O que fazer em Bratislava

O que fazer em Bratislava: 9 opções imperdíveis para um roteiro de um dia na cidade

Ficamos um dia em Bratislava e nos arrependemos. Pois é. Nada é perfeito nessa vida. Mas não foi porque a cidade é chata ou sem graça. O nosso arrependimento foi de não ter ficado pelo menos dois dias na ainda não tão famosa capital da Eslováquia. A pequena cidade à beira do Rio Danúbio nos encantou tanto quanto Viena e Budapeste, suas companheiras de margens de rio. Quem diria que um país super pequeno, que veio da divisão da Tchecoslováquia (a outra parte virou a República Tcheca) e que estava no nosso roteiro somente por estar no meio do caminho, poderia nos deixar com um gostinho de quero mais. Mas a graça da vida de um viajante é justamente se surpreender com o inesperado. Por isso, senhores, se assim como nós você terá pouco tempo por lá, veja o que fazer em Bratislava para aproveitar ao máximo o seu roteiro.

 

Bratislava
Bratislava ainda vazia antes das 8 horas da manhã

 

Mas antes de saber o que fazer em Bratislava, vamos descobrir qual é a melhor forma de chegar lá?

A forma mais fácil e mais barata de se chegar em Bratislava é de ônibus, partindo de Viena. Pode parecer perrengue, mas não é. Acredite, fazer viagens de ônibus entre os países da Europa é bem mais tranquilo do que muitos pintam por aí. Já fizemos algumas e nunca tivemos problemas. Para esse deslocamento em questão, utilizamos o serviço da FlixBus e pagamos 5 euros em cada passagem. Com um precinho desses o coração mochileiro chora de emoção.

De Viena até Bratislava são cerca de 70 km de distância e a estrada é bem boa. A viagem durou 1:15 em um ônibus com wifi. Ou seja, nem preciso falar que o tempo passou rapidinho. Os ônibus são confortáveis e contam com bagageiro, mas quem é responsável por guardar e tirar a sua bagagem é você mesmo.

Ônibus Flixbus
Ônibus da Flixbux

Uma outra opção é chegar em Bratislava partindo de Budapeste. Aí já são cerca de 200 km de distância e papo de duas horas de viagem. Fizemos o trajeto inverso (Bratislava x Budapeste) também de ônibus e foi super tranquilo.

Posso ir de trem? Sim, pode. Posso de ir de barco? Sim, também pode. Mas são trajetos menos práticos e ficarão para outro post.

 

-> Fique pelo menos uma noite em Bratislava. Reserve seu hotel no Booking através desse link sem taxa extra e garanta as melhores tarifas. As diárias na cidade são bem atrativas e vários hotéis te dão a opção de cancelamento gratuito. 

 

E finalmente… o que fazer em Bratislava se você só tem um dia na cidade?

Eu poderia citar todos os pontos turísticos da cidade, mas para um roteiro de um dia em Bratislava vou me ater aos que achei que valem mais a pena.

 

1 – Castelo de Devín

Começo a lista com um item que não fica de fato em Bratislava. Oi? Como assim? Vocês podem estar pensando que eu sou maluca, mas o Castelo de Devín é a atração que eu achei mais imperdível na cidade. Eita, que pessoa mais controversa!

Bem no encontro entre os rios Danúbio e Morava

Calma, gente. Acontece que o tal do castelo fica em uma cidade a 12 km de distância de Bratislava – a cidade de Devín. Portanto, a melhor forma de conhecê-lo é pegando um ônibus na rodoviária de Bratislava. Todas as informações sobre o castelo e de como chegar você encontra nesse post aqui. Mas já adianto que conhecer um lugar lindo desses com mais de 1000 anos de história pode fazer a diferença na sua viagem.

Castelo de Devín
Vista da parte mais alta das ruínas

A única observação importante é que para encaixar esse passeio no seu roteiro você deverá chegar na cidade bem cedo. Mas bem cedo, mesmo! Tipo umas 7 ou 8 da manhã. Larga as coisas no hotel e vai!

 

2 – Castelo de Bratislava

Ah, agora sim! Um castelo que realmente fica na cidade! Brincadeiras à parte, o Castelo de Bratislava é o ponto turístico mais famoso de lá. O título não é à toa. Lá do alto da sua colina o bichinho realmente chama atenção e marca presença.

Castelo de Bratislava
Castelo de Bratislava

Datado do século X, pouca coisa continua original até os dias de hoje. O castelo sofreu influência de diversos estilos arquitetônicos, principalmente por ter sido alvo de muitas guerras e batalhas ao longo do tempo. É possível visitar o seu interior, mas confesso que não o fizemos. Já havíamos visitado vários castelos ao longo da viagem e preferimos curtir seus jardins e sua vista para a cidade e para o Rio Danúbio.

-> Já conhece o maior Castelo do Mundo? Ele fica em Praga!

Entrada do Castelo de Bratislava
Entrada medieval do castelo
Vista do Castelo de Bratislava
Vista do castelo para a cidade e para Rio Danúbio

O valor da entrada é de 8€ e o horário de funcionamento é de 9:00 às 17:00 durante o inverno e de 10:00 às 18:00 durante o verão. Para maiores informações consulte o site oficial.

Fortificações Castelo de Bratislava
Fortificações do castelo

 

3 – O Observador – Man at Work

Quando estávamos pesquisando o que fazer em Bratislava demos de cara com algo bem curioso: suas estátuas. Sim, a cidade é cheia delas e cada uma com uma história diferente, mas todas com a riqueza de detalhes como algo em comum. Algumas parecem até mesmo que estão te olhando!

Estátuas Bratislava
No que será que ele estava pensando?

A mais famosa delas e que atrai muitos turistas querendo não apenas tirar foto, mas passar a mão em sua cabeça na esperança de ter um desejo realizado, é a estátua do Cumil – que significa Observador, no bom e velho português.

Cumil, o Observador, Man at Work
A estátua mais famosa de Bratislava!

Há várias teorias para essa estátua e ninguém sabe ao certo qual delas é a verdadeira. Mas as mais contadas são que o homem representa um trabalhador comunista que não se importava em fazer o seu trabalho de forma correta na esperança de que o governo garantiria o seu emprego – uma crítica ao governo comunista, segundo eles. E a outra versão diz que O Observador estava ali, parado naquela posição, somente para admirar as pernas das mulheres que passavam por ele.

 

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Compre o seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto usando o código CARIOCA5

 

 

4 – Cidade Velha

Como toda cidade medieval, conhecer a Cidade Velha é algo que não pode ficar de fora do seu passeio. E a parte boa nisso tudo é que essa região de Bratislava é bem pequena e em pouco tempo você consegue fazer um roteiro a pé pelos principais pontos.

Cidade Velha Bratislava
Parte antiga da cidade

A sua principal atração é Praça Hlavné Námestie e é bem comum encontrar feiras locais por lá. Outra atração famosa é o Portão de St. Michel, que é um dos prédios mais antigos da cidade e hoje em dia abriga o Museu das Armas.

 

5 – Catedral de San Martin

A Catedral de San Martin existe desde 1204 e entra nessa lista não por ser de excepcional beleza, mas pela região onde ela se encontra. Tudo bem que a catedral é bonita e tal, mas nós não conseguimos entrar para conhecê-la. Estava tendo um casamento e a entrada estava proibida.

Catedral de San Martin
A catedral estava fechada para um casamento

O entorno da catedral é bem interessante. Ela fica situada na região onde se encontra a antiga muralha da cidade e cá pra nós, eu amo quando as cidades conservam suas antigas muralhas.

Muralhas de Bratislava
Antiga muralha de Bratislava e a catedral logo ao lado

 

6 – Ufo Observation Deck

Para aqueles que gostam de ver a cidade do alto, o Ufo Observation Deck é uma ótima opção do que fazer em Bratislava.

Ufo Bratislava
Dizem que parece um disco voador. E parece mesmo! rs

O restaurante em formato de disco voador fica situado na ponte nova e tem uma plataforma de observação com uma visão panorâmica da cidade. O valor do ingresso é 7,40€ e para maiores informações consulte o site oficial.

Ufo Bratislava
Ufo e a ponte nova

 

7 – Comer Bryndzove Halusky

O que fazer em Bratislava além de visitar pontos turísticos? Provar a comida local, é claro! Não deixe de comer o Bryndzove Halusky. O nome é esquisito, mas te garanto que o prato é uma delícia. É tipo um gnocchi de batatas, com queijo de ovelha e bacon por cima. É bem gostoso, mesmo!

Bryndzove Halusky
Pode não ter uma aparência muito boa, mas é uma delícia!

 

O que fazer em Bratislava: faixa bônus

 

8 – Curta a noite na cidade

Bratislava fica linda a noite! Vários lugares ficam iluminados e as fontes da cidade ficam ainda mais especiais. Também vale a pena conferir como o Castelo de Bratislava fica bonito com a iluminação noturna.

Aproveite para curtir a noite da cidade. Há muitos restaurantes e bares, alguns com música ao vivo, e a vida noturna de Bratislava é bem animada! Para quem curte cerveja, a boa é aproveitar que o líquido sagrado é barato por lá.

 

-> Se você gosta de roteiros cervejeiros, veja como é conhecer um autêntico biergarten alemão.

 

Castelo de Bratislava
Olha o Castelo de Bratislava todo iluminado

 

9 – Caminhe sem rumo certo pelas ruas

Perca um tempo caminhando sem muito destino pelas ruas da cidade. Muitos lugares ainda guardam um aspecto bem medieval e deixam o clima ainda mais charmoso.

O que fazer em Bratislava
Adoro essas ruas super antigas!

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas.
  • Alugue o seu carro com até 60% off, com parcelamento no cartão de créditosem cobrança de IOF e com os valores em reais pela RentCars
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Caso opte pelo pagamento em cartão crédito você pode parcelar em até 12 vezes sem juros.

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree