Atualizado em 28 de fevereiro de 2023

Escondidinho entre a vegetação, no alto de um morro e no meio de um centro urbano, o Mirante do Pasmado é uma das pérolas não tão visitadas no Rio de Janeiro. Mas não é por falta de beleza que isso acontece.

Com vistas panorâmicas para cartões postais da cidade, é até difícil de acreditar que o lugar ainda continua um passo atrás das superlotações. Aliás, muitos moradores do Rio sequer já pisaram lá.

Mas agora, além dos visuais, o Morro do Pasmado ganhou um quê a mais para chamar atenção e entrou na lista de pontos culturais e históricos cariocas.

Ao longo desse texto você vai ver que vale a pena dar um pulinho nesse lugar.

Morro e Mirante do Pasmado
Morro e Mirante do Pasmado

Como chegar e onde fica o Morro e Mirante do Pasmado

O Mirante do Pasmado fica no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo, na Zona da Sul do Rio. E entre outras atrações, ele é uma das principais dicas do que fazer em Botafogo.

A melhor forma de chegar no Morro e Mirante do Pasmado é de carro, táxi ou uber. Isso porque não existem linhas de ônibus que te deixem na porta do mirante, mas tem estacionamento no loca.

O acesso é pela Rua General Severiano, subindo uma ladeira em direção à Praça Engenheiro Bernardo Saião. Se você colocar “Parque Yitzhak Rabin” no GPS vai dar o acesso à ladeira, mas também há placas indicativas um pouco antes da subida.

Estacionamento no Morro do Pasmado
Estacionamento no Mirante do Pasmado

Como é o passeio pelo Mirante do Pasmado

O passeio pelo Mirante do Pasmado é totalmente gratuito. Lá do alto você verá o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor e encontrará um memorial.

Além disso, há pequenos caminhos entre a vegetação, com banquinhos para se sentar, que te levarão às vistas para a Enseada de Botafogo e Baía de Guanabara.

No local há bebedouro e um food truck. Também vale ressaltar que embora tenha estacionamento, ele tem poucas vagas.

Memorial às Vítimas do Holocausto

Em janeiro desse ano o Morro do Pasmado passou abrigar o Memorial às Vítimas do Holocausto no Rio de Janeiro. Toda área do Mirante do Pasmado foi revitalizada, com destaque para um enorme monumento com os dizeres de “Não Matarás”.

O memorial funciona no subsolo e a visita também é gratuita, basta reservar a entrada pelo site Sympla (link aqui), o mesmo que faz as reservas de ingresso para o palacete do Parque Lage.

A exposição do memorial é riquíssima! Ele retrata a vida dos judeus antes, durante e no pós-guerra, sempre sob a ótica de quem sofreu tanto nesse período.

Através de vídeos, sons, fotos e luzes, de forma bem imersivo, a história dos judeus é contada de um jeito particular e emocionante.

Memorial às Vítimas do Holocausto no Rio
Memorial às Vítimas do Holocausto no Rio de Janeiro

Dica extra: um mirante dentro do mirante

A dica extra fica para uma pequena trilha que te leva diretamente até um outro mirante dentro do Morro do Pasmado. Essa, sim, te deixa de cara para o Pão de Açúcar e a vista é fenomenal!

A trilha é bem curta e fácil. De frente para a praça do monumento do Memorial às Vítimas do Holocausto você pegará um caminho à esquerda, perto de um food truck. Em seguida, basta seguir reto até ver o segundo banco.

Quando avistá-lo, entre à esquerda em uma segunda trilha, desça alguns degraus e voilà, você estará de frente para uma das melhores vistas do Mirante do Pasmado.

Melhor vista do Mirante do Pasmado
Melhor vista do Mirante do Pasmado

O Mirante do Pasmado é perigoso?

Ao contrário do que muitos imaginam – sem nunca terem visitado o local -, o Mirante do Pasmado não é perigoso. Inclusive, na ladeira de acesso ao Morro do Pasmado há um condomínio de classe média.

De toda forma, há serviço de segurança no mirante, principalmente após a inauguração do memorial. Então, vá tranquilo!

Daqui pra onde?

Você pode aproveitar a proximidade com bairros da Zona Sul e estender o seu passeio até outros pontos turísticos da cidade.

A Pobreta e Mureta da Urca, por exemplo, fica a menos de 10 minutos de carro e é o local perfeito para um pôr do sol.

Outra opção bem legal é o bairro do Jardim Botânico, onde você pode visitar o Jardim Botânico do Rio.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras