Atualizado em

Não importa de qual lado do Rio Danúbio você esteja, vez ou outra se pegará olhando para uma das construções mais incríveis de Budapeste. Chega até mesmo a ser engraçado que em uma cidade com castelo, pontes lindíssimas e complexos termais, a “casa” do Primeiro Ministro seja um dos lugares mais visitados pelos turistas. Mas convenhamos que 268 metros de uma fachada gótica e cheia de detalhes arquitetônicos chamam a atenção até dos mais desatentos. O Parlamento Húngaro merece a fama que tem e sem dúvidas não recebe tantos olhares e cliques à toa. 

Parlamento de Budapeste
O Parlamento Húngaro é tão grande que só na GoPro mesmo pra sair ele inteiro assim de pertinho

Parlamento Húngaro em Budapeste – um pouquinho sobre ele


Só de comprimento são 268 metros de cara para o Rio Danúbio. Acrescente aí mais 123 metros de largura, mais 96 metros de altura e pronto! Nada mais, nada menos que um dos prédios mais altos de Budapeste. Mas o Parlamento Húngaro não é imponente somente pelo seu tamanho. Mais que isso, o edifício inteiro possui uma arquitetura daquelas que impressionam. Além da sua fachada inteiramente gótica, é possível encontrar influências barrocas e renascentistas no seu interior, tornando o local uma obra de arte mesmo. 

Parlamento Húngaro
Parlamento Húngaro, vista privilegiada para o Rio Danúbio
Veja também:
– Termas Széchenyi em Budapeste, um dos maiores banhos termais da Europa

Ruin Pubs, veja porque eles são os melhores bares em Budapeste

– O que fazer em Budapeste: dicas do que é imperdível na cidade

– Passeio de barco em Budapeste pelo Rio Danúbio vale a pena?

Já no seu interior, muito ouro, pedras preciosas, esculturas, afrescos, lustres e claro, jóias. Afinal, onde mais poderiam estar os tesouros da antiga realeza? Quem vê assim nem imagina que a construção do Parlamento de Budapeste demorou 70 anos para ser concluída, né? Pois demorou. Mas o bom é que hoje em dia é possível fazer uma visita guiada pelo local e constatar que a Assembléia Nacional da Hungria não poderia estar melhor instalada nos últimos 100 anos.

Parlamento Húngaro
Dourado é pouco, né, gente? rs

Como é a visita guiada pelo Parlamento Húngaro


A visita guiada pelo Parlamento de Budapeste dura cerca de 40 à 50 minutos e tem um precinho não muito camarada. O valor do ingresso é de 5.800 HUF, ou seja, cerca de 17,90€. Eu concordo que é um custo um pouquinho alto para quem está viajando no limite do orçamento, no entanto, caso você esteja com uma certa folga, este é um passeio que vale a pena.

O tour é oferecido em vários idiomas e em diversos horários no dia, mas mesmo assim, por ser um passeio muito procurado o ideal é que você o compre online antecipadamente. Dá pra comprar na hora? Mais ou menos. Existe uma fila de espera para quem deixa pra comprar no local e pode ser que você consiga vaga ou não. Para isso é necessário estar no Centro de Visitantes do Parlamento Húngaro bem cedo e se possível, assim que ele abrir.

Quem compra pela internet não tem grandes problemas. Tirando o fato do site oficial ser um pouco confuso inicialmente, basta apenas escolher o idioma do tour, o horário de preferência e imprimir o seu bilhete. 

Parlamento Húngaro
Parte de trás do Parlamento Húngaro

O tour pelo Parlamento

Após passar pela revista e pela segurança, a visita começa em uma escadaria toda decorada em dourado. Aliás, o edifício conta com apenas 28 escadarias. Após subirmos somos guiados por corredores tão suntuosos que parecem até pertencer a castelos e palácios. Pelo chão, longos tapetes vermelhos se fazem presentes. Vitrais, esculturas, quadros e afrescos no teto também estão por lá. 

Chegamos então em um dos lugares mais bonitos do Parlamento Húngaro: as escadarias centrais. Não importa para onde você olhe, detalhes dourados estarão brilhando. Esqueça aquele papo de que nem tudo o que reluz é ouro! Dizem que cerca de 40 quilos de ouro foram utilizados na construção do Parlamento de Budapeste.

Parlamento Húngaro
Não sei quem são essas pessoas, mas elas ficaram ali posando para fotos nas escadarias centrais do Parlamento hahaha

-> Dica de hospedagem em Budapeste: nossa estadia na cidade foi em um ótimo apartamento da rede Pal’s Hostel and Apartments. Além deles terem a estrutura de hostel, a rede conta com alguns apartamentos espalhados por Budapeste. O nosso ficava bem no coração da cidade, pertinho da Catedral de São Estevão e de vários outros pontos turísticos. Contamos a nossa experiência no post Onde ficar em Budapeste: nossos dias no Pal’s Hostel and Apartments. Caso você queira conferir outras opções na cidade, o Booking conta com diversos hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos. 

Se essas escadarias não ligassem a entrada do Parlamento ao Hall do Domo talvez elas não fossem tão importantes. Mas é nesse hall que os húngaros guardam o principal tesouro do país. Guardada a sete chaves e com direito a troca de guarda e tudo, a Coroa Sagrada Húngara, usada por reis, rouba a cena e não aceita fotos. Também é nesta sala que se encontram outros objetos da antiga realeza e é nesse momento em que a guia explica um pouco mais sobre a história do país.

Parlamento Húngaro
Olhem a coroa real láaa no fundo sendo vigiada pelos guardas. Pena que não podemos tirar foto dela

Logo em seguida fomos levados até uma sala chamada Old Upper House Hall e se eu achava que não tinha como ficar mais dourado, achei errado. O antigo salão que abrigava as plenárias da assembléia também não fica pra trás no quesito ouro e afrescos. São 453 assentos rodeados por brasões de famílias reais que hoje em dia são usados apenas para reuniões.

Old Upper House Parlamento Húngaro
Old Upper House

Diversas outras salas estão espalhadas pelo Parlamento de Budapeste. Algumas maiores, outras menores, uma antessala aqui, outra acolá, mas todas, eu disse TODAS são extremamente bem decoradas e majestosas. A Upper House Lobby, por exemplo, é uma antessala cheia de esculturas que representam profissões que se destacam no país. A visita acaba em uma exposição que conta a história do parlamento e eu confesso que depois de tudo o que se vê lá dentro, essa é a parte mais sem graça de todas. rs.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

    • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.

    • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.

    • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário