Atualizado em 11 de outubro de 2020

Entre tantos programas ao ar livre no Rio de Janeiro, a Mureta da Urca é um dos xodós cariocas. Com vista para algumas das belezas da Cidade Maravilhosa, não importa a época do ano ou a hora o dia, há sempre moradores e turistas aproveitando o lugar.

Dizem até que aproveitar um fim de tarde na Pobreta da Urca, a parte mais barata dessa mureta, é um dos programas que deve estar em qualquer roteiro pelo Rio de Janeiro. E olha, eu concordo com isso e acredito que após ler esse post você também concordará.

Cristo Redentor visto da Mureta da Urca

Mureta da Urca, o muro mais disputado no Rio de Janeiro

Localizada na Urca, um charmoso bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, a Mureta da Urca é, literalmente, um muro. E creio que se ela não tivesse uma das vistas mais bonitas região talvez nem fosse tão famosa assim.

Mas acontece, meu amigo, que a tal da Mureta da Urca, não só tem uma vista daquelas para um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade como também consegue ser ainda mais incrível ao entardecer. Por isso, nem preciso dizer que ela vira um dos points do verão carioca, né?

Com cerca de pouco mais de 1 km de extensão, a Mureta da Urca começa no início da Rua Marechal Cantuária, próximo ao nº 10, e vai até a Fortaleza de São João. Ao longo dela, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara fazem o plano de fundo de todo o cenário.

Um dos pontos mais procurados na Mureta da Urca é em frente ao Bar Urca. O tradicional e clássico bar do bairro atrai várias pessoas em busca de cerveja gelada, petiscos e um almoço com vista no segundo andar, onde funciona o seu restaurante.

Nós já estivemos no Bar Urca apenas uma vez para almoçar e gostamos. Porém, devido a sua fama, os preços não são mais tão camaradas assim. E isso nos leva até o próximo tópico, que por sinal, é bem mais econômico.

Pobreta da Urca: a irmã mais barata da Mureta da Urca (e quiçá mais bonita)

Se a Mureta da Urca é um passeio típico do carioca, mais carioca ainda é achar um cantinho dela onde você pode apreciar o visual enquanto toma uma cervejinha gelada e come um pastel. Melhor ainda se você puder fazer isso de um jeito mais barato, certo?

É na Pobreta da Urca onde isso acontece. Devidamente batizado pelos moradores do Rio, o local se trata do pedacinho da Mureta da Urca que fica em frente ao restaurante Urca Grill.

O Urca Grill é um bar bem mais modesto se comparado ao Bar Urca. Se de um lado temos a cerveja custando 12 reais, do outro ela custa cerca de 3 reais a menos. Ou seja, é aquela economia que nós aqui amamos de paixão.

E para completar, o combo econômico fica ainda melhor quando analisamos a vista que se tem da Pobreta da Urca. Como não há nada atrapalhando a visão para o Cristo Redentor, o visual que você terá desse ponto é um dos melhores de toda a Mureta da Urca. Aliás, o pôr do sol daqui é um dos mais bonitos da cidade.

Pobreta da Urca
Pôr do sol na Pobreta da Urca

Apesar das belas vistas, o local é simples. Por isso, esqueça as roupas de luxo, já que o lema de quem visita a Pobreta da Urca é curtir uma vibe mais descolada. E embora o ambiente seja bem informal, não será difícil você encontrar grupos de amigos comemorando aniversário, com direito a bolo e tudo. Olha, se tem um jeito mais carioca de aproveitar o dia, eu desconheço.

Como chegar na Mureta da Urca

Definitivamente, a Urca não é um dos bairros mais fáceis de se locomover no Rio de Janeiro, ainda mais de transporte público. Mas as linhas de ônibus 107 e CIR2/582 passam perto da Mureta da Urca e são boas opções.

Se você vai de carro tenha em mente que não há muitas vagas disponíveis pelas ruas e as que existem geralmente estão ocupadas. Portanto, tenha um pouco de paciência, mas não estacione em qualquer lugar, ainda mais se você estiver com um carro alugado. Com um pouco de calma você encontrará uma vaga permitida.

De qualquer forma, por ser um ponto turístico do Rio de Janeiro, há bastante oferta de táxi e uber na região da Mureta da Urca, principalmente aos finais de semana e feriados.

Vista da Urca para o Cristo Redentor

VEJA MAIS PASSEIOS INCRÍVEIS PARA O SEU ROTEIRO NO RIO DE JANEIRO:

-Faça um passeio de barco no Rio de Janeiro e se encante com outro ângulo da cidade

-Saiba o que fazer na Ilha de Paquetá

-Visite a Ilha Fiscal, onde aconteceu o último baile do Império

-Dicas de mirantes grátis e sem trilha no Rio de Janeiro

-Confira como chegar na Vista Chinesa

O bairro da Urca e onde se hospedar na região

Apesar de abrigar a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar, dois cartões postais da cidade, a Urca ainda é um dos bairros mais residenciais e pacatos do Rio de Janeiro. Mas ainda assim, é um local que nós adoramos e além desses, há mais passeios imperdíveis na Urca.

Ao contrário dos demais bairros da Zona Sul, não há uma grande oferta de hotéis na Urca, mas nós já nos hospedamos em uma guesthouse de cara para a Mureta da Urca, ou melhor, para a Pobreta, e gostamos.

Ficamos no Hotelinho Urca Guesthouse, e além dele ser super charmoso, ainda tinha uma vista muito bonita da janela do nosso quarto.

O café da manhã é dos deuses e conta com pães de fabricação própria e outras guloseimas. Aos finais de semana o buffet do café é aberto ao público e pode ser uma opção de passeio matinal após visitar a Mureta da Urca. Você pode conferir mais hospedagens na Urca aqui.

Vista do quarto do Hotelinho Urca GuestHouse
Vista do quarto do Hotelinho Urca GuestHouse

Na Urca você também encontrará muitos apartamentos e casas para alugar pelo Airbnb e se precisar de um descontinho, nós te damos até 350 reais através desse link se for a sua primeira reserva. Você pode conferir como reservar pelo Airbnb aqui.

Mureta ou Pobreta?

Eis a dúvida de muitos: Mureta ou Pobreta da Urca? Se você estiver com disposição para caminhar e com o orçamento um pouquinho mais folgado, almoce no segundo andar do Bar Urca e em seguida vá caminhando até o ponto conhecido como Pobreta da Urca. Assim, você conhece quase toda a Mureta da Urca e finaliza o seu dia na pobreta, curtindo um pôr do sol e bebendo uma cervejinha mais em conta. =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

6 Comments

  1. Adorei a vista da Mureta da Urca, com certeza um lugar que visitaria. Quando for vou aproveitar para ver o por do sol da pobreta da urca, deve ser ainda mais incrível. Boas dicas

  2. Adorei a Mureta da Urca e também a sua irmã mais pobre, haha. Dois sítios fantásticos para tirar fotos e aproveitar um final da tarde. Dica anotada para o meu regresso ao Rio de Janeiro

  3. Que giro! Nunca tinha ouvido falar desse lugar, Mureta de Urca! Incrível. O Brasil deve ser mesmo um destino de viagem fabuloso e cheio de lugares incríveis para descobrir.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras