Atualizado em 23 de julho de 2021

Versátil, com muitas belezas naturais e conhecida como a Terra do Sol, Fortaleza é uma das cidades mais visitadas do Nordeste. Mas apesar do apelido carinhoso, fui recebida com um céu nublado e alguns dias de chuva. Só que se você pensa que isso seria um prenúncio de tardes entocadas no hotel, se enganou completamente. Há tanto o que fazer em Fortaleza que eu saí de lá encantada com as atrações que vão da praia ao asfalto.

Confira os principais passeios em Fortaleza e nos seus arredores e veja também as dicas de restaurantes e hospedagem na cidade.

O que fazer em Fortaleza: os melhores passeios para o seu roteiro

1 – Aproveite as praias urbanas de Fortaleza

Com cerca de 25 km de praia, Fortaleza oferece várias opções para quem quer sombra e água fresca sem sequer sair da cidade.

Iracema, Meireles, Beira mar, Mucuripe e Futuro são as principais praias urbanas de Fortaleza, mas infelizmente em certas épocas do ano algumas delas ficam impróprias para banho. Por isso, cheque direitinho antes da sua viagem para não ter surpresas.

Das 5 praias mencionadas eu só tive a oportunidade de conhecer uma, a Praia do Futuro. É nela que se encontram os mega quiosques da cidade, que parecem muito mais com um complexo do que com uma barraca de praia em si. Ela também é a praia das ondas, dos esportes e a que possui a maior faixa de areia.

Praia do Futuro, dica do que fazer em Fortaleza
Praia do Futuro em Fortaleza

2 – Conheça Canoa Quebrada

Conhecer Canoa Quebrada é sempre uma dica imperdível do que fazer em Fortaleza e acredite, ela nunca falha!

Localizada a 160 km da capital, essa é uma das regiões mais procuradas pelos turistas no Ceará e encanta qualquer um com as suas praias, dunas e falésias.

Em Canoa Quebrada a boa pedida é se aventurar em um passeio de buggy e se jogar, literalmente, em uma tirolesa. Acredite, você vai gostar.

3 – Se divirta no Beach Park

Já pensou em se divertir em um dos melhores parques aquáticos do Brasil e ainda por cima estar de frente para o mar?

A cerca de 20 km de Fortaleza, o Beach Park é aquele passeio de bate e volta perfeito para quem gosta de diversão ou está com crianças. Além de aproveitar toda a estrutura de brinquedos do parque você também poderá curtir a praia que fica em frente a ele ou almoçar em um dos seus restaurantes.

Beach Park
Tobogã com vista para o mar no Beach Park

4 – Visite Morro Branco

Imagine várias falésias avermelhadas que dão a ideia de um labirinto. Agora, adicione um mar com águas azuis nesse cenário. Pronto, acredito que você não precisa de mais motivos para concordar que visitar Morro Branco é uma dica e tanto do que fazer em Fortaleza, né?

Morro Branco fica a 90 km da capital e você pode ir tanto por conta própria como através de passeios contratados. Se quiser ir por conta própria, alugar um carro é uma alternativa interessante. Por outro lado, se quiser ir com uma agência de turismo, uma das opções mais oferecidas é o tour das 3 praias que passa por Morro Branco, Fontes e Uruaú.

Morro Branco (Foto: Civitatis)

5 – Se encante com as praias do Litoral Oeste do Estado

Se você quer mais um pouco de praia, Fortaleza tem outras opções para a sua viagem! O litoral cearense é enorme e a sua parte oeste também é recheada de lugares paradisíacos.

Por aqui as melhores dicas são Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras e Mundaú. Assim como Morro Branco, você pode ir por conta própria ou contratar algum tour.

Confira alguns passeios:

Pontal da Praia de Lagoinha – CE © Copyright Fotografias – Renato Grimm www.bemtevibrasil.com.br

6 – Fazer compras no Mercado Central

Se tem algo que eu amo conhecer nas cidades que visito são os mercados centrais. A infinidade gastronômica que costuma existir nesses lugares é incrível. Além do mais, é uma ocasião perfeita para você descobrir um pouquinho das tradições locais. Por isso, o Mercado Central de Fortaleza não poderia jamais ficar de fora dessa lista sobre o que fazer na cidade.

Ao todo são mais de 600 lojas divididas em quatro andares e você encontrará muita coisa legal! Tem artesanato local, vestuário, gastronomia, souvenir, enfim. Tudo o que você imaginar existe por lá!

7 – Aprenda com o Centro Cultural Dragão do Mar

Você sabia que um dos maiores centros de cultura do Brasil se encontra em Fortaleza? Trata-se do Centro Cultural Dragão do Mar, com salas de teatro, cinema e várias exposições. Além disso, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense também estão por lá.

Uma curiosidade histórica sobre o lugar é que o nome do centro cultural é em homenagem a Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar. Ele foi um líder jangadeiro abolicionista, um dos principais ativistas na abolição da escravatura no estado do Ceará.

E para completar, você também pode aproveitar para visitar o Planetário, que embora estivesse fechado no dia da minha visita, todos disseram ser incrível.

Planetário de Fortaleza
Planetário

8 – Se emocione com o Ceará Show

Uma das melhores opções sobre o que fazer em Fortaleza se você quer conhecer um pouco mais sobre a história do Ceará é assistir ao Ceará Show.

O musical conta a história de Moa, um menino que decidiu ir atrás da sua namorada após saber que a família dela se mudaria para o Sudeste. Nessa jornada, ele tem a ajuda de um grande amigo, o seu avô. Ao longo do caminho ele encontra as belezas da região onde vive, além de conhecer personagens importantes da história do estado. Entre eles, a Índia Iracema e o Dragão do Mar.

No entanto, prepare-se para sair de lá com lágrimas nos olhos pois o espetáculo é lindo!

Ceará Show
Moacir, o primeiro cearense, falando com Iracema

9 – Experimente a caranguejada cearense

De novos sabores e comidas típicas de qualidade o Nordeste está cheio. E sem dúvidas, Fortaleza faz parte disso, a começar pela tradicional Quinta do Caranguejo.

Toda quinta-feira os restaurantes especializados no prato promovem uma noite de muita caranguejada. Eu confesso que passei um pouco de sufoco tentando martelar o crustáceo para então comê-lo, mas provar o caranguejo é uma dica imperdível na cidade.

Eu fiz as honras no famoso Crocobeach. O quiosque fica na Praia do Futuro e vale a pena conhecê-lo mesmo que você não coma caranguejo. A super barraca tem vários ambientes, cardápio variado e costuma oferecer shows e apresentações de humor.

Caranguejada no Crocobeach
Caranguejada

10 – Estique até a Rota Verde do Café

O que fazer em Fortaleza além das praias e dos passeios culturais? Subir a serra em direção ao Maciço de Baturité e conhecer a Rota Verde do Café no Ceará!

Muitos não sabem e nem mesmo eu sabia, mas o estado produz um dos cafés mais especiais do Brasil e que durante muitos anos foi produto de exportação para a Europa.

Esse foi um passeio que simplesmente me encantou! Saí da região fascinada com a qualidade do café e com as seculares fazendas coloniais.

Rota Verde do Café
Café…

O que fazer em Fortaleza: dicas de restaurantes para o seu roteiro

Se você gosta de barzinhos, o bairro Varjota é cheio deles. Por lá eu conheci o Moleskine, um gastrobar com ambiente descolado e comida gostosa.

Por outro lado, se você procura algo mais animado, pode apostar no combo pizza + baladinha do Colosso, no bairro Edson Queiroz. O local é enorme e conta com restaurante, bar, lounges, palco com música e DJ.

Outras opções muito indicadas em Fortaleza:

  • Coco Bambu
  • Giz Cozinha Boêmia
  • Porpino Burger
  • Mar de Rosas

Outra dica imperdível do que fazer em Fortaleza é aproveitar um bom hotel!

Eu fiquei hospedada no Hotel Gran Mareiro, em frente à Praia do Futuro. Apesar de ser um pouquinho longe do centro, é uma boa localização para quem está focado em aproveitar a praia.

O hotel possui uma ótima infraestrutura, com piscina, bar, academia e um café da manhã completíssimo.

Mais dicas de hospedagem em Fortaleza

Iracema é a região mais próxima ao centro da cidade, além de ser a que possui o melhor custo x benefício. Por isso, a oferta de hotéis aqui é enorme e você encontrará opções de todos os estilos.

Meireles também é uma área muito indicada para se hospedar em Fortaleza. Escolhendo algum hotel desse bairro você estará perto de vários bares, restaurantes e atrações, e poderá fazer bastante coisa a pé. Para muitos, esse é o melhor ponto de hospedagem na cidade. 

Depois de todas essas dicas, já decidiu o que fazer em Fortaleza? Tem mais sugestões para acrescentar ao post? Deixa aqui nos comentários pra gente!

Essa nossa viagem ao Ceará fez parte de uma Fampress organizada pela Secretaria de Turismo do Ceará e pelo Blog Papo de Turista, cujo o Carioca Sem Fronteiras foi um dos convidados. Apesar do convite, todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no blog prezamos pela total transparência com o leitor.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

***PLANEJE A SUA VIAGEM***


Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.