Atualizado em 29 de dezembro de 2020

Praia Seca é um daqueles lugares que você certamente já ouviu falar aqui ou ali, mas não sabe bem onde fica. Acertei, né? Embora seja bem menos famosa que as suas vizinhas Arraial do Cabo, Cabo Frio e Saquarema, Praia Seca, em Araruama, é um cantinho especial e um tanto quanto intocado da Região dos Lagos. 

Como tenho familiares morando lá, frequento o lugar desde os meus 7 anos de idade e por isso tenho um carinho especial por aquelas águas. Então, posso te afirmar com toda a propriedade do mundo que apesar de ainda não ser tão conhecida, essa praia tem muito para te encantar.

Praia Seca em Araruama
Mar de Praia Seca em Araruama

Tá, mas onde fica Praia Seca?

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitos pensam, Praia Seca não é Saquarema. Na verdade, Praia Seca é distrito de Araruama e fica localizada entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. E o bom de estar nessa meiuca é que Praia Seca tem tanto praia de lagoa como de mar! Isto é, de um lado ela tem boas ondas para quem gosta de um movimento, enquanto do outro há águas calmas de braços abertos para você.

Como Chegar em Praia Seca, Araruama

Saindo do Rio de Janeiro o trajeto a ser feito é o mesmo para quem vai para qualquer outro lugar da Região dos Lagos, ou seja: Ponte Rio- Niterói -> BR 101 -> Via Lagos (RJ 124) -> Saída para Araruama pela RJ 128

Enfim, basta apenas colocar Praia Seca – Araruama no GPS que não tem erro! Por outro lado, caso você não vá de carro, há ônibus saindo diariamente da rodoviária do Rio de Janeiro. Se você estiver pensando em alugar um carro para fazer essa viagem, recomendamos a RentCars. Dá pra você reservar, pagar online e de forma parcelada no cartão de crédito.

Como é Praia Seca

Como está entre o mar e a lagoa, Praia Seca possui praias oceânicas e praias de lagoa. A parte da lagoa que possui uma melhor estrutura para os turistas é onde se encontra a Praia do Pneu. Por lá há muita sombra de árvore, quiosques com mesas na areia e bem próximos da água, muitos condomínios e casas de praia.

Além disso, há um ventinho contínuo e bem refrescante bem propício à prática de Kitesurf, bastante comum na região. Como as águas da lagoa são mais tranquilas e rasas, esse também costuma ser um local bastante frequentado por famílias com crianças pequenas.

Já a parte oceânica é dividida basicamente em três praias: Praia do Vargas (ou Oceânica), Praia do Dentinho (nossa preferida) e Praia da Pernambuca (ou Ponto Final… do ônibus mesmo rs).

Praia Seca Araruama
Praia da Pernambuca

Parte oceânica, a nossa queridinha!

Praia Seca não tem a infraestrutura de Búzios ou os inúmeros passeios de barco de Arraial do Cabo. Também não tem aqueles famosos points de surf de Saquarema ou uma orla tão bonita como a de Cabo Frio. Mas Praia Seca tem uma coisa que realmente encanta qualquer um: paz. E talvez por isso nos traga um sentimento tão bom ao escrever sobre ela aqui no blog.

Não que o local seja vazio o tempo todo, já que não é sempre que a praia está deserta como nessas fotos. De certo, em datas festivas e feriados é até comum ter bastante gente na região. Mas ainda assim, a proporção é bem menor em relação às outras cidades mais badaladas da Região dos Lagos.

Praia Seca e o charme de ainda ser intacta

A verdade é que o charme do local está justamente no fato de ainda ser um local meio que intacto. Por lá não existe orla de praia urbanizada e também não existem muitos quiosques. Além disso, os poucos que têm são bem rústicos e sem uma padronização específica. Mas não pensem que isso deixa o local feio. Pelo contrário, é justamente essa rusticidade que dá personalidade ao lugar.

Praia do Dentinho em Praia Seca
Uma das entradas para a Praia do Dentinho em Praia Seca

Aliás, como Praia Seca é área de proteção ambiental, recentemente todos os quiosques que estavam na areia foram retirados. Hoje em dia eles se encontram completamente fora da faixa de areia e ainda assim, são poucos. Por outro lado, seus preços costumam ser bem justos.

Também não há infraestrutura de estacionamento na praia, então você pode parar beirando os quiosques mesmo, quase na entrada para a areia da praia, ou nas ruas próximas, que por sinal ainda são de barro. Todavia, na areia em si você não pode parar, ok? Eu sei que esse aviso pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom reforçar.

Praia Seca também não tem luxo. Não vá esperando serviço de praia e aluguel de cadeira e guarda-sol porque não existe. Assim como você também só encontrará sombra e lugar para sentar se você levar sua própria cadeira e guarda-sol ou então nos quiosques.

Esses, por outro lado, ficam bem longe da água e você andará um bom pedaço de areia para dar um mergulho. O que de certa forma não é tão ruim, já que a água costuma ser bem gelada e uma boa caminhada até ela te renderia um certo calor. Aliás, é devido a essa enorme faixa de areia que a praia tem esse nome.

Pôr do sol é a cereja do bolo…

Em geral, o mar não é tão calmo, mas se você tiver sorte poderá encontrar uma piscininha e uma água morna e agradável. Nós, por exemplo, por diversas vezes já demos essa sorte e encontramos o lugar tipo Caribe. rs. Mas uma coisa que é certa, mesmo, é o pôr do sol. Ah, esse daí nunca decepciona por lá! Não importa a época do ano e não perde em nada para o pôr do sol no Pontal do Atalaia, em sua vizinha Arraial do Cabo. Em suma, visite Praia Seca! Você não irá se arrepender!

 

Onde ficar em Praia Seca

Infelizmente (ou felizmente, não sei rs) Praia Seca ainda conta com poucas opções de hotéis e pousadas na região. As duas opções com melhores avaliações são a Pousada da Teteia e a Pousada Recanto Verde e Mar.

Por outro, tanto no Booking como no Airbnb você consegue encontrar muitas opções de casas para alugar. Saiba mais sobre como funciona e o que é Airbnb.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

17 Comments

    • Oi, Marthon!! Que bom que você gostou! Praia Seca é realmente um cantinho especial para nós e gostamos muito de mostrar esse lugar (ainda pouco conhecido) para outras pessoas! Beijão!

  1. Luciana Monteiro Responder

    E mundo pequeno. Minha professora da academia? Amei o post de Praia Seca. Amo esse lugar é remo muito na lagoa onde tem a upwind. (Clube de kite, wind e sup). ???Parabéns!

  2. Jacir Francis Maia Responder

    Já tive a sorte e o prazer de desfrutar desse paraíso. O blog descreve fielmente aquela beleza toda. Parabéns!

  3. Marcílio Lourenço Responder

    Adorei este post. Textos objetivos e fotos maravilhosas. Já aproveitei muitas vezes. É só fazer como fiz: tomei um bem servido e reforçado café da manhã do Hotel Ver-a-Vista, que fica no alto do Centro de Araruama, e dá para avistar grande parte da Lagoa de Araruama. Com o estômago forrado, dá pra segurar quase o dia todo e conhecer várias praias. Alguns trechos da Lagoa de Araruama, me lembram muito Baja Califórnia Sur, (no México), lugar igualmente lindo, onde milhares de estadunidenses costumam passar ferias, muito mais baratas do que na sua vizinha Califórnia americana.
    Muitos parabéns pelo post e Boas Festas. Feliz 2019 !

    • Oi, Marcílio! Que bom que gostou do post! =)
      Ainda não conhecemos o hotel Ver-a-vista, mas em breve queremos conhecer. Obrigada pela dica! Também não conhecemos o México, mas depois desse seu comentário ficamos com mais vontade ainda de ir hahaha…. Boas festas pra ti também! Um ótimo 2019 pra você!

    • Adorei as fotos de Praia Seca em Araruama. Vou tentar ir no próximo feriado. Por do sol lindo!

  4. Simplesmente sensacional esse lugar.
    Recentemente estive na região dos lagos com minha família, e não sabia da existência deste lugar.
    Muito boa dicas, além das belas fotos… Adorei o blog!
    Seguirei acompanhando e espero me inspirar para conhecer lugares lindos como este…

  5. Márcio Amorim ( Juiz de Fora) Responder

    Você disse tudo!
    O lugar lembra em alguns pontos o meio da barra antigamente!
    Verdadeiramente um lugar de paz !
    Seu blog tem me ajudado bastante a divulgar esse paraíso! Parabéns pela iniciativa!

  6. É uma pena não ter investimento turístico em praia seca, um lugar tão maravilhoso

  7. kerli Gasparino Responder

    Bom dia,

    Eu e minha familia estamos querendo ir agora em janeiro de 2020, somos de sp, vamos pela 1o. vez, estou muito ansiosa e ao mesmo tempo com medo , pelo o que vemos nos noticiários , estávamos quase desistindo de ir!!!!Mas é um sonho que minhas filhas tem em conhecer Arraial do Cabo, aí resolvemos ficar em Araruma

    • Oi, Kerli! Tudo bem?
      Mas o que está te fazendo ter medo? Fala que de repente a gente consegue te ajudar hehe
      Arraial é lindo demais e Araruama é uma cidade pequena, mas bem gostosa… vocês irão curtir!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.