Atualizado em 19 de março de 2024

O Circuito Chico é um dos passeios mais tradicionais de Bariloche. Aliás, diríamos até que ele é uma breve introdução da cidade. Afinal, trata-se de uma rota que passa por vários pontos turísticos importantes.

Você conhecerá mirantes, teleféricos, paisagens naturais típicas – e belas – da Patagônia Argentina e ainda pode fazer um desvio aqui e ali por outros locais interessantes. É uma atividade imperdível para quem visita essa região!

Cerro Campanário em Bariloche
Vista do Cerro Campanario no Circuito Chico

Como é o Circuito Chico em Bariloche

O Circuito Chico é uma rota turística em Bariloche com 65km que começa final da Avenida Exequiel Bustillo e beira boa parte do Lago Nahuel Huapi. Todo o trajeto dura em torno de 4h e você pode fazê-lo por conta própria, contratando uma agência de turismo e até mesmo de bike, se tiver disposição e for mais aventureiro.

O Circuito Chico tem cinco paradas oficiais, mas algumas agências podem fazer uma ou outra parada extra.

Ainda não tem hotel reservado em Bariloche?
Confira aqui as melhores hospedagens e tarifas para a sua viagem!

Circuito Chico de carro ou com agência

Como nós alugamos um carro, fizemos o Circuito Chico por conta própria e achamos que valeu muito a pena. Montamos nosso próprio roteiro e distribuímos o tempo em cada atração de acordo com os nossos interesses, além de podermos parar a qualquer momento. E se você nos perguntar se essa é a melhor opção, vamos dizer que sim!

Caso você queira alugar um carro para viajar por Bariloche e cidades vizinhas como San Martín de Los Andes e Villa La Angostura, assim como nós fizemos, recomendamos a RentCars, onde você reserva online, com segurança, paga em reais, sem IOF e ainda pode parcelar no cartão de crédito.

Mas se você não dirige ou não quer se preocupar em dirigir, a melhor forma de conhecer o Circuito Chico com mais comodidade é contratando um passeio. É importante lembrar que algumas agências vendem essa rota com o nome de Tour Panorâmico e você pode escolher em os turnos da manhã ou da tarde.

Circuito Chico em Bariloche
Ponte com vista para a Bahia Lopez no caminho do Circuito Chico

Nosso roteiro do Circuito Chico em Bariloche

Assim como a maioria das pessoas que fazem o Circuito Chico por conta própria, nós fizemos algumas pequenas alterações no roteiro para deixá-lo mais com a nossa cara. Mas conforme descrevermos a nossa experiência, vamos informando o que tiramos ou acrescentamos na rota. Vamos lá?

1 – Cerro Campanario

Nossa primeira parada do Circuito Chico em Bariloche foi no Cerro Campanario e esse também costuma ser o ponto inicial das agências de turismo. O lugar tem vários mirantes incríveis para o Parque Nahuel Huapi, para diversos lagos e até mesmo para as cidades vizinhas.

Cerro Campanário no Circuito Chico em Bariloche
Vista do Cerro Campanario

Por aqui, se prepare para aproveitar algumas das vistas mais bonitas da região, que já começam logo pelo teleférico que você terá que subir para acessar o Cerro Campanario. Não quer subir de teleférico? Tudo bem. Você pode pegar uma trilha que leva em torno de 30 a 40 minutos até o topo.

Teleférico do Cerro Campanário em Bariloche
Teleférico do Cerro Campanário em Bariloche

Além de todo visual panorâmico, lá em cima também tem uma lanchonete toda de vidro, loja de souvenir e outras pequenas trilhas.

2 – Punto Panoramico

Em seguida fotos até o Punto Panoramico e aqui fizemos a nossa primeira modificação no roteiro pelo Circuito Chico.

Entre o Cerro Campanario e o Punto Panoramico tem a Colonia Suiza, o primeiro assentamento europeu da região. Esse é um local que costuma fazer parte de muitos passeios oferecidos pelas agências, mas nós optamos por não passar por lá.

O Punto Panoramico é o que o nome sugere: um ponto com vista panorâmica para os lagos e montanhas de Bariloche. É lindo e vale a parada! Dele você também consegue ver a Isla Victoria e o Hotel Llao Llao.

3 – Bahia Lopez

Seguimos em direção à Bahia Lopez, outro lugar que é uma parada tradicional nos roteiros do Circuito Chico. Nós ficamos apenas aproveitando as vistas dos mirantes e da ponte fotogênica que tem pelo caminho, mas nos arredores há algumas trilhas para as pequenas praias da na região.

Bahia Lopez no Circuito Chico em Bariloche
Bahia Lopez

4 – Hotel Llao Llao e Capela de San Eduardo

A próxima parada foi no Hotel Llao Llao e na Capela de San Eduardo. E aqui é outro momento do passeio que pode haver paradas extras.

Algumas agências também costumam fazer um pit stop em uma fábrica de produtos à base de rosa mosqueta antes de seguir para o Llao Llao, mas nós fomos diretamente para o hotel.

Hotel Llao Llao
Hotel Llao Llao

O Hotel Llao Llao não é uma simples hospedagem. Ele é o mais tradicional de Bariloche e foi até declarado Monumento Histórico Nacional. Ele é um hotel de luxo em uma localização privilegiada da cidade, às margens do Lago Perito Moreno e com o Cerro Lopez ao redor.

Perto dele você também encontrará a Capela de San Eduardo, construída toda em madeira no ano de 1938.

Capela de San Eduardo – Foto: www.barilocheturismo.gob.ar

5 – Puerto Pañuelo

Seguimos, então, até a última parada do nosso roteiro pelo Circuito Chico em Bariloche. Paramos no Puerto Pañuelo, um lugar bem bonito de onde saem diversos passeios de barco na região, como o que vai até a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.

-> Leia também – Como é visitar Bariloche no verão: será que vale a pena?

Puerto Pañuelo no Circuito Chico em Bariloche
Puerto Pañuelo

Ponto extra para adicionar ao roteiro do Circuito Chico em Bariloche

Embora oficialmente não faça parte do Circuito Chico, a Cervejaria Patagonia é uma atração que fica no meio do caminho e que vale a pena visitar. Além das cervejas maravilhosas, eles têm restaurante e biergarten com vista para as paisagens incríveis de Bariloche.

Cervejaria Patagonia em Bariloche
Cervejaria Patagonia em Bariloche

Não esqueça do SEGURO VIAGEM ao viajar para a Argentina!

Nós jamais recomendamos que você faça uma viagem internacional sem um bom seguro viagem. Somente com ele você terá assistência médica emergencial sem custos extras caso precise, além de outros tipos de assistência, como odontológica, jurídica e auxílio no extravio de bagagem e cancelamento de voo.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Dicas importantes para o seu passeio

  • Muitas agências vendem o Circuito Chico em conjunto com o Cerro Tronador. No verão, até vai, mas no inverno o passeio pode ficar muito corrido.
  • Achamos todo o trajeto do Circuito Chico bem tranquilo para fazer de carro por conta própria. No entanto, há grande possibilidade de você encontrar o caminho cheio de neve caso viaje no inverno. Lembre-se de usar correntes de neve nos pneus e de dirigir com bastante cautela.
  • O teleférico do Cerro Campanário não costuma estar incluído nos passeios oferecidos pelas agências. Consulte o site oficial para saber o valor atualizado.
  • Com exceção do Punto Panoramico, muitos mirantes na estrada não têm uma boa área de estacionamento. Dito isso, atenção onde você vai estacionar.
  • Você verá muitos ciclistas fazendo o Circuito Chico. Tenha respeito e cuidado ao dirigir perto deles.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

4 Comments

  1. Juliana Wojciechowski Reply

    Oi! Adorei as dicas de vocês, tudo completo e bem explicadinho!
    Pretendo ir com meu namorado agora em fevereiro e também alugar um carro. Minha única dúvida seria sobre o GPS. Vocês usaram no celular com internet normal ou salvaram o mapa offline, veio no carro?

    Obrigada e até!

  2. Oii, adorei o post e as fotos!!! Ótimo trabalho.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Além do teleférico é a única coisa a ser paga, ou tem algum outro ingresso/ticket para entrar no Circuito?
    Obrigada!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras