Praia Seca: um ótimo cantinho na Região dos Lagos

–Post atualizado em Julho de 2018–
Praia Seca é um daqueles lugares que você certamente já ouviu falar aqui ou ali, mas não sabe bem onde fica. Acertei, né? Embora seja bem menos famosa que as suas vizinhas Arraial do Cabo, Cabo Frio e Saquarema, Praia Seca também é um cantinho bem gostoso da Região dos Lagos. E visto que temos um carinho super especial por esse lugar, vamos mostrar um pouquinho desse paraíso para vocês.

Como tenho família por lá, desde os meus 7 anos de idade estou acostumada a frequentar a região. Foram muitas férias escolares, Carnavais e Réveillons… tá explicado o carinho? rs 

Praia Seca
Praia Seca costuma ser bem tranquila fora de temporada

 

Tá, mas onde fica Praia Seca?

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitos pensam, Praia Seca não é Saquarema. Na verdade, Praia Seca é distrito de Araruama e fica localizada entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. E o bom de estar nessa meiuca é que Praia Seca tem praia de lagoa e de mar! Isto é, tem opção tanto para quem gosta de ondas, como para quem gosta de águas mais calmas.

Praia Seca
Mar de Praia Seca pensando que é Caribe! rs

 

Como Chegar

Saindo do Rio de Janeiro o trajeto a ser feito é o mesmo para quem vai para qualquer outro lugar da Região dos Lagos, ou seja:

Ponte Rio- Niterói -> BR 101 -> Via Lagos (RJ 124) -> Saída para Araruama pela RJ 128

Enfim, basta apenas colocar Praia Seca -Araruama no GPS que não tem erro!

 

Se você precisa alugar um carro para conhecer a cidade, dê uma olhada na RentCars. Nós sempre alugamos através deles porque além de mostrarem as melhores locadoras e os melhores preços, existe a opção de pagar parcelado no cartão de crédito.

 

 

Como é Praia Seca

Como está situada entre o mar e a lagoa, Praia Seca possui praias oceânicas e praias de lagoa. A parte da lagoa que possui uma melhor estrutura para os turistas é onde se encontra a Praia do Pneu. Por lá há muita sombra de árvore, quiosques com mesas na areia e bem próximos à água. Além disso, há um ventinho contínuo e bem refrescante. Talvez seja em virtude disso que a prática de kitesurf é bem comum nessa região. Também há muitas residências por ali e como as águas da lagoa são mais tranquilas e rasas também costuma ser um local bastante frequentado por famílias com crianças pequenas.

Já a parte oceânica é dividida basicamente em três praias: Praia do Vargas (ou Oceânica), Praia do Dentinho (nossa preferida) e Praia da Pernambuca (ou Ponto Final… do ônibus mesmo rs).

Quiosque do Teddy na Praia da Pernambuca
Quiosque do Teddy na Praia da Pernambuca

 

Parte oceânica de Praia Seca – a nossa queridinha!

Praia Seca não tem a infra-estrutura de Búzios ou os inúmeros passeios de barco de Arraial do Cabo. Também não tem aqueles famosos points de surf de Saquarema ou uma orla tão bonita como a de Cabo Frio. Mas Praia Seca tem uma coisa que realmente encanta qualquer um: paz. E talvez por isso ela nos traga um sentimento tão bom ao escrever sobre ela aqui no blog.

Praia Seca
Muita paz nesse lugar!
Praia Seca
Quem não gostaria te ter uma praia assim?

Não que o local seja sempre vazio, já que não é sempre que a praia está deserta como nessas fotos. De certo, em datas festivas e feriados é comum ter bastante gente na região. Mas ainda assim, a proporção é bem menor em relação às outras cidades mais badaladas da Região dos Lagos.

 

Embora a oferta de hotéis ainda não seja grande na região, ainda assim é possível achar algumas boas opções no Booking. Caso nenhuma te agrade ou então não tenha disponibilidade, recomendamos que você fique hospedado próximo ao centro de Araruama. Apesar de ser uma cidade bem pequena, Araruama cresceu bastante nos últimos anos e hoje em dia há inúmeros bons hotéis e restaurantes por lá. 

 

Praia Seca
O tempo fechando só deixou o céu ainda mais charmoso!

Mas o charme de Praia Seca está justamente no fato de ainda ser um local meio que intacto. Por lá não existe orla de praia urbanizada e também não existem muitos quiosques. Além disso, os poucos que têm são bem rústicos e sem uma padronização específica. Mas não pensem que isso deixa o local feio. Pelo contrário, é justamente essa rusticidade que dá personalidade ao lugar.

Quiosque da Loira na praia do Dentinho
Quiosque da Loira na praia do Dentinho. Super simples, mas com uma comida bem gostosa!

Também não há infraestrutura para estacionamento por lá. Você pode parar beirando os quiosques mesmo, quase na entrada para a areia da praia. Ou então pode parar nas ruas que dão acesso às praias, que pra compor o cenário perfeito ainda são em sua maioria ruas de barro. Todavia, na areia em si você não pode parar, ok? Eu sei que esse aviso pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom reforçar.

Quiosque do Teddy na Praia da Pernambuca
Quiosque do Teddy na Praia da Pernambuca – também é simples, mas muito gostoso!

Praia Seca também não tem luxo. Não vá esperando serviço de praia e aluguel de cadeira e guarda-sol. Sombra e lugar para sentar só se você levar sua própria cadeira e guarda-sol ou então nos quiosque. Esses, por outro lado, ficam bem longe da água e você andará um bom pedaço de areia para dar um mergulho. O que de certa forma não é tão ruim, já que a água costuma ser bem gelada e uma boa caminhada até ela te renderia um certo calor.

Praia da Pernambuca
É muito areia! haha – Praia da Pernambuca

 

Um outro destino de praia no Rio de Janeiro que nós simplesmente amamos é Ilha Grande. Embora seja bem diferente de Praia Seca, visto que um fica na Região dos Lagos e o outro fica na Costa Verde (lado completamente oposto), também é um lugar que ainda guarda um pouco de rusticidade.

 

 

E a cereja do bolo…

Em geral o mar não é tão calmo, mas se você tiver sorte poderá encontrar uma piscininha e uma água morna e agradável. Nós, por exemplo, por diversas vezes já demos essa sorte e encontramos o lugar tipo Caribe. rs. Mas uma coisa que é certa mesmo por lá é o pôr do sol. Ah, esse daí nunca decepciona por lá! Não importa a época do ano! Em suma, visite Praia Seca! Você não irá se arrepender!

Pôr do sol em Praia Seca
Pôr do sol em Praia Seca
Pôr do sol em Praia Seca
Foto lindíssima cedida pelo Ítalo do Instagram @freelifeproject_ . Ele tem cada foto linda na galeria dele! Vale a pena conferir!

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

5 thoughts to “Praia Seca: um ótimo cantinho na Região dos Lagos”

  1. E mundo pequeno. Minha professora da academia? Amei o post de Praia Seca. Amo esse lugar é remo muito na lagoa onde tem a upwind. (Clube de kite, wind e sup). 😘😘😘Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree