Atualizado em 6 de junho de 2020

A região serrana do Rio de Janeiro é um dos lugares que nós mais gostamos para dar aquela escapada, principalmente de final se semana. Dentre as cidades, Teresópolis é uma das mais que mais nos atrai, seja pelas belezas naturais ou pela gastronomia. Desta vez, subimos a serra novamente para participar do 5° Encontro de Viajantes do Intrip, um encontro de blogueiros de viagens que amam viajar, assim como nós, e fizemos um roteiro em Teresópolis perfeito para quem tem pouco tempo disponível.

O organizador do evento foi o Fabio, da The Exp e do blog Intrip. Morador da cidade, ele fez questão de montar um roteiro de final de semana redondinho para quem chega na sexta à tarde e vai embora no domingo após o almoço.

Roteiro em Teresópolis para um fim de semana

Dia 1 – Sexta-feira

Eu sei que você acabou de chegar em Terê, mas por que não começar seu roteiro em Teresópolis hoje mesmo?

Faça seu check in no hotel, descanse um pouquinho e vá jantar em um dos melhores restaurantes da cidade. Aliás, como dica de hospedagem, indicamos a Pousada Terê Parque e neste post aqui contamos como foi a nossa estadia por lá. Outro hotel que já nos hospedamos e também gostamos foi o Athos Hotel.

Para jantar, o restaurante Don Phillipe Gastronomia é uma pedida e tanto para uma sexta à noite. Com um ambiente acolhedor e especializado em massas, o carro chefe da casa é o Spagheti al grana padano, onde o chefe finaliza a preparação do prato bem na sua frente.

Além disso, o restaurante é um bom local para beber cervejas artesanais. É possível experimentar rótulos de várias cervejarias que fazem parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. Caso você goste de turismo cervejeiro, leia aqui como é visitar a cervejaria St. Gallen em Teresópolis, confira aqui como é o tour pela fábrica da Bohemia em Petrópolis e leia aqui como é fazer o tour pela Baden Baden em Campos do Jordão.

Dia 2 – Sábado

Levante-se cedo da cama e vá em direção ao Mirante do Soberbo, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Aproveite para visitá-lo de manhã, quando ainda não há muitos turistas no local.

Mirante do Soberbo Roteiro em Teresopolis RJ
Mirante do Soberbo

Em seguida, vá até o Parnaso, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Você pode tanto ficar pelas áreas comuns do parque como também fazer alguma pequena trilha. Uma sugestão é a Trilha do Poço Dois Irmãos, bem curtinha e fácil.

Poço Dois Irmãos Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Poço Dois Irmãos

Se você quiser ficar o dia inteiro no parque, leve um lanchinho e faça outras trilhas pelo local. Caso contrário, vá almoçar no Viva Itália, um complexo de restaurante, sorveteria e pastifício, especializado em comida italiana. Para ler mais sobre ele e sobre diversas outras dicas do que fazer em Teresópolis clique aqui.

Encerrando o roteiro em Teresópolis para esse sábado, a sugestão para noite é um jantar no Varietá Grill. O restaurante possui um cardápio variado em forma de buffet e você encontrará desde churrasco a comida japonesa. Além disso, as sobremesas são muito gostosas.

Dia 3 – Domingo

É o último dia do seu roteiro em Teresópolis e por isso daremos uma dica mais cultural. Após fazer o check out no hotel, a primeira sugestão de passeio de hoje é o Museu Sobrado José Francisco Lippi. Por lá você encontrará muito da história da cidade através de documentos, mobiliários e vários outros objetos do final do Século XIX. Acrescente a isso a simpatia do Sr. Lippe e Sra. Regina, sua esposa, e você terá um momento de muita imersão cultural.

Em seguida, aproveite para almoçar em um lugar diferente e descolado, o Paradise Garage Special Pub. O lugar é uma mistura de restaurante com garagem de modificação automotiva e apesar desse misto ter tudo parada dar errado, não dá, não. O ambiente é diferenciado e agradável. A comida também é gostosa, embora a nossa carne não estivesse tão macia quanto imaginávamos.

E antes de voltar pra casa….

Por fim, antes de voltar para casa, encerre seu roteiro em Teresópolis dando uma passadinha na Granja Comary para conhecer um pedacinho da casa da seleção brasileira de futebol e termine se encantando com o Lago Comary e sua vista para a Serra dos Órgãos após um fim de semana de muitas belezas.

Lago Comary roteiro em Teresopolis
Lago Comary

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Quem marcou presença no 5º Encontro de Viajantes do Intrip

Encontro Intrip

Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda(Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Gardens) (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips),Mauricio Oliveira(Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine),Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem),Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras),Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

29 Comments

  1. Quanto lugar lindo! Adorei o post! Quando fomos em Teresópolis, só passamos rapidinho, não conheci nenhum destes lugares e amei as dicas. E o que é este restaurante e estas sobremesas, hein? Delícia!!!

  2. Gente! Acabei de ler um post lindo da Zê sobre Teresópolis e agora o seu!! Vocês querem que eu arrume as malas e vá pra lá amanhã mesmo?! Natureza, friozinho, comida boa! Gente! O que estou fazendo aqui em Brasília!!?? Hahaha! Beijos!

  3. Esse encontro deve ter sido incrível! Cheio de lindas paisagens, comidas gostosas e companhias boas!
    Adorei as fotos!

  4. Caramba, que encontro legal, ainda mais numa cidade que amamos como Teresópolis. Esse museu do Sr. Lippi parece ser muito legal, e não conheço! Parabéns pelas dicas!

  5. Acompanhei pelas redes sociais e parece que o encontro foi maravilhoso! E como não poderia deixar de ser, com lugar lindo+gente boa+frio+comidinhas deliciosas? 🙂

  6. Que legal esse encontro de blogueiros ! Quem estava por ai ? E essa degustação, meu Deus ! So abriu mais a fome que seguro faz umas horas KKK

  7. Julia Herling Responder

    Geeenty, tb quero participar de um encontro como esse. Nossa, deve ter sido incrível, cheio de boas surpresas, risadas e troca de experiência. Demais! E, claro, do jeito que a gente mais gosta: viajando!
    Parabéns pelo post, ainda não conheco Teresopolis e fiquei encantada com as fotos que postou. Marido já quer degustar essa cervejinha local 😉 Beijao

  8. Dheboraaaa que legal esse lugar, eu gosto de um pub hein!! kkkkkk Aqui na Bahia não tem, sinto falta!
    E fiquei com água na boca dessa carne com risoto =( hauhuhaa Deve ter sido mt bacana esse encontro… A gente aprende demais né?? Obrigada pelas dicas!! Beijoo

  9. Ai gente, vcs me matam com essas dicas de Teresópolis. Sempre vou ao Rio, mas nun ca consigo abandonar a praia! Mas juro que ainda vou conseguir! rs

  10. saudade imensa dessa cidade, passei grande parte da infancia e adolescencia la e até hj penso em morar la.. rsrs acho linda, organizada, etc…. muito legal o encontro de vcs! me interessei pela palestra do voluntariado

  11. Que demais esse encontro e que lugar lindo, hein? Da próxima vez que eu for ao Rio, quero passar em Teresópolis para conhecer melhor.

  12. Fui a Teresópolis e não consegui ir no parque da serra dos órgãos, achei muito bonito pelas fotos, nesse meio de ano pretendo ir para o Rio e Teresópolis, Gostei das dicas

  13. Nossa, esse encontro deve ter sido o máximo! Cada passeio mais bacana que o outro, Teresópolis parece ser um lugar muito agradável! Desejei fortemente o espaguete com grana padano (amo quando os restaurantes preparam assim, dentro do queijo, na nossa cara hahaha) e o risoto de parmesão. Ótimas dicas!!!

  14. Que bacana esse encontro casal! Aproveitaram bem o final de semana nesta cidade incrível! Gostei bastante de todos os pratos, são de deixar qualquer um com água na boca! E os passeios pela cidade com certeza merecem destaque também. Obrigado por compartilhar!

  15. Débora Savaget Responder

    Teresópolis deve ser um daqueles lugares que sempre vamos querer voltar! Ainda não conheço, mas está na minha listinha de desejos rs

  16. Caroline Rivera Responder

    Que delícia encontro em Terê!
    Estamos loucos para passar uns dias lá… já conhecemos Petrópolis, mas Teresópolis ainda não.

    Linda vista do Mirante do Soberbo.
    E o Parque Nacional da Serra dos Órgãos sou louca para conhecer.

    Adorei essa dica do Paradise Garage Special Pub com shows de rock! A gente adora.

    Beijokas

  17. Que delícia de final de semana!!! Muito boa ideia fazer um encontro e ainda passear por essa cidade maravilhosa! Quero participar do próximo encontro e trocar experiência com vocês. Beijos

  18. Esses encontros são tão legais, afinal é uma ótima troca de experiencias. Nós já tínhamos visto o outro post sobre Teresópolis e já tínhamos nos encantados, esse post veio só para completar o outro e deixar a gente morrendo de vontade de conhecer essa cidade. Obrigado pelas dicas.

  19. Que delicinha de lugar! Tudo o que eu adoraria para curtir um final de semana. Adorei a dica! Com certeza irei programar quando for ao Rio de Janeiro. Obrigada pela dica! =)

  20. Legal demais! Essa região é incrivelmente linda. Moramos no Rio de Janeiro e sempre que temos um tempinho extra no final de semana, tentamos dar uma fugidinha para a serra.

    Parabéns pelo encontro e pelo post. Demais!

  21. Adorei conhecer vocês! Final de semana maravilhoso! Terê é um encanto de cidade, né? Espero voltar em breve pra poder ficar mais tempo e curtir mais cada lugarzinho desse! Indo ler as outras dicas 🙂 Beijos

  22. Teresópolis tem muitos encantos e considero uma ótima opção para curtir o final de semana fora da correria do Rio de Janeiro. Adoro o Parnaso, muitas opções de trilhas e cachoeiras para todos os níveis 😉 Curti o Pub 😉

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.