Atualizado em 11 de abril de 2020

Não é de se estranhar que uma cidade com arquitetura tão medieval quanto Praga tenha algumas peculiaridades que se tornam atrações turísticas. Uma estátua na Charles Bridge, a Catedral de São Vito e até mesmo um relógio entram pra essa lista. Em meio à Cidade Velha, o Relógio Astronômico de Praga rouba a cena e atrai turistas do mundo inteiro a cada nova hora. Mas o que muitos não sabem é que o prédio onde ele se encontra guarda segredos e histórias. Por isso, fazer um tour pela Old Town Hall também é uma boa pedida após aquela conferida no horário.

Relógio Astronômico de Praga
Pegamos ele em reforma, mas ainda assim, é bem bonito!

Relógio Astronômico de Praga, o terceiro mais antigo do mundo

Também conhecido como Orloj Pražský, o Relógio Astronômico de Praga foi construído em 1410. Duas histórias envolvem a sua construção: a lenda e a dita como real. Então, vamos começar pela lenda, já que essas costumam ser mais interessantes. Dizem por aí que o dono dessa obra-prima é um carinha chamado Hanuš. Mas a parte legal disso tudo vem a seguir. Reza a lenda que depois que Hanuš construiu o relógio, o rei o deixou cego para que ele nunca mais repetisse tal obra. Verdade ou não, eu não sei. Mas achei essa versão bem mais interessante do que a original que contarei mais abaixo.

Old Town Hall Relógio Astronômico
Bem complexo ele, não? rs

Segundo a história real, quem construiu o Relógio Astronômico de Praga foi um homem chamado Mikulas de Kadan. Só que sem dúvidas essa explicação não tem graça, até porque ela acaba aí e tem zero emoção. Bom, brincadeiras à parte, a única coisa que as duas versões têm em comum é o ano é construção.

E o que tem de tão interessante assim no tal do relógio? A verdade é que se formos parar pra pensar na época em que ele foi construído e na sua complexidade, a obra é mesmo de tirar o chapéu. Apesar de já ter sido modernizado em 1865 e por ter passado por alguns reparos ao longos dos anos, – inclusive, ele estava sendo reformado quando vistamos a cidade – a estrutura do relógio é basicamente a mesma desde sempre. E ele não somente dá as horas, como também mostra as estações do ano, a posição dos astros e os signos do zodíaco.

Old Town Hall Relógio Astronômico
Uma parte do relógio mais de pertinho

Personagens no Orloj

Mas além disso tudo, o Relógio Astronômico de Praga ainda dá um pequeno showzinho à parte. Todos os dias, de hora em hora, 12 bonequinhos saem em forma de cuco e se apresentam de maneira discreta à multidão. Os bonecos têm nome e são bastante conhecidos mundo afora, já que tratam-se dos 12 apóstolos de Cristo retratados em miniaturas. Mais 4 personagens se juntam nessa cena e são eles o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte. Quando eu usei o termo complexidade não foi por acaso, viram?

DICA DE HOSPEDAGEM EM PRAGA:

Embora a cidade seja pequena, o que não faltam são hotéis, hostels e apartamentos para alugar em Praga. Nós ficamos hospedados no Cosmopole Hostel e apesar de ser simples, achamos o custo x benefício ótimo, pois contava com café da manhã e era perto do centro turístico. Quem prefere ficar hospedado em hotel, o Grand Hotel Praha e o Hotel Rott são boas opções com preços na média e bem localizados. Caso você queria conferir outros lugares para se hospedar, no Booking há várias opções com cancelamento gratuito e você ainda pode conferir as avaliações do lugar. Confira aqui mais dicas de onde ficar em Praga!

Old Town Hall, a antiga Prefeitura da Cidade Velha em Praga

O Relógio Astronômico de Praga se encontra na Torre da Antiga Prefeitura da Cidade Velha (Old Town Hall). E para quem gosta de ver a cidade do alto, é possível subi-la e ter uma vista daquelas. Assim como o relógio, infelizmente a torre estava fechada para restauração durante o nosso roteiro em Praga e por isso fizemos somente o tour pelos subterrâneos da Old Town Hall. Você consegue ver mais informações sobre esse passeio no site oficial.

Tour pela Old Town Hall

A Antiga Prefeitura da Cidade Velha (ou Antiga Câmara Municipal) é um prédio do Século XIV composto por diversas casas. Dizem que o local começou bem pequenininho e aumentou conforme eles compravam essas residências. A maior parte da estrutura do lugar continua conforme o projeto original e por isso pouca coisa foi modificada.

Old Town Hall Relógio Astronômico
Capela da Virgem Maria

Durante o tour é possível ver o funcionamento do relógio por dentro e bem de perto. E nesse ponto eu já adianto que é incrível ver aquela máquina de tantos anos funcionando perfeitamente. Na mesma sala também há a Capela da Virgem Maria, construída em 1381 e que apesar de simples, é bem bonita.

O passeio pela Old Town Hall segue para as salas da câmara e para as salas de reunião. A arquitetura desses lugares de fato impressiona, contando com muitos objetos dourados (Insh’Allah) e obras de arte. Mas o melhor do tour guiado ainda estava por vir, afinal, faltava conhecer as salas subterrâneas.

Old Town Hall
Sala de reunião

Os subterrâneos de Praga

Após descer algumas escadas estávamos finalmente em uma Praga bem medieval. E de antemão é um tanto quanto engraçado imaginar que um dia a cidade já funcionou naquele nível, tão abaixo do que é atualmente. Entendam, a Praga cresceu e as construções vieram por cima do que já havia antes. Doideira. Ao longo do passeio, há inúmeros objetos medievais dispostos em forma de cenário. Dá pra ter uma pequena ideia de como era a vida naquela época. Sem dúvidas, é um pequeno voltar no tempo que realmente vale a pena.

Old Town Hall
Cenário medieval no subsolo da Old Town Hall

Para ver mais coisas pra fazer na capital da República Tcheca, confira nosso post com dicas do que fazer em Praga e de passeios diferentes na cidade!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras