Atualizado em 10 de julho de 2024

Sabia que o maior parque de aves da América Latina fica no Brasil? Sim, é isso. Estamos falando do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

Em meio a Mata Atlântica, o parque abriga mais de 1.400 aves, cerca de 150 espécies diferentes, e é um passeio imperdível para um amante da natureza.

Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Tucano no Parque das Aves

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Inaugurado em 1994 pelo casal Anna e Dennis Croukamp, o Parque das Aves fica praticamente ao lado do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, ou seja, você pode tranquilamente fazer os dois passeios no mesmo dia.

Totalmente dedicado à conservação de espécies da Mata Atlântica, o parque é de iniciativa privada e não recebe qualquer tipo de auxílio financeiro externo. Aliás, toda a arrecadação do lugar é convertida para esse trabalho de conservação e recuperação. Além disso, mais de 52% das aves do parque vêm do tráfico e maus tratos.

– Leia também -> O que fazer em Foz do Iguaçu: confira os principais passeios na cidade

Flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Flamingos

Como comprar e quanto custa o ingresso para o Parque das Aves

Você pode comprar o ingresso nas bilheterias do Parque das Aves ou antecipadamente pela internet, caso queira evitar filas. A entrada custa a partir de R$80,00 e crianças de até 8 anos não pagam.

Parque das Aves
Parque das Aves

Como é o passeio pelo parque

A visita ao Parque das Aves é um passeio leve e perfeito para todas as idades. Através de uma trilha autoguiada com cerca de 1500m você passa por vários viveiros e entra em contato com aves de todos os tipos de espécies. Dá pra ver diversos periquitos, harpias, corujas, flamingos, entre tantas outras. Vimos até um macuco, a ave que dá nome a um dos passeios mais impressionantes em Foz do Iguaçu, o Macuco Safari.

Ao todo, são 5 viveiros de imersão onde você pode interagir com as aves, mas não pode tocá-las, ok? Algumas são tão serelepes que deixam você chegar perto e fazem até pose para fotos!

Um dos pontos altos do passeio é o Viveiro das Araras. Elas são lindas demais, além de darem um baile de energia pelos ares. Aliás, é possível vê-las se alimentando às 10h30, 14h e 15h30, assim como também acontece nos outros viveiros, em horários diversos.

E nem só de aves vive o Parque das Aves. Também há jacarés, sucuris, jiboias, tartarugas e um borboletário pra lá de charmoso.

Caso a fome aperte, o parque também conta com um complexo gastronômico. Nós almoçamos no restaurante Sabores da Floresta, com pratos com ingredientes frescos da Mata Atlântica, e adoramos a comida. Mas também tem o Bistrô da Mata, com lanches e sucos, e o Café da Praça, com salgados, sobremesas e lanches mais rápidos.

Horário de funcionamento

Faça chuva ou sol, o Parque das Aves funciona diariamente das 8h30 às 16h30.

Dicas importantes para visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

  • Há bebedouros espalhados pelo circuito do Parque das Aves. Leve a sua garrafinha.
  • Por se tratar de um local totalmente imerso na natureza, também é recomendável levar repelentes.
  • Há banheiros por toda a trilha.
  • O parque conta com estacionamento ao custo de R$40,00.
  • Se você quiser levar uma lembrancinha, tem loja de souvenir no local.
Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Lago dentro do parque

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Nós ficamos hospedados no Wyndham Golden Foz, no centro de Foz do Iguaçu, mas há outras inúmeras boas opções na cidade. Outros hotéis no centro que também garantem ótimas estadias são, o Viale Tower Hotel, o Hotel Rafain Centro e o Nadai Comfort Hotel & Spa.

Já para quem busca uma hospedagem mais exclusiva, as melhores opções são o Sanma Hotel e o DoubleTree by Hilton.

Por outro lado, se a sua ideia é economizar, hospedagens como o CLH Suítes Foz do Iguaçu e o Smart Iguassu Hotel se encaixam bem no orçamento. Mas você também pode conferir aqui todos os hotéis em Foz do Iguaçu.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras