Atualizado em 15 de outubro de 2020

No meio da Baía de Guanabara, bem pertinho do centro do Rio de Janeiro, um pequeno castelo chama a atenção. Aberta ao público desde 1999, a Ilha Fiscal ainda é um tanto quanto desconhecida até mesmo para muitos moradores da cidade.

Mas o que muitos não sabem é que esse palacete além de ser muito bonito, fez parte da História do Brasil e é um desperdício enorme passar por ele e não fazer uma visita.

Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara
Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara

O que é a Ilha Fiscal no Rio de Janeiro

Construído no Século XIV por Dom Pedro II, o palacete da Ilha Fiscal possui um estilo gótico inspirado nas construções medievais da região da Provence, na França. Durante a fase monárquica no Brasil, a ilha era um posto alfandegário onde acontecia o controle de todas as mercadorias que entravam e saíam do Rio de Janeiro.

Mas além das funções tributárias, a Ilha Fiscal ficou conhecida na história do país como a sede do último baile do Império. O baile ocorreu em 9 de novembro de 1889, poucos dias antes da Proclamação da República, em homenagem aos oficiais do navio chileno Almirante Cochrane.

Hoje em dia a Ilha Fiscal faz parte do Centro Cultural da Marinha e você pode visitar o seu interior e conhecer o seu acervo.

Como chegar

O Centro Cultural da Marinha fica na Praça XV, no Boulevard Olímpico, no centro do Rio de Janeiro. O local é bem servido de ônibus, metrô e VLT, de forma que você não terá dificuldade caso decida ir de transporte público. Mas táxi e uber também rodam bastante pela região.

Por outro lado, se você pretende ir de carro deverá procurar algum estacionamento privado ou rotativo no entorno, já que não há qualquer tipo de estacionamento para visitar a Ilha Fiscal.

CONFIRA OUTROS LUGARES PARA VISITAR NO RIO DE JANEIRO:

– Passeio de barco no Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara

– Saiba como chegar no famoso Mirante Dona Marta

-Visite a Vista Chinesa e se encante com o visual

-Conheça a Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca

Como é o passeio na Ilha Fiscal

O passeio pela Ilha Fiscal é guiado e nele você visitará os dois andares do seu palacete. Você verá as salas com os acervos de objetos do período monárquico, entre eles várias roupas, decorações e até mesmo os convites do tal último baile do Império.

Além do mais, por ser uma área de administração militar, você também visitará algumas salas com exposições da Marinha Brasileira.

Mas um dos maiores encantos da Ilha Fiscal, além da arquitetura do seu palacete em si, é todo o cenário que está ao seu redor. De lá você terá uma ampla vista do centro da cidade, da Ponte Rio x Niterói, do Pão de Açúcar e até mesmo do Aeroporto Santos Dumont. Aliás, se você tiver sorte, poderá presenciar o pouso ou decolagem de algum avião.

Espaço Cultural da Marinha incluído no passeio

A visitação à Ilha Fiscal também incluiu o Espaço Cultural da Marinha em si, onde você pode entrar em um submarino museu, um helicóptero de guerra, um navio e ainda pode ver e conhecer outros artefatos militares.

Geralmente, a ordem do passeio começa pelo Espaço da Marinha e em seguida somos guiados até o palacete da Ilha Fiscal. O trajeto entre os dois lugares é outra atração à parte. Se você der sorte de um dia bom de sol, o caminho entre o espaço cultural e a Ilha Fiscal é feito de barco, pela Baía de Guanabara. Mas a qualquer momento eles podem mudar isso daí e o trajeto também pode ser feito de micro-ônibus ou van, por uma pequena estradinha entre os dois lugares.

Nós demos sorte e no dia da nossa visita eles estavam usando o barco… que com certeza deve ser bem mais legal.

Fim de tarde na Ilha Fiscal, vista de dentro do barco

Preços e horários

O ingresso para conhecer a Ilha Fiscal custa 36 reais, com desconto de entrada reduzida de acordo com a lei, e você deverá comprá-lo na bilheteria do Espaço Cultural da Marinha. Chegue cedo, pois as filas costumam ser grandes.

O Espaço Cultural da Marinha está aberto de quinta a domingo, incluindo feriados. Porém, a visitação à ilha ocorre somente aos sábados, domingos e feriados, às 12h30min, 14h e 15h30min, e tem cerca de 2 horas de duração.

Não qualquer tipo de lanchonete na Ilha Fiscal, mas no Espaço Cultural da Marinha tem um disponível. Se for preciso, compre água e afins antes de embarcar para a ilha.

Para mais informações consulte o site oficial da ilha. No mais, aproveite esse passeio com um belo cenário do Rio de Janeiro!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.