Atualizado em 27 de novembro de 2021

Com uma pegada histórica e cultural, La Boca é também o bairro mais antigo de Buenos Aires. Distante cerca de 5 km do centro da cidade, a região é muito visitada por abrigar dois pontos turísticos que costumam ser imperdíveis para muitos viajantes: o Caminito e o estádio La Bombonera.

O bairro La Boca em Buenos Aires

O bairro La Boca se originou a partir da construção do porto do Rio da Prata, por volta de 1870. Nessa época, muitos imigrantes europeus – principalmente italianos e espanhóis – chegavam na cidade em busca de trabalho e uma nova vida, e instalaram pela região.

Bairro La Boca em Buenos Aires
La Boca

As casas locais deixadas pelas famílias argentinas que foram para outros pontos de Buenos Aires fugindo da epidemia de tifo foram alugadas para esses imigrantes. Com isso, começaram a surgir os primeiros conventillos, ou melhor, cortiços, no bom e velho português.

La Boca e Caminito
Retratos de La Boca

Muitas dessas casas coletivas eram feitas com madeira e metal, e pintadas com as sobras de tintas que chegavam dos navios. Aliás, é por esse motivo que elas são completamente coloridas.

Ao longo dos anos, La Boca fortaleceu suas veias artísticas e tem atraído cada vez mais turistas.

O Caminito em Buenos Aires

O Caminito fica em La Boca, é a rua mais famosa e colorida da capital argentina. Além disso, para muitos, visitá-lo é uma das principais dicas sobre o que fazer em Buenos Aires. No entanto, há sempre o outro lado da moeda, e existem aqueles que o consideram sem graça ou o típico passeio “pega turista”.

Para nós, se essa é a sua primeira viagem para Buenos Aires, o Caminito é imperdível e merece estar no seu roteiro. Confira o nosso post com dicas para montar o seu roteiro em Buenos Aires.

As cores e a vivacidade do lugar nem sempre foram tão presentes. Durante anos essa rua já esteve muito degradada e somente em 1950 o Caminito começou a se tornar o que é hoje em dia.

O local era trecho de uma ferrovia e quando ela fechou, em 1928, tudo fico completamente abandonado. Foi devido a uma inciativa dos moradores locais, entre eles o pintor Benito Quinquela Martín, que o espaço foi totalmente recuperado.

Atualmente, andar pelo Caminito significa encontrar muitos artistas de rua, lojas de souvenirs, casais dançando tango, restaurantes e muita gente pra lá e pra cá.

Como chegar no Caminito

Ao contrário de bairros como Palermo, Recoleta, Puerto Madero e o centro de Buenos Aires, não há metrô até La Boca e, consequentemente, até o Caminito. Então, a melhor forma de chegar na região é de táxi, uber ou contratando um passeio.

Outra opção é usar o transporte público. Os ônibus 29, 33, 64, 53 e 152 passam perto do Caminito.

Ao chegar no Caminito você também tem a opção de contratar um free tour para conhecer melhor a história do local e do bairro de La Boca.

Onde comer no Caminito: bares e restaurantes locais

Apesar de muita gente considerar os restaurantes do Caminito caros e com um atendimento duvidoso, existem algumas casas que são bem avaliadas e podem ser uma opção caso você decida almoçar pela região. Algumas sugestões:

Encuentro Nativo: localizado em um ambiente histórico, dentro de uma das casinhas do Caminito. Possui música ao vivo e apresentações de tango. É um dos mais indicados por lá.

La Barrica Restaurant & Bistrot: mesas ao ar livre e um dos melhores custo x benefício em La Boca.

Confira mais dicas de onde comer em Buenos Aires aqui!

É seguro andar pelo Caminito?

No geral, é seguro andar pelo Caminito. O que acontece é que é bem comum pequenos furtos tanto pelo local como por La Boca em si. Por isso, a recomendação é que você não se afaste muito das ruas principais e tenha cuidado com os seus pertences, principalmente nos ambientes mais movimentados.

ONDE SE HOSPEDAR EM BUENOS AIRES:

La Boca e a região do Caminito não são as melhores opções para se hospedar em Buenos Aires. Por isso, opte por hotéis que fiquem nos bairros do centro, em Palermo ou na Recoleta. Também há algumas opções interessantes em outros pontos da cidade e você pode conferir todos os hotéis em Buenos Aires aqui.

La Bombonera: museu e estádio do Boca Juniors

Outra grande atração em La Boca é o La Bombonera, o estádio do icônico clube argentino Boca Juniors.

Assim como o time River Plate, o Boca Juniors surgiu na região. Mas ao contrário do rival – que se mudou para outro bairro -, o Boca continuou por lá e o seu estádio possui tours muito interessantes.

La Bombonera
Estádio do Boca Juniors, o La Bombonera

Dentro do estádio há o Museo de La Pasión Boquense, onde você verá tudo sobre os mais de 100 anos de história do clube. Além disso, você pode fazer uma visita super completa, passando pelas tribunas, camarotes, arquibancadas, vestiário e até mesmo pelo campo.

Mas se você é muito fã de futebol, tem um passeio chamado Tour do Futebol que te leva pra conhecer os estádios do Boca Juniors e do River Plate.

Como ir do Caminito para o La Bombonera

Dá pra ir caminhando do Caminito para o estádio La Bombonera e vice-versa. Certifique-se apenas de seguir pela rua principal, que é cheia de lojas, bares, restaurantes e tem bastante movimento.

Outras atrações do bairro La Boca

Mais um passeio imperdível em La Boca é o centro cultural Fundación Proa. Há várias exposições de arte moderna no local, além de uma cafeteria com vista panorâmica que merece uma visita.

NÃO ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEU SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL AO VIAJAR PARA BUENOS AIRES! É ele que te dará toda a assistência caso você precise de atendimento médico emergencial, além de outros auxílios como extravio de bagagem e cancelamento de voos.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE AGORA A SUA VIAGEM

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.