Atualizado em

Localizada no sul do Chile, em meio aos Lagos Andinos, se encontra Pucón. Pequena, charmosa e com o Vulcão Villarrica como plano de fundo, ela é muito visitada o ano inteiro. Nós fizemos um roteiro de 3 dias por lá, passando pelos principais pontos turísticos, e vamos te contar o que fazer em Pucón, como chegar, quando ir e onde ficar em uma das cidades mais charmosas do país.

Vulcão Villarrica em Pucón, no sul do Chile
Apreciar o Vulcão Villarrica é uma das melhores dicas do que fazer em Pucón… ele é lindo!

Para facilitar a sua leitura, você pode clicar nos links abaixo e ir diretamente ao seu ponto de interesse. =)

O que fazer em Pucón: os principais passeios na cidade

Pucón é um destino que merece ser visitado independente da época do ano. Não importa se você irá durante a temporada de neve ou então nos meses mais quentes do ano: Pucón terá sempre algo de muito bom para te oferecer. Se durante o inverno você tem o vulcão Villarrica funcionando como estação de esqui, no verão você pode fazer o trekking até a sua cratera, por exemplo. Ou então, quem sabe curtir as praias de lago da região? De toda forma, a natureza impera. E para quem gosta de ecoturismo, a cidade é um prato cheio!

1 – Passeie pelo centrinho de Pucón

O centrinho turístico de Pucón é uma graça, cheio de restaurantes, bares, lojas de souvenir e quase sempre com a vista do Vulcão Villarrica soltando a sua fumarola. Aliás, como esse é um dos vulcões mais ativos do Chile (sua última erupção foi em 2015, mas sem grandes intercorrências), não se assuste ao ver um semáforo de atividade vulcânica na frente da prefeitura, no centro da cidade.

Vulcão Villarrica em Pucón
O vulcão é plano de fundo de várias ruas da cidade

A principal rua de Pucón é a Avenida Bernardo O’Higgings. É nela que se encontram a maioria das agências de turismo e alguns hotéis. Ainda no centro, se destacam também a Calle Fresia com seus barzinhos animados e restaurantes estrelados, e a Calle Pedro Valdivia, logo em frente à Plaza de Armas, onde costuma rolar uma feirinha.

Avenida Bernardo O'Higgings em Pucón
Avenida Bernardo O’Higgings e o vulcão Villarrica ao fundo

2 – Faça um passeio de barco na Bahía La Poza

A Bahía La Poza é um pedaço do Lago Villarrica, bem ao final da Avenida Bernardo O’Higgings. É dela que saem alguns passeios de barco na cidade. Além disso, é uma área muito agradável para um passeio, principalmente por conta do visual ao seu entorno. Este é um dos melhores pontos para apreciar o Vulcão Villarrica.

Bahía La Poza
Parece até pintura, né?

3 – Conheça a Playa Grande, à beira do Lago Villarrica

Com suas areias negras de origem vulcânica, a Playa Grande está bem perto do centrinho de Pucón e suas águas fazem parte do Lago Villarrica. Durante o verão é comum encontrá-la cheia, com famílias aproveitando o dia, pessoas andando de caiaque ou praticando stand up paddle. Essa também é uma boa área para quem procura um pouco mais de requinte na hospedagem. Aqui é possível encontrar hotéis com lindas vistas!

Playa Grande no Lago Villarrica em Pucón
Alguns caiaques na Playa Grande

4 – Trekking no vulcão Villarrica: a melhor dica do que fazer em Pucón se você gosta de aventura

Para nós, uma das melhores coisas para fazer em Pucón é o trekking no Vulcão Villarrica. Tá, tudo bem que a nossa experiência foi um tanto quanto dramática, mas ainda assim, foi uma das melhores coisas que fizemos na cidade. Mesmo que você não curta esse tipo de atividade, vale a pena pelo menos ir até a base do vulcão. De lá a vista já é incrível e já vale o passeio.

5 – Tour por La Zona: Ojos del Caburgua, Lago Caburgua e Playa Blanca

Outra dica imperdível do que fazer em Pucón é o Tour por La Zona. Trata-se de um passeio que visita os Ojos del Caburgua (quedas d’água lindíssimas com um azul que impressiona), o Lago Caburgua e a Playa Blanca. É possível fazer esse passeio tanto com agência como por conta própria – de ônibus ou carro alugado. Nós fizemos de ônibus e foi muito tranquilo. Caso você queira fazer o mesmo que a gente, em breve faremos um post aqui contando tudo direitinho, mas para adiantar basta pegar o ônibus sentido Playa Blanca/Caburgua no terminal local que fica na Calle Uruguay.

6 – Relaxe nas piscinas de água termal

O que não falta em Pucón são piscinas de água termal. As famosas termas são muito indicadas na cidade e existem várias delas para você curtir. Dentre as mais visitadas, as Termas Geométricas têm mais fama, principalmente porque são as que possuem a melhor estrutura na região. Entretanto, existem várias outras e algumas oferecem até mesmo hospedagem, como o Hotel e Termas Huife e o Lodge e Termas Boutique Peumayen, por exemplo. Por outro lado, há outras mais simples, mas que também são boas opções, além de serem mais baratas. É o caso da Termas Los Pozones, que é bem rústica mas também vale a pena. Aliás, nós fomos nela e gostamos da experiência.

Termas Los Pozones
A foto não está das melhores, mas essa é a Termas Los Pozones rs

7 – Parque Nacional Huerquehue

O Parque Nacional Huerquehue se encontra a cerca de 35 km de Pucón e é uma boa pedida para quem gosta de natureza, montanhas e lagos. Há diversas trilhas no local, de todos os níveis e intensidades. Entre elas, uma das mais bonitas é a Los Lagos, que te permite conhecer 4 lagos que se encontram em cima das montanhas. Infelizmente nós não tivemos tempo para visitá-lo, mas caso você tenha, insira-o no seu roteiro porque você não irá se arrepender.

Parque Nacional Huerquehue
Parque Nacional Huerquehue – Foto: www.visitchile.com

PRECISO DE SEGURO VIAGEM PARA CONHECER O CHILE?

O seguro viagem não é obrigatório para quem visita o Chile, no entanto, recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem contratar um. Primeiramente porque caso você tenha qualquer emergência relacionada à saúde você estará totalmente assegurado. Segundo porque a maioria dos seguros têm cobertura até mesmo para extravio de bagagem ou atraso de voos. E terceiro porque o investimento em um bom seguro nem se compara aos custos que você pode ter com tudo isso no exterior. Ou seja, não contratar um acaba sendo o que chamamos de “economia boba”. Para cotar o seu indicamos a Real Seguros pois eles trabalham com as melhores empresas, possuem opção de parcelamento no cartão e ainda dão desconto de 10% para todos os nossos leitores. Além disso, nunca tivemos nenhum problema ao comprar com eles. =)

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

Dicas do que fazer em Pucón em um roteiro dia-a-dia para 3 dias de viagem

Dia 1 – pontos turísticos dentro de Pucón

  • Passeio pelo centro turístico de Pucón
  • Baía La Poza
  • Playa Grande e Lago Villarrica

Caso você pretenda fazer a ascensão ao Vulcão Villarrica, aproveite esse dia para reservar o seu passeio. Como ele só ocorre em boas condições climáticas, é bom você ter uma janela de um ou dois dias para programá-lo.

Dia 2 – Tour por La Zona

  • Ojos del Caburgua
  • Lago Caburgua
  • Playa Blanca

Sugerimos a Playa Blanca como uma ótima opção do que fazer em Pucón, porém é importante se atentar ao mês em que você irá visitá-la. Se for verão, caso você vá de ônibus, o melhor trajeto a ser feito é exatamente nessa ordem que listamos. A Playa Blanca fica bem cheia nessa época do ano e encerrando o passeio nela você poderá voltar sentado no ônibus, já que o ponto final é lá. Ou seja, sem perrengue na hora de voltar.

Dia 3 – Vulcão Villarrica e águas termais

  • Trekking no Vulcão Villarrica ou esqui no Centro de Esqui Pucón caso seja inverno. Ou então, um simples passeio até a base do vulcão, caso esse tipo de aventura não seja a sua praia.
  • Termas Geométricas ou Termas Los Pozones

Depois de um dia de atividades física, nada melhor do que curtir uma piscina de água termal para relaxar, certo? No entanto, certifique-se de que o complexo que você quer conhecer funciona na parte da noite. Neste caso, indicamos tanto a Termas Geométricas como a Loz Pozones porque sabemos que ambas têm funcionamento noturno.

Onde ficar em Pucón

Nós ficamos hospedados no Hostal Emalafquen e gostamos bastante. Apesar de simples, nosso quarto era privado, com banheiro e bastante confortável. Não havia café da manhã, mas como o hostal conta com cozinha compartilhada, comprávamos algumas coisas e deixávamos na geladeira. Se você gosta de ficar em hostels enquanto viaja, outras opções bem legais na cidade são o Hostal Carmen, An&Gus Hostel, Lucky’s Hostel e Hostal Eifelhaus. No entanto, se você prefere hotel, confira o Lounge Brasil Hosteria Boutique, Hospedaje Irma, Vientos del Sur e Hola, todos com um bom custo x benefício. Para algo mais diferenciado, o Hotel Casa Solaria, Hotel Antumalal, Martina de Goñi e Enjoy Park Lake são boas ideias.

Em contrapartida, Pucón também conta com muitos apartamentos para alugar. No AirBnb há vários deles muito bem avaliados (através desse link você tem até 179 reais de desconto na sua primeira reserva pelo AirBnb), assim como o Booking também possui muitas propriedades disponíveis para aluguel.

Quando ir: verão ou inverno?

Independente da época do ano, há muito o que fazer em Pucón. Aqui, a escolha por quando ir se dará essencialmente pelo motivo principal da sua visita. Ou seja, se você vai para a cidade porque quer muito fazer o trekking no Vulcão Villarrica, fuja do inverno, pois nessa época do ano há muitas chances de cancelamento devido às condições climáticas. Entretanto, se você quer praticar os esportes de neve, certamente a melhor época para ir é justamente essa, quando a estação de esqui estará aberta.

Por outro lado, o verão é sinônimo de praias bastante cheias, já que a cidade é considerada um balneário tanto para os chilenos quanto para os argentinos de cidades vizinhas. Aliás, aqui vai uma dica bem interessante de viagem: você pode fazer um roteiro pelos Lagos Andinos do Chile e da Argentina, incluindo além de Pucón, as cidades de Puerto Varas, Puerto Montt, Frutillar, San Martin de Los Andes, Villa La Angostura e Bariloche.

Nós vistamos Pucón durante o outono e adoramos! Não encontramos a cidade cheia, a temperatura estava relativamente agradável (um pouco mais para o frio) e as atividades de ecoturismo estavam funcionando à todo vapor. Acredito que o mesmo deve ocorrer durante a primavera.

Vista para o Vulcão Villarrica em Caburgua
Vista para o Vulcão Villarrica durante o Tour Por La Zona… olha como estava florido mesmo no outono!

Como chegar em Pucón

Não existe aeroporto em Pucón, por isso a melhor forma de chegar na cidade é utilizando o aeroporto de cidades vizinhas. Sendo assim, um voo para Temuco é a melhor opção para quem quer chegar de avião, já que se encontra a 120 km de Pucón, em torno de 1h20min de carro. Para fazer essa última parte do trajeto você pode ir de ônibus, transfer ou então de carro. Se você pretende alugar um carro, dê uma olhadinha na RentCars. O site é muito seguro, de fácil navegação e além deles trabalharem com as melhores locadoras, ainda oferecem a opção de pagamento diretamente em reais, sem IOF e podendo parcelar no cartão.

De qualquer forma, não há voo direto saindo do Brasil para Temuco, sendo necessário fazer uma escala em Santiago. Quem opera a rota saindo do Brasil é a Latam.

Outra opção é ir até Santiago e de lá pegar um ônibus até Pucón. O trajeto dura em torno de 12 horas e as estradas são bem tranquilas. Digo isso sem dúvida alguma porque foi o que nós fizemos, já que estávamos em um mochilão pelo Chile. Nós compramos a passagem pela Turbus, a mesma que já havíamos utilizado para ir até Viña del Mar e Valparaíso, e não tivemos problema algum. Escolhemos um assento semi-leito, deixamos Santiago às 22 horas e bem antes das 10 da manhã já estávamos em Pucón. Como a passagem custou algo em torno de 100 reais, foi uma boa forma de economizar.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

20 Comments

  1. Daniela Milagres Reply

    Uau! Que maravilhosa essa cidade. Eu ainda não conhece o Chile, mas é cada lugar com natureza surpreeendente que Santiago e Vale Nevado é o que menos me chama atenção. Mas este sim é algo que me faz suspirar. Vocês chegaram como aí? De Santiago?
    Queria saber também se esse lago e lagoa servem pra banho no verão, pq são um sonho. Que azul!
    E a cidade com esse vulcão e essas pedras?! Morri de amor. Obrigada por me apresentar Pucon.

    Beijos

  2. Livia Correa Reply

    Não sabia que Pucon era tão maravilhoso assim, amei as dicas, ficou ótimo o post!!

  3. Keul Fortes Reply

    Adorei seu roteiro! Não tinha ideia que esse lugar era tão lindo. Fiquei chocada com as fotos! Vou colocar no meu roteiro. Obrigada pelas dicas!

  4. Que linda essa cidade! Estou querendo ir ao Chile, mas ainda tinha ouvido falar… Adorei as fotos e a paisagem é demais!

  5. Que lugar incrível! Não conheço ainda o Chile, mas quando for já sei que Pucón estará no meu roteiro! As fotos parecem verdadeiros cenários de filme, obrigado por compartilhar!

  6. Fabiana Diniz Reply

    Que paisagens lindas, amei as dicas e vai me ajudar muito quando planejar minha viagem para o Chile. Amei o post e as fotos ficaram lindas.

  7. Nossa, que post fantástico. Parabéns.
    Estivemos no Chile em Fevereiro deste ano, mas não tivemos a oportunidade de conhecer esta maravilha.
    Uma pergunta que não quer calar. Os dois subiram até o topo?
    A vista realmente é fantástica.

  8. Julia Salce Reply

    Ótimo post e caiu como uma luva. Estamos planejando uma viagem pra lá esse ano, vamos ver se dá certo! Ai suas dicas serão super úteis para nós. Obrigada 😉

  9. Ainda nao fomos para o Chile, esse pais que esta cada vez mais chamando nossa atenção.
    Onde fica Pucon ? De onde chegaram ? Sera que da para esquiar ? Tantas perguntas 🙂

  10. Que delícia de roteiro!
    Numa próxima viagem ao Chile, quero conhecer Pucon.
    É muito bom encontrar leituras que descrevem a quantidade de dias, parabéns pelo post.
    Abraços.

  11. Amor a primeira vista rs… que lindo hein?!
    Acredita que não conhecia, estou me programando para ir no Chile esse ano.
    Adorei essa dica, super valiosa!! surpreendente as belezas chilenas, sensacional. bjss

  12. Luiza e Mateus Reply

    Que cidade maravilhosa!!! Não conhecia, já fui ao Chile mas confesso nao ter ouvido sobre a cidade, com certeza é uma dica que está anotada pra uma proxima passagem pelas terrinhas Chilenas! Adorei! Sucesso!!!

  13. Belas paisagens, belo roteiro… Contando os dias para poder dar um pulinho a esse lugar! Espero que não demore muito. Grata por compartilhar!

  14. Caroline Rivera Reply

    Parabéns! Adoro post dividido por dias, fica bem organizado e ótimo para quem está programando uma trip.
    Estou encantada com o lugar, fotos belíssimas.
    Apaixonada por essa Laguna Azul, que paraíso.
    Lago Caburgua parece uma pintura, hein.

    Beijokas!

  15. Nossa!!!! Amei o post, me deu muita vontade de conhecer cada cantinho, principalmente o vulcão! Uma viagem ao Chile já estava nos meus planos, agora então!
    Bjs!

  16. Nossa!!!! Amei o post, me deu muita vontade de conhecer cada cantinho, principalmente o vulcão! Parabéns pelo post!
    Bjs!

  17. Priscila Roxana Camargo de Almeida Reply

    Amei o seu roteiro! No caso de vcs, fizeram os passeios via transporte publico?

    • Sim!!! Fizemos tudo via transporte público e foi tranquilo! Só se atente para a época do ano em que você irá… dizem que no verão os ônibus ficam mais cheios

      • Priscila Roxana Camargo de Almeida Reply

        Certo!! Muito obrigada Dhebora! Vou usar o teu roteiro que foi o melhor que eu vi ate agora! ?

Write A Comment