Atualizado em 17 de julho de 2020

Localizado no final da Praia de Copacabana, entre Copacabana e o Arpoador, se encontra um ponto turístico muito visitado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com uma vista esplêndida e muita história pra contar, o Forte de Copacabana é um daqueles lugares que atrai tanto moradores como turistas. Afinal, além de ser um passeio histórico por si só, ainda oferece oportunidades gastronômicas muito atrativas, além de bastante conhecidas. Um exemplo claro disso é o famoso Café da Manhã do Forte, que não me deixa mentir. Ou seja, que tal unir o útil ao agradável e conhecer um lugar incrível antes ou após desjejum cheio de delícias?

Vista do Forte de Copacabana
Vista do Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana

Entre os anos de 1914 e 1987 o Forte de Copacabana funcionou tal qual seu nome sugere, com total função militar. Inclusive, ele fez parte da História do Brasil em alguns momentos importantes, como durante a Revolta dos 18 do Forte, que posteriormente foi um dos marcos para a Revolução de 1930.

Entrada do Forte de Copacabana
Entrada do Forte de Copacabana

Hoje em dia, embora mantenha a sua estrutura original, o Forte de Copacabana é um Museu Histórico e Pólo Cultural do Exército Brasileiro. Ele abriga exposições com objetos e documentos da história do nosso país.

Visita ao Forte de Copacabana

Dentro das suas paredes com 12 metros de espessura, que funcionam perfeitamente como um bunker, é possível visitar vários alojamentos oficiais, salas de comando e de munições.

Forte de Copacabana
Essas paredes têm 12 metros de espessura

Aliás, entre os diversos equipamentos militares que se encontram dentro da fortaleza destacam-se os canhões, que são os maiores da América Latina.

Após caminhar e conhecer todos esses lugares não deixe de subir até a cúpula dos canhões. Aliás, é de lá que você terá uma das vistas mais bonitas do Forte de Copacabana. Além da vistão para o mar, ainda é possível ver praticamente toda a orla de Copacabana até o Leme.

Preços, horários e dicas de visitação

O horário de visitação do Forte de Copacabana é das 10:00 às 18:00. No entanto, a Alameda, a Cúpula dos Canhões, os cafés e as lojas estendem seus horários até às 20:00. O valor da entrada é de 6 reais, com acesso grátis às terças-feiras, e o único dia em que o local está fechado é às segundas. Vale ressaltar que não há estacionamento disponível.

VEJA TAMBÉM:

-Confira como é fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro
-Conheça 6 mirantes no Rio de Janeiro onde você pode ver a cidade do alto, gratuitamente e sem fazer esforço
-Saiba tudo sobre o Mirante Dona Marta

E como é o Café da Manhã no Forte de Copacabana?

Apesar ser popularmente conhecido com esse nome, o café da manhã no Forte de Copacabana não é oferecido, de fato, pelo forte. Há duas cafeterias no local: Confeitaria Colombo e o Café 18 do Forte. Nós já tivemos por lá duas vezes para tomar café da manhã, mas em ambas fomos na Confeitaria Colombo que, sim, é mais procurada.

Confeitaria Colombo Copacabana
Parte externa da Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana

O pedido é certo é o famoso Chá do Forte, que embora tenha esse nome, serve tanto para o café da manhã como para o chá da tarde em si. Inclusive, ele é servido de terça à sexta das 10:00 às 12:00 e de 16:00 às 19:00, e nos fins de semana durante todo o dia.

O cardápio conta com frios, manteiga, geleias, cereais, iogurte, bolos e doces, além de suco de laranja e uma bebida quente. O valor é 47 reais para uma pessoa e o duplo custa 84 reais. O café é muito bem servido e acredito que o duplo serve 3 pessoas, sendo necessário somente pedir uma bebida extra, caso a pessoa queira. Enfim, tudo estava muito saboroso!

Outro lugar na Zona Sul do Rio que também vale a pena para tomar café da manhã é o Balada Mix, com unidades em Botafogo, Ipanema, Laranjeiras e Arpoador.

Durante os finais de semana o Café da Manhã do Forte é muito procurado, ou seja, provavelmente você enfrentará filas, já que não é possível fazer reserva. Aliás, em uma das nossas visitas já havia fila antes mesmo do Forte de Copacabana abrir, ainda do lado de fora. Então, vá bem disposto ou planeje a sua ida durante a semana, quando é possível reservar. No mais, aproveite a vista enquanto se delicia com um belo café! Que tal?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.