Atualizado em

Qualquer dia de sol no Rio de Janeiro é quase que um convite para curtir o dia ao ar livre. Seja nas praias, parques ou nos pontos turísticos principais, tanto moradores como turistas aproveitam para curtir um pouquinho as belezas da Cidade Maravilhosa. Dentre tantos programas convidativos, um dos tidos como legitimamente carioca é aproveitar a Mureta da Urca. Não importa a época do ano ou o momento do dia, curtir o visual da mureta mais famosa do Rio é aquele programão bom, bonito e barato. Aliás, a parte barata dessa história fica por conta da já não tão anônima Pobreta da Urca. Mas, fique tranquilo, pois vamos explicar tudo com calma para você curtir esse dia que tem tudo para ser no melhor estilo carioca de ser.

Cristo Redentor visto da Mureta da Urca

Mureta da Urca: o muro mais disputado no Rio de Janeiro

Localizada na Urca, um dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, a Mureta da Urca é um muro, literalmente. Provavelmente, se ela não tivesse uma vista incrível para lugares tão icônicos da cidade, talvez não fosse famosa e procurada. Acontece, meu amigo, que a tal da mureta não somente tem um visual belíssimo como também fica ainda mais perfeita no fim de tarde. Ou seja, é um point certo, principalmente durante o verão carioca.

Com cerca de pouco mais de 1 km de extensão, a Mureta da Urca vai do início da Rua Marechal Cantuária, próximo ao número 10, até a Fortaleza de São João. Ao longo dela, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara são o plano de fundo perfeito para todo o cenário. Um dos seus pontos mais procurados é em frente ao Bar Urca. O tradicional e clássico bar da região atrai diversas pessoas em busca de uma cerveja, um petisco ou até mesmo uma refeição, já que o seu segundo andar funciona como restaurante. Nós estivemos por lá apenas uma única vez para almoçar e gostamos, porém devido a sua fama, os preços já não são tão camaradas assim. E isso nos leva até o próximo – e mais barato – tópico.

LEIA TAMBÉM E SE ENCANTE MAIS UM POUCO COM O RIO DE JANEIRO:

-Veja como é um passeio de barco no Rio de Janeiro, pela Baía de Guanabara
-Conheça e tome uma café da manhã no Forte de Copacabana
-Visite a Praia da Joatinga, uma das mais bonitas da cidade
-Se encante com a vista do Mirante Dona Marta

Pobreta da Urca: irmã mais barata e quiçá mais bonita

Se a Mureta da Urca é um passeio tipicamente carioca, mais carioca ainda é achar um cantinho dela onde você consegue apreciar sua beleza, tomar uma cerveja gelada e comer um pastel de um jeito mais econômico. A Pobreta da Urca, devidamente batizada pelos moradores da cidade, é o ponto da mureta que fica localizado em frente ao Urca Grill, um bar bem mais modesto se comparado ao mais famoso que falamos acima. Se de um lado temos a cerveja a 13 reais, no Urca Grill temos o mesmo produto pelo menos uns 3 reais a menos. Ou seja, é aquela economia que nós aqui do Carioca Sem Fronteiras amamos de paixão.

Pobreta da Urca
Pôr do sol na Pobreta da Urca

E para completar, arrisco dizer que o visual da Pobreta da Urca é ainda mais bonito, principalmente porque praticamente não há nada atrapalhando a visão para o Cristo Redentor. Aliás, o pôr do sol daqui é um dos mais incríveis da cidade, embora seja um local simples. Por sinal, esqueça as roupas de luxo, o lema de quem visita o lugar é aproveitar uma vibe mais descolada. Inclusive, não é difícil encontrar pessoas comemorando aniversários (com bolo e tudo), grupos de amigos tocando violão ou simplesmente curtindo uma cerveja gelada. Se tem jeito mais carioca de curtir o dia, eu desconheço!

Fim de tarde na Mureta da Urca
Fim de tarde na Mureta da Urca

Como chegar na Mureta da Urca

Confesso que a Urca não é um dos bairros mais fáceis de se locomover via transporte público. Porém, os ônibus 107 e CIR2/582 passam perto da Mureta da Urca e são boas opções. Para quem vai de carro, vale ressaltar que é difícil estacionar no local pois há poucas vagas disponíveis, mas com um pouco de paciência você consegue encontrar. Táxi e uber rodam bastante pelo bairro, principalmente aos finais de semana, onde há mais pessoas caminhando pela região.

Vista da Urca para o Cristo Redentor

O bairro Urca e onde se hospedar

Mesmo abrigando pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar e a Praia Vermelha, a Urca é considerada um dos bairros mais pacatos do Rio de Janeiro. Sendo em sua maior parte residencial, a região não possui inúmeras opções de hospedagens como os demais bairros da Zona Sul do Rio. Porém, nós já ficamos em um hotel chamado Hotelinho Urca Guesthouse e amamos! Além do local ser uma graça e com uma vista incrível, o café da manhã servido ainda é dos deuses e conta com pães de fabricação própria. Aliás, aos finais de semana o buffet de café é aberto ao público e pode ser uma boa pedida caso você queira fazer um passeio matinal pela Mureta da Urca

Vista do quarto do Hotelinho Urca GuestHouse
Vista do quarto do Hotelinho Urca GuestHouse

Mureta ou Pobreta?

Eis a dúvida de muitos: Mureta ou Pobreta da Urca? Se você estiver com disposição para caminhar e com o orçamento um pouquinho mais folgado, almoce no segundo andar do Bar Urca e em seguida vá caminhando até o ponto conhecido como Pobreta da Urca. Assim, você conhece quase toda a Mureta da Urca e finaliza o seu dia na pobreta, curtindo um pôr do sol e bebendo uma cervejinha mais em conta. =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário