Atualizado em 28 de março de 2022

Quem diria que um bairro pequeno, majoritariamente residencial e que leva o nome da sua atração mais famosa poderia oferecer alguns dos passeios mais procurados no Rio de Janeiro? Pois é! Se você pensa que não há o que fazer no Jardim Botânico, pensou completamente errado. Rs

Parques em meio à natureza e aos pés do Cristo Redentor, museus, cafeterias e restaurantes super aconchegantes compõe o cenário desse tradicional cantinho da Zona Sul e encantam turistas e moradores diariamente.

Jardim Botânico Rio de Janeiro
Jardim Botânico do Rio

O que fazer no Jardim Botânico: onde fica e como chegar no bairro

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao lado de bairros como Lagoa, Leblon e Gávea, muitos consideram contramão chegar no Jardim Botânico. Mas, não é bem assim.

Diversos ônibus passam pelas ruas principais, como as linhas 309, 409, 439, 460 e 476. Além disso, apesar de não ter metrô por lá, é possível utilizá-lo como meio de transporte, bastando apenas pegar a dobradinha de metrô + ônibus metrô superfície na Estação Botafogo.

Se você pretende visitar alguma atração do Jardim Botânico de carro, saiba que há vagas de rua, mas elas se esgotam rápido. Portanto, esteja preparado para pagar um estacionamento privado. Por outro lado, também é bem fácil conseguir uber ou táxi na região.

O que fazer no Jardim Botânico: melhores passeios na região

1 – Visitar o Parque Lage

A nossa primeira dica do que fazer no Jardim Botânico é visitar o Parque Lage. Esse é um dos casarões históricos mais ilustres do Rio de Janeiro, principalmente pelo fato de estar aos pés do Cristo Redentor.

Se do lado de dentro você encontra um convidativo restaurante na beira da piscina – o Plage Café -, do lado de fora quem rouba a cena é a natureza local. É uma delícia caminhar sem pressa pelos jardins do Parque Lage.

Parque Lage
Parque Lage no Jardim Botânico

2 – Passear pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Tá aí o ponto turístico mais famoso do bairro! Conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é, de longe, um programão para todas as idades! Ele é enorme e cheio de atrativos, por isso, chegue cedo para passear com calma.

Em um roteiro pelo parque Jardim Botânico não deixe de visitar o Corredor das Palmeira Imperiais, a Gruta Karl Glasl, a Cabana e o Lago do Pescador, o Chafariz das Musas, os arcos, o Lago de Frei Leandro, o Mirante da Imprensa e o Museu Casa dos Pilões.

Ah! O Museu do Meio Ambiente e o Espaço Tom Jobim também se encontram no local e valem a visita.

Confira o site oficial para comprar os ingressos e checar o horário de funcionamento do parque.

3 – Tomar um bom café da manhã

Outra dica mais que imperdível do que fazer no Jardim Botânico é tomar um café da manhã especial em alguma cafeteria. O bairro é cheio delas, uma mais aconchegante que a outra, e já adiantamos que será difícil escolher uma só.

As nossas preferidas são Empório Jardim, La Bicyclette e Green Garden Café, sendo que essa última tem uma unidade dentro do parque Jardim Botânico. No menu você encontrará combos fechados de café da manhã, mas também pode pedir os itens à lá carte.

Green Garden Café
Café da manhã do Green Garden Café

4 – Aproveitar a Cachoeira do Horto

A Cachoeira do Horto entra fácil na lista de passeios no Jardim Botânico mesmo não ficando exatamente dentro do bairro. Bom, para vocês entenderem melhor, o seu acesso é pelo bairro, através da Rua Pacheco Leão, e por isso ela está na nossa lista do que fazer na região.

Vale ressaltar que para chegar até a Cachoeira do Horto é necessário fazer uma trilha. Então, não esqueça de ir com roupas apropriadas. O lugar é uma delícia para um banho e muito procurado para a prática de rapel.

5 – Dar uma esticadinha até os bairros vizinhos

E se sobrar um tempinho no seu dia de tour pelo Jardim Botânico, que tal estender o passeio até algum bairro vizinho?

Você pode ir até a Gávea para jantar em algum dos restaurantes do Jockey Club do Rio ou até a Cobal, no Humaitá, para curtir um clima mais leve de happy hour em barzinho.

Outras duas opções são aproveitar o fim de tarde em um passeio de bike pela Lagoa Rodrigo de Freitas ou dar aquela esticadinha até o Leblon para um pôr do sol na praia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESSES ARTIGOS:

– O que fazer em Vargem Grande: dicas de passeios e restaurantes no bairro

– O que fazer no Recreio dos Bandeirantes: praias, parques, trilhas e mais!


– Conheça a Ilha da Gigóia, um paraíso escondido na Barra da Tijuca

– O que fazer em Botafogo: as atrações mais imperdíveis no bairro

Restaurantes no Jardim Botânico RJ

Se tem uma coisa que o bairro tem de sobra é gastronomia de qualidade. Por isso, outra ótima sugestão do que fazer no Jardim Botânico é almoçar ou jantar em algum restaurante local. Confira as nossas indicações:

Tutto Nhoque – restaurante com ambiente cheio de charme, totalmente inspirado na culinária italiana. A especialidade da casa é o nhoque, que possui uma infinidade de sabores, molhos e até mesmo um adicional de queijo raclette. Mas o cardápio também conta com outras opções como risotos, pizzas e saladas.

Casa Camolese – um misto perfeito de restaurante, bar e cervejaria com inspirações ítalo-mediterrâneas. O restaurante se encontra em um local revitalizado, com ar bem descolado e é uma delícia para um dia de sol.

Ella Pizzaria – pizzaria que segue à risca a tradição napolitana, com pizzas artesanais de massa fina e borda alta, todas feitas no forno à lenha.

Mamma Jamma – rede de pizzarias em estilo rústico que também vale muito a pena conhecer. A unidade do Jardim Botânico é a primeira da rede e fica em um local muito agradável. Nós já visitamos a filial do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, e amamos!

Prana Vegetariano – considerado um dos melhores restaurantes vegetarianos do Rio. A casa também tem opções veganas no menu.

Hotéis no Jardim Botânico: onde ficar no bairro

Como o Jardim Botânico é um bairro muito residencial, quase não há opções de hospedagem na região. No entanto, há um bed & breakfast charmoso e muito bem avaliado que se chama Pouso Verde.

Por outro lado, você pode considerar se hospedar em bairros vizinhos como a Gávea, por exemplo. Por lá você encontrará a hospedagem Vista Pro Verde, um apartamento simples, mas bem localizado e com vista para o Cristo Redentor.

Outra opção é procurar hospedagem na Lagoa, Leblon e Botafogo, sendo que nesse último você encontrará locais com um melhor custo x benefício.

Vale lembrar que os bairros da Zona Sul, no geral, são excelentes opções para se hospedar no Rio de Janeiro.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras