Atualizado em

A capital da Áustria está na lista das cidades mais bonitas que nós já passamos. A arquitetura dos prédios em conjunto com os parques e jardins fazem um simples passeio pelas ruas se tornar um tour e tanto. Por isso, em nossas dicas de passeios em Viena não poderíamos deixar de incluir aqueles que são feitos ao ar livre – já que os museus e palácios são figurinhas famosas em todos os roteiros pela cidade. Afinal, para nós, essa é uma das melhores formas de curtir essa união e equilíbrio que Viena tem de sobra. Então, para incrementar os seus dias por lá, confira nesse post 4 lugares para curtir Viena ao ar livre.

Passeios em Viena ao ar livre
Ilha do Danúbio, um dos passeios em Viena que nós mais curtimos

Nossas dicas de passeios em Viena para curtir o dia ao ar livre

1 – Donauinsel (Ilha do Danúbio)

Ficamos sabendo da existência de Donauinsel, a Ilha do Danúbio, por acaso, ao dar de cara com umas fotos na internet. Na mesma hora, tratamos de pesquisar sobre o lugar e encaixamos no nosso roteiro pela cidade. Foi um tiro certo, porque de todos os passeios em Viena, esse foi um dos que nós mais gostamos. Somos amantes da natureza e estar meio a ela, depois de alguns dias de museus e lugares fechados, realmente nos faz muito bem.

Ilha do Danúbio
Pensem em um lugar lindo…

Nesse dia eu estava com uma ressaca danada do dia anterior, proveniente de uma noite bem aproveitada no bar do Hostel Ruthensteiner. Mas assim que chegamos lá, fiquei boa rapidinho. A Ilha do Danúbio é um desses lugares revigorantes em meio à cidade grande, sabe?

Ilha do Danúbio
Fiquei boa rapidinho depois de uma vista dessas…

Sobre a Ilha do Danúbio

A ilha é enorme, mas enorme mesmo! Ao todo, são 21 km de uma ponta até a outra e nós descobrimos isso da pior maneira possível! rs. Resolvemos andar da saída do metrô que tem quase que dentro da ilha até a outra ponta, mas é claro que não chegava nunca. Então, olhamos o maps e constatamos esse fato. Ok, fica para uma próxima de vez… de bike, quem sabe.

Como chegar em Donauinsel, a Ilha do Danúbio, em Viena

Chegar até a ilha é super fácil. A linha U1 de metrô te deixa praticamente dentro dela Daí é só descer na Estação Donauinsel e caminhar no máximo uns 5 minutos por uma rampa de pedestres. Pronto, você chegou. rs

O que fazer por lá

A ilha é cortada de ponta a ponta por ruas e ciclovias. Vimos muitas famílias curtindo o dia, muitos ciclistas pedalando e várias pessoas caminhando ou simplesmente curtindo o visual à beira do rio Danúbio.

Ilha do Danúbio, passeio em viena para aproveitar o dia de sol
Um piquenique em família na beira do rio Danúbio

Há parquinhos infantis, muitas mesas para piquenique, quiosques e restaurantes que estavam fechados devido a época do ano. Acredito que nas estações mais quentes aquilo lá deve ficar bem cheio. Um amigo nosso que morou em Viena disse que já viu até pula-pula colocado sobre o Rio Danúbio durante o verão. Pensem…. haha

Nós adoramos conhecer o lugar e queríamos ter ficado para o pôr-do-sol. Mas, infelizmente, não deu. Mesmo assim, foi um dos passeios em Viena mais agradáveis que nós fizemos.

Ilha do Danúbio, passeios em viena para curtir ao ar livre
Não deu pra ficar até o pôr do sol, mas pelo menos tivemos um gostinho.

2 – Volksgarten

Viena é cheia de parques e jardins e essa é uma das graças da cidade. Você está ali, andando pelas ruas e do nada se depara com um lugar incrível. Difícil não se encantar, né? O Volksgarten é um desses lugares… um jardim de cair o queixo.

Volksgarten, dica de passeio em Viena ao ar livre
Logo na entrada as flores já fazem presença!

Estivemos por lá em um dia nublado, mas nem o céu cinza deixou o Volksgarten sem graça. São vários tipos de plantas, flores e caminhos charmosos que te farão sentir a calmaria bem no meio do centro da cidade.

O jardim se encontra bem perto de inúmeros prédios e monumentos históricos de Viena. Como ele está bem ao lado do Palácio Hofburg, rola até aquela dobradinha de passeios.

Volksgarten
Fico boba como tudo é milimetricamente perfeito

Seu nome, que em português significa Jardim do Povo, não é à toa. Somente no ano de 1823 ele foi aberto ao público e por isso é o primeiro parque público de Viena.

Passeios em Viena Volksgarten
Claro que teve aquela parada pra contemplar, descansar e tirar fotos rs

Aproveite alguns minutos do seu dia para passear por lá, sentar em um dos bancos, relaxar e aproveitar o lugar. E se você é daqueles que curte exposições, não deixei de visitar o Theseustempel. A reprodução vienense do Templo de Teseu (templo grego) costuma ter exposições abertas e gratuitas ao público.

Volksgarten
Theseustempel

3 – Burggarten

O Burggarten é uma outra boa dica de passeio em Viena para curtir o dia ao ar livre. Ele é pequeno, mas muito bonitinho, e não é difícil encontrar vários vienenses deitados em seus gramados, só curtindo o dia. Durante muitos anos o jardim também não era aberto ao público, sendo um local privado à Dinastia Habsburgo, conhecido na época como Jardim do Imperador.

O jardim também está localizado no centro da cidade, coladinho no Palácio Hofburg. No local também há uma estufa de palmeiras e um borboletário, além de uma cafeteria. Mas a personagem principal do Burggarten é a estátua de Mozart! Também tem a estátua do Imperador Francisco José I, mas passamos batidos. rs

Burggarten Estátua Mozart Viena
Estátua de Mozart

4 – Jardins do Palácio de Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn tem um post só pra ele aqui no blog, mas não podemos deixar de indicar os seus jardins como um dos passeios em Viena ideais para quem quer curtir o dia ao ar livre.

Jardins do Palácio de Schönbrunn, dica de passeios em viena
Os famosos jardins do Palácio de Schönbrunn

Assim como a maioria dos palácios e castelos europeus, Schönbrunn tem uma área externas enorme, linda e gratuita. Se você não curte palácios ou já está cansado deles, não tem problema. Aproveite a gratuidade do jardim para bater perna por lá e curtir um pouco da natureza do lugar.

Jardins de Schönbrunn Passeio em Viena ao ar livre
É uma delícia caminhar por essas árvores

Suba até a colina onde se encontra o Gloriette, se perca por lá e você não irá se arrepender! Além de um lago bem bonito, há ainda a vista ampla e incrível para o palácio. A galera fica lá sentada, só curtindo o dia. Enfim, super recomendamos!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

9 Comments

  1. Viena é linda! Pena que eu não tive tanto tempo na cidade e também estava chovendo, não deu para ir em todos esses lugares. Mas já tenho motivos para voltar. Adorei o post!

    • A cidade é toda linda, né? E os jardins não ficam pra trás. A Ilha do Danúbio é uma graça. Vale a pena demais!

  2. Viena é uma delícia, né?
    Dos 3 lugares que você falou só conheci os Jardins do Palácio, mas achei lindo os outros dois!
    Tenho vontade de ir pra lá no verão, porque quando fui era outono e falam que os jardim ficar super florido, fora que eu fiquei com vontade de ver esse pula pula no Danúbio! haha!
    Adorei as dicas, próxima vez que eu for vou querer conhecer esses lugares que faltaram! 🙂

Write A Comment