Atualizado em 20 de julho de 2023

Ícone da capital baiana retratado em diversas músicas, o Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Às margens da Baía de Todos os Santos, o lugar não é apenas um cantinho bonito e vai além da beleza inegável ao guardar um ambiente cultural e histórico.

Farol da Barra em Salvador
Farol da Barra em Salvador

Onde fica o Farol da Barra em Salvador

O Farol da Barra fica dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, no bairro da Barra, distante cerca de 5km do centro de Salvador. Aliás, não se assuste se alguém o chamar de Farol de Santo Antônio porque esse também é um dos seus nomes.

Localizado entre as praias do Farol da Barra e Porto da Barra, ele fica praticamente na orla, completa o cenário litorâneo de forma exemplar e é uma das melhores dicas do que fazer em Salvador.

Farol da Barra em Salvador
Torre do Farol

-> LEIA TAMBÉM:

– O que fazer no Pelourinho: o melhor do centro histórico de Salvador

– Os melhores hotéis no Pelourinho e no centro histórico

O Farol da Barra

O Farol da Barra tem história pra contar. Só para vocês terem ideia, o Forte de Santo Antônio da Barra, onde ele está, foi a primeira fortificação do país, erguido em 1534, antes mesmo da fundação de Salvador.

Forte de Santo Antônio da Barra
Forte de Santo Antônio da Barra

Apesar da arquitetura cheia de influências lusitanas, nem sempre o forte esteve em poder dos portugueses. Durante um período os holandeses tomaram conta do local, mas Portugal conseguiu retomar.

O farol em si só surgiu após o naufrágio do navio Galeão Sacramento, em 1668. Ou seja, o construíram para melhorar a sinalização da baía. A torre do farol tem 22 metros de altura e se você encarar a apertada escada em caracol, pode chegar lá em cima e ter uma vista panorâmica do mar.

Uma curiosidade interessante é que essa foi a primeira torre de sinalização das Américas.

Museu Náutico da Bahia

Hoje em dia o Forte de Santo Antônio da Barra também é a sede do Museu Náutico da Bahia. Então, além de visitar o Farol da Barra você pode se perder pelo acervo local. Entre os itens expostos – boa parte relacionada ao mar e navegação -, você aprenderá mais sobre a história do lugar e do Brasil.

Museu Náutico da Bahia
Museu Náutico da Bahia

Você verá cartas náuticas, instrumentos de navegação, objetos comuns e materiais bélicos que ficaram submersos por mais de 300 ano. Tem até registros do naufrágio do navio Galeão.

Por lá também funciona o Mirante Farol da Barra, um resto bar perfeito para um drink ao pôr do sol. Aliás, esse é um dos horários mais bonitos para explorar a região.

O ingresso do Forte de Santo Antônio da Barra custa R$15, com direito a meia entrada. Mas residentes pagam apenas R$5. O forte funciona todos os dias das 10h às 18h.

Acervo do Museu Náutico da Bahia
Museu Náutico da Bahia

O que fazer nos arredores

Aproveite a sua visita ao Farol da Barra para conhecer o Buraco da Sereia, uma piscina natural no canto direito da Praia do Farol da Barra que se forma quando a maré está baixa.

Buraco da Sereia
Buraco da Sereia

Vale frisar que a própria praia também é um programão. Ela tem uma boa faixa de areia, com ambulantes vendendo comidas, bebidas e alugando cadeiras de praia. Além disso, que tal fazer um free tour pelo bairro da Barra e conhecer outros fortes e lugares interessantes?

Praia do farol da Barra em Salvador
Praia do Farol da Barra

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras