Atualizado em

O Reichstag é um dos edifícios mais importantes de toda Alemanha. Afinal, lá é a sede do Parlamento Alemão (Bundestag). Como se não bastasse toda a importância política, o local ainda possui um passado cheio de histórias, algumas delas ligadas à Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, é possível visitá-lo e conhecer esse prédio que ainda conta com um terraço e uma cúpula com vistas incríveis da cidade.

Cúpula do Reichstag vista de baixo
Visão da cúpula das passarelas mais baixas

Reichstag, o Parlamento Alemão

O prédio do Parlamento Alemão tem grande importância histórica para todo o país, já que ele foi palco da Proclamação da República da Alemanha. Ao longo dos anos, o local presenciou diversas decisões políticas e também foi ponto chave para o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1933, após Hitler ter sido nomeado chanceler, o Reichstag pegou fogo misteriosamente. Esse acontecimento foi o pontapé inicial para os nazistas começarem a perseguir os seus oponentes. Inclusive, é por esse motivo que o local é uma das nossas dicas de Berlim para quem quer fazer um tour relacionado à Segunda Guerra.

Parlamento Alemão
Parlamento Alemão

Com o término da guerra, o edifício se encontrava muito danificado, tanto pelo conflito em si, como ainda pelo incêndio. Desta forma, durante a época da separação do país, o governo da Alemanha Ocidental foi transferido para Bonn, uma cidade vizinha. Somente em 1990, após a queda do Muro de Berlim, o governo voltou ao Reichstag. Aliás, o muro passava bem ali pertinho e antigamente dava pra vê-lo do terraço do prédio. Atualmente ainda é possível vê-lo em alguns pontos da cidade. Nós falamos sobre isso em um post sobre onde ver o Muro de Berlim.

Quais são os tipos de visita no Reichstag

Se você gosta de História, arquitetura ou quer apenas curtir um visual bem legal da cidade de Berlim, saiba que é possível visitar o Reichstag e ter um pouquinho disso tudo. Há três opções de tours. Em dois deles você consegue visitar o interior do Parlamento Alemão, que é o Bundestag, enquanto no outro você visita somente a cúpula do edifício. De qualquer forma, em todas eles há o acesso à cúpula.

A melhor parte nisso tudo é que todas as visitas são gratuitas. É necessário somente fazer a reserva através do site oficial. Mas, fiquem tranquilos. Vamos explicar todo o procedimento pra você no fim do post.

Tour guiado pelo Parlamento Alemão

É possível reservar um tour guiado pelo prédio do Parlamento Alemão. No entanto, ele só ocorre quando não há sessão no plenário. A visita tem duração de 90 minutos e, embora tenha a opção de fazê-la em Português, é preciso que tenha um número mínimo de 10 pessoas para que ela ocorra.

Palestra na Galeria do Plenário

Também em dias que não há sessão, é possível agendar uma Palestra na Galeria do Plenário. Nela você ouvirá sobre a arquitetura do Reichstag, sua história e sobre tudo o que é feito lá dentro. Vale ressaltar que essa visita em si é feita em alemão. Somente às terças-feiras há palestras em inglês.

Visita à cúpula do Reichstag

A visita à cúpula do Reichstag é a mais famosa de todas e foi justamente essa que nós fizemos. Nela é possível visitar tanto o terraço, como a famosa cúpula de vidro. Ela tem mais de 23 metros de altura e foi inaugurada em 1999 – obra do arquiteto Norman Foster.

Estrutura da Cúpula do Reichstag
Estrutura toda de vidro. Muito maneiro!

O passeio é todo feito por conta própria através de um áudio guia, que tem disponível em Português. Ufa! À medida que andamos pela cúpula circular, há locais indicados para pararmos e ouvirmos as explicações do áudio. Ao longo do trajeto, Berlim está ali o tempo inteiro como plano de fundo. Ao final, há um terraço panorâmico que também conta com o Restaurante Käfer.

Se não quiser deixar seus euros no restaurante, aproveite para encerrar seu tour curtindo o dia no gramadão que tem em frente ao Reichstag. Pegue sua comida de rua, sua cerveja e seja feliz! Você pode ver outras dicas de gastronomia na cidade em nossos posts de biergartens e bares em Berlim e sobre onde comer em Berlim.

Gramado do Parlamento Alemão
Curtindo o dia no gramado

Como reservar a sua visita ao Parlamento Alemão e à cúpula do Reichstag

Para visitar tanto o interior do Parlamento Alemão quanto a cúpula do Reichstag é necessário fazer a reserva com antecedência através do site oficial. O site funciona apenas nos idiomas Alemão, Inglês e Francês, mas é bem fácil de reservar. No entanto, vamos colocar um passo-a-passo abaixo para ajudar. Vale ressaltar que o ideal é fazer a reserva com uma certa antecedência.

Passo-a-passo:

Clique nesse link aqui e acesse o site oficial. Em seguida, confirme as informações de segurança e privacidade.

Logo após, selecione o tipo de visita que você quer. A primeira opção é a palestra, a segunda trata-se do tour guiado pelo Parlamento Alemão e a terceira é somente a visitação à cúpula. Após fazer a sua escolha o próximo passo é definir a quantidade de visitantes.

Então, aparecerá a opção de escolher o dia e o horário desejado. Nesse ponto é necessário que você escolha três possíveis opções de horários. O último passo é preencher os seus dados e aguardar um e-mail deles.

Site Bundestag
Preenchimento dos dados pessoais para contato via e-mail

Muito provavelmente ele virá com o endereço referente à Deutscher Bundestag e pode ser que vá pro spam (conosco aconteceu isso). Então, fique de olho. No e-mail terá um link para você preencher o nome das pessoas que farão a visita. É necessário ter em mãos Nome, Sobrenome e Data de Nascimento. Após o preenchimento você receberá um e-mail confirmando o recebimento da sua solicitação. Somente após alguns dias é que você, de fato, receberá a confirmação da sua visita com o horário determinado.

Dicas essenciais para a sua visita:

  • Leve um documento original! É obrigatório para entrar no edifício.
  • Após as reservas feitas não é possível fazer nenhuma modificação. Então, tenha atenção na hora do preenchimento.
  • Chegue com certa antecedência ao local. Como é um prédio do governo, você passará por todo um esquema de segurança antes. Isso inclui raio-x e detector de metal.
  • As reservas pela internet podem ser feitas até 2 horas antes do horário requerido. Claro, se ainda tiver vaga, o que é difícil. rs
  • Se ainda assim você quiser tentar uma vaga na hora, perto do Reichstag há o Visitor’s Service. Você pode ir até lá e tentar a sorte de uma visita. Vai que… Se você não conseguir, escolha uma das 23 dicas do que fazer em Berlim que já demos aqui no blog e vá curtir a cidade!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment