Atualizado em 8 de abril de 2020

San Pedro de Atacama é a porta de entrada para quem quer conhecer o Deserto do Atacama. A cidade, que é pequena e muito charmosa, possui desde hostels mais simples até hotéis 5 estrelas. Então, se olhar apenas para a quantidade de oferta, parece que você não terá dor de cabeça na hora de escolher onde ficar no Atacama. No entanto, o que parece fácil não é tão simples assim. San Pedro de Atacama é uma cidade cara, principalmente por se tratar de um deserto. Mas, além disso, o apelo turístico encarece as coisas. Porém, como nós já passamos duas vezes por lá em épocas diferentes, pesquisamos muito as hospedagens e achamos alguns lugares legais com preços acessíveis. Por isso, vamos listá-los aqui para te ajudar no seu planejamento.

Deserto do Atacama
Deserto do Atacama

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM!

Viaje tranquilo e não esqueça de contratar o seu seguro viagem internacional! É ele que te dará toda a assistência necessária caso você precise de qualquer tipo de atendimento médico no exterior. Além disso, a maioria dos seguros ainda cobre extravio de bagagem e cancelamento de voos. Acredite, eu precisei acionar o seguro no Atacama e caso não tivesse um teria gasto cerca de 6 mil reais em um hospital chileno. Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e nunca tivemos problemas. Eles parcelam em várias vezes no cartão e ainda dão descontos no site!

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

Onde ficar no Atacama: opções econômicas para a sua viagem

1 –  Hostal Lickana

Nossa primeira dica de onde ficar no Atacama é o Hostal Lickana. Essa foi a nossa opção de hospedagem em 2013, quando estivemos pelas primeira vez no Deserto do Atacama.

Hostal Lickana
A entrada do hostel é bem rústica

Assim como em muitas hospedagens em San Pedro de Atacama, não espere luxo, mas também não pense que há desconforto. Muito pelo contrário, apesar de simples, o quarto era amplo, arejado e bem confortável. Aliás, ficamos em um quarto duplo com banheiro privativo e nossa diária também dava direito ao café da manhã. Não havia calefação, mas também não fez falta, já que tinha muita coberta e edredom disponíveis. De qualquer forma, vale ressaltar que estivemos por lá em abril, quando as noites são frias mas não insuportavelmente geladas, então, não sei dizer se no inverno fica complicado. rs. O único ponto negativo ficou para o chuveiro que era bem difícil de regular a temperatura. Por outro lado, um ponto super positivo é a localização, bem na Caracoles, a principal rua de San Pedro. Ou seja, você estará pertinho de tudo.

2 – Hostal Campo Base

O Hostal Campo Base foi um dos que nos deixou na dúvida na hora de escolhermos onde ficar no Atacama em nossa primeira passagem pela cidade. A pontuação deles é maior que a do Hostal Lickana e só não o escolhemos por conta da localização, que era um pouco mais distante. De qualquer forma, isso não significa que ele esteja mal localizado, até porque, San Pedro de Atacama é minúscula, então, nada é muito longe. Ele conta com quartos privativos e compartilhados, café da manhã, wifi, cozinha compartilhada e recepção 24 horas. Fica a uma curta caminha de 10 minutos até o centrinho da cidade.

3 – Hostal Millantu

O Hostal Millantu foi a nossa opção de hospedagem no Atacama para essa nossa segunda passagem pelo deserto, agora em novembro de 2019. Ele foi a nossa escolha por dois motivos principais: preço + facilidades do quarto. Reservamos um quarto com uma mini cozinha, o que nos ajudou bastante a economizar com alimentação em alguns dias. Apesar dele ficar distante cerca de 10 minutos de caminhada do centro, isso não foi um problema para nós. Como estávamos fazendo o Atacama de carro, nos dias em que tínhamos preguiça de caminhar, dirigíamos até o estacionamento no centrinho da cidade e estava tudo certo.

No geral, o hostal é simples, também sem luxo, e conta tanto com quartos com banheiro privado como o nosso, como com outros com banheiro compartilhado. Em todo o caso, mesmo dispondo de uma cozinha privada para a gente, ainda tínhamos direito ao café da manhã que nos era entregue todo dia à noite.

4 – Hostal Mamatierra

O Mamatierra é um dos hostals mais famosos entre os viajantes que passam por San Pedro de Atacama. Assim como a maioria, o hostal é simples, mas super bem avaliado no Booking. Ele conta com quartos privativos e compartilhados, café da manhã, wifi, cozinha compartilhada, sala de tv e ainda tem um mercado ao lado da propriedade. O hostel fica a 10 minutos a pé da Igreja de San Pedro e é um excelente custo x benefício na cidade.

5 – Albergue Domos Los Abuelos

O Domos Los Abuelos já fica um pouquinho mais afastado do centrinho de San Pedro de Atacama a cerca de 1,5 km da rua principal, mas mesmo assim, vou indicá-lo aqui pela sua decoração diferente e rústica. Além disso, é uma das poucas hospedagens com piscina que possuem um custo mais acessível

Os quartos do albergue ficam em uma espécie de cabana e há opções com banheiro privada ou compartilhado. Em toda área social há lounges com rede, espreguiçadeiras e poltronas, e eles também possuem wifi e café da manhã,

6 – Hostal Lackuntur

O Hostal Lackuntur é outro hostal que entra na nossa lista de dicas de onde ficar no Atacama porque tem um pouquinho mais de infraestrutura por um preço que não é absurdo. Além de estar localizado no miolo de San Pedro de Atacama, a hospedagem oferece tanto quartos privados como dormitórios, além de uma área social muito boa que conta até mesmo com uma piscina. Além disso, há cozinha compartilhada e wifi livre nas áreas comuns.

PLANEJE O SEU ROTEIRO PELO DESERTO DO ATACAMA:

-Saiba tudo sobre o Deserto do Atacama
-Conheça as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, um dos passeios mais bonitos no deserto
-Se encante com a beleza do Salar de Tara
-Visite as Lagunas Escondidas de Baltinache e o Magic Bus Atacama
-Se aventure pelo Valle de la Luna e Valle de La Muerte
-Encare o frio e altitude dos Geysers del Tatio e saia de lá fascinado
-Visite a Laguna Cejar e Tebinquinche e percorra cenários belíssimos

7 – La Casa de Mathilde

O hostel La Casa de Mathilde também é muito bem avaliado no Booking. Assim, como todos os outros, é simples, no entanto, aconchegante e com cara de casa, o que deixa o ambiente mais acolhedor. Há quartos privados e dormitórios, além de cozinha compartilhada e estacionamento. O wifi também está disponível gratuitamente nas áreas comuns.

8 – Anka Hostel

Liderando as avaliações de hostels no Booking, com uma nota 9,3, tem o Anka Hostel como a nossa última dica de onde ficar no Atacama juntando preço, localização e comodidades. O hostel é muito charmoso, com uma decoração diferenciada que por vezes parece até hotel. rs. Enfim, o ambiente é bastante agradável e há quartos privados e dormitórios. O preço é um pouquinho acima dos demais hostels, mas compensa pela estrutura do lugar. Há cozinha compartilhada, mas o café da manhã está incluído na diária. Além disso, a hospedagem oferece wifi nas áreas comuns e está localizada bem no centrinho da cidade. Ou seja, é uma opção e tanto em San Pedro de Atacama!

9 – Onde ficar no Atacama se você quer se sentir totalmente em casa? Airbnb!

San pedro de Atacama continua pequena, mas cresceu! rs. Hoje em dia é possível alugar uma casa, quarto ou apartamento na cidade através do Airbnb. Essa pode ser uma ótima opção caso você curta esse estilo de hospedagem e ainda quer economizar com alimentação. Inclusive, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva na plataforma. =)

Faixa bônus: algumas sugestões de onde ficar no Atacama tendo um pouco mais de conforto

Caso você queria dar um esticadinha no orçamento e no conforto sem ter que vender os dois rins, há três boas opções na cidade:

E aí, tem mais dicas de onde ficar no Atacama sem gastar muito? Já ficou em algum outro lugar legal na cidade? Conta pra gente!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.