Atualizado em 30 de agosto de 2020

Quando se ouve falar sobre Cabo Frio dificilmente a Praia das Conchas está no topo dos assuntos. Porém, te adianto que isso é um erro enorme, já que essa é uma das praias mais bonitas da cidade.

Além da beleza natural, a Praia das Conchas oferece mais do que um simples banho de mar. Afinal, é possível fazer até mesmo algumas trilhas nos seus arredores. Isso sem esquecer dos mirantes espetaculares com vista para o oceano que merecem muito mais atenção do que as simples paradas para as fotos.

Praia das Conchas em Cabo Frio
Praia das Conchas

Como é a Praia das Conchas em Cabo Frio

Com apenas 600 metros de orla, a Praia das Conchas é pequena, mas não menos atraente por isso. Localizada entre dois morros, um em cada ponta, seu formato de concha foi o responsável pelo seu charmoso nome, embora também seja possível encontrar uma conchinha ou outra pela areia.

Praia das Conchas
Praia das Conchas vista de cima

Suas areias são branquinhas e suas águas azuis geralmente são calmas, mas nem sempre tão agradáveis em termos de temperatura. Aliás, a água gelada é comum em várias praias de Cabo Frio, como na Ilha do Japonês, por exemplo, além de também ser presente em outros lugares da Região dos Lagos. A Praia Seca em Araruama e todas as praias que já visitamos durante o passeio de barco em Arraial do Cabo não nos deixam mentir. O mar dessas cidades possui cores lindas, mas frequentemente é bem gelado! Rs

Ao longo da orla da Praia das Conchas há quiosques e ambulantes também passam pela areia vendendo desde biquínis aos mais variados tipos de comida no auge do verão.

Trilha na Praia das Conchas

Mas como eu já disse anteriormente, há mais o que fazer na Praia das Conchas além de dar um mergulho.

A praia possui duas trilhas, uma em cada morro, e dependendo do horário em que você chegue, é possível juntar as duas trilhas no mesmo dia. Ao chegar na Praia das Conchas você verá o Morro do Vigia à esquerda (de quem está de frente pro mar) e a Ponta do Arpoador à direita.

Mirante Praia das Conchas
Morro do Vigia visto do alto da Ponta do Arpoador

Para o Morro do Vigia a trilha dura cerca de 1 hora, enquanto para a Ponta do Arpoador o caminho é de apenas 15 minutos, além de ser mais fácil. Como estávamos com o tempo apertado, fizemos apenas a trilha da Ponta do Arpoador e valeu a pena demais.

Mirante da Ponta do Arpoador na Praia das Conchas
Mirante da Ponta do Arpoador

Com uma vista panorâmica para toda a praia e para a enseada em si, o visual lá de cima da Ponta do Arpoador é impressionante. Embora seja curto, o caminho até o ponto mais alto do morro se revela cheio de mirantes e paisagens pitorescas.

Nos disseram que o pôr do sol é lindo lá do alto, um dos mais bonitos de Cabo Frio, mas infelizmente não podíamos ficar para assistir. Mas fica aí a dica para vocês!

Como chegar na praia

A Praia das Conchas fica localizada no bairro do Peró, um pouquinho afastado do centro turístico de Cabo Frio.

Da Praia do Forte, a principal e mais central da cidade, você deverá seguir em direção à Avenida Júlia Kubitschek, passar pela Ponte Feliciano Sodré e virar logo à direita.

Em seguida, continue pela famosa Rua dos Biquínis e vire à esquerda na Avenida Marlim. Depois você deverá pegar a Avenida dos Pescadores também à esquerda, e logo após à direita na Rua Cação. Pronto, você chegou. Rs. Mas basta colocar a Praia das Conchas no GPS que tá tudo certo! O local conta com estacionamento, mas durante o verão enche bem rápido.

Estacionamento Praia das Conchas
Um pedaço do estacionamento da praia

O carro é de longe a melhor forma de chegar na Praia das Conchas, então, caso você possa alugar um para percorrer a região, será melhor.

Alguns sites de aluguel como a RentCars oferecem pagamento online parcelado no cartão de crédito, o que facilita todo o processo de locação e ainda permite diárias mais em conta devido ao pagamento antecipado.

Mas se a sua opção for o transporte público, os ônibus 328 e 329 são os que deixam mais perto da Praia das Conchas, porém, você ainda terá que caminhar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo do seu ritmo.

Hotéis e pousadas na Praia das Conchas em Cabo Frio

Não há muitos hotéis e pousadas na Praia das Conchas. Aliás, a praia faz parte de uma área de proteção ambiental e por isso você não encontrará nenhum hotel próximo.

Porém, a cerca de 10 minutos de carro você consegue encontrar algumas hospedagens interessantes, principalmente mais pro lado da Praia do Peró, a principal do bairro.

Algumas alternativas interessantes nessa região de Cabo Frio:

Pousada Passagem dos Papagaios: a 2 km de distância da Praia das Conchas e da Praia do Peró, a pousada possui piscina e varanda em todos os quartos.

Peró Casa Triplex: a 5 km de distância da Praia das Conchas, a casa de três andares é uma excelente opção para quem viaja em grupo, já que conta com 4 quartos, churrasqueira e 3 vagas na garagem.

Pousada Sun Victory: muito bem avaliada na internet, a pousada é aconchegante, bem decorada e se encontra a 3 km da Praia das Conchas e apenas a 50 metros da Praia do Peró. Há quartos com hidromassagem, além de uma piscina disponível para os hóspedes.

A nossa hospedagem em Cabo Frio foi no Hostel Container, bem pertinho da Ilha do Japonês, em torno de 12 a 15 minutos de carro da Praia das Conchas, e nós adoramos o lugar. Ambiente bonito, acolhedor e totalmente sustentável! Porém, Cabo Frio possui muitas opções de hotéis e pousadas e você pode conferir aqui todas as opções da cidade.

Outra sugestão é alugar uma casa ou apartamento através do Airbnb. Há vários incríveis disponíveis na plataforma e através desse link nós te damos até 350 reais em desconto na sua primeira reserva.

No Airbnb você encontrará apartamento com vista para a Ilha do Japonês, casa de 3 quartos com piscina e jardim, casa com piscina e salão de jogos, cobertura com banheira de hidromassagem, entre outras opções, todas com ótimos preços e possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.

Onde comer na Praia das Conchas

A Praia das Conchas possui uma excelente estrutura de quiosques, com vários deles dando a opção de utilizar as mesas e cadeiras na areia. Os cardápios são variados, assim como os preços, mas todos têm os frutos do mar em comum.

Quiosque Tô na Boa Praia das Conchas
Quiosque Tô na Boa

Nós almoçamos no Quiosque Tô na Boa e tivemos uma ótima experiência. Nosso pedido foi anchova com arroz, pirão, salada, batata frita e aipim frito. Comida bonita, gostosa, de qualidade e extremamente bem servida. Eles disseram que era pra dois, mas servia mais pessoas tranquilamente.

Além das mesas e cadeiras na areia, o quiosque também possui ambiente interno, o que é uma ótima opção para quem não quer ficar na praia de fato. Mas o atendimento, que foi muito amigável, serve tanto a areia da praia quanto o salão interno do quiosque.

Dicas importantes para a sua visita

  • Como a Praia das Conchas é uma área de preservação ambiental em Cabo Frio, é necessário pagar uma taxa de preservação para visitá-la.
  • Para quem visita a Ilha do Japonês, não é necessário pagar novamente a taxa de preservação ao chegar na Praia das Conchas. Ou seja, a mesma taxa serve para ambos os lugares.
  • Durante a baixa temporada os ambulantes não passam com tanta frequência pela areia. Então, se você não pretende ficar em nenhum quiosque, leve algo para comer.
  • Se programe para chegar cedo na praia no auge do verão, caso contrário você terá problema para arranjar vaga no estacionamento.

Mais destinos de praia no Rio de Janeiro:

-Saiba o que fazer em Ilha Grande, na Costa Verde

-Conheça a Praia da Joatinga, uma das mais charmosas do Rio

-Praia dos Amores e Quebra-mar da Barra da Tijuca

-O incrível Mirante do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

O nosso almoço no Quiosque Tô na Boa foi uma cortesia do estabelecimento, no entanto, todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no Carioca Sem Fronteiras prezamos pela total transparência com o leitor.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 Comments

  1. Lindo lugar! Preciso conhecer, amo o RJ mas só conheço a capital e o centrinho de Búzios. Cabo Frio já vai pra minha listaa. Parabéns pelo post, adorei! =)

  2. Francisco Piazenski Responder

    Que legal seu relato, fui na praia das conchas alguns anos atrás, e de fato eu lembro que era muito bonita, água calminha, o único defeito de Cabo Frio é a água gélida!!! rsrs.. mas vale muito a pena!

  3. Que praia maravilhosa!! Vista incrível do Morrinho também! Adorei o nome do quiosque tô de boa aheuhw preciso voltar ao Rio e explorar essa região magnífica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.