Atualizado em

Com o perdão do trocadilho, o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa. Há tantos lugares belos e interessantes que poderíamos falar disso por horas. Porém, mais bonito que passear no Rio é poder vê-lo de cima, com uma visão completamente panorâmica das suas belezas. Por isso, que tal conhecer alguns mirantes no Rio de Janeiro que além de serem incríveis, também são grátis?

E para completar o conjunto da obra, você não precisará fazer nenhum esforço para chegar até eles. Sim, isso mesmo. Para conhecer os lugares que falaremos a seguir você não precisa fazer nenhuma trilha, nem mesmo as mais curtinhas. Vamos lá?

Mirantes no Rio de Janeiro para ver a cidade do alto: gratuitos e sem trilha

Mirante do Joá

Por vezes ele passa despercebido, mas o Mirante do Joá é o tipo de lugar que merece mais atenção. O espaço é pequeno, apenas uma mureta e um banquinho com vista no meio da Estrada do Joá. Porém, quero deixar claro que o “apenas” refere-se somente ao espaço e não a vista em si.

Mirante do Joá, mirante no Rio de Janeiro

Com um visual para a Praia de São Conrado e o Morro Dois Irmãos, a cada dia que passa o lugar ganha mais fama e tem se tornado um dos cantinhos especiais na cidade. Para saber mais sobre ele leia aqui um artigo completo sobre o Mirante do Joá.

Como chegar: se você estiver de carro, basta colocar Estrada do Joá 2.360 no GPS que ele dará a informação correta. Por outro lado, se você precisa do transporte público, deverá pegar o ônibus 557 – Rio das Pedras x Copacabana.

Mirante da Praia da Joatinga

Bem pertinho do Mirante do Joá, distante cerca de 15 a 20 minutos a pé, se encontra a Praia da Joatinga. Além de ser uma das mais bonitas do Rio de Janeiro, na nossa opinião, ela ainda possui um mirante incrível para o mar e as montanhas.

Praia da Joatinga
Um dos mirantes da Praia da Joatinga

Aqui, apesar de não haver vista para pontos turísticos principais da cidade, o cenário que você terá a sua frente é encantador e por isso está na nossa lista de mirantes no Rio de Janeiro. Para saber mais você pode ler aqui sobre a Praia da Joatinga.

Como chegar: a praia também fica na Estrada do Joá, dentro de um condomínio fechado. Mas o acesso a ela é aberto a todos, já que se trata de uma praia pública. Se você vai de carro, a entrada para o condomínio é na altura do número 2.905. Caso você tenha alguma dúvida, use o Clube Costa Brava como referência, pois ele se encontra bem ao lado. Se você vai de ônibus, deverá pegar o 557 – Rio das Pedras x Copacabana.

Vista Chinesa

Um dos lugares mais famosos na cidade é também um dos mirantes no Rio de Janeiro completamente gratuitos. A Vista Chinesa possui um visual espetacular, principalmente porque tem o Cristo Redentor como um dos personagens principais.

Além dele, você verá as praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Pão de Açúcar. Sim, tudo isso ao alcance dos seus olhos sem fazer uma trilha sequer. Nós já assistimos a um amanhecer na Vista Chinesa e você pode ler aqui como foi essa experiência apaixonante.

Como ela se encontra relativamente perto do Jardim Botânico, estando de carro ou não, você pode aproveitar para visitá-la juntamente com o Parque Lage e em seguida ir de táxi até a Vista Chinesa. Leia mais sobre o Parque Lage e a sua história aqui.

Como chegar: a Vista Chinesa fica na Estrada Dona Castorina, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Alto da Boa Vista. Estando de carro, basta seguir por essa estrada que você a verá, não tem erro. Infelizmente, não há linhas de ônibus passando pelo local, então, o jeito mais fácil é de táxi ou uber.

Mirante Dona Marta

Outro ponto turístico muito famoso na Cidade Maravilhosa e quiçá um dos que mais estampa cartões postais, o Mirante Dona Marta também é grátis e não exige nenhum esforço físico.

Por ter uma das melhores vistas da cidade, ele é um dos mirantes no Rio de Janeiro mais procurados tanto por turistas como por moradores. Sendo assim, dificilmente você o encontrará vazio, independente da época do ano.

A partir dele você verá o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã e a Praia de Botafogo. Aliás, as fotos mais bonitas e mais criativas que você verá do Cristo Redentor por aí são de pontos do mirante. Como ele se encontra bem no caminho para o Corcovado, onde se encontra o Cristo, você pode conjugar os dois passeios. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Mirante Dona Marta.

Mirante Dona Marta Mirante no Rio de Janeiro

Como chegar: localizado na Estrada das Paineiras, infelizmente não há ônibus que chegue no local. Sendo assim, a melhor forma de chegar é de carro, subindo pela Rua Cosme Velho ou pela Ladeira dos Guararapés. Táxi e Uber também te levam até ele, porém, lembre-se de combinar um horário para a volta já que não é fácil de simplesmente pedir um táxi na hora de ir embora. Também há vans de passeio no Cosme Velho oferecendo o serviço, mas não sabemos o quanto elas cobram por isso.

Morro do Pasmado

É certo que o Morro do Pasmado já teve dias melhores e apesar de o termos encontrado um pouco largado, em termos de manutenção, em nossa última visita, ele não poderia ficar de fora das nossas sugestões de mirantes no Rio de Janeiro que são gratuitos.

Embora ele não seja muito alto, há vistas para o Pão de Açúcar, o Corcovado e o bairro de Botafogo. Aliás, vale ressaltar que ele tem o nome de “morro”, mas não fica em nenhuma comunidade do Rio e quando estivemos por lá havia policiamento.

Como chegar: para acessar o mirante você deverá seguir pela Rua General Severiano, em Botafogo, e acessar a Rua Praça Engenheiro Bernardo Saião, que é uma ladeira. Logo em seguida entrará em outra ladeira, a Alameda Embaixador Sanches Gavito. Depois é só seguir até o mirante. Infelizmente também não há ônibus passando por lá, então se você não estiver de carro, vá de Uber ou táxi (ou andando rs).

Parque Penhasco Dois Irmãos

Localizado no Leblon, na Zona Sul do Rio, o Parque Penhasco Dois Irmãos costuma ser sempre uma surpresa positiva para todos que o visitam.

Parque Penhasco Dois Irmãos

Por aqui, há vistas panorâmicas para tudo quanto é canto da cidade! Afinal, são quatro mirantes para você aproveitar. Você verá as praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Arpoador, além de vários outros bairros da Zona Sul. Ademais, você ainda estará dentro de um parque, cheio de natureza ao seu redor. Neste post aqui você pode ler tudo sobre o Parque Penhasco Dois Irmãos.

Como chegar: de carro basta pegar a Rua Visconde de Albuquerque, sentido Avenida Niemeyer. Em seguida, vire à direita na Rua Gabriel Mufarrej e depois à esquerda na Rua Aperana. Por outro lado, para quem vai de ônibus, a linha mais próxima (553 – INTI8) deixa a quase 20 minutos de caminhada do parque.

Rampa do Clube São Conrado de Voo Livre na Pedra Bonita

Para nós, a trilha da Pedra Bonita proporciona um dos visuais mais incríveis da cidade. É claro que como é uma trilha, para ter acesso a esse visú você precisará fazer um esforço físico. Mas a boa notícia é que é possível ter um gostinho desse cenário sem ter que caminhar muito. Como no mesmo local também funciona a rampa de voo livre mais famosa do Rio, você pode simplesmente ir até ela e se encantar com a paisagem. À sua vista você terá a Praia de São Conrado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

Foto: www.parquenacionaldatijuca.rio

Como chegar: o acesso se dá pela Estrada das Canoas, em São Conrado. É bem tranquilo ir de carro, mas vale ressaltar que assim que você entrar na guarita encontrará uma ladeira bem íngreme e estreita. Tenha cuidado pois muitos deixam o carro morrer. Além disso, há poucas vagas no local, então, chegue cedo. De ônibus você deverá pegar a linha 448 até o Alto da Boa Vista e descer no Corpo de Bombeiros.

Outros lugares que não são mirantes no Rio de Janeiro, mas rendem belos visuais

Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá é um dos bairros da cidade que reúne de forma perfeita história e beleza natural. Além disso, embora pequena, ela é extremamente charmosa e bucólica, perfeita para se conhecer em apenas um dia.

Vista de Paquetá para o Rio de Janeiro
Vista de Paquetá para o Rio

Com todas as suas belezas naturais, Paquetá ainda possui vários cantinhos com cenários espetaculares para a Baía de Guanabara e para outros lugares do Rio de Janeiro. Inclusive, em dias de tempo aberto é possível ver até mesmo a Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio. Contamos tudo e mais um pouco sobre o que fazer em Paquetá nesse artigo aqui.

Como chegar: para chegar em Paquetá você deverá pegar uma barca para a ilha na Praça VX, no Centro do Rio. Ao chegar na ilha, você pode tanto alugar uma bicicleta como também pode conhecer tudo a pé. 

Mureta da Urca

A Mureta da Urca é quase um ícone carioca e não perde em nada para vários dos mirantes no Rio de Janeiro. O pequeno pedaço de muro no bairro da Urca tem como plano de fundo o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara. Além do mais, ele fica ainda mais bonito ao entardecer, quando várias pessoas o procuram para um pôr do sol com cerveja gelada. Nós explicamos tudo sobre a Mureta da Urca nesse artigo aqui do blog.

Mureta da Urca no RJ
Vista da Mureta da Urca

Como chegar: a Mureta da Urca fica bem pertinho do Pão de Açúcar. Seu point mais famoso é na altura da Avenida Portugal com a Rua Marechal Cantuária. Para quem vai de carro, há vagas nas ruas ao redor. De ônibus você deverá pegar as linhas 107 e CIR2/582.

Boulevard Olímpico

O Boulevard Olímpico é um dos pontos turísticos mais novos da cidade. Criado durante as Olímpiadas, o local é a Zona Portuária revitalizada e com novidades. Nele você pode visitar o Museu de Arte do Rio, o AquaRio, o Mural Etnias, o Museu do Amanhã e a Rio Star, a roda gigante do Rio.

Por no sol no Boulevard Olimpico
Pôr do sol na região do Boulevard Olímpico

Mas o que traz muitas pessoas a essa região, além desses atrativos acima que são quase todos pagos, é que a área ao ar livre abriga vários eventos e possui vista para a Baía de Guanabara e Ponte Rio x Niterói. O fim de tarde aqui também é surpreendente. Pertinho daqui tem a Ilha Fiscal e vale muito a pena combinar os dois passeios. Leia mais sobre ela para organizar a sua visita.

Como chegar: como ele fica no Centro do Rio, é bem difícil estacionar por lá sem gastar um rim. Por isso recomendamos o transporte público. A melhor forma é pegar o metrô até alguma estação do centro e depois pegar o VLT sentido Praia Formosa. Desça na estação Parada dos Museus ou Utopia AquaRio.

DICA DE HOSPEDAGEM NO RIO DE JANEIRO:

Alguns bairros do Rio são mais centrais e de fácil acesso para passear. Entre eles, indicamos alguns da Zona Sul como Ipanema, Leblon e Copacabana. Outras opções mais baratas nessa mesma área são Leme, Botafogo e Flamengo, por exemplo. Por outro lado, se você quiser se hospedar em outras zonas da cidade, dê uma olhada na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, ambos na Zona Oeste e com acesso fácil à praias lindíssimas. Para ver todos os hotéis do Rio de Janeiro confira o site do Booking, um dos melhores para reservar hospedagem de forma prática e segura.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

6 Comments

  1. Da sua lista, só conhecia 2 mirantes, então estou muito feliz com o seu post. Já experimentou esse voo livre? Sabe se fica muito caro?
    Abraço

  2. Acabei de voltar do Rio e conheci a cidade de cima pelos seus pontos mais tradicionais no Pão de Açúcar e no Cristo, mas preciso voltar pra conhecer todos esses mirantes da lista, que têm dois pontos que eu super considero e me atrai, gratuitos e sem trilha. Já favoritei aqui pra próxima viagem ao Rio.

  3. Sabe que tb levei muitos anos para descobrir o parque penhasco dois irmãos? E foi uma grata surpresa para essa carioca da gema que vos fala!

Write A Comment