Atualizado em

O Monte Bre é uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Lugano. Com visual para as montanhas e para o lago da cidade, o lugar arrebate de um jeito certeiro o coração de qualquer um que pise em seus mirantes. E o melhor de tudo é que é possível conhecê-lo de forma fácil, sem perrengue e até mesmo sem gastar muito – ou nada. Confira em nosso post tudo o que você precisa saber para planejar a sua visita.

Terrazza Panoramica Lugano
Vista para toda a cidade e para o Lago de Lugano

Monte Bre, uma das vistas mais bonitas de Lugano!

Alpes Suíços de um lado, toda a cidade do outro e o Lago de Lugano à frente. É esse o visual que você terá da Terraza Panorâmica do Monte Bre, o principal ponto panorâmico do lugar. E para completar o conjunto da obra, ainda temos o Monte San Salvatore (dizem que ele lembra um pouco o Pão de Açúcar do Rio… conseguem ver?). Sem dúvidas, é um cenário digno de Suíça. Não a toa é um dos principais pontos turísticos de Lugano.

Monte Bre Suíça
Vista da Terraza Panoramica
Monte Bre em Lugano Suíça
Toda a cidade no cenário

Restaurantes e trilhas

Conhecer o Monte Bre é um passeio completo, que vai além da simples contemplação. Para os que gostam de trilhas, há diversas delas em todo o complexo. Os que estão acompanhados dos pequenos podem aproveitar o playground do lugar. E os que não abrem mão de um roteiro gastronômico podem escolher um dos dois restaurantes que marcam presença: Osteria Funicolare, com comidas típicas da região e uma vista linda para o lago, ou então o Restaurante Vetta, com um serviço mais requintado, na Terrazza Panorâmica. No entanto, os mais econômicos não estão desamparados, pois podem aproveitar uma das mesas de piquenique e fazerem a festa.

Ristorante Vetta
Ristorante Vetta lá embaixo
Osteria Funicolare
Vista da Osteria Funicolare

Vale a pena perder um tempo caminhando por toda a área do Monte Bre. Bem próximo do terraço principal há alguns cantinhos que se revelam especiais. Há ainda o Oratório di Santa Maria, uma igrejinha que deixa o local com um clima bastante bucólico. Distante cerca de 30 minutos de caminhada através de uma boa escadaria se encontra a Villa di Brè, uma vila charmosa com pouquíssimos habitantes. Por lá tem o museu Wihelm Schmidt, dedicado às obras artísticas do pintor alemão.

Lugano
Villa di Brè, lago e Alpes Suíços. Coisa mais linda!
Monte Bre Lugano Suíça
E esse cenário de outono?

Como chegar no Monte Bre

Funicular

A maneira mais tradicional de se chegar no Monte Bre é através do funicular. Para pegá-lo é necessário comprar os tickets na bilheteria da Società Funicolare Monte Brè, também conhecida como Funivia Ruvigliana. O valor dos bilhetes é de 25 francos suíços (ida + volta), cerca de 22 euros, e não há necessidade de comprá-los antecipadamente. Criança pagam mais barato – 12,50 francos suíços. Quem já está viajando pela Suíça e adquiriu o Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Também é possível comprar um combo que engloba as passagens de funicular + um almoço na Osteria Fonicolare ou no Restaurante Vetta por 35 francos suíços. Para maiores informações, consulte o site oficial.

Funicular Monte Bre
Funicular

Como já havíamos recebido a dica de que o trajeto de funicular não era tão interessantes assim, decidimos economizar esses euros. Ou seja, fomos de busão, o que nos leva para a próxima dica.

VEJA TAMBÉM:

-O que fazer em Lugano, na Suíça, em um dia ou mais
-Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre essa região dos Alpes Italianos
-Castelo do Tirol, beleza e história nas montanhas da Itália

Ônibus – opção mais barata

Uma opção bem mais barata e, até mesmo zero custo, é chegar no Monte Bre de ônibus. Caso você tenha o Ticino Ticket, o passe de transporte público que quem pernoita em algum hotel da cidade ganha (explicamos isso no post O que fazer em Lugano, na Suíça, em 1 dia ou mais), esse trajeto te custará zero francos suíços. Entretanto, caso você não possua esse ticket, pode comprar a passagem de ônibus avulsa. O ônibus que você precisa pegar é o nº 12, sentido Brè Paese, e ele passa no centro de Lugano. Como esse percurso atravessa duas zonas diferentes da cidade, você pagará 4,60 francos suícos em cada trecho. É uma economia e tanto!

Apesar de passar por ruas extremamente estreitas, o caminho que o ônibus faz é bem tranquilo e demora em torno de 30 a 40 minutos para chegar no Monte Bre. Aqui, a única coisa que você precisa ter muita atenção é o horário do busão. Em alguns dias da semana ele passa apenas de hora em hora. Ou seja, se perder um, você vai mofar no ponto… assim como nós mofamos! rs. Então, para evitar esse problema, consulte o site oficial da empresa para planejar direitinho os seus horários. O ponto final do ônibus é na Villa di Brè e de lá basta subir as escadarias até o terraço panorâmico do Monte Brè.

Monte Bre Lugano Suíça
Quem chega de ônibus já encara logo uma subidinha básica

Informações importantes:

  • É possível chegar de carro até a Villa di Brè. Há um estacionamento no mesmo local onde se encontra o ponto do ônibus. No entanto, não chegamos a ver quanto custa.
  • Um pouco antes de subir as escadarias até os terraços panorâmicos há um banheiro gratuito. Não lembro de ter visto banheiros lá em cima, além dos que existem dentro dos restaurantes.
  • O Monte Bre fica fechado a partir do dia 6 de janeiro até o final de fevereiro. Geralmente a sua abertura acontece no primeiro sábado de março. No entanto, estivemos por lá em novembro e os restaurantes estavam fechados, com exceção da parte interna da Osteria Funicolare.
  • Se possível, visite também o Monte San Salvatore. Como durante a época em que estivemos na cidade ele estava fechado, infelizmente ficou para uma próxima.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment