Atualizado em

–Post atualizado em Maio de 2018–
Campos do Jordão é uma cidadezinha deliciosa no interior de São Paulo que costuma atrair muitos turistas por seu clima mais ameno, boa gastronomia e arquitetura bem romântica. Como é distante do Rio de Janeiro cerca de 335 km, é uma ótima opção para curtir um fim de semana ou um feriado prolongado. Apesar de ser considerada um destino caro, apostamos em passar um Natal por lá e não nos arrependemos. Isso porque além da cidade ficar linda com todos os enfeites natalinos, alguns restaurantes estavam com promoções ótimas pelo fato de dezembro ser baixa temporada. Ou seja, achávamos que iríamos morrer em um dinheiro por ser época festiva, mas acabou dando tudo certo! Por fim, fizemos várias coisas legais e vamos dar a dica de passeios imperdíveis na cidade.

Vila Capivari

 

Passeio imperdíveis em Campos do Jordão

 

1 – Vila Capivari

A Vila Capivari é o bairro mais famoso de Campos do Jordão e por isso é considerado o centro turístico da cidade. Lá é o lugar onde as coisas acontecem, sabe? É lá que estão a maioria das lojas e restaurantes, entre eles o famoso restaurante da cervejaria Baden Baden. É claro que tamanha fama não seria barata e os maiores preços da cidade você encontra aqui! Alguns dizem que a fama de Suíça Brasileira que a cidade tem é por conta dessa típica arquitetura que vocês verão nas fotos abaixo. Mas a verdade é que a fama também pode ser por conta dessas preços aí! haha. Porém basta se afastar um pouquinho da rua principal que você irá achar opções mais amigáveis. Mas se eventualmente você quiser almoçar ou jantar por ali mesmo, uma boa dica é o Restaurante Safari, com preços ok e boa comida.

Vila Capivari – em frente ao restaurante Baden Baden
Tudo iluminado!!!

2 -Amantikir – Jardins Que Falam

O Amantikir é uma das mais famosas atrações da cidade. E esse título não é a toa! O jardim é tão lindo quanto o tamanho da sua fama! E tudo é tão meticulosamente cuidado e organizado que dá gosto de ver. Cada espaço  é extremamente bem projetado de forma com que parece que se comunica mesmo com a gente, assim como diz o seu nome.

Amantikir visto do mirante

O jardim é um local de pura paz e fica localizando em uma região bem bonita da cidade: bem no alto da Serra da Mantiqueira e com uma vista de tirar o fôlego. Além disso, o parque possui 26 jardins para você se perder, se encantar e sair apaixonado… assim como nós saímos.

Mirante com vista para a serra

-> Reserve seu hotel no Booking através desse link. Você irá garantir as melhores taxas e ainda nos ajudará a continuar no ar criando conteúdos de qualidade. Nenhuma taxa extra será cobrada por isso.

Porém, prepare o bolso! O valor da entrada é de 40 reais por pessoa. Contudo, o passeio compensa o valor. Mas eu não sei se voltaria lá novamente. Talvez uma ou duas visitas já sejam o suficiente.

Acho que esse é o local mais famoso do jardim! rs

3 – Museu Felícia Leirner

Localizado em um dos bairros mais altos e bonitos de Campos do Jordão se encontra o Museu Felícia Leirner. E essa é uma das dicas que eu mais gosto de dar. Em primeiro lugar porque o museu é totalmente ao ar livre e em seguida porque é tudo tão verde e bem cuidado que a gente se sente até mais leve.

Museu Felícia Leirner

O museu possui um acervo de 85 obras, feitas em material de bronze, cimento branco e granito. Tudo perfeitamente disposto e integrado à natureza. Também há no local o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival de Inverno da cidade. E ainda por cima, para completar toda a beleza, uma vista espetacular da Pedra do Baú  te espera na parte mais alta do museu. Afinal, é ou não é um lugar maravilhoso?

-> Se você curte destinos serranos, não pode perder esse post com um roteiro completo da cidade de Teresópolis!

Aqui vale a dica de assistir o pôr do sol desse local. Dizem que é lindo! Para maiores informações acesse o site oficial aqui.

Vista da Pedra do Baú

4 – Aventura no Rancho

À primeira vista pode não parecer, mas Campos do Jordão possui inúmeras opções para quem curte ecoturismo.  São vários lugares oferecendo desde passeios em quadriciclos até atividades como arvorismo, tirolesa e cavalgadas. Nós escolhemos o Rancho Santo Antônio para fazer uma tirolesa e não nos arrependemos. Até porque, é lá que se encontra a maior da região. A tirolesa é divida em duas etapas: uma de 800 m e outra de 250 m. Se valeu a pena? É claro que sim! Além disso, há uma lanchonete no local par aqueles que querem repor as energias. São servidas opções de lanches e bebidas, e também há um buffet na hora do almoço. Ou seja, dá tranquilo para passar o dia no rancho caso você queira.

Segunda etapa da tirolesa no Rancho Santo Antônio

5 – Cervejaria Baden Baden

A Cervejaria Baden Baden é um dos pontos mais visitados na cidade por aqueles que curtem esse líquido sagrado. Nós, por exemplo, estamos nesse time! rs. Famosa por produzir cervejas  de altíssima qualidade, a visita é bem concorrida, principalmente aos finais de semana. Por isso, é necessário agendar o passeio com antecedência. Nós fizemos a visita e adoramos, e também já contamos a nossa experiência aqui no blog.

Tour na Cervejaria Baden Baden
Fábrica da Baden Baden

Entretanto, para acalmar o coração daqueles que não podem visitar a cervejaria, a Baden Baden conta com um bar/restaurante bem no coração da Vila Capivari. Mas chegue cedo para conseguir uma mesa pois o local fica bem cheio, principalmente às sextas e sábados.

Veja também: onde comer em Campos do Jordão e ainda beber uma boa cerveja

6 – Pico do Itapeva

Em primeiro lugar, vou começar pela informação triste: o Pico do Itapeva não fica em Campos do Jordão. Mas a informação feliz é que ele fica bem pertinho – em Pindamonhangaba, para ser mais exata. E o melhor, bem divisa entre as duas cidades. Em suma, é quase de Campos do Jordão rs.

Vista o Pico do Itapeva

O pico fica a 2.030 metros de altitude e possui uma linda vista da Serra da Mantiqueira. E na verdade é só isso mesmo que tem por lá. Antigamente até havia uma feirinha de artesanato e roupas, mas as lojas foram retiradas em meados de 2014 por decisão judicial. Ao visitar o local hoje você verá somente a o visual mesmo e inúmeras antenas de rádio e celular.

Olha aí as antenas no Pico do Itapeva

Mas não pensem que não vale a pena conhecê-lo. O visual lá de cima é bem bonito e além disso, o trajeto até vale a pena ser percorrido. Isso porque no caminho há um lago tão bonito que com certeza vai te fazer parar para umas fotos. Antigamente também havia uma tirolesa nesse lago, mas nós não sabemos o porquê dela não existir mais.

Lago do Itapeva. O pessoal da cidade diz que esse é o lago mais alto do Brasil.

7 – Horto Florestal

Tá aí um lugar que ganhou nosso coração! Mas ganhou mesmo, de verdade e por completo! O Horto Florestal de Campos do Jordão possui 8,3 mil hectares de área de pura natureza e com certeza de pura beleza também!  Por lá é possível fazer caminhadas, piqueniques, trilhas, tirolesa, arvorismo ou simplesmente passar o dia. Sem dúvidas, esse é um dos lugares mais bonitos da cidade!

Horto Florestal de Campos do Jordão
Horto Florestal de Campos do Jordão

-> A Michela do blog Mapa na Mão também conheceu o Horto Florestal. Nesse link aqui você encontra o post dela com um roteiro de 2 dias na cidade dando várias dicas desse e de outros lugares da cidade. 

8 – Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista também é conhecido como Palácio do Governo  e seu nome é justamente pelo fato ter servido como residência de inverno do governador de São Paulo. Hoje em dia o local funciona como um museu aberto ao público. O palácio recebe exposições temporárias e também abriga antiguidades, esculturas e obras de artes. Entre elas há itens de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, por exemplo.

Palácio Boa Vista

Ainda nos terrenos do palácio, há uma capela construída com paredes de vidro e com uma arquitetura bem diferente do que estamos acostumados. A visita é grátis e o local funciona de quarta à domingo, das 10:00 às 14:00 e das 14:00 às 17:00.

Entrada do palácio

9 – Complexo da Pedra do Baú

Para finalizar, uma dica que não pode ficar de fora do seu roteiro em Campos do Jordão: vá até o Complexo da Pedra do Baú! Mas fiquem calmos! Vocês não irão precisar fazer trilhas, escaladas ou nada do tipo para terem um vista irada da pedra.

Complexo da Pedra do Baú
Vista do mirante para a Pedra do Baú

O complexo é super bem estruturado e possui mirantes para a Pedra do Baú antes da trilha propriamente dita. Muito embora não seja necessária nenhuma trilha pesada, todo o trajeto é feito em chão de barro, areia, terra batida ou sei lá o quê. Diante disso, aconselho que você use tênis nesse dia, até mesmo porque você terá que subir uma ladeirinha. Mas caso você seja ou esteja com crianças pequenas, idosos ou gestantes, eles liberam de fazer grande parte do trajeto de carro. Caso contrário, há um estacionamento no local. Além disso, é possível encontrar banheiros e lanchonetes no complexo.

Dica extra mas não menos importante: nós não andamos de bondinho, mas é claro que já fomos até os seus trilhos fazer umas fotos. E como se isso não bastasse, ainda tiramos algumas fotos com essas famosas folhinhas de outono! rs Me digam aí se o cenário é ou não é sensacional? Ainda mais com essa folhas de outono. Sim, acho que já estivemos em Campos do Jordão em todas as estações do ano. Talvez por isso vocês já tenham noção do tanto que adoramos a cidade, certo? Mas enfim, a dica extra é para vocês não deixarem de fazer uma foto nos trilhos dos bondinhos!

Campos do Jordão
Muito amor nos trilhos do bondinho rs

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

14 Comentários

  1. Acabei de ler um outro post sobre a cidade e sabe ? Ainda fico super entusiasta em conhecer em breve. A cidade parece ser um encanto so>.
    Voce tem recomendação de hotel ?

    • A cidade é uma graça mesmo e vale muito a pena conhecer, principalmente no inverno e na época de Natal. Hotel por lá não é algo muito barato, mas se não estiver muito preocupada com isso tem a Pousada Piano Piano, Campos de Provence, Saha…

  2. Débora, fiquei com muita vontade de conhecer! São tantos lugares que ouvimos falar mas não sabemos o que oferece, né? Campos do Jordão me surpreendeu com seu post, obrigada!!

  3. Adoro o frio, sempre que posso vou para Campos do Jordão, prefiro ir no inverno mas também já visitei no verão. Em qualquer estação a cidade continua linda.
    Acredita que ainda não fui na pedra do baú, da próxima ida quero ir. Adorei o post bjss

  4. Eeeee que legal, adoro Campos do Jordao. Como sou do vale do paraiba, cresci indo pra essa cidade romantica 🙂
    Boa para todos os gostos, epocas e bolsos. Parabens pelas dicas!

  5. Cada vez mais que leio sobre Campos do Jordão fico mais ansiosa ainda para chegar o dia da viagem. Esse post vai me ajudar no meu roteiro de dois dias na cidade. Que lugar lindo hein? Obrigada pelas dicas! =)

  6. Débora Savaget Responder

    Eu adoro Campos do Jordão! A última vez que fui foi em Dezembro, quem sabe não nos esbarramos por lá né rs Nunca tinha ido nessa época do ano e a cidade decorada para o Natal fica mais encantadora ainda…
    Ainda não conheci o Amantikir, nem o Pico do Itapeva, adorei as fotos de lá, esses passeios ficarão para a próxima!

  7. Passeios anotados! Ficou show o post, muito bem explicadinho, ainda não conheço Campos do Jordão mas quero muuuuito! Obrigada pelas infos!! ;D

  8. Campos é um excelente destino, com certeza! Ainda não conheço, mas irei anotar todas as dicas para montar o meu roteiro quando for. Obrigado por compartilhar as suas dicas!

  9. Adorei a leitura, vou me programar para comemorar nosso aniversário de casamento em Campos.
    Apesar de morar numa cidade que tem o mesmo clima, acho que é super aconchegante e romântico.
    Adorei o post.
    Abraços.

  10. Que cidadezinha mais gostosa!!! Estou pensando em ir em setembro, é uma boa época?? Dá pra conhecer as principais coisas em 3 dias?? Bjss

  11. que cidade charmosa, está em minha lista com certeza. e é claro, já anotei as boas dicas que por aqui encontrei. obrigada por compartilhar.

Escreva um comentário