Atualizado em 15 de outubro de 2022

Pode soar um tanto quanto estranho conhecer o complexo de esqui mais famoso do Chile fora da temporada de neve. Porém, é bem comum encontrar o passeio para o Valle Nevado no verão em boa parte dos roteiros dos viajantes que passam por Santiago.

Se vale a pena ou não visitar o Valle Nevado durante o verão é algo que você deve decidir por conta própria, ao longo desse post. Mas uma coisa nós precisamos te dizer: a Cordilheiras dos Andes guarda belezas e segredos em cada estação do ano.

Mirante no Valle Nevado
Mirante no Valle Nevado no verão

Valle Nevado no Chile: onde fica e como ir

O Valle Nevado fica a cerca de 60 km de Santiago, algo em torno de 1h30min de distância. O caminho inclui curvas sinuosas e passa por Farellones, outra estação de esqui muito procurada no Chile.

Ao todo, o trajeto tem 425 curvas para chegar até o complexo, mas apenas 60 delas são numeradas, justamente por serem as mais acentuadas e perigosas. Por isso, não é muito recomendado que ele seja feito por conta própria durante a temporada de inverno, principalmente se você não tem experiência em dirigir na neve.

Ao conhecer o Valle Nevado no verão as curvas continuarão lá, mas pelo menos a pista ganha um pouco mais de segurança. Nesse caso, você pode alugar um carro e fazer o passeio por conta própria. Se essa for a sua ideia, recomendamos o aluguel pela RentCars, onde você consegue fazer o pagamento de forma parcelada, caso seja necessário.

Por outro lado, se você quer ter mais comodidade, a melhor forma de chegar até o Valle Nevado é contratando um passeio até o complexo de esqui.

Em ambos os casos, você pode dar uma passadinha em Farellones antes. Mesmo que a parada seja rápida, vale a pena.

Estrada para o Valle Nevado no verão
Estrada para o Valle Nevado durante o verão

Como é o Valle Nevado no verão: tem neve?

Esqueça aquela imagem das montanhas no inverno porque o Valle Nevado no verão não tem neve. Todo aquele cenário branquinho dá lugar aos tons amarronzados das Cordilheiras dos Andes, abrindo espaço para uma trilha aqui e outra ali.

Aliás, essa é uma das melhores épocas para receber as boas-vindas da fauna e flora local. Olhem aí esse imponente Condor, a maior ave de rapina do mundo, nos recepcionando.

O que fazer no Valle Nevado durante o verão

Se no inverno o esqui e o snowboard são os reis da estação, no verão as caminhadas, trekkings, cavalgadas e o mountain bike imperam no Valle Nevado.

Além de caminhar pela região aproveitando cada mirador, se você tiver tempo e disposição pode ir até a Laguna San Francisco (Piuquenes). Para os mais aventureiros ainda, dá pra contratar um trekking guiado até o Cerro Plomo.

Vista para as Cordilheiras dos Andes
O mirante mais bonito do Valle Nevado

No entanto, se você não quer ficar apenas na caminhada pelos mirantes, mas quer continuar nos passeios mais leves e tranquilos, uma boa sugestão é dar uma voltinha no Teleférico Mirador. Ele te levará a mais de 3.100 metros de altura!

No verão apenas o restaurante Valle Lounge fica aberto para os turistas e você pode encerrar o seu dia por lá ou fazer aquela pequena pausa gastronômica. Mas, para nós há uma opção ainda mais interessante…

Piquenique e pôr do sol no Valle Nevado

Nós finalizamos o nosso passeio para o Valle Nevado no verão curtindo um pôr do sol digno das Cordilheiras do Andes.

Valle Nevado Sunset
Pôr do sol incrível nas montanhas do Valle Nevado

Ao pegarmos o caminho de volta para Santiago, paramos em um local chamado Plaza de Los Pumas. Trata-se de uma área coladinha nas montanhas, cheias de mesas e até mesmo churrasqueiras. É um local perfeito para fazer um piquenique e aproveitar o pôr do sol no Valle na Nevado.

Esse fim de dia foi de longe um dos mais bonitos da viagem! E olha que nós já tínhamos passado pelo Deserto do Atacama, hein!

Vale a pena conhecer o Valle Nevado no verão?

Na nossa humilde opinião (rs), sem dúvidas vale a pena demais conhecer o Valle Nevado no verão. É uma oportunidade única de ver a grandiosidade das Cordilheiras dos Andes, estar em meio às montanhas, perto da natureza e ainda terminar o dia assistindo um sunset de respeito. É um super passeio que vale ser feito caso você esteja em Santiago.

VEJA TAMBÉM:

– O que fazer em Santiago: os melhores passeios da cidade

– Termas de Colina e Cascata el Yeso em Cajón del Maipo

E Farellones no verão, como é?

Assim como no Valle Nevado, Farellones também não tem neve no verão. Mas tal qual o seu vizinho também oferece muitas atividades, como trilhas, tirolesas, canopy, teleférico, muro de escalada, mountain cart e um bike park.

Parque de Farellones no Chile
Parque de Farellones

Na vila de montanha você também encontrará o bar alpino Los Andinistas, ótimo para umas cervejas e lanches.

Nós paramos em Farellones antes de irmos para o Valle Nevado. Em seguida, paramos novamente em um mirante pelo caminho, de onde tivemos uma das melhores vistas para a totalidade do complexo de Valle Nevado.

Onde se hospedar no Valle Nevado

O Valle Nevado possui três hotéis: Hotel Valle Nevado, Puerta del Sol e Hostel Tres Puntas. No entanto, eles só abrem no inverno. Ou seja, você quiser dar uma escapada com direito ao pernoite para o Valle Nevado no verão, o ideal é reservar algum apartamento na região.

As opções são diversas, mas há alguns bem avaliados que valem a indicação.

Aqui no blog temos um post completo com dicas de onde ficar em Santiago, mas você também pode ver todas as hospedagens com disponibilidade na cidade aqui.

Hotéis e apartamentos no Valle Nevado
Hotéis e apartamentos no Valle Nevado

Dicas para planejar o seu passeio para o Valle Nevado no verão

  • A primeira dica é simples, já foi um pouco falada aqui no texto, mas vale reforçar: faça uma paradinha em Farellones antes de seguir para o Valle Nevado.
  • Se você decidir contratar um passeio, certifique-se de que ele tem o roteiro com as devidas paradas você gostaria de fazer.
  • Se o passeio contratado não tiver alimentação incluída, leve lanches. Do contrário, você dependerá exclusivamente dos bares e restaurantes dos complexos. Por sua vez, esses podem ter preços mais elevados.
  • Coma alimentos leves antes e/ou durante o passeio para o Valle Nevado no verão. As inúmeras curvas deixam até os mais fortes nauseados.

Seguro viagem para o Chile

O seguro viagem não é obrigatório para viajar ao Chile. Entretanto, nós sempre recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem contratar um.

Um bom seguro te dará toda assistência médica emergencial, caso necessário. E, acredite, imprevistos acontecem e aconteceram comigo, justamente no Chile, quando tive uma infecção urinária brabíssima. Se eu não tivesse um seguro viagem teria gasto cerca de 6 mil reais entre atendimento médico emergencial, exames e medicamentos.

Além disso, a maioria dos melhores seguros oferecem auxílio e/ou reembolso em caso de cancelamento de viagem, atraso de voos, extravio de bagagens, entre outros assuntos mais graves, como despesas jurídicas, traslado médio e etc.

Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e todos os nossos leitores têm desconto nos planos oferecidos no site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet para usar durante a sua viagem ao Chile

A melhor forma de viajar para o Chile sem se preocupar com internet é comprando um chip de internet internacional.

Dessa forma, você já sai do Brasil com o seu chip e basta trocá-lo ainda no avião ou apenas ativá-lo, no caso de e-sim. A America Chip possui as duas versões à venda, com planos 4G a partir de 49 dólares para a América do Sul e possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras