Atualizado em

Localizado na Baía de Guanabara, bem pertinho do centro do Rio de Janeiro, um pequeno castelo chama a atenção de quem passa pela região. Aberta ao público somente em 1999, a Ilha Fiscal e seu palacete continuam sendo até hoje um tanto quanto desconhecidos até mesmo para muitos cariocas. Acontece que além do local ser bem bonito, ainda faz parte da História do Brasil. Ou seja, é um desperdício danado não fazer uma visita.

Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara
Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara

Mas… o que é a Ilha Fiscal?

A Ilha Fiscal abriga um palacete construído no Século XIX por Dom Pedro II. O local, todo em estilo gótico inspirado nas construções medievais da região da Provence na França, foi um posto alfandegário durante a época monárquica no Brasil. Era neste ponto que acontecia o controle das mercadorias que entravam e saíam do Rio de Janeiro.

Além disso, a Ilha Fiscal é conhecida na História do Brasil como sede do último baile do Império, ocorrido no dia 9 de Novembro de 1889, poucos dias antes da Proclamação da República. A festa que contou com todo luxo possível da monarquia foi uma homenagem aos oficiais do navio Almirante Cochrane, uma embarcação chilena. No dia 15 de Novembro de 1889 o Brasil se tornou oficialmente uma república e a Ilha Fiscal entrou para história com esse título.

E nos dias de hoje…

Hoje em dia é possível fazer uma visita guiada ao palacete de 2 andares da Ilha Fiscal onde você verá salas com objetos do período monárquico, entre eles as roupas, decorações e até mesmo os convites do último baile do Império. Além do mais, como o local faz parte do Centro Cultural da Marinha, sendo administrado pela mesma, também há salas com exposições desta Força Armada do país.

Mas uma das coisas que mais encanta na Ilha Fiscal, além da arquitetura do pequeno palácio em si, é todo o cenário que está ao seu redor. É possível ter uma ampla visão do Centro do Rio de Janeiro, da Ponte Rio x Niterói, do Pão de Açúcar e até mesmo do Aeroporto Santos Dumont. Inclusive, não é incomum presenciar diversos pousos e decolagens.

Como chegar e visitar a Ilha Fiscal

Para chegar na Ilha Fiscal é necessário ir até o Centro do Rio de Janeiro, mais precisamente à Praça XV. Como ela fica no Espaço Cultural da Marinha, é pra lá que você deverá se dirigir e comprar o seu ingresso. Há uma excelente oferta de transporte público na região, tanto metrô como ônibus. Além deles também há muito táxi e uber rodando por toda área. No entanto, se você pretende ir de carro, fique ligada pois o local não conta com estacionamento próprio. Ou seja, você deverá procurar algum estacionamento privada ou rotativo.

A visitação à Ilha Fiscal também inclui o Espaço Cultural da Marinha em si, onde você poderá visitar um submarino museu, um helicóptero de guerra, um navio, além de outros itens militares. Geralmente, é visitado esse espaço primeiro e em seguida somos levados até o palacete. Esse trajeto até a ilha pode ser feito tanto de barco como de ônibus, porém, a escolha não será feita por você. Geralmente ele é feito através da embarcação da marinha, mas a qualquer momento eles podem optar pelo ônibus sem aviso prévio. Nós fizemos de barco e com certeza deve ser mais legal!

Fim de tarde na Ilha Fiscal, vista de dentro do barco

PLANEJE MAIS PASSEIOS PELO RIO DE JANEIRO

-Conheça a Mureta da Urca e se encante com o pôr do sol na Pobreta da Urca
-Faça um passeio de barco pelo Rio de Janeiro e curta a cidade por outro ângulo
-Visite o incrível cenário da Vista Chinesa
-Passeie e curta a calmaria da Ilha de Paquetá
-Vá até a Ilha da Gigóia e conheça um cantinho ainda escondido na cidade

Preços e horários

O valor do ingresso é 36 reais, com entrada reduzida de acordo com a lei. A Ilha Fiscal está aberta de quinta a domingo, incluindo feriados, e os horários de visita são às 12h30, 14h e 15h30. O ideal é chegar cedo, pois as filas da bilheteria costumam ser grandes. Vale ressaltar que na ilha em si não há lanchonetes e nem nada do tipo, mas no Espaço Cultural da Marinha há uma disponível. Para maiores informações, segue aqui o site oficial do local. Aproveite o passeio e esse belo cenário carioca! =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário