Atualizado em 23 de julho de 2021

Vou começar esse texto dando um conselho essencial sobre o que fazer em Canoa Quebrada: se puder, reserve mais tempo para o local! O tradicional bate e volta de Fortaleza é válido, mas não é o suficiente para você absorver tudo o que o lugar tem para oferecer.

Esse pedacinho mágico que fica a 160 km da capital vai te encantar com suas falésias, praias e com o seu quê de beleza e aventura que é capaz de tornar qualquer viajante mais corajoso.

Confira as dicas de passeios mais imperdíveis em Canoa Quebrada e comece agora a planejar a sua viagem!

Canoa Quebrada Ceará
Passeando pelas dunas de Canoa Quebrada

A história de Canoa Quebrada no Ceará

Há muito tempo o barco de um navegador bateu nos arrecifes da Costa Leste do Ceará. Havia uma vila de pescadores próxima ao local e o navegador foi até lá para pedir ajudar. O conserto foi em vão, o barco não navegaria mais por esses mares. Porém, como forma de gratidão, o navegador deixou o barco de presente para um pescador.

A embarcação virou referência – Canoa Quebrada, eles diziam. Histórias à parte, o nome pegou, mas a fama da região só veio tempos depois.

Dizem por aí que na década de 70 Canoa Quebrada era um dos lugares mais “paz e amor” do Brasil, cheio de festas e luaus. O responsáveis por esse título? Os hippies, que intensificaram o turismo em Aracati e, consequentemente, em Canoa Quebrada. O sucesso veio com tudo e nos anos 90 o vilarejo e suas praias eram os mais famosos do Ceará.

Hoje em dia Jericoacoara é a dona da primeira posição em termos de fama, mas Canoa Quebrada continua atraindo turistas e deixando-os apaixonados.

Praia em Canoa Quebrada
Praia em Canoa Quebrada. Mesmo nublado, é lindo!

Como chegar e onde fica Canoa Quebrada

Canoa Quebrada fica dentro de Aracati e a melhor forma de chegar até lá é de carro, através da rodovia CE 040, a mesma que te leva até o Beach Park Fortaleza.

Se você pretende alugar um carro, indico a RentCars, onde você pode fazer o pagamento online parcelado no cartão de crédito. Por outro lado, se o ônibus é a sua opção, a Viação São Benedito faz o trajeto saindo da capital.

Há também a opção de fechar algum passeio em agência turística. Eu fiz os passeios em Fortaleza com a Ernanitur e deu tudo certinho.

O que fazer em Canoa Quebrada: passeios imperdíveis

Passeio de buggy em Canoa Quebrada

O passeio de buggy é uma das principais dicas do que fazer em Canoa Quebrada. É nesse passeio que você responde aquela famosa pergunta: com emoção ou sem emoção?

Eu sempre prefiro com emoção, é claro. Mas fique tranquilo pois a rota pelas dunas de Canoa Quebrada pode ser adaptada para crianças, idosos e viajantes menos aventureiros.

Para quem gosta de um pouquinho de adrenalina, algumas descidas são tão íngremes que chegam a dar aquele friozinho na barriga.

Existem dois passeios de buggy diferentes, um chamado de Dunas e Lagoas e o outro conhecido como Ponta Grossa.

Eu fiz o primeiro e passamos pela Praia de Estevão, onde tem o símbolo de Canoa Quebrada, Duna do Pôr do Sol e pelo Parque Dunas e Lagoas, onde tem a tirolesa. Mas falarei sobre ela no próximo tópico.

Falésias de Canoa Quebrada
Símbolo de Canoa Quebrada e point local

O segundo roteiro é mais completo e passa pela Praia de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, Retiro Grande e ainda tem uma parada na Garganta do Diabo até chegar em Ponta Grossa.

Dica extra: muita gente aproveita para voltar nas Duna do Pôr do Sol por conta própria depois.

Tirolesa em Canoa Quebrada

Outro passeio imperdível em Canoa Quebrada são as tirolesas. No mesmo local também há uma esquibunda, ou seja, você pode ter a diversão completa. Eu as conheci fazendo o passeio de buggy e só tive tempo para descer na tirolesa mesmo. Há duas delas no local e como fiquei na dúvida sobre qual escolher, fiz as duas! Rs. Há a maior, que vai de uma duna para a outra, e a menor, que vai somente até a água.

Passear pela Broadway

Outro passeio que você não pode deixar de colocar na sua listinha sobre o que fazer em Canoa Quebrada é passear pela Broadway (ou Dragão do Mar). Essa é a rua mais movimentada do vilarejo e possui várias lojas, pousadas, restaurantes e bares descolados.

Rua Broadway
Broadway

Aproveitar um bom quiosque

Muitos quiosques de praia do Nordeste são tão grandes que têm cara de complexo praiano. É o caso do Crocobeach, que citei em nosso post sobre o que fazer em Fortaleza, e de vários outros, até mesmo em Canoa Quebrada.

Eu conheci a Barraca Chega Mais e adorei o lugar. O super quiosque fica à esquerda da vila, de frente para a praia, mas na região sem falésias. Aliás, vale ressaltar que hoje em dia não são mais permitidos os quiosques de praia na área das falésias devido à erosão.

A Chega Mais tem uma infraestrutura muito boa, com chuveiros, ótimos banheiros, piscina, guarda-volumes, um salão cheio de mesas e acesso direto ao mar. Porém, para usar a piscina e o guarda-volumes é necessário pagar uma taxa extra.

Chega Mais Canoa Quebrada
Piscina da barraca Chega Mais

Também achei a comida do local gostosa, além de ser bem servida e ter um preço justo. E se você vai de carro, o quiosque possui estacionamento.

Passeio de Jangada

O passeio de jangada também é típico em Canoa Quebrada. Porém, vale a observação de que nem sempre ele é muito confortável, já que o mar da região costuma ser bem agitado.

Voo de parapente

Outra dica bem legal do que fazer em Canoa Quebrada se você gosta de aventura é voar de parapente. O voo dura cerca de 15 minutos e quem o faz diz que ver todas aquelas belezas de cima é algo ainda mais surpreendente.

Praia no ceará
Praias

Onde ficar em Canoa Quebrada

Como eu começo esse post dando a sugestão de ficar mais tempo em Canoa Quebrada, vou deixar algumas opções de hospedagens para vocês.

Hotel Pousada Latitude: hotel 4 estrelas localizado no centro de Canoa Quebrada. Possui quarto deluxe e algumas opções com vista para o mar. Além disso, tem piscina e restaurante.

Pousada Tranquilandia Village: hotel 4 estrelas localizado a 100 metros da praia e com todas as suas suítes com varanda. Os quartos são bem decorados, assim como toda a área interna, e o local também conta com piscina.

Il Naturaghe: localizado a 400 metros da praia e a 50 metros da Broadway, o hotel 4 estrelas possui quartos amplos, serviço de bar e uma bela área de piscina e jardim.

Hostel Ibiza: localizado perto da Broadway, o hostel possui tanto quartos privativos como os tradicionais compartilhados. Também há um terraço, um bar, lounge e cozinha de uso compartilhado.

Pousada Alternativa: localizada a 100 metros da praia, a pousada não possui luxo, mas tem um custo x benefício excelente. O ambiente é agradável e o único ponto negativo fica para o fato de não ter piscina.

Pousada Azul Marinho: pousada com piscina com vista panorâmica do mar a 200 metros da Broadway. Os quartos são simples, mas confortáveis e bem decorados, e alguns também possuem vista.

Dicas extras sobre Canoa Quebrada

  • O período de chuvas no Ceará vai de janeiro até junho, mas isso não significa que você com certeza pegará um tempo ruim caso viaje nessa época.
  • Canoa Quebrada fica em uma região conhecida como Rota das Falésias. Essa rota possui cerca de 200 km e conta com mais de 40 praias em cidades do Ceará e do Rio Grande do Norte. Nada mal estender a sua viagem e conhecer toda essa parte do litoral, não acha?

O passeio para Canoa Quebrada fez parte de uma Fampress organizada pela Secretaria de Turismo do Ceará e pelo Blog Papo de Turista, cujo o Carioca Sem Fronteiras foi um dos convidados. Apesar do convite, todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no blog prezamos pela total transparência com o leitor.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

***PLANEJE A SUA VIAGEM***

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.