Atualizado em

Assim que você começar a pesquisar onde ficar em Praga uma primeira dúvida surgirá na sua frente. A cidade é dividida em 22 distritos e cada um deles possui uma subdivisão de bairros. Afinal, qual distrito é o melhor para se hospedar? Qual bairro oferece uma melhor localização para passear a pé? E onde podemos encontrar tarifas mais baratas? Neste post nós daremos várias dicas de hotéis na cidade, de acordo com a região escolhida. Tem tanto opções de luxo, como hotéis e hostels mais econômicos. Vamos lá?

Cidade Velha Praga
Cidade Velha

Onde ficar em Praga: entendendo os distritos

Como Praga é dividida em 22 distritos, à primeira vista pode rolar um pouco de confusão na hora da escolha. Para vocês terem uma ideia de localização, Praga 1 é considerada a região mais central da cidade e por isso, costuma ser uma das mais escolhidas pelos viajantes. No entanto, outros distritos que a princípio podem parecer distantes, se mostram excelentes quando analisamos os bairros mais de perto. Tipo Praga 8 e Praga 10, por exemplo, que possuem bons preços e são bem servidos de transporte público.

Mapa dos distritos (Foto: Trv Fandom)

Por outro lado, como os distritos são divididos em vários bairros, por vezes acontece de um mesmo bairro fazer parte de mais de um distrito. Um tanto quanto complexo, né? Eu sei. Mas vamos facilitar pra vocês!

Dicas de onde ficar em Praga de acordo com cada distrito e bairro

Praga 1

Praga 1 é, para nós, uma das melhores opções de onde ficar em Praga. Primeiro porque quase todos os pontos turísticos da cidade estão nesse distrito. E segundo porque se hospedar por lá te permitirá fazer quase tudo a pé – o que pra gente é lindo! haha. É nessa região que se encontram a maioria das ruas medievais de Praga e todo aquele cenário pelo qual ela é conhecida mundo afora. Por outro lado, há um ponto negativo nessa história toda: os preços. A hospedagem nessa área é bem mais cara e além disso, o vai e vem de gente é enorme por ali. Ou seja, você estará no centro da cidade e dificilmente encontrará um cantinho vazio.

Cidade Velha (Staré Město )

A Cidade Velha é o coração de Praga. Se hospedando por ali você estará perto de praticamente todos os pontos mais imperdíveis da cidade. Escolher o distrito 1 é a melhor opção de onde ficar em Praga para quem quer estar perto de tudo. É nessa região que se encontra a Old Town Square – a Praça da Cidade Velha – e você pode usá-la como referência na hora de escolher o seu hotel. Infelizmente, as diárias não são muito atrativas. Por aqui indicamos os seguintes lugares:

Praça da Cidade Velha Praga
Praça da Cidade Velha

Bairro Judeu (Josefov)

Se hospedando no Bairro Judeu você ainda estará bem próximo da Cidade Velha, mas em ruas um pouco mais tranquilas. É nessa área que se encontram diversos atrativos ligados ao judaísmo, como algumas sinagogas e museus, por exemplo. As tarifas nessa região também não são muito baixas. Nossas indicações nesse bairro são:

Malá Strana

Malá Strana é nossa melhor indicação de onde ficar em Praga, mesmo não tendo sido a nossa escolha, já que precisávamos de algo mais em conta. rs. Essa é a região mais charmosa da cidade, bem aos pés do Castelo de Praga e do Parque Petrin. Esse era o antigo bairro da nobreza na época medieval de Praga e por isso, até os dias de hoje ainda é um bairro mais nobre. As ruas são extremamente charmosas e bonitas e não é difícil achar um hotel boutique por ali. Caso essa área seja a sua escolhida, dê uma olhada nos seguintes hotéis:

Malá Strana
Finalzinho da Charles Bridge, chegando em Malá Strana

Cidade Nova (Nové Město )

Assim como o nome já sugere, Cidade Nova é uma parte mais nova de Praga. De qualquer forma, é uma excelente opção de lugar para se hospedar porque você ainda estará perto de tudo e poderá fazer grande parte das coisas andando. Nessa região há muitos hotéis, lojas, bares, restaurantes e uma ótima oferta de transporte público. A Praça Venceslau (Venceslau Square) é um dos pontos principais do bairro e pode servir como ponto de partida para você começar a procurar um hotel. Esse foi o bairro em que nos hospedamos e nós gostamos bastante. Por aqui, nossas indicações são:

Praça Venceslau Praga
Praça Venceslau

Praga 2

Se hospedar em Praga 2 é uma boa pedida para quem quer ficar fora do centro turístico sem estar completamente longe dele. Essa região é bem mais econômica e em alguns pontos é bastante residencial. O ponto negativo é que dependendo da área, você poderá achar um pouco contramão para se locomover.

Vyšehrad

É nesse bairro que tem um dos pontos turísticos que nós mais gostamos em Praga: o Castelo de Vyšehrad. Mas apesar disso, essa é uma região mais tranquila para se hospedar. Ficando por aqui você provavelmente precisará do transporte público para se deslocar e por isso, o ideal é procurar hotéis que estejam próximos a ele. De ônibus ou tram é um pulo até a Cidade Velha. Em Vyšehrad , dê uma olhadinha nos seguintes lugares:

Vinohrady

Vinohrady é um bairro mais residencial, então, a oferta de apartamentos para alugar é grande por aqui. No entanto, o bairro é conhecido por sua vida noturna. Há muitos bares, pubs, cafés e tem até mesmo um beer garden. Pode ser uma opção se você curte essa vibe. Até a Cidade Velha você levará cerca de 15 minutos através do transporte público.

Onde ficar em Praga fora do centro histórico, mas ainda assim, bem servido de transporte público

Praga 3 – Žižkov

Apesar de estar um pouquinho mais distante do centro turístico, se hospedar em Žižkov te dará boas opções com preços baixos e uma ligação direta do metrô até o centro, através da Linha A.

Praga 5 – Smíchov

Smíchov é vizinho de Malá Strana e é uma boa dica de onde ficar em Praga unindo preço + transporte público + ambiente agradável. Quanto mais perto de Malá Strana você se hospedar, melhor será a região escolhida no bairro.

Praga 7 – Holešovice

Holešovice já foi uma área industrial de Praga, mas no entanto, hoje em dia está se reinventando. O bairro é bem tranquilo e possui a Linha C do metrô levando até a Cidade Velha.

Praga 8 – Karlín

Karlín é um bairro de Praga que tem história. Em 2002 ele sofreu com uma enchente de grandes proporções e desde então, tem se renovado a cada dia. O lugar está na moda e é uma ótima opção de onde ficar em Praga se você gosta de cafés, bistrôs, bares, curte um estilo mais descolado e quer viver como um local.

ATENÇÃO: O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA QUEM VISITA A REPÚBLICA TCHECA
Como o país faz parte do Tratado de Schengen, é obrigatório que o turista tenha um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros para entrar no país. Explicamos tudo isso e também como comprar um seguro barata em um post sobre o Seguro Viagem Europa. Sempre compramos os nossos através da Seguros Promo. Eles trabalham com diversas seguradoras, possuem tarifas atraentes e ainda há a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito. Todos os leitores do nosso blog têm desconto nos planos oferecidos no site.

FAÇA A SUA COTAÇÃO E GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM CARIOCA5

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment