Cachoeira do Label

Cachoeira do Label, a maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros e de Goiás

187 incríveis metros, essa é altura da queda d’água da maior cachoeira de Goiás. Localizada em uma pequena cidade da Chapada dos Veadeiros encontra-se o motivo desse post: a Cachoeira do Label. Apesar de ainda não ser tão conhecida, a cachoeira tem motivos de sobra para ser uma das grandes novidades do turismo na região. E não foi à toa que nos encantamos demais com o que vimos. Mesmo após conhecer lugares fantásticos como a Cachoeira do Cordovil e a famosa Cachoeira Santa Bárbara, por exemplo, ficamos completamente impressionados como o que encontramos por lá.

Cachoeira do Label
Lá ao fundo, a Cachoeira do Label nos esperando

 

Cachoeira do Label: paraíso ainda pouco conhecido na Chapada dos Veadeiros

Não pensem que falta beleza! Aberta ao público somente em janeiro de 2018, aos poucos a Cachoeira do Label ganha fama no cenário turístico da Chapada dos Veadeiros. Embora para a maioria dos turistas ela ainda seja desconhecida, sortudos são os moradores da região que já frequentam o lugar há algumas décadas. Mas ao mesmo tempo em que somos turistas, também nos consideramos sortudos. Principalmente por tido a oportunidade de conhecê-la e tomar banho em suas águas. E aliás, essas fazem jus à fama de serem uma das mais geladas. Mas nada que um calorzinho pós trilha não resolva!

Cachoeira do Label
Como que um bichão desses não vai ficar famoso?

 

Como chegar na Cachoeira do Label

São João d’Aliança é o lugar que guarda esse tesouro. Um pouco anônima em comparação com Alto Paraíso de Goiás ou então da Vila de São Jorge, é nessa cidade que se encontra o Portal da Chapada dos Veadeiros. Ou seja, é aqui a porta de entrada para uma das regiões mais lindas do Brasil. O município se encontra a 150 km de Brasília e a 70 km de Alto Paraíso. E além do mais, também é repleto de cachoeiras e lugares pouco explorados.  Sem dúvidas voltaremos para a Chapada e iremos conhecer tudo com mais calma.

 

Dica de hospedagem na Chapada dos Veadeiros: durante a nossa viagem ficamos hospedados em Alto Paraíso de Goiás. Além da cidade ser uma ótima base para conhecer os atrativos da Chapada, ela conta com um rede muito boa de apoio ao turista. Como a cidade é um pouco maior que as demais, as opções de restaurantes, pousadas, campings e até mesmo mercado também são bem maiores. Nossa escolha por lá foi o Camping & Cabanas Viveiro e isso fez toda a diferença em nosso roteiro. Ficamos em uma cabana incrível com sala, banheiro, cozinha toda equipada e uma cama que não dava nem vontade de levantar. Contamos a nossa experiência nesse post aqui -> Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Camping & Cabanas Viveiro em Alto Paraíso

 

 

Cachoeira do Label
Estradinha de terra para a Cachoeira do Label

 

Já dentro no município mas ainda na rodovia, próximo a um posto de gasolina há uma placa indicando a Reserva Bellatrix, local cujo a cachoeira está inserida. A partir daí são alguns poucos metros de boa estrada seguidos de 26 km de estrada de chão batido. Ao longo do caminho há alguns buracos, algumas curvas mais fechadas e algumas porteiras a serem abertas. Mas nada que o nosso Gol 1.6 alugado não desse conta. Com exceção dos últimos metros próximos à sede do complexo da cachoeira, que são bastante esburacados e contam com um pequeno córrego a ser atravessado, o caminho é bem tranquilo. No entanto, em época de chuvas é bom ficar atento pois um carro pequeno pode não atravessar.

 

-> Alugamos nosso carro através da RentCars. Pegamos na locadora em Brasília e seguimos para a Chapada dos Veadeiros. Sempre alugamos através deles porque além de oferecerem as melhores tarifas já com o seguro, alguns modelos ainda contam com a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito. A empresa também trabalha com as melhores locadoras do mercado, fora que o fato de reservar o carro com antecedência faz economizar um tempo danado na viagem.

 

 

A trilha até a Cachoeira do Label é cheia de poços pelo caminho. E isso é incrível!

Uma trilha de nível moderado com 1,8 km de extensão de te levará até a queda d’água que também está entre as maiores do país. Ao final dela, algumas partes beirando encostas e muitas pedras, mas nada absurdo de ser feito. Até porque todo o trajeto mais complicado conta com corda para auxílio. Mas o que é mais incrível nisso tudo, além da Cachoeira do Label em si, são os inúmeros poços pelo caminho! No total são 5 piscinas naturais te convidando para um mergulho. Aqui a nossa dica é para você ir direto até a cachoeira e voltar parando nos poços.

Cachoeira do Label
Até que nesse poço a água nem estava tão gelada assim

 

E a cereja do bolo…

A Cachoeira do Label dispensa descrições. E ela é superlativa no tamanho e também na beleza. Não somente a sua queda d’água chama atenção, como também todo o conjunto da obra. Um paredão enorme de pedras e um poço de dar inveja se juntam à genialidade da natureza. Em conjunto eles formam um cenário digno de apreciação. As gotículas de água no rosto e o barulho das águas correntes resumem bem toda a potência da cachoeira. É realmente algo de cair o queixo e de se apequenar diante de tanta grandeza.

Cachoeira do Label
Sim, a Cachoeira do Label é coisa de outro mundo

 

A fome apertou?

Caso a fome aperte, a Cachoeira do Label conta um almoço caseiro no estilo coma o quanto quiser. O valor é 35 reais e a comida é super bem feita. Durante a nossa visita o menu era frango caipira, arroz, feijão, macarrão e uma saladinha que estava divina. Para acompanhar, um suco de limão bem gelado, daqueles que revigoram, sabe? E sem dúvidas, um cafezinho para quem não abre mão, tipo nós, por exemplo. hehe. Vale ressaltar que é necessário marcar o seu almoço assim que você chegar por lá. E ah, acho que ainda não citamos, mas o valor de entrada no complexo é 20 reais por pessoa.

 

 

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

9 thoughts to “Cachoeira do Label, a maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros e de Goiás”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree