Tá, eu sei que um fim de semana é muito pouco para curtir tudo o que esse lugar maravilhoso tem a oferecer. Mas, por outro lado, é quantidade mínima de dias necessários para ter um gostinho das principais praias da ilha. Já estivemos por lá diversas vezes, e em todas elas ficamos uma quantidade diferente de dias. No entanto, vamos dar as dicas do que fazer em Ilha Grande durante um fim de semana. Neste post você verá dicas de passeios, restaurantes e hotéis. Vamos lá?

Parnaioca
Praia de Parnaoica, uma das praias que conhecemos durante nosso fim de semana em Ilha Grande

O que fazer em Ilha Grande – sobre a ilha:

Ilha Grande é um arquipélago que faz parte do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. São mais de 100 praias que misturadas com a mata atlântica fazem qualquer não-amante da água salgada ver beleza em vários pontos. Praias desertas, passeios de barco, mergulhos e trilhas fazem parte das inúmeras atividades da ilha. E são tantas as opções de lazer que até mesmo um antigo presídio na forma de museu caberá no seu roteiro. Acredite, o que não falta é opção do que fazer em Ilha Grande! rs

Dicas do que fazer em Ilha Grande
Vila do Abraão em Ilha Grande

Como chegar

O acesso à ilha é somente através do barco. Há três pontos principais onde você pode fazer a travessia. De Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Angra dos Reis saem embarcações diariamente até Ilha Grande. Explicamos tudo sobre os possíveis trajetos, duração e preços em um post sobre como chegar em Ilha Grande.

Fastboat Ilha Grande
Fastboat da empresa Objetiva

Onde ficar na ilha

O melhor local para ficar em Ilha Grande é a Vila do Abraão, principalmente se você terá pouco tempo por lá. A vila é a que possui a melhor infra-estrutura para o turista. É nela que se encontram a maioria das pousadas, restaurantes, agências de turismo e claro, moradores.

Vila do Abraão em Ilha Grande
Esse é basicamente o centrinho da Vila do Abraão

De antemão eu já aviso: Ilha Grande não é um lugar de luxo e isso se aplica à Vila do Abraão. A vila é simples e pequena. Pra vocês terem ideia, ainda há ruas de barro e o chinelo faz parte do look do dia! rs

Na última vez em que estivemos na ilha ficamos hospedados na Pousada Viva La Vida. A pousada é simples, mas confortável e bem próxima ao centrinho. Também há a possibilidade de você se hospedar em outras localidades da ilha, porém a oferta de hotéis e infraestrutura no geral é mais escassa, assim como também são reduzidas a quantidade de embarcações que fazem a travessia para essas localidades. Outras opções de pousadas na Vila do Abraão para você considerar:

Além de pousadas e hotéis, em Ilha Grande também é bem farta a oferta de campings. Você pode conferir uma lista com as melhores opções clicando aqui.

O que fazer em Ilha Grande durante um fim de semana

Curtir as praias

Ilha Grande tem praia pra mais de um fim de semana! Isso é fato. Muitas delas são acessíveis através de longas trilhas ou através de passeios de barco e táxi boats. Mas, para a nossa alegria, na Enseada de Abraão há algumas que são fáceis de chegar através de caminhadas leves de 10 à 30 minutos. À primeira vista podem parecer trilhas intermináveis, mas são bem tranquilas, pode confiar! rs. Claro, não estou levando em consideração a praia da Vila do Abraão, que fica logo ali na saída do porto e, é acessível através de alguns passos. Mas como essa não é a mais bonita de lá, só recomendo em último caso. Até porque, os barcos param ali e tal, enfim, tem praias melhores!

Praia dos Meros
Praia dos Meros acessível mais facilmente através de barco

Fazer passeios de barco e lancha

Passeios de barco são um das melhores dicas do que fazer em Ilha Grande e por isso, recomendo fortemente que você faça pelo menos um. Eles cabem perfeitamente em um roteiro de fim de semana pela ilha. =) O tipo de tour e de embarcação vai depender do seu tempo disponível e claro, do seu orçamento também.

Lancha em Ilha Grande
Dica para o passeio de lancha: vá na parte de trás! Além de ter sombra, é a parte da lancha onde você irá mais confortável, sem sentir as pancadas na água.

Entre os mais famoso, destacam-se o Volta Completa à Ilha, Meia Volta à Ilha, Super Sul e Ilhas Paradisíacas. Eles costumam durar o dia inteiro e e alguns podem ser feitos tanto em lanchas quanto em escunas. As paradas incluem as melhores praias da ilha, como Aventureiro Lopes Mendes, por exemplo.

Lopes Mendes, praia em Ilha Grande
Praia de Lopes Mendes, uma das mais famosas de Ilha Grande

Há ainda opções mais curtas de passeios para apenas duas ou três praias, como é o caso de algumas escunas que vão direto para Lopes Mendes ou então para a Lagoa Azul. Falamos tudo sobre isso em um post sobre os passeios de barco em Ilha Grande.

Lagoa Verde Ilha Grande
Lago Verde em Ilha Grande, uma das paradas do passeio de Meia Volta à Ilha

Encarar as trilhas

Ilha Grande possui cerca de 16 trilhas oficializadas e sinalizadas, com diferentes níveis de dificuldades. Todas as elas saem de uma dessas três enseadas: Abraão, Araçatiba e Bananal. Para os mais aventureiros, essa é uma dica e tanto do que fazer em Ilha Grande.

Pico do Papagaio
O Pico do Papagaio é uma das famosas trilhas de Ilha Grande. (Foto: www.ilhagrande.org)

Muitas pessoas fazem a trilha de Volta à Ilha Grande, com duração de 5 dias e cerca de 70 km de extensão. Ela passa por mais de 20 praias e, é necessário a presença de um guia local para fazê-la. Bom, definitivamente ainda não é para nós. Mas, quem sabe um dia? Para quem gosta de trilhas curtas, há inúmeras delas saindo da Vila do Abraão para algumas praias próximas, como é o caso da Praia da Júlia, por exemplo. No entanto, uma das mais famosas é a que vai até a Praia de Lopes Mendes, com cerca de 3 horas de duração cada trecho.

Praia da Júlia Ilha Grande
15 minutinhos de trilha fácil separam a Vila do Abraão da Praia da Júlia

Onde comer em Ilha Grande

Comer é sempre uma boa opção e é claro que não ficaria de fora da nossa lista do que fazer em Ilha Grande durante um fim de semana. A ilha tem opções para todos os gostos e a maioria dos restaurantes têm frutos do mar como prato principal. Mas quem não come peixe não precisa se desesperar. Há opções de pizzarias, restaurantes com petiscos variados e até mesmo alguns lugares servindo bons cortes de carne.

Há um consenso meio que geral de que os preços praticados em Ilha Grande são elevados e sim, em alguns lugares realmente é assim. Mas precisamos levar em consideração de que estamos em uma ilha e existe toda uma logística para que os alimentos cheguem lá de forma fresca. Entretanto, ainda assim é possível encontrar lugares com uma bom custo x benefício. Então, seguem algumas dicas para vocês:

1 – Restaurante Lua e Mar

Esse é o meu restaurante preferido em Ilha Grande e infelizmente um dos mais caros de lá. Para nós, almoçar no Lua e Mar é tipo o Cometa Halley: a gente faz uma vez e depois só daqui a muitos anos! haha

Restaurante Lua e Mar em Ilha Grande
O restaurante é maravilhoso e super pé na areia!

O restaurante é maravilhoso e a comida é muito gostosa mesmo! O ambiente também é legal, embora rústico. Bem pé na areia e com uma vista linda da Enseada de Abraão. Mas, prepare o bolso! Um almoço para dois sairá quase uns 300 reais, dependendo do seu pedido.

Restaurante Lua e Mar
Pratinho de camarão com catupiry que eu repeti umas… sei lá… 3 vezes? haha
Enseada do Abraão
Essa é a vista do restaurante Lua e Mar

2 – Restaurante Lonier

O restaurante Lonier foi um achado durante o nosso último fim de semana em Ilha Grande. Primeiro porque ele possui pratos de massas individuais por um preço acessível. E segundo porque eles possuem uma picanha na chapa para duas pessoas que serve facilmente três.

Restaurante Lonier em Ilha Grande
O meu espaguete com camarões estava maravilhoso!

Esse é mais um restaurante pé na areia, onde provavelmente o preço pode ser mais elevado para alguns pratos específicos feitos com camarão, por exemplo. Eu comi um espaguete com camarões por 46 reais. O prato estava bem gostoso e a massa era bem servida. Achei o valor ok para o local que é bem na principal rua da ilha.

 

3 – Pizzaria Fornilha

Já estivemos duas vezes na Pizzaria Fornilha e gostamos bastante da pizza de lá. Tem desde os sabores tradicionais até alguns mais exóticos, como bacon com camarão, por exemplo. Os nossos pedidos foram tradicionais: calabresa e portuguesa. Ambas estavam bem gostosas. Já experimentamos também a pizza de chocolate e também estava boa. Os preços são do mesmo nível de outros lugares da ilha. Há pizzas grandes a partir de 55 reais e também há um rodízio que custa 40 reais por pessoa. Nunca experimentamos o rodízio, então não podemos opinar sobre o serviço. No geral, recomendamos.

Dá pra fazer mais coisas em um fim de semana?

É claro que existem diversas outras dicas do que fazer em Ilha Grande, entre elas, se hospedar em outras vilas da ilha, por exemplo. Nós ainda não fizemos isso, mas estamos cogitando a ideia para testar e também para ter uma experiência diferente por lá. Quando fizermos voltaremos aqui pra contar pra vocês. Mas acredito que esses passeios que indicamos sejam o ideal para ter uma visão geral do lugar. Daí é só escolher de acordo com o que vocês mais curtem. Só não esqueçam de volta aqui para nos contar como foi a experiência de vocês, combinado?

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Fabiana Diniz Reply

    Ah Dhebora já estou viajando com esse post! Planejando a próxima férias e sonhando em conhecer esse paraíso. Lugares como esse me desperta muita vontade de ir correndo. Suas dicas são fundamentais para nossa viagem. Abraços.

Write A Comment