Atualizado em 23 de julho de 2021

A Cachoeira das Almas é uma das pequenas pérolas no meio da Floresta da Tijuca. Sua trilha de nível fácil a moderado oferece poço para banho e cenários belíssimos no meio do Parque Nacional da Tijuca.

Nesse post explicamos tudo sobre a cachoeira e damos as dicas mais importantes para você aproveitar esse passeio.

Cachoeira das Almas no Parque Nacional da Tijuca
Cachoeira das Almas no Parque Nacional da Tijuca

Como é a trilha para a Cachoeira das Almas no Parque Nacional da Tijuca

A Cachoeira das Almas é a única cachoeira liberada para banho no Setor Floresta do Parque Nacional da Tijuca. Sua queda d’água com cerca de 4 metros de altura nem sempre está com seu volume máximo de água, mas ainda assim, não deixa de ser bonita. Aliás, dizem que quando está há muito tempo sem chover quase não há água na cachoeira.

Você não encontrará um grande poço para banho na Cachoeira das Almas. Pelo contrário, a graça do local é justamente a cascata no meio das pedras, e quem se refresca diz que o banho é revigorante. Ao redor da cachoeira há várias pedras onde a galera se senta para apreciar, fazer piquenique ou simplesmente descansar um pouco.

No entanto, até onde sabemos, existem várias trilhas que te levam até a Cachoeira das Almas e por isso vamos contar a nossa experiência com a que escolhemos e citar algumas das demais.

Trilha via Sede do Parque / Recanto dos Pintores

Nós fizemos a trilha que começa próxima da sede do parque, à esquerda da guarita, na área conhecida como Recanto dos Pintores. Porém, é importante deixar claro que como as vias do Setor Floresta do Parque Nacional da Tijuca estão fechadas para carros, a trilha começa, de fato, lá na portaria principal do parque, na Praça Afonso Viseu. Ou seja, subimos toda a estrada a pé e depois começamos a trilha. Nesse mesmo dia nós já havíamos feita a trilha do Mirante da Cascatinha que também super recomendamos!

Guarita Parque Nacional da Tijuca
Início da trilha perto da sede do parque

Essa trilha da Cachoeira das Almas passa por dentro da mata e o caminho é bem bonito. Em poucos minutos de caminhada você passará por uma ponte de madeira em um cenário um tanto quanto bucólico pelo Riacho das Almas. Assim como a cachoeira, o riacho tem esse nome porque era o local onde os escravos faziam alguns dos seus cultos religiosos

O trajeto é relativamente fácil, sem grandes dificuldades, e você também passará por uma clareira e pegará uma parte da estrada. Ao final dessa estrada você chegará em um ponto onde encontrará uma placa com sinalização.

Se seguir à direita irá em direção ao Mirante do Excelsior e seguindo em frente verá um portal indicando a Cachoeira das Almas. A partir dali a trilha continua com leves subidas, mais pontes de madeira, poço para banho e o rio sempre como companhia.

Trilha via estrada

Outra alternativa de caminho até a Cachoeira das Almas é seguir a estrada principal do parque até o portal da cascata. Nós resolvemos fazer esse caminho na hora de voltar e embora seja infinitamente mais fácil, não tem toda a aquela graça de andar no meio do mato. Mas o cenário também é bonito, assim como todos os lugares da Floresta da Tijuca.

Estrada no Parque Nacional da Tijuca
Estrada do Parque Nacional da Tijuca

Outras trilhas até a Cachoeira das Almas na Floresta da Tijuca

Como já falamos anteriormente, existem outras trilhas até a Cachoeira das Almas. Uma opção é escolher um caminho bem mais longo, que começa no playground da Capela Mayrink, mas que dizem ser bem legal também.

Outra sugestão é começar a trilha a partir do restaurante A Floresta. Nesse caso, vale a pena fazer esse caminho caso as estradas do parque sejam liberadas para veículos novamente. Você subirá toda a estrada principal de carro e pegará uma pequena trilha descendo, próxima ao restaurante. Essa é considerada uma das mais fáceis.

Sinalização Parque Nacional da Tijuca
Sinalização na trilha e indicação do restaurante A Floresta

O que levar para a trilha

A trilha da Cachoeira das Almas é considerada de nível fácil, mas mesmo assim, é importante você não deixar alguns itens de fora para o sucesso do seu passeio. Não deixe de levar:

  • Lanche
  • Água
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Um saquinho para recolher o seu lixo
  • Toalha (caso você pretenda se molhar)

Roupas confortáveis e calçados adequados para trilha também são imprescindíveis.

Como chegar na Cachoeira das Almas no Parque Nacional da Tijuca

Se você sai da Barra da Tijuca de carro, basta subir o Alto da Boa Vista pela Estrada das Furnas. Por outro lado, se você sai da Tijuca, o melhor caminho é subindo a Estrada Velha da Tijuca. Em finais se semana e feriados chegue cedo para conseguir uma vaga na Praça Afonso Viseu ou no Postinho do Alto. 

No entanto, se você pretende visitar o parque usando o transporte público, os ônibus 301, 302, 333 e 345 passam no local.

Para mais informações sobre o parque, como horário de funcionamento e outros, consulte o site oficial.

Da Cachoeira das Almas para onde?

Se você estiver de carro, não deixe de conhecer o Mirante do Joá e a Praia da Joatinga. Esses dois lugares são imperdíveis na região e ficam a 20 minutos de distância do Parque Nacional da Tijuca.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE AGORA A SUA VIAGEM

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.