Atualizado em

Localizada no sul do Chile, em uma região chamada de Lagos Andinos, se encontra Puerto Varas. Pequena e de colonização alemã, a cidade encanta com seus vulcões de cartão postal, suas casinhas cinematográficas e com um lago pra lugar nenhum no mundo botar defeito.

Vista de Puerto Varas e do lago
Vista de Puerto Varas e do Lago Llanquihue

Como chegar em Puerto Varas

A melhor forma de se chegar em Puerto Varas é de avião. Como a cidade não tem aeroporto, o mais próximo se encontra em Puerto Montt, distante cerca de 30 minutos. A Latam e a Sky Airline voam até lá, ambas com escala em Santiago. Também há ônibus noturno saindo de Santiago, no entanto, são mais de 1.000 km de estrada e algo em torno de 12 horas de viagem. As empresas que operam essa rota são a Turbus, Pulmann Bus, Buses ETM, Lago Sur e Cruz del Sur.

Nós chegamos em Puerto Varas de ônibus. Estávamos em Pucón e levamos mais ou menos umas três horas em um trajeto tranquilo pela Jac. Ainda é possível viajar por toda essa região de carro e, inclusive, essa é a melhor forma de se deslocar pelos Lagos Andinos Chilenos. Apesar de não termos feito toda a viagem de carro, tiramos um dia para alugar um e fazer alguns passeios.

DICA DE ALUGUEL DE CARRO:

Sempre alugamos o carro através da RentCars, principalmente porque eles permitem o pagamento parcelado e sem a cobrança de IOF. Além disso, eles trabalham com as melhores locadoras de automóvel e o site é muito seguro e de fácil navegação.

Onde ficar em Puerto Varas

Como Puerto Varas entrou de último hora no nosso roteiro, tivemos dificuldade em achar hotel disponível. Acabamos ficando em uma hosteria bem simples, no centrão da cidade, chamada Outsider. O dono é um senhor alemão que é uma figuraça! haha. O quarto era simples, mas tinha banheiro privativo e café da manhã. Outras opções maravilhosas na cidade são Sueños de Sur B&B, Chancerel, Galpon Aire Puro e Hotel Puerta del Lago. Para quem busca sofisticação e belas vistas, vale a pena dar uma olhada no Hotel Cumbres, Radisson Hotel, Hotel Cabaña del Lago e Los Caiquenes. Para a galera de hostel, em Puerto Varas tem o MaPatagonia Hostel, Hostel Vermont Backpackers e Mamahostels. Se você gosta de alugar apartamentos, Puerto Varas conta com vários disponíveis no AirBnb e você ainda pode ganhar até 179 reais de desconto na sua primeira reserva.

O que fazer em Puerto Varas

1 – Caminhar pelo Centrinho Turístico

Apesar de termos pego dias chuvosos, foi uma delícia caminhar pelo centrinho de Puerto Varas, mesmo com o vento não dando trégua. Aproveite para curtir a orla do Lago Llanquihue e admirar a vista para o vulcão Osorno e Cabulco. Como vocês podem ver, infelizmente não tivemos muita sorte com a visibilidade do dia. rs. Ainda pela orla, não deixe de conhecer o Museu Pablo Fierro e suas exposições que misturam antiguidades e obras de arte.

Conheça também algumas construções históricas da cidade, como a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesús, por exemplo. Construída entre 1915 e 1918, de longe suas torres vermelhas chamam a atenção. Não é a toa que a igreja é um dos principais cartões postais de Puerto Varas. Ah, e quem gosta de uma jogatina, a cidade conta com um cassino, ou seja, é uma boa oportunidade de tentar a sorte – ou o azar. rs

2 – Lago Todos los Santos

Com areias negras, águas esverdeadas e rodeado por montanhas, o Lago Todos los Santos é um convite para um passeio de sucesso em meio à natureza. É dele que sai uma das travessias de barco mais famosas da região, o Cruce Andino, que atravessa os Lagos Andinos em direção a Bariloche. No local também é possível fazer alguns pequenos passeios de barco e apesar de não termos feito nenhum, vimos alguns operando normalmente.

Lago Todos los Santos Puerto Varas
Lago Todos los Santos

3 – Saltos de Petrohué

Localizados dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosalez, os Saltos de Petrohué encantam com suas quedas d’água e cachoeiras. Em tons verdes e azuis misturados, dizem que em dias de sol formam um cenário perfeito com o vulcão Osorno ao fundo. Bom, já sei que precisamos voltar em um dia de sol radiante, né? É possível estender o passeio e fazer algumas trilhas dentro parque.

Saltos de Petrohué
Saltos de Petrohué

4 – Vulcão Osorno

Principal ponto turístico de Puerto Varas, o Osorno é, além de um vulcão ativo, uma estação de esqui super completa e bem estruturada. O Volcán Osorno Centro de Ski y Montaña conta com 8 pistas de esqui, além de meios de elevação, teleféricos e cafeterias. Inclusive, mesmo que você não pretenda esquiar, pode pegar o teleférico e passear pelo vulcão. Nós fomos de carro somente até a base, já que a nossa cota de vulcão já havia acabado quando fizemos o Trekking no Vulcão Villarrica, em Pucón. Aliás, os mais aventureiros também podem fazer a ascensão até a cratera do Osorno.

DICA PARA INCREMENTAR O SEU ROTEIRO EM PUERTO VARAS:

Se você não pretender fazer trilhas e nem passeios de barco mais longos, é possível juntar o Lago Todos los Santos, os Saltos de Petrohué e o Vulcão Osorno em um só tour. Você pode fazer a volta ao Lago Llanquihue de carro e contemplar todas essas belezas em um mesmo dia. Ou então, pode fechar uma excursão que faça os Saltos de Petrohué + Osorno ou alguma outra que vá somente ao Vulcão Osorno, de acordo com a sua disponibilidade.

5 – Bate e volta em Frutillar

Depois das dicas do que fazer em Puerto Varas você ainda pode dar uma escapadinha até alguma cidade vizinha. Uma opção é Frutillar. O lugar é uma graça! Em uma tarde você consegue visitar praticamente tudo e ainda sobra um tempo para o café. Que tal?

Lago Llanquihue em Frutillar
Frutillar

Quando ir

Decidir a melhor época para conhecer Puerto Varas vai depender do que você pretende fazer na cidade. Se você quer curtir a neve e o inverno, vá nos meses de junho até início de setembro. Por outro lado, para curtir os lagos o ideal é viajar entre os meses de novembro até março. Os demais meses são considerados baixa temporada e além de encontrar tarifas mais em conta, você pegará as transições das estações. Nós fomos no mês de abril e durante o dia o clima estava mais agradável, enquanto à noite a temperatura caía consideravelmente. De qualquer forma, essa é uma região que chove bastante o ano inteiro, então, agradeça aos céus se você pegar todos os dias de sol! rs

NÃO ESQUEÇA DO SEU SEGURO VIAGEM!

Viaje seguro e não esqueça de contratar o seu seguro viagem internacional antes de ir para o Chile. É o seguro que te dará toda cobertura e amparo necessários caso você precise de um atendimento médico, sem cobrar custos extras. Além disso, você ainda contará com assistência em caso de cancelamento de voos, extravio de bagagem, entre outros. Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros, principalmente porque eles parcelam no cartão de crédito e as tarifas são baixas, além dos descontos oferecidos.

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

De Puerto Varas para onde?

Se você pretende estender a sua viagem, uma boa opção é Pucón. Ainda nos Lagos Andinos, a cidade também conta com vulcão e muita natureza espetacular! Explicamos tudo direitinho em um post sobre o que fazer em Pucón. Outra cidade super interessante mas que ainda não conhecemos é Chiloé. No entanto, se você quiser atravessar fronteiras, literalmente, pode esticar até a Argentina em uma road trip daquelas. De Puerto Varas até Villa La Angostura são 3h20min de estrada e, um pouco mais à frente, até Bariloche são cerca de 4h30min. Aqui só vale a ressalva de que caso você esteja com carro alugado, é necessário pedir antecipadamente para a locadora um documento de permissão para cruzar as fronteiras.

Vulcão Villarrica em Pucón, nos Lago Andinos
Vulcão Villarrica em Pucón, nos Lago Andinos

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment