Atualizado em

Acredito que o bate e volta mais famoso para quem está em Santiago é conhecer Viña del Mar e Valparaíso. E toda fama realmente tem motivo.
As duas cidades, que ficam coladinhas uma na outra, estão há cerca de 140km da capital chilena, com tranquilo acesso e algumas coisas para chamar atenção.

Um prévia de como seria nosso super nublado dia…

Optamos por fazer esse passeio por conta própria e de ônibus, mas vocês podem contratar o tour através de uma agência ou até mesmo alugar um carro. Nós compramos a passagem de ônibus diretamente no guichê da empresa Turbus, dentro do Terminal Alameda em Santiago. Não tivemos problema algum durante os trajetos. Compramos a ida por Valparaíso e a volta por Viña del Mar.

Valparaíso

Valparaíso é uma zona portuária e possui uma área histórica considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Toda parte turística da cidade – na verdade boa parte da cidade – se encontra em morros, conhecidos por lá como cerros. São inúmeras casinhas coloridas que se amontoam, formando praticamente um quadro e dando um ar boêmio ao local. Para chegar até lá em cima é necessário utilizar ascensores, que são uma mistura de bondinhos com elevadores. rs

Em um dos Paseos (mirantes) da cidade.

Como fomos de ônibus por conta própria, chegamos na rodoviária e pegamos o famoso Trolebus, um bonde elétrico, para nos levar até a parte turística da cidade. Começamos o passeio pela Plaza Sotomayor e procuramos um ascensor para chegar até a parte alta.

Trolleybus verdinho e branco lá atrás

No alto dos cerros existem vários mirantes de onde podemos avistar o Oceano Pacífico. Provavelmente deve ser uma vista bonita, mas infelizmente não tivemos sorte. Durante todo o nosso tempo por lá caiu aquela chuva bem fininha acompanhada por um vento frio que foi suficiente para nos desanimar. Não conseguimos curtir a cidade e nos desapontamos um pouco. Desistimos até mesmo de conhecer La Sebastiana, uma outra casa-museu de Pablo Neruda. Partimos então para o outro destino: Viña del Mar

-> Veja também:

– Santiago sem neve: o que fazer na cidade

– Concha y Toro: conhecendo uma vinícola chilena

Viña del Mar


Viña del Mar é uma cidade praiana com um ar bem mais sofisticado que sua vizinha. Talvez pelo fato do tempo ter dado uma melhorada (bom, pelo menos tinha parado de chover) e com ele o nosso humor, de cara gostamos mais de lá. Mas não me levem a mal. Darei uma segunda chance a Valparaíso em uma próxima ida a Santiago. Fizemos o trajeto entre as duas cidades de metrô e também foi bastante tranquilo. Mas já aviso que se você fizer o mesmo irá andar muito! Para nós isso não é um problema – bem, na maioria das vezes não. Então aproveitamos bem a caminhada.

Orla da cidade

Em Viña del Mar você verá cassinos, shoppings, lojas de grife, restaurantes chiques, uma enorme orla de praia e o famoso Relógio de Flores. Sinceramente, tudo isso muito ok para a gente. O que nos fez gostar de lá não foram essas coisas, mas sim o clima cidade em si. Me fez lembrar um pouco do Rio de Janeiro praiano em dias nublados.

O famoso Relógio de Flores… tão cheio de turista que é difícil tirar foto. Vai entender…

Em Viña tem museus bem interessantes, entre eles o Museu Fonck que possui uma escultura Moai original bem em frente a sua entrada. Tem o Castillo Wulff que fica à beira da praia e apresenta exposições temporárias, mas estava fechado quando estivemos por lá. E tem a água super gelada do Pacífico para você molhar os seus pezinhos… cuidado apenas com os moradores locais, ok?

Castillo Wulff

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment