Trekking no Perito Moreno: uma lua de mel diferente

Esse era o grande motivo de termos escolhido passar a lua de mel na Patagônia Argentina. Sim, queríamos conhecer a geleira mais famosa da região! E mais que isso, queríamos fazer  o trekking no Perito Moreno. E daí que ouvimos tantas vezes que estar em meio à geleiras não era programa para recém casados? Nem ligamos! Nós sabíamos que tudo o que precisávamos naquele momento era uma viagem desse tipo.

Nós não passamos frio na Patagônia! Ficamos super quentinhos e contamos para vocês como usar as roupas adequadas!

Glaciar Perito Moreno visto das passarelas do Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares

Era uma quarta-feira do início do mês de outubro. A primavera já havia começado, mas o clima ainda era o de inverno patagônico. Acordamos cedo e constatamos que não tínhamos a quantidade de lanche necessária para levar para o passeio.

No dia anterior havíamos comprado biscoitos, água e empanadas para levar, tudo conforme as orientações do guia. Não havia frigobar no nosso quarto do hotel e achamos uma excelente ideia deixar as empanadas em uma mesinha na varanda do nosso quarto, do lado de fora mesmo. Afinal, não queríamos que estragasse. O final vocês já podem imaginar. Na manhã do dia do passeio percebemos que algum bicho havia comido uma parte do nosso lanche. Todos sabiam que isso iria acontecer… todos, menos nós.

Refúgio Hielo y Aventura Perito Moreno
Refúgio da Hielo y Aventura próximo ao local onde se inicia o trekking no Perito Moreno

Pontualmente uma van da empresa Hielo y Aventura apareceu para nos buscar. Aliás, eles são a única empresa que realiza atividades dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Pegamos um ônibus que percorreu o percurso de 80 km do centro de El Calafate até a entrada do parque. Pelo caminho paisagens lindíssimas nos acompanhavam. Da janela eu já conseguia ver um lago com alguns pedaços de gelo. Eram pedaços soltos e pequenos, mas era algo que nunca havia visto antes. Todos vindos do desgelo, segundo o nosso guia. Eu estava ansiosa para chegar logo e mais ansiosa ainda para o trekking no Perito Moreno

Saiba mais sobre a cidade de El Calafate, na Patagônia Argentina!

Quando o Glaciar Perito Moreno vira plano de fundo

Perito Moreno pela primeira vez

O ônibus mal estacionou e ele já estava lá. Enorme, imponente e ofuscando a vista de uma forma absurda! Tentei tirar o óculos escuros para ver melhor, mas a combinação de céu claro com aquela enorme geleira que estava mais pra azul do que pra branco não deixava a vista confortável.

Glaciar Perito Moreno Parque Nacional Los Glaciares
A primeira vista do Glaciar Perito Moreno, logo assim que o ônibus parou.

Mas desconfortável mesmo era só a claridade nos olhos. Andar por aquelas passarelas diante daquele enorme bloco de gelo só trazia uma paz enorme! Até mesmo o local estando um pouco cheio. Pessoas se aglomeravam nas beiradas. Todos queriam um espacinho com a melhor vista para uma foto que possivelmente seria a melhor da viagem. A disputa do m² mais valorizado das passarelas só aconteceu até o momento em que todos ouviram um estrondo enorme. Era um pedaço de gelo se desprendendo do glaciar e caindo no lago. Alguns filmaram, outros conseguiram fotografar o momento, e nós agradecemos por termos parado de filmar justamente naquela hora. Só assim conseguimos apreciar o momento da forma merecida.

A passarela começando a ficar cheia
Perito Moreno Passarelas
Ver um pedaço de gelo se desprender foi algo realmente incrível

Eu olhava para o Rafael e tinha certeza que ele estava pensando o mesmo que eu. Se subir e descer aquelas passarelas já estava sendo incrível, não restava dúvidas de que o trekking no Perito Moreno seria mais ainda. Como ainda faltava um tempo até o horário do nossa trilha, optamos por comer algo na lanchonete do parque. Um cheeseburger e um refrigerante. Os 18 dólares mais baratos da minha vida. Eu não estava mais preocupada com o que havia acontecido com parte do nosso lanche e muito menos com o fato de ter que gastar um dinheirinho (ou dinheirão) ali.

Glaciar Perito Moreno
Olhando assim parece até pequeno

Trekking no Perito Moreno

Finalmente chegou o tão esperado momento. Fomos até o ponto de encontro para começar o trekking no Perito Moreno. Pegamos o ônibus novamente e fomos até um porto de embarque. Embarcamos em um barco e navegamos até um local onde eles chamam de Refúgio. A navegação até o refúgio já vai te deixando impressionado. Somente de dentro d’água foi realmente possível ter noção da dimensão do Glaciar Perito Moreno. Até hoje está na minha lista de paisagens mais impressionantes que já vi em minhas viagens.

Se você gosta de aventura não pode perder esse post sobre o Off-Road em Ushuaia!

Da janela do ônibus já dava para ver a beleza que nos aguardava
O barco ficava minúsculo próximo ao Perito Moreno

Assim que desembarcamos eu fiquei meio sem acreditar que realmente iria fazer o trekking no Perito Moreno. Eu olhava para aquela imensidão de gelo e pensava como que chegaríamos até os pés dele. Subimos até o refúgio pois era o momento de guardar algumas coisas no guarda-volumes. Havia luvas disponíveis para aqueles que não tinham, pois não é permitido fazer o passeio sem elas. Até pegamos um par cada um, embora já tivéssemos as nossas. Queríamos garantir que nada de errado acontecesse.

Perito Moreno refúgio
Essa foi a vista assim que desembarcamos e subimos para o refúgio

Trilha até o Perito Moreno

Para começar o trekking no Perito Moreno é necessário seguir por uma trilha até a sua base. O enorme grupo foi dividido em dois. Um grupo em espanhol e outro em inglês. Seguimos com o grupo em espanhol por um percurso tranquilo onde o guia nos explicava um pouco mais sobre a formação das geleiras, sobre a vegetação local e sobre a história do Glaciar Perito Moreno.

Era simplesmente impossível não parar para apreciar e fotografar. Sim, eu estava cada vez mais impressionada com aquela vista e mais certa ainda de que não importa quantos lugares eu conheça nessa vida, a natureza sempre irá me surpreender

Mini Trekking no Perito Moreno

Poderíamos ter escolhido fazer o Big Ice, um percurso mais longo de trekking no Perito Moreno. Mas como nós não queríamos pagar nada antecipado antes da viagem escolhemos fazer o Mini Trekking, um percurso menor. Mas numa boa? Nos foi o suficiente para aquele momento.

Após mais uns minutos de caminhada, entramos de fato na base do Glaciar Perito Moreno. Percorremos mais alguns metros até um ponto onde é necessário parar e calçar os grampos. Nesse momento os guias dão informações de como caminhar no gelo. Já havíamos ouvido essas informações quando fizemos o trekking no vulcão Villarrica, mas mesmo assim fiz questão de prestar o máximo de atenção.

Quer saber como foi o nosso trekking no Vulcão Villarrica?

Começamos a subir o Perito Moreno. A partir daqui é obrigatório o uso dos grampos.

Seguimos em fila indiana por um percurso que muda a cada dia, segundo os guias. Fendas que hoje estão em um lugar, amanhã podem não estar mais. Sumidouros que aparecem da noite pro dia. Pequenos lagos em meio à geleira. Coisas que eu só havia visto em documentários do National Geographic. E agora estava vendo ali, perante meus olhos. Algo que nem em um milhão de anos eu conseguiria descrever e explicar.

Um grupo um pouco mais à frente
Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
Quando o branco se torna lindo…

A melhor sensação do dia…

Sim, eu estava caminhando em uma geleira com mais de 5 km de extensão. Sim, eu estava andando em um bloco de gelo com mais de 50 metros de altura. Sim, eu estava completamente imersa e encantada com aquilo tudo. Continuamos em trilha e me assustei quando enfiei o pé em uma enorme poça de água. Agradeci imensamente por estar com a minha bota impermeável e não ser o menino com tênis all star atrás de mim.

Céu e gelo se juntando em um azul irado!

Fizemos uma parada para fotos em um ponto bem alto do glaciar. Havia mais uma poça de água. Eu parei do lado e perguntei ao guia se aquela água poderia ser bebida. Após a confirmação dele nós não hesitamos. Tiramos as luvas, abaixamos e com as nossas próprias mãos bebemos da água mais gelada de nossas vidas. Várias pessoas fizeram o mesmo. E não sei porquê, mas isso parecia simplesmente nos energizar.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
Bebendo água direto da geleira

Um gelo direto da fonte

O trekking no Perito Moreno estava chegando ao fim. E para comemorar um momento tão marcante nos foi servido um whisky com gelo do glaciar. Lembro até hoje da empolgação das pessoas quando um dos guias começou a talhar a geleira, extrair pequenos pedaços de gelo e depositá-los nos copos que estavam em um carrinho.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
O melhor brinde da lua de mel!

Eu que nem gosto de whisky não pensei duas vezes. Eu tinha que acompanhar o Rafael naquele que seria o melhor brinde da lua de mel.

Quem disse que não pode ter romance no trekking?

Não é só na praia que o pôr do sol é bonito

Iniciamos o trajeto de retorno, tiramos os grampo e seguimos a trilha de volta ao refúgio. No caminho, um pequeno mirante. Momento de parar e apreciar novamente aquela vista sensacional.

Mini Trekking no glaciar Perito Moreno
E na trilha de volta para o refúgio, um mirante para a última foto.

Pegamos novamente o barco que nos levaria de volta ao porto. Estava bem frio e ventando muito, mas decidimos que iríamos encarar o andar de cima, que era aberto. Não nos arrependemos nem um pouco. Quem diz que lua de mel boa só é aquela que se passa na praia provavelmente nunca viu o sol se pondo atrás do glaciar Perito Moreno.

Informações importantes:

• Ambos os trekkings só ocorrem em boas condições climáticas. Durante o inverno é bem provável que não haja nenhum deles.
  • Caso você queira fazer o Big Ice o ideal é fechar antecipadamente pela internet.
  • Para consultar os valores confira o site da Hielo y Aventura.
  • Roupas adequadas são imprescindíveis. Roupas impermeáveis e corta-vento, de preferência. Você estará em meio à geleiras.
  • Há lanchonete somente na área das passarelas do parque e o preço é caro. Se quiser garantir, leve algum tipo de lanche.
  • Banheiro somente na área das passarelas ou no refúgio. Portanto, vá antes de começar a trilha.
  • Óculos de sol é imprescindível. O reflexo da luz no gelo é algo bem ruim para as vistas.
  • Os guias vão te falar isso, mas não custa nada reforçar: atenção na trilha! Embora não tenha um nível de dificuldade elevada andar com com grampos no gelo pode ser perigoso.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

28 thoughts to “Trekking no Perito Moreno: uma lua de mel diferente”

1. Nossa, que lindo esse lugar. Deve ter sido inesquecível ver ao vivo essa geleira. Conheço uma pessoa que já rodou 49 países e ela foi taxativa em dizer que o Perito Moreno foi a coisa mais bonita que viu. Acho que dá pra ser romântico num trekking sim, parar e admirar um lugar desse sem estar preocupado com nada e estar do lado de quem ama, não tem nada mais romântico. Parabéns pelo post! Vou ficar sonhando com as imagens desse lindo lugar.

2. Ahhhh!!! A Lua de Mel dos meus sonhos!!! Que show!!! Sou louca, louca, louca pra fazer este roteiro! Deve ser lindo demais, incrível demais! Amei o post e as fotos estão maravilhosas! Parabéns!

3. Que máximoooo! Adorei!
    Sabe que também sempre ouvi que destinos frios não eram para lua-de-mel.. Pura bobagem né?
    Amei o post! Vou compartilhar com uma amiga que está cogitando a ideia de viajar para a Patagônia para celebrar seus 10 anos de casamento.
    Bjos, adorei!

4. É verdade que trekking na Patagônia não é a primeira coisa que a gente lembra quando pensa em lua de mel rs Mas o lugar é maravilhoso e as paisagens divinas, vale sempre a pena ir!

5. Woww. Deve ter sido uma experiência incrível tudo isso eim. Adorei o jeito que contou tudo é as suas fotos estão sensacionais. Muito bom.
    Quero muito conhecer esse lugar um dia.

Obrigado por compartilhar.

6. Uau! Que lua-de-mel diferente MESMO! Adorei… prefiro o frio pra namorar que o calor. E com essa paisagem, nada mais romântico. O problema são as dores no corpo no dia seguinte depois de um trekking assim… hahaha

7. Que lugar é esse meu Deus, essas fotos suas ficaram DEMAIS, deve ter sido uma sensação indescritível caminhar sobre o glaciar e conhecer essa maravilha, pena que o planeta esta em constante mudança com o aquecimento, como disse fendas que surgem, lagos no meio da geleira, uma pena.

8. Lua de mel diferente é comigo mesmo! hahaha AMEIIII a de vocês, que máximo esse trekking… Fiquei com vontade de conhecer, acho que minha coluna aguenta de boas =D kkkkk parabéns pelo post Dhebora!! Beijoss

9. Poxa, pra que praia ne?! rsrs Adorei a ideia de uma lua de mel diferente, fora do comum. Amo praia, mas tb escolheria algo inesquecível, algo que lembrasse pro resto da vida. E pelo post deve ter sido uma experiencia incrivel!! Fiquei com vontade de ir!!

10. Faz semanas que sonho em ir para a Patagonia Argentina e conhecer o glaciar. Com meu marido e nossos bebês, ja rodamos mais de 40 países e centenas de praias, em busca das mais lindas. Finalmente, o que me da vontade agora é poder ver, dos meus proprios olhos, essa maravilha da natureza.
    Qual epoca voce acha melhor para ir ? Podemos alugar kayak é andar pela lagoa ?

11. Dhebora que viagem mais linda! Nossa, deve ser uma sensação muito diferente visitar um lugar assim.. Sou louca pra conhecer! Gostei muito do post principalmente das suas informações complementares no final. Info essenciais!

12. Isso sim foi uma uma lua de mel TOP. Eu também optaria por essa TRIP em vez de uma lua de mel ” convencional ” sou louco para conhecer o Perito Moreno, Ja pesquisei bastante sobre o Glaciar. Tem tantos lugares para conhecer que fica difícil escolher, estou na duvida entre mochilão no ano que vem ou Patagônia…

13. Uma lua de mel completamente diferente e única! Adoooorei. Só pelas fotos já vi o tanto que é lindo esse lugar. Parabéns, arrasou nas fotos!

14. Que lua de mel diferente! Bem aventureiros.
    E o lugar é lindo demais.

Pôoooo, all star nesse gelo deve ter sido bem difícil hahaha. Corajoso esse.

Tô babando nas fotos.

Uauuu, whisky com gelo do glaciar! Demais hein.

Parabéns casal! Beijokas

15. Ah! Quer programa melhor que esse pra lua de mel?! Como assim? Esse trekking é fantástico! Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. É muito emocionante andar numa geleira como aquela. Adorei relembrar essa minha viagem através do seu post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *