Atualizado em

Conhecer o Glaciar Perito Moreno foi um dos grandes motivos de termos escolhido passar a lua de mel na Patagônia Argentina. Nós queríamos conhecer a geleira mais famosa da região e, mais que isso, queríamos fazer o Mini Trekking no Perito Moreno. E daí que ouvimos tantas vezes que estar em meio às geleiras não era programa para recém casados? Nem ligamos! Nós sabíamos que tudo o que precisávamos naquele momento era uma viagem desse tipo. Por isso, vamos contar pra vocês como é a experiência de caminhar sobre uma das maiores geleiras do mundo.

Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno no Parque Nacional Los Glaciares

Mini Trekking no Perito Moreno: saiba tudo sobre esse passeio no Parque Nacional Los Glaciares

Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate, o Glaciar Perito Moreno é um dos mais importantes do planeta porque é uma das maiores reservas de água doce do mundo. Uma das coisas mais interessantes a seu respeito é que, ao contrário da maioria das geleiras mundo afora, o Perito Moreno cresce a cada dia, ao invés de derreter. Isso por si só já é um grande motivo para conhecê-lo, mas o glaciar tem mais a oferecer.

Para visitá-lo é necessário fazer o tour até o parque e então, você pode vê-lo das passarelas ou fazer algum trekking em sua superfície. Há ainda alguns passeios de navegação que somente passam em frente ao glaciar, mas desses nós não fizemos nenhum.

Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares fica a cerca de 80 km de distância de El Calafate, algo em torno de 40 minutos em um percurso tranquilo. Você pode ir até o parque por conta própria, através de um carro alugado ou então de ônibus, saindo da rodoviária de El Calafate. No entanto, a forma mais fácil é através de alguma agência, principalmente se você pretende fazer algum dos passeios que funcionam lá dentro. Até onde eu sei, é necessário contratá-los com antecedência – com exceção da navegação mais básica – e sua grande maioria inclui o traslado até o Parque Nacional.

Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno como plano de fundo

Como iríamos fazer o Mini Trekking no Perito Moreno, já havíamos resolvido toda a nossa logística até o parque. Tanto o Mini Trekking como o Big Ice (o outro e mais longo trekking que ocorre no Glaciar Perito Moreno) são vendidos somente por uma única operadora de turismo, a Hielo y Aventura. Eles são responsáveis por operar todos os passeios dentro do parque nacional. Sim, você verá outras empresas revendendo esses mesmos passeios, o que significa que você também pode comprar através delas numa boa, como é o caso da Brasileiros em Ushuaia, por exemplo. Em todos os casos, é necessário pagar à parte a entrada no parque. Atualmente, o valor é de 800 pesos argentinos (+ou-73 reais). Para maiores informações sobre os horários de funcionamento, consulte o site oficial.

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

Estrutura do parque

O Parque Nacional Los Glaciares conta com estacionamento, banheiros e uma lanchonete com preços bem puxados. Papo de 15 dólares um lanche bobo! Nessa parte, nós nos ferramos bonito. No dia anterior havíamos comprado lanches para levar, mas tivemos a brilhante ideia de deixar na varanda, do lado de fora do quarto, para não estragar, já que não tínhamos frigobar – ideia de maluco total! Aí vocês já imaginam o que aconteceu, né? Lógico que algum bicho comeu! Ou seja, tudo isso pra falar pra vocês não esquecerem seus lanches!

Passeio até o Glaciar Perito Moreno

Às 7 da manhã, pontualmente, a van da empresa Hielo y Aventura apareceu para nos buscar. No meio do caminho trocamos para um ônibus, juntando todo o grupo que faria o passeio nesse dia. Assim que chegamos no parque, mal estacionamos e dali mesmo já dava para vê-lo. Ele, o todo imponente, Glaciar Perito Moreno. Confesso que o céu super azul refletindo na geleira me deu um pouco de dificuldade para tirar o óculos escuros. Mas encarei o risco. Eu precisava ver aquilo sem filtro. A partir daquele momento era cada um por si até o horário marcado para o mini trekking. Decidimos, então, caminhar logo pelas passarelas e apreciar o visual que, até então, era único em nossas vidas. Um adendo: até hoje, 2019, ele continua sendo único. Mas, vamos continuar.

Glaciar Perito Moreno
Ele, o Perito Moreno

O dia completamente claro, quase sem sinal de nuvens no céu certamente afetaria a quantidade de pessoas no parque. As passarelas estavam bem cheias. Ainda de uma das partes mais acima víamos várias formiguinhas vidradas com o que estava à frente delas. Em breve seríamos nós, sem dúvidas.

Circuito pelas passarelas

Descemos até o ponto onde ficaríamos cara-a-cara com o Todo Poderoso. Neste momento, o primeiro choque. O bicho é grande mesmo! Todos se aglomeravam nas beiradas tentando, em vão, estar o mais próximo possível do Glaciar Perito Moreno. O segundo choque acontece quando percebemos que, mesmo em meio a tanta gente, a sensação de paz era grande. Coisa que só a natureza é capaz de fazer com as pessoas.

Parque Nacional Los Glaciares
Um cantinho vazio nas passarelas do parque

A disputa do m² mais valorizado das passarelas só aconteceu até o momento em que todos ouviram um estrondo enorme. Todo mundo paralisou por um instante. Era um pedaço de gelo se desprendendo do glaciar e caindo no lago. Alguns filmaram, outros conseguiram fotografar e nós agradecemos por termos parado de filmar justamente naquela hora. Apreciamos o momento da forma merecida.

Glaciar Perito Moreno
Vista das passarelas

Seguimos para completar o circuito pelas passarelas. Ao todo, são 5 km de percurso entre escadas, áreas planas e um pedacinho do Glaciar Perito Moreno a cada novo ângulo. Em alguns momentos, um pedação mesmo. Rs.

Glaciar Perito Moreno El Calafate
Um pedação do Glaciar hehe

Mini Trekking no Perito Moreno

Voltamos até o ponto de encontro e entramos no ônibus novamente. Seguimos por uma estradinha até o porto de embarque. Entramos no barco e seguimos até um ponto que eles chamam de Refúgio. O caminho até lá já é incrivelmente lindo e somente ali temos um pouco de noção do quão grande é o Glaciar Perito Moreno. Dentro do refúgio é possível deixar alguns pertences no guarda-volumes e eles também oferecem luvas para quem não tem, já que não é permitido fazer o Mini Trekking no Perito Moreno sem elas.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno
Por essa foto dá pra ter ideia do tamanho do Perito Moreno

Trilha até os pés Glaciar Perito Moreno

Para começar o trekking no Perito Moreno é necessário seguir por uma trilha até a sua base. O enorme grupo foi dividido em dois: um guiado em espanhol e outro em inglês. Seguimos com o grupo em espanhol por um percurso tranquilo onde o guia nos explicava um pouco mais sobre a formação das geleiras, a vegetação local e além disso, sobre história do Glaciar Perito Moreno.

Era simplesmente impossível não parar para apreciar e fotografar. Sim, eu estava cada vez mais impressionada com aquela vista e mais certa ainda de que não importa quantos lugares eu conheça nessa vida, a natureza sempre irá me surpreender!

Enfim… o trekking!

Poderíamos ter escolhido fazer o Big Ice, uma trilha mais longa no Glaciar Perito Moreno. Mas como nós não queríamos pagar nada antecipado antes da viagem em si, escolhemos fazer o Mini Trekking, um percurso menor. Mas, numa boa? Foi o suficiente para o momento. No entanto, caso você queria fazer o Big Ice, o ideal é fechar com antecedência, já que ele se esgota bem rápido.

Glaciar Perito Moreno
Olhando assim parece até pequeno, né? rs

Após mais uns minutos de caminhada, finalmente pisamos no Glaciar Perito Moreno. Percorremos mais alguns metros até um ponto onde é necessário parar e calçar os grampos. Nessa hora os guias dão informações de como caminhar e se comportar no gelo. Já havíamos ouvido essas instruções quando fizemos o trekking no vulcão Villarrica, mas mesmo assim, fiz questão de prestar o máximo de atenção.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno
Muito amor por esse lugar!

Seguimos em fila indiana por um percurso que muda diariamente, segundo os próprios guias. Fendas que hoje estão em um lugar, amanhã podem não estar mais. Sumidouros que aparecem da noite pro dia. Pequenos lagos em meio à geleira. Coisas que eu só havia visto em documentários do National Geographic. E agora estava vendo ali, perante meus olhos. Algo que nem em um milhão de anos eu conseguiria descrever e explicar.

A melhor sensação do dia…

Eu estava caminhando em uma geleira com mais de 5 km de extensão e mais de 50 metros de altura. O Mini Trekking no Perito Moreno é tão fantástico que eu poderia dizer que é tudo isso e mais um pouco!

Mini Trekking Perito Moreno El Calafate
Imensidão de gelo

Fizemos uma parada para fotos em um ponto bem alto do glaciar. Havia algumas poças d’água, então, eu parei do lado e perguntei ao guia se poderia beber delas. Após a confirmação nós não hesitamos. Tiramos as luvas, abaixamos e com as nossas próprias mãos bebemos da água mais gelada de nossas vidas.

O drink mais gelado de todos

O Mini Trekking no Perito Moreno estava chegando ao fim. E para comemorar nos foi servido um whisky com gelo diretamente do glaciar. Lembro até hoje da empolgação das pessoas quando um dos guias começou a talhar a geleira, extrair pequenos pedaços de gelo e depositá-los nos copos que estavam em um carrinho. Até eu que nem gosto da bebida não pensei duas vezes. Eu tinha que acompanhar o Rafael naquele momento. Afinal, com certeza esse seria o melhor brinde da nossa lua de mel.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno
Brinde com gelo da geleira

E para finalizar, não é só na praia que o pôr do sol é bonito

Começamos o caminho de volta, tiramos os grampos e seguimos a trilha novamente até o refúgio. Ao longo do caminho um pequeno mirante nos chamou a atenção. Era um convite para parar e apreciar novamente aquela vista sensacional.

Glaciar Perito Moreno El Calafate
Pequeno mirante no meio da trilha de volta ao refúgio

Pegamos novamente o barco de volta ao porto. Apesar de estar bem frio e ventando muito, decidimos que iríamos no segundo andar, que era aberto e com vista panorâmica. Ou seja, não perderíamos o visual por nada! Não nos arrependemos nem um pouco! Quem diz que lua de mel boa só é aquela que se passa na praia provavelmente nunca viu o sol se pondo atrás do Glaciar Perito Moreno.

LEIA TAMBÉM:

-Confira a nossa sugestão de roteiro em El Calafate para planejar os seus dias na cidade
-Veja o que fazer em El Calafate e se encante com a Terra dos Glaciares

-El Calafate combina com Ushuaia. Estenda a sua viagem até a cidade que é considerada FIm do Mundo, também na Patagônia Argentina.

Informações importantes:

  • Ambos os trekkings só ocorrem em boas condições climáticas. Durante o auge do inverno é bem provável que não haja nenhum deles. Ou seja, programe sua viagem certinho para não se desapontar.
  • Caso você queira fazer o Big Ice o ideal é fechar antecipadamente pela internet porque ele costuma
  • Para consultar os valores dos trekkings confira o site da Hielo y Aventura.
  • Roupas adequadas são imprescindíveis. Roupas impermeáveis e corta-vento, de preferência. Você estará em meio às geleiras e o frio é real.
  • Há lanchonete somente na área das passarelas do parque e o preço é caro. Se quiser garantir, leve algum tipo de lanche.
  • Banheiro somente na área das passarelas ou no refúgio. Portanto, vá antes de começar a trilha.
  • Óculos de sol é imprescindível, já que o reflexo da luz no gelo é algo bem ruim para os olhos.
  • Os guias vão te falar isso, mas não custa nada reforçar: atenção na trilha! Embora ela não tenha um nível de dificuldade elevada andar com com grampos no gelo requer atenção. E ainda assim, esse tipo de trilha sempre tem algum perigo, mesmo que pequeno.
  • Ademais, curta bastante, pois esse será o ponto alto da sua viagem!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

29 Comments

  1. Nossa, que lindo esse lugar. Deve ter sido inesquecível ver ao vivo essa geleira. Conheço uma pessoa que já rodou 49 países e ela foi taxativa em dizer que o Perito Moreno foi a coisa mais bonita que viu. Acho que dá pra ser romântico num trekking sim, parar e admirar um lugar desse sem estar preocupado com nada e estar do lado de quem ama, não tem nada mais romântico. Parabéns pelo post! Vou ficar sonhando com as imagens desse lindo lugar.

  2. Ahhhh!!! A Lua de Mel dos meus sonhos!!! Que show!!! Sou louca, louca, louca pra fazer este roteiro! Deve ser lindo demais, incrível demais! Amei o post e as fotos estão maravilhosas! Parabéns!

  3. Que máximoooo! Adorei!
    Sabe que também sempre ouvi que destinos frios não eram para lua-de-mel.. Pura bobagem né?
    Amei o post! Vou compartilhar com uma amiga que está cogitando a ideia de viajar para a Patagônia para celebrar seus 10 anos de casamento.
    Bjos, adorei!

  4. Adorei..
    E minha lua de mel tem que ser neste estilo também…
    Bem mais interessante que o convencional, ainda mais nun lugar incrível deste que rende belas fotos e lembranças…

  5. viajei_compartilhei Responder

    Que delícia. Um sonho de viagem, ainda mais numa data especial como essa…adorei! Espero conhecer um dia.

  6. Nossa, minha mãe fez agora essa viagem há uns 2 meses e voltou encantada, falando que é uma viagem maravilhosa, que tudo é muito maravilhoso, com o post ó comprovei o que ela falou!

  7. É verdade que trekking na Patagônia não é a primeira coisa que a gente lembra quando pensa em lua de mel rs Mas o lugar é maravilhoso e as paisagens divinas, vale sempre a pena ir!

  8. Woww. Deve ter sido uma experiência incrível tudo isso eim. Adorei o jeito que contou tudo é as suas fotos estão sensacionais. Muito bom.
    Quero muito conhecer esse lugar um dia.

    Obrigado por compartilhar.

  9. Uau! Que lua-de-mel diferente MESMO! Adorei… prefiro o frio pra namorar que o calor. E com essa paisagem, nada mais romântico. O problema são as dores no corpo no dia seguinte depois de um trekking assim… hahaha

  10. Que massa esse trekking! Tenho muita vontade de conhecer estes lados da América do Sul e este glacial está na minha lista. Muito bom o relato e as fotos, parabéns!
    Um abraço

  11. Que lugar é esse meu Deus, essas fotos suas ficaram DEMAIS, deve ter sido uma sensação indescritível caminhar sobre o glaciar e conhecer essa maravilha, pena que o planeta esta em constante mudança com o aquecimento, como disse fendas que surgem, lagos no meio da geleira, uma pena.

  12. Lua de mel diferente é comigo mesmo! hahaha AMEIIII a de vocês, que máximo esse trekking… Fiquei com vontade de conhecer, acho que minha coluna aguenta de boas =D kkkkk parabéns pelo post Dhebora!! Beijoss

  13. Nossa, lua de mel bem diferente mesmo!! Mas o importante é ser a cara de vocês, e vamos combinar que o destino escolhido foi fabuloso, né?! Muito romântico esse pôr do sol!!

  14. Ótimo post amigos! Fui há 10 anos nessa belíssima região da Argentina, mas não fiz o trekking. Depois de ler seu relato (e babar nas fotos!), deu uma vontade imensa de voltar. Parabéns!

  15. Poxa, pra que praia ne?! rsrs Adorei a ideia de uma lua de mel diferente, fora do comum. Amo praia, mas tb escolheria algo inesquecível, algo que lembrasse pro resto da vida. E pelo post deve ter sido uma experiencia incrivel!! Fiquei com vontade de ir!!

  16. Alice e Bruno Pinheiro Responder

    Faz semanas que sonho em ir para a Patagonia Argentina e conhecer o glaciar. Com meu marido e nossos bebês, ja rodamos mais de 40 países e centenas de praias, em busca das mais lindas. Finalmente, o que me da vontade agora é poder ver, dos meus proprios olhos, essa maravilha da natureza.
    Qual epoca voce acha melhor para ir ? Podemos alugar kayak é andar pela lagoa ?

  17. Arrasaram no post! Bem completo e explicativo, adorei e já quero conhecer! Gostei muito da ideia de passar a lua de mel em lugar diferente e acredito que foi bem legal, não é mesmo?!

  18. Que feliiiiiiz estar lendo esse post, finalmente! Adoro sua escrita, amiga!
    Gostei muito do post e claro, do passeio como um todo. Com certeza esse foi o melhor whisky da vida 😀
    Bjs

  19. Dhebora que viagem mais linda! Nossa, deve ser uma sensação muito diferente visitar um lugar assim.. Sou louca pra conhecer! Gostei muito do post principalmente das suas informações complementares no final. Info essenciais!

  20. Só de ver essas fotos eu fico com frio rsrsrs amei o lugar, grande chance de conhecer esse paraíso, uma lua de mel super diferente. Parabéns pelo post!!!

  21. Muito bacana casal! Escolheram muito bem o destino! Conhecer esse glaciar deve ser uma experiência inesquecível mesmo! Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar! Espero poder visitar este lugar em breve!

  22. Isso sim foi uma uma lua de mel TOP. Eu também optaria por essa TRIP em vez de uma lua de mel ” convencional ” sou louco para conhecer o Perito Moreno, Ja pesquisei bastante sobre o Glaciar. Tem tantos lugares para conhecer que fica difícil escolher, estou na duvida entre mochilão no ano que vem ou Patagônia…

  23. caramba que lua de mel incrivel. começar uma relação a dois com tamanha cumplicidade. achei o maximo esse trekking. fiquei com vontade.
    parabens pelo post.

  24. Uma lua de mel completamente diferente e única! Adoooorei. Só pelas fotos já vi o tanto que é lindo esse lugar. Parabéns, arrasou nas fotos!

  25. Caroline Rivera Responder

    Que lua de mel diferente! Bem aventureiros.
    E o lugar é lindo demais.

    Pôoooo, all star nesse gelo deve ter sido bem difícil hahaha. Corajoso esse.

    Tô babando nas fotos.

    Uauuu, whisky com gelo do glaciar! Demais hein.

    Parabéns casal! Beijokas

  26. Ah! Quer programa melhor que esse pra lua de mel?! Como assim? Esse trekking é fantástico! Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. É muito emocionante andar numa geleira como aquela. Adorei relembrar essa minha viagem através do seu post!

  27. Débora Savaget Responder

    Meu Deus! Que lugar maravilhoso! Só paisagens lindas! Tô apaixonada, tô encantada! Quero conhecer!!! Adorei o post, parabéns!

  28. Pingback: Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre os Alpes Italianos

Deixe um comentário