Atualizado em

Localizada no estado do Mato Grosso, distante cerca de 70 km da capital Cuiabá, se encontra a Chapada dos Guimarães. Recheada de ecoturismo, cachoeiras, cavernas, trilhas e um pôr do sol pra ninguém botar defeito, sem dúvidas o destino merece pelo menos mais dias para ser desbravado. Mas se assim como nós você não tem todo esse tempo, confira as dicas do que fazer na Chapada dos Guimarães em 3 dias.

Estivemos na Chapada a convite da Pousada Chateau Camalote para acompanhar o lançamento do Showcase Chapada dos Guimarães – um guia da Revista Camalote com os atrativos da cidade. Então, aproveitamos também para conhecer algumas atrações locais. O resultado? Voltamos encantados e morrendo de saudades desde então.

ShowCase Chapada dos Guimarães
Lançamento do Showcase Chapada dos Guimarães no Mirante Alto do Céu

O que fazer na Chapada dos Guimarães: como chegar, onde ficar e dicas para curtir o lugar

Como chegar na Chapada dos Guimarães

Partindo de Cuiabá são cerca de 70 km até a Chapada dos Guimarães e a maneira mais fácil de percorrer esse trajeto é de carro. No aeroporto existem várias locadoras, mas considere alugar um veículo que aguente uma ou outra estrada mal conservada, já que você topará com coisas do tipo pela frente. De qualquer forma, o ideal é reservar o carro com antecedência e evitar surpresas. Caso você ainda não tenha alugado seu, confira as ofertas da RentCars. Sempre alugamos através deles, principalmente porque é possível parcelar no cartão de crédito.

E tem ônibus de Cuiabá até lá? Tem sim! Quem faz o trajeto é a Expresso Rubi. Ela oferece duas categorias de ônibus: convencionais e coletivos (aquele famoso cata-corno). Para maiores informações entre em contato pelo telefone (65) 3621-1764, já que a empresa não tem site. A passagem de ônibus convencional mais ou menos 20 reais e o trajeto leva em torno de 1 hora.

Estrada para a Chapada dos Guimarães
A estrada até a Chapada dos Guimarães é bem linda com os paredões no entorno

O que fazer na Chapada dos Guimarães em 3 dias

Quando se trata de um destino de ecoturismo, apenas 3 dias é sempre pouco pra gente, independente do lugar. Fica aquela sensação de quero mais, sabe? É claro que na Chapada dos Guimarães não seria diferente. Mas nós conseguimos ver bastante coisa e foi o suficiente para sairmos fascinados de lá.

1 – Mirante Alto do Céu

Dizem que é esse o lugar que guarda o pôr-do-sol mais bonito da Chapada dos Guimarães. E olha, de fato, eu preciso concordar que foi lindo! Como uma amante inveterada desse momento do dia, fiquei boquiaberta com aquela combinação de cores! Entrou fácil para minha listinha top 10 de sunsets que já vi por aí. O local tem um grande tablado, em forma de píer. Hoje em dia até casamentos são realizados por lá.

Alto do céu
Alguns minutos entre o dia e a noite

E vocês sabem o que foi mais engraçado? Quando chegamos em Cuiabá o tempo não estava aberto. E ainda por cima, ficou assim durante todo o trajeto até a Chapada dos Guimarães. Estávamos preocupados até que a Lu e o Euclides, que nos buscaram no aeroporto, falaram que o tempo ainda iria abrir. Dito e feito!

Mirante Alto do Céu Chapada dos Guimarães
Um brinde à esse lugar sensacional!

Também foi no Mirante Alto do Céu que aconteceu o evento de lançamento do Showcase. Eles não poderiam ter escolhido lugar melhor, não é mesmo? Um evento lindíssimo acompanhado de um pôr do sol daqueles!

Mirante Alto do Céu Chapada dos Guimarães
Ótima escolha para o lançamento do Showcase

2 – Circuito das Cachoeiras

O que a Chapada tem de linda, ela tem de cachoeiras também! Gente, é sério! Tem muita! Ou seja, uma das melhores dicas do que fazer na Chapada dos Guimarães é curtir uma cachoeira. Uma sugestão para conhecer várias de u Cachoeiras.

Véu da noiva Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu da Noiva com 86 metros de queda

O Circuito das Cachoeiras fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e possui cerca de 9km de trilha moderada. Ele conta com 6 cachoeiras onde é possível tomar banho e até mesmo pular. Mas tudo com precaução, claro! É uma trilha de um dia inteiro e eu garanto que valerá cada minuto do seu dia!

O acesso ao circuito é permitido somente com o acompanhamento de um guia credenciado. O preço do passeio custa a partir de 60 reais por pessoa. Explicamos tudinho em um post aqui no blog o Circuito das Cachoeiras. =)

Cachoeira das Andorinhas Chapada dos Guimarães
Cachoeira das Andorinhas, a nossa preferida!

3 – Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha

Como chegamos na sexta-feira à tarde e fomos direto para o evento no Mirante Alto do Céu, não conseguimos visitar essas duas cachoeiras. Mas as meninas do @umaviagem_variashistorias estiveram por lá e nos cederam as fotos. Elas também ficam dentro do Parque Nacional, porém, além do fácil acesso, não precisam de guia para o percurso.

4 – Cidade de Pedra

Tá aí um dos lugares mais fantásticos da região! Não importa quantos dias você ficará na Chapada, mas na minha humilde opinião, esse lugar não pode ficar de fora. As fotos por si só já irão te mostrar o porquê disso. Mas não custa nada a gente explicar um pouquinho também rs.

Cidade de Pedra Chapada dos Guimarães
Cânions de 350 m de altura

A Cidade de Pedra possui imensos paredões formados a partir da ação do vento e da chuva. Alguns deles chegam a atingir 350 metros de altura! Toda essa formação rochosa recebe esse nome por lembrar ruínas de uma cidade à beira de um cânion. É surreal!

Essa trilha também fica no Parque Nacional e também há a necessidade de acompanhamento de um guia. O valor gira em torno de 150 reais por pessoa. Sim, o valor não é barato. Todavia, te digo que vale a pena, pois é muito lindo! Para saber tudo sobre o lugar, confira o nosso post sobre a Cidade de Pedra aqui no blog.

Lindo demais, né?

5 – Centro histórico da cidade

Como a Chapada dos Guimarães é pequena, o seu centro histórico pode ser facilmente conhecido em pouco tempo. O lugar é uma graça e a sua praça principal abriga a Igrejinha de Santana. Erguida em 1751 e de origem barroca, a igreja é um charme à parte em meio ao local. No entorno há inúmeros bares, restaurantes e lojas de artesanato. Aos sábados também costuma acontecer um feirinha.

Igreja de Santana Chapada dos Guimarães
Igrejinha de Santana

6 – Outras dicas do que fazer na Chapada dos Guimarães se você tem mais tempo disponivel

Morro de São Jerônimo

Trilha longa que leva até o Morro de São Jerônimo, o ponto mais alto do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Do alto dos seus 836 metros você tem uma vista panorâmica de toda a região.

Morro São Jerônimo (Foto: Marina GFreitas /Commons Wikimedia)
Caverna Aroe Jari

Com mais de 1500 metros de extensão, a Caverna Aroe Jari é a maior caverna de arenito do país. É nesse passeio que se encontra a famosa Gruta da Lagoa Azul. No entanto, o banho não é permitido.

Lagoa Azul, no complexo de cavernas Aroe Jari (Foto: http://complexodecavernasaroejari.com.br)
Crista de Galo e Vale do Rio Claro

Trilha extensa de 11 km, repleta de mirantes para os paredões da Chapada dos Guimarães e poços de águas cristalinas para o banho.

Crista de Galo e Vale do Rio Claro (Foto: www.ecotrilhaschapada.com.br)

Como tínhamos pouco tempo na cidade, esses passeios ficaram de fora. Entretanto, você pode conferir esse guia incrível sobre a Chapada para organizar seu roteiro e ficar mais dias por lá!

 

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Não é permitido acampar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, portanto, é necessário se hospedar na cidade para conhecer toda essa região. Logo abaixo seguem as nossas dicas de hospedagem:

Pousada Chateau Camalote

Nós fomos convidados pela Pousada Chateau Camalote para conhecer Chapada dos Guimarães, então, ficamos hospedados por lá e simplesmente adoramos!

Pousada Chateau Camalote
Vista da piscina para a pousada

A pousada é uma delícia, com verde por todos os lados, muitas aves e até alguns miquinhos que visitam a varanda à noite. O local é todo planejado para que você se sinta em casa, de forma que nem balcão de hotel existe. Além disso, o mais legal é que a pousada é toda sustentável e integrada à natureza!

Serviços da pousada

Toda a sua estadia é programada para você realmente relaxar, desde o drink de boas vindas até o café da manhã. Aliás, o café é um elogio à parte! Tudo fresquinho, com pão de queijo, ovos mexidos e tapioca feitos na hora. Junte isso ao ótimo atendimento prestado por toda equipe e você com certeza terá excelentes dias.

Pousada Chateau Camalote
Saudades desse café da manhã
Nosso quarto

Como todo o ambiente da pousada é um charme, com itens de decoração muito bem selecionados, é claro que os quartos também se incluem nisso. Todos muito muito bonitos e confortáveis. E para completar a experiência, ainda tivemos a oportunidade de ficar hospedados na Suíte Luxo.

Pousada Chateau Camalote
Que vontade de acordar de novo nesse quarto e com essa varada!

O quarto tem 200², sauna americana, banheira de hidromassagem e uma varada enorme com vista para o jardim! Ou seja, vida de princesa por um final de semana para essa alma mochileiras! haha

Outras opções de hospedagem na Chapada dos Guimarães que também valem muito a pena:

Agora que você já tem uma ideia do que fazer na Chapada dos Guimarães em 3 dias, quando voltar de viagem volta aqui no blog e conta pra gente como ficou seu roteiro. Combinado? =)

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros ou com a Seguros Promo e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 Comments

  1. Fiquei apaixonada por esse lugar om as fotos que vocês postavam no instagram durante a viagem, agora lendo o post , todo detalhadinho, fiquei mais ainda! Quero muito conhecer esse lugar! Post excelente!

  2. Dhebora, amei o post! Não sabia que seria possível fazer tanta coisa em um final de semana. A Chapada dos Guimarães sempre nos encantou, mas por questões de tempo nunca fomos, mas saber que é possível conhecer um pedacinho em tão pouco tempo e com essas dicas ótimas é perfeito! Parabéns!

  3. viajei_compartilhei Reply

    O Brasil tá cheio de lugares incríveis né?! Não conheço a chapada, que lugar mágico, cachoeiras lindas. Adorei e espero conhecer em breve

  4. Nossa, estou impressionada com a estrutura Chapada! Já tinha visto fotos das paisagens belíssimas, mas não sabia que os passeios eram tão legais assim! Amei a pousada também, desejei o café da manhã, rs. Ótimo post, quero fazer tudo igual quando for!

  5. Não sei o que gostei mais, o quarto da pousada, essa vista linda da sacada, a área de lazer, toda a estrutura rústica e charmosa, os passeios ou o encontro de pessoas legais que foi o que aconteceu… Ficou show o post, parabéns!!

  6. Uauu.. acompanhei a trip pelo instragram..
    Que lindo é a Chapada né? incrível o por do sol … a pousada um charme e as comidinhas maravilhosas.
    Adoro ecoturismo, já coloquei na minha listinha hehhe.. Ótimas dicas..bjss

  7. Gabriela Alvarenga Reply

    Que lugar incrível! E a pousada parece ser um charme. Mesmo que tenha sido uma viagem corrida, legal saber o que dá pra fazer em um fim de semana só. 2017 tá ´ótimo no quesito feriados, então é só pegar o roteiro de vocês e fazer tudo com calma ou correr ainda mais e incluir mais atrações, rsrs.

Write A Comment