Szimpla Kert, bares em Budapeste

Ruin pubs, veja por que eles são os melhores bares em Budapeste

Tamanha criatividade e descolamento fizeram com que os ruin pubs fossem considerados por muitos os melhores bares em Budapeste. Com certeza estamos nesse grupo de “muitos” e ao ler esse post você certamente vai entender o porquê. Mas para você não cair de paraquedas nesse papo, mas vamos explicar um pouquinho de como esses lugares surgiram e o motivo deles serem tão especiais. Talvez você os curta tanto que provavelmente vai escolher uns dois ou três para conhecer. Mas vamos ao que interessa!

Szimpla Ruin Pub, um dos melhores bares em Budapeste
Imagina tomar uma cerveja num lugar desses…

Assim como em outros lugares da Europa, Budapeste teve um Distrito Judeu dentro da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. O bairro funcionava quase como um gueto, onde a população judia que ainda não havia sido enviada para campos de concentração era obrigada a viver de forma precária. Com o fim da guerra, essa região entrou em um longo período de decadência. Muitas construções ficaram abandonadas e até mesmo destruídas. Então, o lugar começou a abrigar imigrantes de baixa renda, população de rua, entre outros. Em seguida, foram anos sem qualquer tipo de investimento do governo. No entanto, a partir do anos 2000, o bairro começou a se revitalizar. Eventos culturais começaram a fazer parte da cena local e não demorou muito para que surgissem bares em meios às ruínas das construções.  

-> Não perca: Passeios imperdíveis em Budapeste

 

Por que os ruin pubs são os melhores bares em Budapeste

Os famosos ruin pubs de Budapeste são nada mais, nada menos, que bares instalados dentro de prédios em ruínas. Embora o ambiente seja simplesmente fantástico, toda a decadência dessas construções ainda se faz presente. Mas não pensem que foram feitas reformas e que os locais foram completamente renovados para receber os clientes. A graça dos pubs em ruínas está justamente no fato deles estarem bastante detonados. E por mais que esse estilo meio detonado possa ser um tanto quanto esquisito em um primeiro momento, o conjunto da obra é incrível. E de fato, é por esse motivo que eles se tornaram um ícone da cidade.

Szimpla
Reparem na fachada decadente do Szimpla, um dos melhores bares em Budapeste

Toda a decoração desses bares em ruínas costuma ser feita com coisas que já estavam no local. Você verá mobiliários velhos, objetos quebrados, luminárias dos mais diversos tipos e inúmeros arranjos que por vezes nem dá pra entender o que são. É claro, tudo isso junto e misturado, no maior estilo underground de ser. E o mais interessante desses lugares e que os fazem ser os melhores bares em Budapeste é que além deles serem pubs e bares propriamente ditos, eles funcionam como um espaço cultural. Alguns realizam exposições artísticas, sediam shows, realizam sessões de cinema, possuem salão de jogos, têm enormes pistas de dança… enfim. São espaços multiculturais que atraem cada vez mais pessoas de todas as idades. E que é claro, atraem principalmente muitos turistas.

 

Ruin Pubs em Budapeste

Dos mais famosos aos menos tradicionais, não faltam opções de bares em Budapeste com essa pegada para você curtir a noite. Ou o dia. Ou os dois! rs. Sim, alguns deles abrem durante o dia, embora o auge seja na parte da noite. Até mesmo por isso, grande parte da vida noturna da cidade acontece nesses ruins bars. Aliás, não somente nesses bares, mas na região do Distrito Judeu. O sucesso desse tipo de empreendimento foi tão grande que acabou incentivando a criação de vários outros tipos de bares e restaurantes no bairro.  

Embora Budapeste seja uma cidade pequena, tivemos muitas dúvidas para escolher a nossa hospedagem porque a oferta é enorme. Tanto do lado de Peste, como do lado de Buda, há ótimos hotéis. A nossa recomendação é que você escolha algum do lado de Peste, pois é onde a cidade realmente ferve. Nós ficamos hospedados em um ótimo apartamento da rede Pal’s Hostel and Apartment, na melhor localização de Budapeste, e já contamos nossa experiência aqui no blog. Entretanto, também há outras opções legais e com ótimo custo x benefício na mesma região.

 

1 – Szimpla Kert

O Szimpla é um dos bares mais famosos em Budapeste. Criado em 2001, ele foi o primeiro ruin pub a surgir na cidade. Por ser o mais famoso, ele costuma ficar bem cheio, principalmente de turistas. Nós tiramos uma noite para conhecê-lo e adoramos!

Szimpla
A porta de entrada já dá uma ideia do que te espera lá dentro

   

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Apesar de muita gente não saber, é necessário um seguro com apólice de 30 mil euros para entrar no Espaço Schengen. Faça um comparativo entre os melhores seguros do mercado com a Seguros Promo. Você verá as melhores tarifas disponíveis e ainda tem 5% de desconto usando o código CARIOCA5

  O lugar é enorme, com vários ambientes diferentes e por vezes dava até pra se perder lá dentro. Tem até mesmo um bar com decoração de laboratório de química onde são vendidas as cervejas artesanais. A decoração é tão maneira que o copo da bebida, por exemplo, era um tubo de ensaio. Além da decoração em si, outras coisas também chamam atenção e trazem uma certa identidade ao local. É possível alugar narguilés e eles ficam em cima da sua mesa mesmo. haha. Embora a gente não tenha alugado nenhum, vimos vários grupos fazendo isso.

Szimpla
A iluminação do lugar é muito maneira!

Há uma área externa bem grande, com mesas e cadeiras esquisitas, mas que ficam em total sintonia com o local. Inclusive tinha uma mesa onde as cadeiras eram um banco de um carro velho. Infelizmente não pude tirar foto disso porque em momento algum encontrei o local vazio. Também vale lembrar que não há garçons por lá. Para pegar a sua bebida você deve ir diretamente ao bar e depois procurar uma mesa pra sentar. Caso você queira comer algo, no segundo andar há tipo que uma praça de alimentação, onde são vendidos alguns lanches. Nós comemos um hambúrguer que além de ser gigante, estava bem gostoso.

Szimpla
Área externa do Szimpla. Quem vê assim nem imagina o quão lotado esse lugar fica
Szimpla
Um dos bares do Szimpla

 

2 – Fogasház

Embora não tenhamos curtido uma noite no FogasHáz, fizemos questão de dar uma passadinha por lá durante o dia, já que o local é conhecido por ser um dos ruin pubs mais animados de Budapeste.

Fogashaz
Entrada do Fogashaz

Dizem que a balada de lá é uma das melhores da cidade e a única coisa que posso dizer sobre isso é que se depender da decoração do lugar, a balada deve ser incrível mesmo. São duas pistas de dança e vários ambientes bem diferentes espalhados pelo espaço. Junto com o Szimpla, esse foi um dos bares em Budapeste que mais nos recomendaram conhecer. A princípio, nós iríamos nos dois, mas nos enrolamos com nosso roteiro na cidade e acabou ficando para uma próxima. É claro que ficamos arrasados de não conhecer direito, mas pelo menos conseguimos dar uma passadinha durante o dia para conhecer o lugar.

Fogasház
Tem vibe mais underground que essa?

 

Dica esperta: se possível, faça um passeio noturno de barco pelo rio Danúbio. Apesar de não ter muito o clima de festa e ferra, é simplesmente incrível e lindo ver a cidade toda iluminada! Nós fizemos esse passeio e adoramos, e já contamos todos os detalhes aqui no blog. No entanto, fique tranquilo se você quer algo mais animado! Algumas empresas oferecem esse tour acompanhado de uma mini balada.

 

3 – Ellátó Kert

O Ellátó Kert é um dos mais novos ruins pubs da cidade. Aparentemente, parece ser um pouco mais tranquilo, mas dizem que à noite ele também fica bem cheio. A proposta do lugar segue o mesmo estilo dos outros bares em ruínas. Se nós tivéssemos tido mais tempo em Budapeste, certamente teríamos ido conhecê-lo. Ainda mais porque ficamos sabendo que o cardápio inclui comida mexicana e a gente simplesmente ama! Mas, ele sequer estava aberto na hora em que passamos em frente. Então, já temos mais alguns motivos para voltar em Budapeste, né?

Ellátó Kert
Ellátó Kert (Foto: Kőrösi Tamás / www.welovebudapest.com)

 

4 – Kuplung

O Kuplung já é uma boa pedida a partir do momento em que ele fica em uma das ruas mais animadas da cidade, a Király Utca, no coração do Distrito Judeu. Vários outros bares em Budapeste ficam nessa rua e provavelmente você irá encontrá-la bem cheia durante a noite. O Kuplung é famoso por ter sempre algum tipo de show em sua programação. Portanto, se você curte música ao vivo, talvez seja uma boa ideia colocar esse bar no seu roteiro.

Kuplung
Área externa do Kuplung Foto: www.welovebudapest.com)

 

 

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree