOF e pode parcelar no cartão de crédito.

Mas se você não pretende alugar carro, há passeios diários saindo tanto de Villa La Angostura e San Martín de Los Andes como de Bariloche.

Vale ressaltar que esse é um trajeto que pode durar um dia inteiro, dependendo do tempo que você fique em cada atrativo, e os passeios contratados com agência costumam ter em média 9h de duração.

Roteiro pela Rota dos 7 Lagos

Como nós fizemos o passeio por conta própria, paramos em alguns lugares além dos oficiais e valeu muito a pena! Percorremos a Rota dos 7 Lagos no sentido Villa La Angostura x San Martín de Los Andes, então, todas as paradas abaixo estão nessa ordem.

Uma dica importante é que ao longo do trajeto existem paradas diferentes para um mesmo ponto. Ou seja, você pode ver alguns lagos tanto de mirantes como chegando até a beirada deles, mas em paradas completamente diferentes.

Outra coisa que você precisa ter em mente é que como em alguns momentos pode não haver sinal de celular na estrada, o ideal é já deixar todo o trajeto traçado no gps.

Placa na Rota dos 7 Lagos na Argentina
Placa na Rota dos 7 com paradas oficiais e não oficiais também

1 – Rio Correntoso, Lago Correntoso e Lago Nahuel Huapi

Nossa primeira parada foi no Rio Correntoso. Como apenas 200 metros de comprimento, dizem que é o menor rio do mundo e ele liga o Lago Correntoso ao Lago Nahuel Huapi.

As águas do Lago Correntoso são um pouco mais quentes e por isso ele costuma ser muito procurado para o banho. Porém, em vários pontos não é permitido mergulhar, como esse lugar onde nós paramos.

2 – Lago Espejo Grande e Espejo Chico

A parada seguinte foi em um mirante para o Lago Espejo Grande. Aliás, ao longo da Rota dos 7 Lagos há vários mirantes tanto para ele como para o Lago Nahuel Huapi.

Lago Espejo Grande na Rota dos 7 Lagos
Lago Espejo Grande

Um pouco mais à frente pegamos um desvio na rodovia e após uns 2km de estrada de terra chegamos na beira do Lago Espejo Chico. O lugar é magnífico, onde as águas formam um espelho de verdade, e foi eleito por mim como o mais bonito da rota.

Nos arredores do Lago Espejo Chico você encontrará área para camping e uma restaurante de comida caseira.

Lago Espejo Chico
Lago Espejo Chico

3 – Mirante para o Lago Correntoso

Pegamos estrada novamente e seguimos pela Rota dos 7 Lagos até o mirante do Lago Correntoso. Curtimos o visual, mas não demoramos muito nesse ponto e já partimos para o próximo.

Lago Correntoso Argentina
Mirante para o Lago Correntoso

4 – Lago Escondido

O Lago escondido faz jus ao nome. Se não fosse pela sua coloração extremamente forte, ele ficaria totalmente encoberto pela vegetação e poderíamos até passar batido se não parássemos ali.

No entanto, bastou um olhar mais carinhoso e atento para notar o azul da água e ver que ele estava ali, todo supremo. Ao redor há algumas trilhas que provavelmente levam até a beira da água, mas nós não chegamos a descer.

Lago Escondido na Rota dos 7 Lagos
Lago Escondido

5 – Mirante para o Lago Villarino

Seguimos viagem até o Lago Villarino e esse também foi um que decidimos ver só de um dos mirantes da Rota dos 7 Lagos.

Como ele é cheio de trutas, é muito procurado para a pesca esportiva, mas é preciso obter uma autorização prévia para praticá-la.

Lago Villarino na Argentina
Lago Villarino

6 – Lago Falkner

A parada seguinte foi no Lago Falker, eleito por mim como o segundo mais bonito da Rota dos 7 Lagos. Rs.

A paisagem ao redor dele é linda, com várias montanhas para compor o cenário. Entre elas, o Cerro del Buque, que facilmente rouba a cena. Na região também há camping para quem curte esse estilo de hospedagem.

Lago Falkner na Rota dos 7 Lagos
Lago Falkner

7 – Cascada Vulliñanco

E no meio de tantos lagos, uma cachoeira se destaca. A Cascata Vulliñanco foi o nosso próximo destino e a sua queda d’água de 35m entre as montanhas merece o pit stop.

Cascada Vulliñanco
Cascada Vulliñanco

8 – Lago Machónico

Se tratando de mirantes na Rota dos 7 Lagos, o do Lago Machónico é um dos mais legais e mais amplos. E aqui foi a nossa próxima parada nesse caminho cinematográfico.

Esse lago tem uma coloração azul escura e é muito procurado para esportes náuticos. Por aqui nós também optamos por apreciar apenas da estrada mesmo.

9 – Lago Lácar

E por fim, encerramos a Rota dos 7 Lagos no Lago Lácar, o protagonista na cidade de San Martín de Los Andes.

Ele fica entre as montanhas e tem uma orla muito bem cuidada. É uma delícia para passeios de barco, banhos de lago ou simplesmente para aproveitar o fim de tarde.

Lago Lácar em San Martín de Los Andes
Lago Lácar, já em San Martín de Los Andes

Paradas extras para adicionar ao seu roteiro pela Rota dos 7 Lagos

Entre as paradas extras no caminho da Rota dos 7 Lagos nós também sugerimos Villa Traful e o Lago Hermoso.

O acesso para a Villa Traful fica após a entrada para o Lago Espejo Chico. O local é uma aldeia mapuche às margens do Lago Traful, no Parque Nacional Nahuel Huapi. A natureza da vila é exuberante e apesar de ser bem pequena, tem camping, pousadas e alguns restaurantes.

Vila Traful – Foto: Civitatis

Já o Lago Hermoso fica entre os lagos Villarino e Falkner, e embora não faça parte da rota oficial, muita gente costuma dar uma voltinha por lá. Também há camping na região, mas como o lago fica dentro do Parque Nacional Lanín, é preciso pegar uma autorização antes de acampar.

Lago Hermoso – Foto: Fernando Gorocica – Wikimedia

Onde se hospedar na Rota dos 7 Lagos

As duas melhores cidades para se hospedar e conhecer a Rota dos 7 Lagos são Villa La Angostura e San Martín de Los Andes.

Em San Martín de Los Andes ficamos no Hotel Turismo, que é simples, mas tem bom preço e café da manhã incluído, e no Manke Apart & Suites, que tem apartamentos totalmente equipados, mas fica mais longe do centro.

Outras boas opções são o Hosteria Las Lucarnas e o Le Chatelet ou o Patagonia Plaza Hotel para quem pode investir um pouco mais.

Já em Villa La Angostura ficamos no Hosteria Bajo Cero e adoramos! Eles têm quartos duplos, triplos e quádruplos, além de apartamentos completos.

Para hospedagem bem no centrinho da cidade, dê uma olhada na Hosteria El Establo, e para hotéis com serviços mais especiais, uma sugestão interessante é o Calfuco Wine Hotel & Spa.

Hosteria Bajo Cero
Quarto duplo da Hosteria Bajo Cero

Quando ir: Rota dos 7 Lagos no inverno ou no verão?

A melhor época para fazer essa viagem é durante o verão, quando não há neve nas estradas e as temperaturas estão mais agradáveis para um mergulho nos lagos.

No entanto, nada impede que você faça a Rota dos 7 Lagos no inverno. Inclusive, muita gente faz e adora! Apenas tenha cuidado redobrado na hora de fazer esse caminho de carro por conta própria.

-> Leia também: O que fazer em Bariloche no verão: vale a pena conhecer a cidade?

Seguro viagem para a Argentina

O seguro viagem não é obrigatório para os turistas brasileiros na Argentina. No entanto, nós jamais recomendamos que você faça uma viagem internacional sem contratar um.

Somente com um seguro viagem você terá total assistência em caso de atendimento médico emergencial sem precisar se preocupar com os custos disso. Além disso, bons planos de seguro ainda têm assistência odontológica, jurídica e cobertura em caso de extravio de bagagem e voo cancelado.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque eles trabalham com ótimas seguradoras, parcelam sem juros no cartão de crédito e ainda dão descontos para os nossos leitores.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet para usar na Argentina

E se você não quer se preocupar com internet durante a sua viagem, a melhor coisa é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Sempre usamos os da America Chip e até então nunca tivemos problemas.

Eles têm planos com internet ilimitada para América do Sul a partir de 49 dólares e parcelam em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras