Atualizado em

A Terra do Sol, como muitos chamam, me recebeu com chuva. Pousei em Fortaleza através de um céu nublado e a previsão meteorológica para os próximos dias não era das melhores. Seria isso um prenúncio de tardes entocada no hotel? Não mesmo! A capital do Ceará se mostrou incrível e versátil, e eu pude aproveitar muito bem os melhores passeios da cidade, e inclusive, um belo pedaço dos seus mais de 30 km de praia. Confira o que fazer em Fortaleza e arredores e se encante com lugares que vão da praia ao asfalto.

O que fazer em Fortaleza e arredores: primeiro, as praias.

1 – Aproveitar as praias urbanas da cidade

Iracema, Meireles, Beira Mar, Mucuripe e Futuro, essas são as praias urbanas de Fortaleza. Infelizmente, em certas épocas do ano algumas delas ficam impróprias para o banho, mas ainda assim, têm seus encantos.

Praia do Futuro
Praia do Futuro

Das 5 praias mencionadas, eu só tive a oportunidade conhecer uma, a Praia do Futuro. É justamente nela onde se encontram os mega quiosques de Fortaleza, que parecem mais um complexo do que uma barraca de praia em si. Ela é praia das ondas, dos esportes e a que tem a maior faixa de areia na cidade.

2 – Conhecer Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma das regiões mais procuradas pelos turistas no Ceará e por isso, se você está pesquisando o que fazer em Fortaleza, precisa incluir esse passeio no seu roteiro.

Localizada a pouco mais de 160 km da capital, Canoa Quebrada encanta qualquer um com a beleza de suas praias, dunas e falésias. A boa pedida é se aventurar através de um passeio de buggy e se jogar, literalmente, em alguma tirolesa. É claro que eu fiz tudo isso e contei a minha experiência no post Canoa Quebrada: praia e aventura nas dunas e falésias do Ceará.

Canoa Quebrada
Praia de Canoa Quebrada

3 – Se divertir no Beach Park

Que tal curtir um dos melhores parques aquáticos do Brasil e de quebra, ainda estar de frente para o mar? No Beach Park isso possível! Você pode aproveitar toda a estrutura de brinquedos do parque e pode também dar aquele mergulhinho na praia. Localizado no município de Aquiraz, a cerca de 20 km de Fortaleza, esse passeio é um bate e volta redondinho de ser feito. Veja mais: Beach Park – 10 dicas para planejar a sua visita.

Beack Park
O que fazer em Fortaleza? Brincar no Beack Park, com certeza!

4 – Curtir o labirinto de Morro Branco

Ué, mas por que será que um labirinto seria algo tão legal para se fazer em Fortaleza? Entendam, o labirinto de Morro Branco não é um labirinto qualquer. Pense em várias falésias avermelhadas que dão a ideia de um labirinto. Agora adicione um mar azul nesse cenário. Pronto, não precisa de mais motivos para acreditar que esse lugar é realmente especial.

Foto: www.cearapraias.com.br

Infelizmente eu não pude conhecer Morro Branco, mas não precisei pesquisar muito para saber o quão grande foi a minha perda. haha. O local fica a 90 km de Fortaleza e para chegar lá você pode ir por conta própria ou através de agências de turismo. Existe um passeio na região chamado 3 Praias e ele passa pelas praias de Morro Branco, das Fontes e Canoa Quebrada.

5 – Flecheiras, Cumbuco, Lagoinha e outras praias do litoral oeste do estado

Quero mais praia! O que fazer em Fortaleza para matar essa minha vontade? Ora, o litoral cearense é enorme e não faltam opções para a sua viagem. Em especial, o litoral oeste do estado possui belíssimas praias. Dê uma olhadinha em Flecheiras, Cumbuco e Lagoinha e me diga se não valem a sua visita. =)
Eu não fui até elas, mas a Aninha do blog Destinos & Afins foi e contou um pouquinho da experiência dela no post Conheça Mundaú e Flecheiras: dois paraísos no Ceará.

Foto: Pontal da Praia de Lagoinha – CE © Copyright Fotografias – Renato Grimm www.bemtevibrasil.com.br

Agora, no asfalto…

Veja o que fazer em Fortaleza!

1 – Compras no Mercado Central

Se tem uma coisa que eu amo conhecer na cidades que visito são os mercados centrais. Talvez por ser nesses lugares que a gente consiga ver um pouquinho das tradições locais. Ou então pela infinidade gastronômica que costuma existir nesses mercados… Não sei. Só sei que o Mercado Central de Fortaleza não poderia ficar de fora das minhas dicas.

O que fazer em Fortaleza? Mercado Central Fortaleza
Enquanto decide o que fazer em Fortaleza, que tal uma paradinha para compras no Mercado Central?

São mais de 600 lojas divididas em quatro andares onde você pode encontrar de tudo e mais um pouco. Tem artesanato local, tem vestuário, tem gastronomia, tem souvenir, enfim, tem tudo o que você puder imaginar.

2 – Conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar é um dos maiores centros de cultura do Brasil e sem dúvidas, na minha opinião, é um dos passeios imperdíveis em Fortaleza. Ele conta com salas de teatro, cinema e várias exposições. Além disso, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense também estão por lá. Ah, e também não posso esquecer do Planetário, que apesar de estar fechado no dia da minha visita, estava lá me deixando com água na boca de vontade de visitar.

Centro Cultural Dragão do Mar
Uma das exposições

3 – Se emocionar com o Ceará Show

Quer tal conhecer um pouquinho da história do Ceará através de um musical emocionante? O Ceará Show conta a história de Moa, um menino que decidiu ir atrás da sua namorada após saber que a família dela se mudaria para o Sudeste. Nessa jornada, ele conta com a ajuda do seu avô e ao longo do caminho, encontra as belezas do lugar onde vive e diversos personagens importantes da história do estado. Entre eles, a Índia Iracema e o Dragão do Mar. Entretanto, prepare-se para sair de lá com lágrimas nos olhos porque o espetáculo é lindo!

Ceará Show
Moacir, o primeiro cearense, falando com Iracema

Curiosidade: Dragão do Mar ou Chico da Matilde foi um líder jangadeiro e abolicionista, um dos principais ativistas na abolição da escravatura no Ceará.

4 – Aproveitar a boa gastronomia da cidade

Uma das melhores coisas em viajar é poder provar pratos diferentes, comidas típicas e novos sabores. Se tratando disso, Fortaleza tem uma oferta gigante, a começar pela tradicional Quinta do Caranguejo. Tá, tudo bem que eu não me dei muito bem comendo o bichinho e pra ser sincera passei sufoco real tentando em vão martelar o crustáceo. Mas se tem uma coisa que você deve fazer na cidade é aproveitar a noite de quinta-feira e se meter em algum restaurante que sirva a caranguejada. Eu fiz as honras no Crocobeach e apesar de não ter dado muito certo, super indico o programa. Até porque, há diversas outras coisas para comer por lá também e além disso, vale a pena conhecer a mega barraca na Praia do Futuro.

Caranguejada no Crocobeach

Para quem curte a vibe de barzinhos, o bairro Varjota é cheio deles. Por lá eu conheci o Moleskine, um gastrobar com ambiente muito maneiro! No entanto, se você quer algo mais animado, pode apostar no combo pizza + baladinha do Colosso. O local é enorme e conta com restaurante, bar, vários lounges, palco com música e dj.

5 – Esticar até a Rota Verde do Café

O que fazer em Fortaleza muito além das praias? Suba a serra em direção ao Maciço de Baturité e conheça a Rota Verde do Café no Ceará! Você sabia que o estado produz um dos cafés mais especiais do Brasil e que durante muitos anos exportou sua produção para a Europa? Pois é! Esse foi um passeio que eu simplesmente não sabia o que esperar e amei! Conto tudo no post Rota Verde do Café: passeio na região serrana do Ceará.

Rota Verde do Café Ceará
Cafezinho pra começar

Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, veja as dicas de onde se hospedar na cidade:

Fiquei hospedada no Hotel Gran Mareiro, em frente a Praia do Futuro e apesar de ser um pouquinho longe do centro, é uma boa localização para quem está focado na praia. Ainda assim, para quem está de carro a pequena distância não é um problema. O hotel é muito bem estruturado, com piscina, bar restaurante e um café da manhã sensacional.

Iracema é a região mais próxima ao centro e com o melhor custo x benefício e por isso possui uma boa oferta de hospedagem. Outra região muito indicada é o bairro Meireles. Por lá você estará próximo de muitos bares, restaurantes e atrações, podendo fazer bastante coisa à pé. Alguns consideram esse o melhor ponto para se hospedar em Fortaleza.

Depois de todas essas dicas, já decidiu o que fazer em Fortaleza? Tem mais sugestões para acrescentar ao post? Deixa aqui nos comentários pra gente!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Compartilhar
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário