Atualizado em 14 de setembro de 2020

Dia após dia o Airbnb tem se tornado cada vez mais uma escolha de sucesso para os viajantes. A plataforma que permite reserva de hospedagem em praticamente todos os lugares do mundo é a queridinha de pessoas em busca de um ambiente mais semelhante ao da própria casa durante uma viagem. Por isso, para você entender exatamente como funciona e o que é Airbnb, nós vamos explicar tudo sobre a empresa, como reservar uma hospedagem e dar todas as dicas necessárias para tornar o processo de reserva mais confiável ainda.

Como funciona e o que é Airbnb

O Airbnb é um site de reserva de hospedagens onde você pode alugar todo tipo de propriedade possível. Na plataforma você encontrará casas, apartamentos, estúdios, quartos e dependendo do destino, até mesmo barcos-casa. Além do mais, também é possível reservar algumas experiências de viagem no site deles.

O Airbnb surgiu em 2008, quando dois amigos resolveram alugar um espaço em sua casa para três viajantes que não conseguiram hospedagem pelo fato de todos os hotéis da cidade estarem cheios. Desde então, várias pessoas utilizam o Airbnb tanto para oferecer seus espaços como para reservar acomodações.

Uma das coisas mais interessantes na plataforma é que ela funciona meio que como uma rede social de reserva de hospedagem. Ou seja, para reservar pelo Airbnb você precisa criar um perfil no site, assim como acontece caso você queira anunciar a sua propriedade para locação.

Se você ainda não criou um perfil no Airbnb, ao se inscrever por esse link aqui você ainda ganha até 350 reais de desconto na sua primeira reserva no site.

Propriedade inteira ou apenas um quarto

Ao reservar pelo site do Airbnb você tem a opção de alugar uma propriedade inteira só para você e seu grupo ou apenas um quarto dentro de uma casa ou apartamento.

Em ambos os casos, na maioria das vezes você tem acesso às facilidades do lugar, como cozinha, piscina e churrasqueira, mesmo que você tenha alugado apenas um quarto.

Airbnb é confiável e seguro?

Sim, o Airbnb é um site confiável e seguro para reservar hospedagens no Brasil e no mundo. Como é necessário criar um perfil para utilizar a rede, você tem acesso as informações do anfitrião (a pessoa que está alugando o espaço) e ele também tem acesso as suas.

Além disso, é possível ler o que as outras pessoas que já se hospedaram no seu local de interesse acharam sobre o lugar, de modo que todas as avaliações que você encontrará foram feitas por viajantes que de fato estiveram naquela hospedagem.

Um outro ponto muito positivo é que todo o processo de pagamento é feito através do site, de um jeito prático e seguro. Então, você tem todo o respaldo do Airbnb desde a reserva até o momento do check-out.

Passo-a-passo de como reservar pelo Airbnb

1 – Faça o seu cadastro e crie o seu perfil

O primeiro passo para descobrir como reservar pelo Airbnb é criando o seu perfil pela plataforma. Preencha os seus dados de forma correta e confirme todas as informações mais importantes como documento de identidade, endereço de e-mail e telefone. Além disso, coloque uma boa foto de perfil, de preferência simpática e que dê para ver o seu rosto, e em seguida fale um pouco sobre você.

Se você pretende usar o Airbnb para fazer reservas de hospedagem fora do Brasil, opte por também escrever sobre você em inglês.

Lembre-se sempre que você pedirá para reservar a casa de alguém, ou seja, essa pessoa com certeza lerá o que você escreveu no seu perfil. Então, certifique-se de escrever algumas coisas legais e verdadeiras.

Perfil no airbnb
Meu perfil no Airbnb

2 – Pesquise as opções disponíveis no seu destino de interesse

Agora que você já sabe como funciona, o que é Airbnb e que você já criou o seu perfil, pode passar para a próxima etapa. Coloque o destino que você tem interesse, assim como as datas de check-in, check-out e o número de hóspedes.

Como reservar pelo Airbnb
Ferramenta de busca no Airbnb

Aparecerão inúmeros tipos de hospedagem disponíveis e um mapa ao lado direito, indicando a área de cada uma delas. Nesse ponto é importante você utilizar as opções de filtros da plataforma para filtrar exatamente pelo que você quer.

Veja na foto abaixo que você pode filtrar pelo tipo de lugar (casa inteira, quarto inteiro, quarto compartilhado e quarto de hotel), pode escolher uma faixa de preço e pode também adicionar um lugar ou endereço no mapa para servir como ponto de referência.

Além do mais, ao clicar na opção “Mais filtros” dá para filtrar ainda mais a sua busca. Você pode definir a quantidade de quartos e camas que você procura, as comodidades e as instalações que você gostaria que tivesse na propriedade. E em alguns destinos também é possível filtrar por bairros, o que facilita bastante a pesquisa.

3 – Encontrou uma propriedade que te interessa?

Se você encontrou um espaço no Airbnb que te interessa, é hora de olhar detalhadamente o anúncio do lugar. Leia com atenção a descrição da propriedade e as facilidades inclusas. Confira se a acomodação será toda para você ou não, leia as políticas de cancelamento, veja as comodidades incluídas e não se esqueça de ler os comentários de quem já se hospedou no lugar.

Por outro lado, também é indicado clicar na foto do anfitrião e ver o perfil e as avaliações pessoais dele, até mesmo como hóspede em outros lugares.

Não menos importante, olhe atentamente cada uma das fotos disponíveis no anúncio para ver se estão de acordo com o que você espera.

4 – Entre em contato com o anfitrião para tirar qualquer tipo de dúvida

Leia atentamente as regras da casa e faça uma lista com todas as suas possíveis dúvidas, sejam elas bobas ou não. Em seguida, entre em contato com o anfitrião e faça todas as perguntas necessárias.

Reserva airbnb
Botão para entrar em contato com o anfitrião e regras da casa no final da página

5 – Faça o pagamento

Assim que você clicar em reservar aparecerá uma página onde você pode revisar todos os dados relacionados a sua reserva pelo Airbnb. Aqui, nem a sua hospedagem e nem o seu pagamento estão confirmados ainda, então, confira todos os dados atentamente.

Logo em seguida a próxima página também é para confirmação de dados. Você tem mais uma chance de revisar a sua reserva e as políticas de cancelamento, assim como confirmar o número de hóspedes e falar com o anfitrião.

Enfim, a terceira e última página é onde acontece o pagamento de fato. Insira os dados do seu cartão de crédito e escolha a forma de pagamento, se parcelada ou não. Note que o Airbnb permite o parcelamento em até 12x, porém há incidência de juros, mas a cobrança é em real, e sem IOF mesmo em reservas internacionais.

Página de pagamento do Airbnb
Página de pagamento do Airbnb

Vale ressaltar que o pagamento da hospedagem é feito no ato da reserva, porém, o anfitrião só o recebe 24 horas após o seu check-in. Então, se der algum problema no momento do seu check-in, você receberá o voucher para fazer uma nova reserva no Airbnb.

6 – Aproveite a viagem, mas antes, combine como pegar as chaves

Agora que você já fez a sua reserva no Airbnb, é hora de viajar. Mas, e as chaves da casa?

Alguns anfitriões fazem uso de fechadura eletrônica com senha enquanto outros preferem deixar as chaves com algum administrador, caseiro ou até mesmo entregam pessoalmente ao hóspede. Antes de viajar, combine exatamente a melhor forma de pegar as chaves da casa caso o seu anfitrião não as entregue pessoalmente.

CONFIRA MAIS MATÉRIAS QUE TE AJUDARÃO A PLANEJAR A SUA PRÓXIMA VIAGEM:

– Saiba o que é Hostel e como é se hospedar em um

-Confira todas as dicas mais importantes para a sua primeira viagem internacional

-Veja como economizar e viajar barato para a Europa

-Leia mais sobre o que é Stopover e como acrescentar mais um destino ao seu roteiro

Dicas importantes antes de finalizar a sua reserva pelo Airbnb

Não faça transações financeiras fora da plataforma

Como todo o pagamento da hospedagem é feito dentro da plataforma do Airbnb, não faça qualquer tipo de transação financeira fora do site, mesmo que o seu anfitrião diga que é necessário. Caso isso aconteça, procure outra hospedagem ou reporte ao Airbnb.

Algumas propriedades pedem depósito de segurança, porém, essa cobrança também é feita pelo próprio site. O valor do depósito de segurança será pré-autorizado no seu cartão de crédito e estornado após o seu check-out caso não haja nenhum dano à acomodação.

Apesar de nunca termos visto nenhuma cobrança de pré-autorização de depósito de segurança em todas as vezes que usamos a plataforma, achamos válido mencionar que há a possibilidade do anfitrião solicitar essa medida.

Leia atentamente as avaliações tanto da propriedade como do anfitrião

Já falamos da importância de ler as avaliações da propriedade e do anfitrião, mas vamos ressaltar isso mais uma vez. Você só sabe realmente como é o lugar lendo a avaliação de quem já passou por lá, até porque as fotos podem enganar.

Estude o mapa do seu destino para ter uma ideia de onde a sua hospedagem se encontra realmente

Diferente dos sites de reserva de hotel como o Booking, você não sabe o endereço exato da acomodação até reservá-la. Por isso, é importante analisar e estudar o mapa da cidade de destino. Dessa forma, pela área onde a propriedade se encontra no mapa do Airbnb você consegue pesquisar pelo street view do Google Maps e ter uma ideia de onde ela fica.

Dependendo do seu nível Sherlock Holmes de ser, você consegue até mesmo descobrir qual é a rua da propriedade comparando as fotos disponíveis no Airbnb e no street view do Google.

Animais de estimação

Caso você pretenda levar o seu animalzinho de estimação, confira se a acomodação aceita animais. Não é só porque você vai reservar a casa/apartamento inteiro pra você que pode levar o seu bichinho. Confira as regras da propriedade ou entre em contato com o anfitrião antes de fazer a reserva.

Por outro lado, se você vai reservar apenas um quarto na casa de alguém, também é importante verificar se o anfitrião possui algum animal de estimação. Assim você não é pego de surpresa caso isso seja algo que te incomoda.

O anfitrião não pode entrar na casa enquanto você estiver hospedado

Se você reservou o local inteiro para você, o anfitrião não pode acessar a casa enquanto você estiver hospedado, a não ser que vocês tenham combinado antes ou em raríssimas e extremas situações. Algumas exceções são quando há o acordo prévio de limpeza, manutenção de piscina ou quando há café da manhã incluído deixado diariamente no local. Mas ainda assim, mesmo nesses casos, há o acordo antecipado do horário entre o anfitrião e o hóspede.

Algo deu errado. E agora?

O Airbnb possui suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, se alguma coisa sair errado na hora do seu check-in (ninguém apareceu para te entregar as chaves, a casa não era conforme o anúncio, etc), basta acionar o suporte do site que eles te ajudarão a resolver. Em casos extremos, o valor da hospedagem será devolvido ao seu painel para que você possa fazer uma outra reserva.

Nossa experiência com o Airbnb

Nós já utilizamos o Airbnb diversas vezes e nunca tivemos problemas, muito pelo contrário. Quando tivemos problemas com um hotel em uma viagem foi um anfitrião do Airbnb que nos salvou nos hospedando de última hora. Rs

Já reservamos uma casa completa com três quartos e piscina durante o carnaval em Florianópolis e foi tudo maravilhoso. Também já ficamos por uma semana em um estúdio simples, mas completo e com café da manhã, no Deserto do Atacama.

Tivemos uma experiência incrível de última hora em um apartamento lindo com vista em Palermo, em Buenos Aires (foi esse anfitrião que super nos ajudou) e também já usamos o Airbnb para alugar um apartamento super charmoso, todo em estilo alpino com uma área externa para as montanhas, nos Alpes Italianos, e um loft com mezanino no Porto, em Portugal.

Airbnb vale a pena? É pra mim?

Uma coisa é certa: o Airbnb é seguro, confiável e na maioria das vezes, vale a pena, sim! Se você viaja em grupo, é a melhor das opções, já que é uma forma de baratear e muito o custo com hospedagem.

Outra situação muito positiva em alugar um Airbnb é quando você pretende ficar muitos dias em um destino, dessa forma você consegue economizar com alimentação cozinhando no local.

No entanto, achamos que não vale a pena ficar em um Airbnb se você pretende reservar poucas diárias (2 ou 1). Nesse caso, para nós, o hotel ainda é a melhor opção.

Agora que você já sabe tudo e mais um pouco sobre como funciona e o que é Airbnb, não esqueça de pegar o desconto de até 350 reais antes de criar o seu perfil! No mais, é só seguir o nosso passo-a-passo, fazer a sua reserva e boa viagem!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

11 Comments

  1. Murilo Pagani Reply

    Eu demorei muito tempo para começar a usar o Airbnb porque não entendia muito bem a dinâmica!
    Hoje adoro e sempre que possível é minha primeira opção. Eles tem ótimos preços e dão um super desconto para períodos de 30 dias!

    Vale muito a pena!

    • E ficou melhor ainda depois que deixaram parcelar, né? Mesmo que com um pouco de juros. Acaba sendo ótimo para longas estadias.

  2. Acho Airbnb super confiável e só tive boas experiências em hospedagens com a plataforma. Algumas pessoas reclamam da hospedagem que encontram mas para isso não acontecer, leio sempre todos os comentários dos hóspedes e analiso bem as fotos. Seguindo esse seu passo a passo, não tem erro.
    E sobre hospedagens de poucas diárias, já reservei para 2 dias e achamos que super valeu a pena, ainda mais pela vista e tranquilidade que tínhamos no local.
    Parabéns pelo post, vai ajudar muita gente aderir ao AirBnb

    • Essa questão das poucas diárias, acaba sendo até relativo. Se o deslocamento até o local não for longo e talz, pode valer a pena. Mas no caso de poucas diárias entre conexões, por exemplo, onde os horários de check in e check out não são tão favoráveis, talvez o hotel seja melhor.

    • Que post mais COMPLETO sobre Airbnb! Eu AMO essa nova modalidade de reserva de hospedagem pela internet e acho super confiável. Muito bom saber o passo a passo e principais detalhes.

  3. Ameeei seu post! Na próxima viagem vou usar o AirBnb para me hospedar! Espero poder viajar em breve 🙂

  4. Eu acho super bacana quando leio boas experiências pelo Airbnb. Infelizmente, eu tive duas bem ruins.
    As duas vezes foram na Suíça, onde a hospedagem exige um esforço maior de pagamento.. kk.. Na minha primeira vez, o apto não estava limpo quando entrei, por isso, tive crise de alergia devido a poeira do local. Na segunda vez, eu fiquei esperando quase 2h para o dono do apto entregar as chaves. Um horror! Eu estava mega cansada e acabou com o meu dia.

    • Nossa, Danielle. Sério? Poxa, e eram anfitriões bem avaliados? Você chegou a entrar em contato com a plataforma?
      Nós nunca tivemos problemas, pelo contrário.

  5. Fizemos reserva no Búzios Beach RN com poucos dias cancelaram dizendo que o dono já tinha alugado a outra pessoa e não tinha repassa pra eles, ficamos sem reserva. Então não acho seguro

    • Olá, Gilma. Poxa, que pena que você não teve uma boa experiência. O airbnb não cancela a reserva de ninguém, isso é o próprio anfitrião que tem o poder de fazer. Nós já usamos a plataforma diversas vezes e nunca tivemos problemas, pelo contrário. A maioria dos feedbacks que recebemos são sempre positivos. De qualquer forma, nós sempre orientamos para que os usuários leiam tanto as avaliações da propriedade como do anfitrião. Dessa forma, fica mais fácil de evitar possíveis problemas. Espero que tenha dado tudo certo com a sua viagem no final das contas. Beijos!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras