Atualizado em 9 de abril de 2020

Bem no meio da Cordilheira dos Andes, com o Rio Maipo sempre à tira colo, se encontra uma região chamada Cajón del Maipo. Repleta de montanhas, vilarejos, ecoturismo e uma paisagem natural daquelas, incluindo o vulcão San Jose, foi aqui que conhecemos dois lugares incríveis a poucas horas de Santiago. Apesar de já termos visto muitos horizontes bonitos mundo afora, as duas horas de caminho – boa parte em estrada de terra – foram recompensadas assim que chegamos tanto nas Termas de Colina como na Cascata el Yeso. Mas não pensem que o trajeto é entediante ou algo do tipo! Como se não bastasse ter um destino final deslumbrante, todo o passeio reserva cenários encantadores e é por isso que ele é um dos mais procurados na capital chilena.

Piscinas termais em Termas de Colina
Piscina termais das Termas de Colina

Termas de Colina: água quente, vida mansa e belas vistas em Cajón del Maipo

Confesso: não foi fácil acordar antes das 6 da manhã, levantar da cama do Hostel Pariwana e estar pronta para esse passeio. Mas, tudo bem. A Destino Chile disse que valeria a pena, então, bem cedinho já estávamos dentro da van da empresa rumo aos 3.500 metros de altitude. É, meus amigos, para conhecer as Termas de Colina será necessário subir a montanha. Mas fique tranquilo, pois todo o percurso é feito de carro – e é lindo!

TODOS OS NOSSOS LEITORES TÊM PELO MENOS 10% DE DESCONTO COM A DESTINO CHILE!

A nossa primeira parada foi no Cumbres del Maipo, onde por 5 mil pesos chilenos por pessoa é possível tomar um bom café da manhã. O buffet é liberado e conta com pães, frios diversos, frutas, iogurte, café, leite, chocolate quente e ovos mexidos. O lugar é bem bonitinho, no estilo refúgio de montanha, sabe? Aqui vale a dica de aproveitar para ir ao banheiro, já que só haverá outro quando você chegar nas termas.

Ao longo do caminho, a Cordilheira dos Andes será uma fiel companheira. Além dela, vilarejos, o Rio Maipo e até mesmo o Glaciar El Morado marcam presença.

As águas terapêuticas das Termas de Colina

Enfim, chegamos nas Termas de Colina. Ou Baños Colina, como você preferir. Ao todo, são 6 piscinas termais, cada uma com uma temperatura diferente, mas todas com algo em comum: a água quente… bem quente! Com uma variação entre 30º e 60º, elas são aquecidas devido a atividade vulcânica e por isso, o ideal é fazer uma adaptação, experimentando da mais fria para mais quente. Aliás, dizem que é o famoso vulcão San Jose, ainda ativo, o responsável por tal feito.

Termas de Colina
Termas de Colina

Em consequência dos inúmeros minerais existentes na água, elas têm a fama de serem terapêuticas e é bem comum ver algumas pessoas usando e abusando da lama medicinal que se encontra no fundo das piscinas. A grande maioria, é claro, passa no rosto, já que dizem fazer bem para a pele. No entanto, nós deixamos passar a oportunidade e acabamos nem testando. Ou seja, faça por sua conta! haha.

Vista para as Cordilheiras dos Andes nas Termas de Colina
Vista para as Cordilheiras dos Andes nas Termas de Colina

Apesar do local ser bem simples, as Termas de Colina contam com um vestiário completo (masculino e feminino), com banheiro e chuveiro. Mas não espere aquele conforto para tomar banho, já que terá uma galera usando o espaço ao mesmo tempo.

Para os que pensam em conhecer o lugar e não entrar nas piscinas, sinto informar que vocês se arrependerão. Mesmo com o vento insistindo em me deixar com frio, foi uma experiência e tanto! Ainda mais com toda essa vista para as montanhas!

Termas de Colina

Empanadas e Catedrais de Pedra

Saímos das Termas de Colina e fizemos uma parada estratégica para matar quem nos matava. A essa altura, não seria nada mal comer umas empanadas diretamente de um forno à lenha. Em uma pequena casinha, fizemos um lanche e logo em seguida partimos para a próxima atração do dia.

Paramos nas Catedrais de Pedra, uma formação rochosa esculpida naturalmente pelo tempo, vento e demais ações da natureza. Sem dúvidas, algo lindo de se ver! Mais pra frente paramos novamente em um outro mirante, mas dessa vez, para um vale. Infelizmente não me recordo o nome do lugar, mas o visual era digno das paisagens do Cajón del Maipo.

Catedrais de Pedra em Cajón del Maipo
Catedrais de Pedra

Cascata el Yeso: tesouro ainda pouco visitado na região do Cajón del Maipo

Formada pelo desague do Embalse el Yeso – fechado por tempo indeterminado -, a Cascata el Yeso é uma dobradinha perfeita para esse tour. E foi ela a nossa última parada do dia. Com suas águas, ora verdes, ora azuis, contrastando plenamente em meio às montanhas, digam aí: é ou não é uma belo cenário para um fim de dia?

Cascata el Yeso em Cajón del Maipo
Cascata el Yeso em Cajón del Maipo

Circuito pela Cascata el Yeso

Há um circuito bem demarcado no entorno da Cascata el Yeso. Caminhamos até a beira do Rio el Yeso, onde o plano de fundo reservava uma imagem belíssima de um glaciar. Apesar do frio e vento que teimavam em aparecer no mês de novembro, ficamos ali por um tempo curtindo aquele visual.

Rio el Yeso em Cajón del Maipo
Rio el Yeso

Logo em seguida, fizemos a caminhada pelo circuito até a cachoeira. Embora não estivesse em sua máxima potência, a Cascata el Yeso estava lá, linda e bela, dando o ar da graça em meio a alguns tímidos raios de sol.

Para finalizar muito bem o dia, um piquenique cheio de coisas gostosas estava esperando por nós. Aliás, vale ressaltar que há várias mesas, banheiro e até mesmo uma pequena lanchonete no complexo. E se você achava que não tinha como melhorar mais… ainda demos a sorte de ver nevar quase em pleno verão!

Um pouquinho de neve hehe

Termas de Colina e Cascata el Yeso: com agência ou por conta própria?

Acredito que essa seja a pergunta do milhão. Ou seja, é bem difícil determinar o que é melhor para o outro. Por outro lado, quando a gente pesquisa sobre um passeio em um novo destino sempre bate aquela dúvida. Vamos com alguma agência ou por conta própria? Bom, quem nos acompanha sabe que diversas vezes somos adeptos da segunda opção. No entanto, isso pode mudar muito rápido se acharmos que o custo x benefício de ir por conta própria não compensa. No caso das Termas de Colina e Cascata el Yeso, não contar com uma agência significa que você enfrentará uma estrada bem ruim por sua conta e risco.

Tem gente que vai? Sim. Significa que vai acontecer algo? Não. Mas em um passeio de tanta contemplação como esse nós preferimos não ter essa preocupação. Por isso, optamos pela agência e não nos arrependemos. A Destino Chile foi impecável do início ao fim. Mas se ainda assim você achar melhor alugar um carro e ir por conta própria, certifique-se das condições da estrada antes de seguir viagem e dê preferência para um 4×4.

DICA DE HOSPEDAGEM EM SANTIAGO

Ficamos hospedados no Pariwana Hostel, em uma localização bem central, e adoramos! Escrevemos sobre a nossa experiência nesse post aqui. No entanto, outro lugar excelente para se hospedar na cidade é o bairro Providencia. Por outro lado, Santiago conta com uma rede hoteleira enorme e muito bem estruturada e, inclusive, vários hotéis só cobram o pagamento quando você chega no local.

Dicas importantes para visitar as Termas de Colina e a Cascata el Yeso

  • Devido aos inúmeros minerais presentes nas Termas de Colina, evite mergulhar. Se possível, já vá com a roupa de banho por baixo, assim, você só precisará se trocar no final.
  • Não se esqueça de levar chinelos para as Termas de Colina. Obviamente, o local não é calçado e é meio chato de ficar andando descalço por lá. Palavras de quem passou por isso. =)
  • Leve alguns lanchinhos para o decorrer do dia. Apesar de ter parada para o café da manhã, para as empanadas e um piquenique no final, como é um passeio de dia inteiro, pode te dar fome nos intervalos. Ah, também não esqueça de levar água.

Não esqueça do seguro viagem quando for para Santiago!

Não deixe de contratar um seguro viagem internacional quando estiver organizando a sua viagem para Santiago, pois é ele quem te dará toda a assistência caso você precise de atendimento médico. Eu, por exemplo, precisei acionar o seguro no Atacama, fui atendida em um hospital e tive todo o amparo necessário. Falarei sobre isso mais pra frente, em um post específico. rs. Nós sempre fechamos os nossos através da Real Seguros e nunca tivemos problemas. Eles trabalham com ótimos preços e com seguradoras que oferecem até mesmo auxílio em caso de extravio de bagagem ou cancelamento de voo. Todos os nossos leitores têm desconto em qualquer seguro do site!

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

Nosso passeio foi uma cortesia da Destino Chile, mas todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no Carioca Sem Fronteiras prezamos pela total transparência com o leitor acima de tudo.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.