Atualizado em 26 de setembro de 2020

Não sou o tipo de viajante com mais de 100 países na lista, mas posso dizer que já vi muito pôr do sol bonito por aí. No entanto, ainda assim, eu me lembro detalhadamente de cada um deles, principalmente quando é tão especial como o pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo.

É até engraçado, mas em um lugar onde águas incrivelmente azuis piram a cabeça da galera, uma despedida do Astro Rei consegue entrar na lista de passeios imperdíveis da cidade.

Basta você subir o Pontal do Atalaia que terá essa experiência única e o melhor de tudo é que ela pode ser feita por todos os públicos, de crianças à idosos.

Acesso ao Mirante do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

O Mirante do Pontal do Atalaia fica dentro do Condomínio Pontal do Atalaia e apesar de ser um condomínio fechado, qualquer um pode entrar para assistir ao pôr do sol.

A melhor forma de chegar até ele é de carro, já que ao passar pela guarita você ainda terá que subir um bom pedaço de ladeira até onde se tem a vista panorâmica para o mar. Nós estávamos com veículo próprio, mas caso você precise alugar um indicamos a RentCars, onde você pode fazer o pagamento online parcelado no cartão de crédito.

Mirante do Pontal do Atalaia

O condomínio costuma cobrar uma taxa de 10 reais por veículo, mas nós já ouvimos histórias de pessoas que não foram cobradas. Na dúvida, leve o dinheiro para não correr riscos.

A distância do centro de Arraial do Cabo até o Mirante do Pontal do Atalaia é em torno de 2,3 km. Muita gente faz esse trajeto todo a pé, que dura mais ou menos uns 30 minutos. Porém, esse tempo de caminhada depende mais do seu ritmo e condicionamento físico em si. Também há táxi e uber rodando por lá e do centro da cidade até o mirante a corrida custa em torno de 15 reais.

Se você precisa definir a melhor rota para chegar na cidade, confira nosso post sobre como chegar em Arraial do Cabo. Ah! Antes que eu me esqueça… o Mirante do Pontal do Atalaia é sinalizado no Google Maps. =)

Pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia

Após passar pela guarita do Condomínio Pontal do Atalaia você passará por diversos pontos com vista panorâmica pelo caminho. Pare, dê uma olhadinha, faça algumas fotos, mas siga até o Mirante do Pontal do Atalaia de fato, onde se tem o melhor visual para o pôr do sol em Arraial do Cabo.

Praticamente no ponto mais alto do condomínio há um local onde é permitido parar o carro. Assim que você estacionar logo verá que o cenário do Mirante do Pontal do Atalaia é realmente indescritível.

Embora eu já frequente a Região dos Lagos desde que me entendo por gente e já tenha visitado Arraial do Cabo diversas vezes, assistir ao pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia era algo que eu nunca tinha feito até então. Quanto tempo perdido e quanta culpa por nunca ter colocado esse lugar tão especial no meu roteiro antes.

Algumas pequenas trilhas perto do mirante

A paisagem de onde havíamos estacionado o carro já era incrível, mas ainda assim resolvemos pegar uma das pequenas trilhas que tem ao redor do Mirante do Pontal do Atalaia.

Me sentei em nosso banquinho de pedra improvisado e após algumas fotos – porque é impossível não querer fazer pelo menos um registro desse momento -, me limitei a apreciar.

Há algumas outras pequenas trilhas que levam a camarotes como o nosso, que logo também foram tomados por outras pessoas ávidas pelo momento mais esperado do dia. Ou seja, se você quiser assistir ao pôr do sol de um jeito mais tranquilo, chegue cedo no mirante.

Pôr do Sol no Pontal do Atalaia

Conforme os minutos se passavam, aos poucos as cores do céu mudavam e adquiriam tons laranjas e rosas. Já era um anúncio do sol se despedindo de forma gloriosa. E quase que como num passe de mágica, ele se foi, sumiu no horizonte de encontro às águas.

Pôr do Sol em Arraial do Cabo
O pôr do sol mais bonito de Arraial do Cabo

Praia do Pontal do Atalaia

Além do Mirante do Pontal do Atalaia também é nesse condomínio que se encontram as famosas escadarias para as Prainhas do Pontal do Atalaia. Como já as havíamos visitado mais cedo durante o passeio de barco em Arraial do Cabo, tour imperdível na cidade, fomos apenas para ver o pôr do sol mesmo.

Também é aqui que se encontra a trilha para a Praia Brava. Apesar de nunca termos a visitado, todos que vão dizem ser linda demais.

Praia em Arraial do Cabo
Prainha do Pontal do Atalaia

Outros maravilhosos lugares praianos no Rio de Janeiro:

Saiba tudo sobre a Ilha do Japonês em Cabo Frio

Confira o que fazer em Ilha Grande, na Costa Verde

Conheça Praia Seca, um lugar ainda intocado na Região dos Lagos

Visite a Praia da Joatinga, a mais descolada do RJ

Hotéis e pousadas no Pontal do Atalaia

Como hoje em dia o Pontal do Atalaia é um dos locais mais procurados em Arraial do Cabo, há ótimos hotéis, pousadas e casas para alugar por lá. Algumas sugestões bem legais para vocês:

Pousada Vista Turquesa: tanto os seus quartos como o deck com piscina possuem vistas sensacionais para o mar. Eles têm um buffet de café da manhã muito elogiado, além de terem um restaurante no local.

Casa Pontal: casa de temporada com 2 quartos que acomodam até 5 pessoas. Possui um jardim super fofo, terraço com piscina e uma pequena vista para o mar.

Casa Mykonos: casa de temporada com apenas 1 quarto, mas o local abriga até 4 pessoas. Possui uma arquitetura típica da Ilha Grega de Mykonos, o que a torna muito charmosa e diferenciada. Tem varanda e um belo terraço com vista para o mar.

Greek House: também com arquitetura típica das ilhas gregas, esta casa de temporada é outra que possui apenas 1 quarto, mas abriga até 5 pessoas. Possui uma varanda com vista para o mar.

Casa Arraial: casa de temporada duplex com 3 quartos que acomodam até 6 pessoas, também com o estilo arquitetônico grego. Possui varanda e um terraço com vista para o oceano.

Pousada Atalaia Brasil Boutique: pousada que conta tanto com quartos mais simples como com superiores com vista para o mar. Possui ambiente aconchegante, ótimo buffet de café da manhã e deck para o mar.

Mais dicas de onde se hospedar em Arraial do Cabo

Se hospedar próximo do Mirante do Pontal do Atalaia te garante um dos cenários mais bonitos da cidade, isso é certo. Porém, é importante frisar que para ficar nessa área o ideal é que você esteja de carro – ou use táxi/uber -, já que fica um pouco mais distante do comércio geral. Por isso, também vamos sugerir outras hospedagens em Arraial para facilitar a sua viagem.

Da última vez em que estivemos em Arraial do Cabo ficamos na Pousada da Prainha, uma das mais bem avaliadas de lá. Ela possui piscina, um café da manhã sensacional e atendimento de primeira.

Outros lugares legais são a Pousada do Timoneiro, a Ocean View e o Orlanova Boutique. No time dos hostels indicamos o Books Rehab, Enseada Hostel e o Massambaba Hostel.

Se você quiser dar uma olhada em todas as opções de hotéis em Arraial do Cabo, o Booking mostra os que estão disponíveis na data da sua viagem e você pode fazer a reserva por lá mesmo, de forma bem prática e muitas vezes com o cancelamento grátis.

E tem Airbnb na cidade!

Além de todas essas alternativas, ainda tem o Airbnb, com várias casas e apartamentos para alugar. Você encontrará casas cinematográficas com piscina de borda infinita, apartamentos com churrasqueira na varanda, apartamentos de 3 suítes ótimos para grupos, casas com piscina e jardim para o mar e até mesmo propriedades que acomodam até 9 hóspedes.

Aqui você confere a nossa lista com 16 sugestões de Airbnb em Arraial do Cabo para o seu roteiro de viagem.

Caso você nunca tenha reservado pela plataforma, através desse link nós te damos até 350 reais em desconto na sua primeira reserva. =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

1 Comment

  1. Que boa dica! Todo mundo fala muito da escadaria e não menciona tanto o mirante. Sem dúvida, uma vista espetacular. Já quero ver o pôr do sol de lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.