Atualizado em

Localizados a cerca de 12 km de Aveiro estão os palheiros de madeira mais famosos de Portugal. É na Praia da Costa Nova, um pequeno vilarejo pra lá de charmoso, que umas casinhas coloridas roubam a cena entre o Oceano Atlântico e a Ria de Aveiro. Reduto de boa gastronomia, ruas pitorescas e um perfeito destino de verão, confira como foi o nosso passeio por Costa Nova do Prado.

Como chegar na Praia da Costa Nova

A Praia da Costa Nova faz parte do município de Ílhavo, bem pertinho de Aveiro. Então, nós aproveitamos um tempinho do nosso roteiro por Aveiro para conhecer esse pedaço especial de Portugal. Pegamos um ônibus no centro da cidade, na Rua Clube dos Galitos, e em torno de 30 minutos já estávamos em frentes às casas coloridas que dão fama ao lugar. O valor da passagem custa 2,60€ e você pode conferir os horários no site oficial da empresa responsável pelo percurso.

De carro o trajeto é ainda mais rápido, durando cerca de 20 minutos através da Via A25, saindo de Aveiro. Ainda de automóvel, de Lisboa até a Praia da Costa Nova são cerca de 2h30min, enquanto do Porto não dá nem uma hora. Por outro lado, quem pretende fazer todo o passeio através do transporte público, a melhor opção é pegar um trem até Aveiro e de lá seguir de ônibus, assim como nós fizemos.

DICA PARA ALUGAR CARRO EM PORTUGAL:

Se você pretende alugar um carro em Portugal, indicamos a RentCars como uma boa opção de empresa. É possível parcelar o valor total, sem cobrança de IOF, no cartão de crédito. Além disso, o site é super seguro e de fácil uso. Sempre alugamos através deles e nunca tivemos nenhum problema. =)

O que fazer na Praia da Costa Nova

A Praia da Costa Nova do Prado é um famoso reduto praiano em Portugal, com diversas atividades para curtir o dia. No verão, não é difícil encontrar as ruas cheias de gente, as praias cheias de banhistas e o vilarejo pulsando energia. Nós visitamos o lugar durante o outono e, infelizmente, no dia do nosso passeio estava caindo uma chuva bem fininha. Para completar, ainda estava frio! rs. Mas, mesmo assim, conseguimos passear um pouquinho e aproveitar o local.

Praia da Costa Nova Portugal
Casinhas e igreja na beira da praia

1 – Se encante com os charmosos e fotogênicos palheiros da Costa Nova

Os palheiros de madeira são uma das principais atrações da Praia da Costa Nova. Listradas e coloridas, essas casinhas eram os antigos armazéns dos pescadores do vilarejo. Anteriormente elas serviam para armazenar materiais de pesca e afins. Hoje em dia, muitas se transformaram em casas de veraneio, hotéis e pousadas, lojas e restaurantes. Reza a lenda que as casas eram coloridas assim para que os pescadores pudessem identificá-las mais facilmente. Afinal, eles passavam muito tempo no mar.

2 – Caminhe sem pressa pelo vilarejo

Desde que não esteja chovendo (rs), caminhar sem pressa pelas ruas de Costa Nova é uma das coisas mais agradáveis para se fazer. Elas são vibrantes, charmosas e reservam alguns cantinhos especiais. Como o local também é muito bike friendly, alugar uma bicicleta e pedalar sem rumo também é uma boa pedida.

Rua da Praia de Costa nova
Rua charmosa em Costa Nova

3 – Conheça o Farol da Barra

Na extremidade Norte, já na Praia da Barra, se encontra o Farol da Barra. Com 62 metros de altura, ele é o maior de Portugal, além de também ser um dos mais altos do mundo. É possível visitá-lo, entretanto, a visita só é permitida às quartas-feiras. Consulte o site oficial para conferir os horários.

Farol da Barra Portugal
Farol da Barra (Foto: cm-ilhavo.pt)

4 – Curta a praia

Já que Costa Nova se trata de um destino de verão, nada melhor do que curtir uma praia, principalmente se você está visitando o lugar durante a época de calor. A extensão de areia da Praia da Costa Nova é enorme e no seu entorno há alguns clubes de praia e restaurantes. Há estacionamento próximo e apesar de estarem fechados no dia da nossa visita, também vimos banheiros públicos. Infelizmente as nossas fotos não estão convidativas, mas em dias de sol a praia é incrível. Acredite! haha

Uma outra opção é a Praia da Barra. Ela fica distante cerca de 1,5 km da Praia da Costa Nova. Ou seja, bem pertinho. Aliás, como é lá que se encontra o Farol da Barra, você pode aproveitar pra curtir um pouco dela quando for visitá-lo. A praia costuma ser muito indicada para crianças pois suas águas são mais calmas.

5 – Se aventure nos esportes aquáticos

Que tal se aventurar em algum esporte aquático? Como nessa região venta demais, os esportes como kitesurf, windsurf e vela são muito difundidos. Do mesmo modo, não podemos esquecer do surf, bodyboard, SUP e até mesmo canoagem. Além deles, há também o mergulho para os que gostam de ver o mar com outros olhos.

6 – Faça um passeio de barco

Quem gosta de algo mais relax, é possível fazer um passeio de barco tanto na Praia da Costa Nova, como na Ria de Aveiro (que também passa por lá). E ainda dá pra escolher entre lancha e veleiro. Você pode conferir algumas empresas que fazem o tour aqui.

7 – Visite os museus da região

Há 5 museus que podem ser visitados na região. Em primeiro lugar, o mais indicado de todos é o Museu Marítimo de Ílhavo. Ele abriga uma enorme coleção de objetos relacionados à pesca. Além desse acervo, o local ainda conta com uma vasta coleção de arte, a maior coleção de conchas do país e uma coleção de algas marinhas.

Museu Marítimo de Ílhavo
Aquário no Museu Marítimo de Ílhavo (Foto: museumaritimo.cm-ilhavo.pt

Também é possível visitar o Navio-Museu “Santo André”, o Museu Vista Alegre, a Casa Gafanhoa e o Museu Etnográfico. Para saber mais sobre todos eles, consulte o site oficial do município de Ílhavo.

8 – Compre um peixe no Mercado do Peixe da Costa Nova

Os amantes da gastronomia não podem deixar de visitar o Mercado do Peixe da Costa Nova. Por lá, há uma variedade infinita de barracas vendendo os mais diversos frutos do mar. E pra completar, tudo bem fresquinho! Além disso, há algumas lojas vendendo artesanato local. Ou seja, também é uma boa opção para comprar aquele souvenir!

Onde ficar na Praia da Costa Nova

Apesar de não termos nos hospedados em Costa Nova, pesquisamos algumas opções legais de hospedagem na cidade:

Dicas de restaurantes

Pedimos algumas indicações de restaurantes no vilarejo e esses foram os mais indicados. Aliás, vale ressaltar que também são os primeiros na lista do tripadvisor, o que quer dizer que devem ser bons, mas também devem ser caros. rs.

Agora que você já sabe o que fazer na Praia da Costa Nova, não esqueça de contratar o seu seguro viagem internacional. Além dele ser obrigatório para quem visita Portugal, nós recomendamos que você jamais viaje sem um, principalmente se a sua viagem é para fora do país. Por mais que a gente sempre espere que dê tudo certo, imprevistos podem acontecer. E, se tratando de saúde, os custos costumam ser caríssimos no exterior. Leitor do Carioca Sem Fronteiras tem desconto na Seguros Promo e na Real Seguros. Sempre fechamos com eles porque ambas são excelentes, possuem bom preços e diversas formas de pagamento.

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

DESCONTO NA SEGUROS PROMO

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment