José Ignacio, o vizinho mais famoso de Punta del Este

–Post atualizado em Janeiro de 2019– Seguindo uma linha mais rústica e descolada, José Ignacio tem atraído a atenção da maioria dos turistas que passam por Punta del Este. Distante pouco mais de 30 km da península de Punta, o balneário vizinho possui belas praias, um farol digno de cartão postal e um pouco mais de calmaria.

José Ignacio
Dia de praia em José Ignácio

De vila de pescadores à atração turística

A antiga vila de pescadores aos poucos foi cedendo lugar para as lindas casas de praia e hotéis luxuosos, com ares mais cool e diárias muitas vezes não tão amigáveis. Mas o estilo rústico ainda se faz muito presente em José Ignacio. Você ainda verá muitas ruas com bastante areia e sentirá aquele clima meio que bucólico, mesmo se estiver na entrada de um restaurante chique.

Aliás, se eu precisasse definir José Ignacio, diria que é a união entre o rústico e o chique. E não pense que os paradores na beira da praia são simples. Há drinks dos mais variados e menus elaboradíssimos.

As praias de José Ignacio

O balneário de José Ignacio possui basicamente duas praias: Playa Mansa ao leste e Playa Brava a oeste. Como o nome já sugere, a primeira possui águas mais calmas e a segunda possui um mar mais agitado, ótimo para aqueles que procuram um pouco mais de ondas. As águas costumam ser geladas, mas demos sorte e pegamos uma temperatura bem agradável para um dia quente de carnaval.

Playa Brava
Muitos surfistas estarão pela Playa Brava, principalmente pela manhã

Nós ficamos na Playa Brava e curtimos bastante! A praia possui uma boa faixa de areia e costuma ficar mais cheia que a Playa Mansa. O queridinho de lá é o Parador La Huella, conhecido como um dos melhores restaurantes da região. Se você quiser ficar por lá eu aconselho fortemente que você faça um reserva. O lugar parece ser tão bom que nem os preços altos afastam a galera e por isso costuma ficar bem cheio.

Bom, eu disse que o La Huella PARECE ser tão bom porque nós não ficamos por lá. Escolhemos o vizinho, o Faustino, por motivos de dinheiro, mesmo! haha. Não que lá fosse barato, mas era mais em conta e com uma qualidade ótima também.

Parador Faustino
Entrada do parador Faustino
-> Veja mais:

– Verão em Punta del Este: dicas do que fazer e onde comer barato na cidade

– Pôr do Sol na Casapueblo: vale a pena assistir?

Para quem não quer ficar em parador nenhum, há várias cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis espalhados pela areia só esperando alguém que os queira alugar. Os valores variavam de 70 à 100 dólares, na alta temporada, no kit com duas espreguiçadeiras + guarda-sol. Tá achando tudo muito caro? Tá liberado levar sua própria canga e curtir o dia!

Parador Faustino
Essas espreguiçadeiras podem ser alugadas
-> Dica de hospedagem e deslocamento: estávamos hospedados em Punta del Este, em um chalé bem completo, com piscina e churrasqueira, a poucas quadras da praia e por isso, fizemos um bate e volta até José Ignacio. Como estávamos com um carro alugado, todo o trajeto foi bem tranquilo e feito no nosso tempos. Aliás, super indico o aluguel de carro na região. Alugamos o nosso através da RentCars e não tivemos problema algum! No fim das conta, valeu muito a pena porque o valor total já é calculado em reais e sem IOF.

O Farol

Construído em 1877 e a mais de 32 metros do nível do mar, o Farol de José Ignácio foi feito no intuito de evitar naufrágios na região. Mais de 100 degraus te levam pelos 26 metros de altura de sua torre para curtir um linda vista panorâmica. Estava fechado quando estivemos por lá, então ficamos apenas admirando o visual ao redor. De qualquer forma, tivemos nossa recompensa!

Farol de José Ignacio
Farol de José Ignacio
-> Dá pra se hospedar em José Ignácio? Sim! Embora a região seja bem mais rústica, há alguns hotéis bastante charmosos por lá. Em nossa próxima visita com certeza iremos dividir a estadia! Caso você esteja pensando nessa possibilidade, confira algumas opções maravilhosas que encontramos no Booking!
Farol de José Ignacio
Valeu a pena mesmo sem ter subido!                                                                                                              

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

34 thoughts to “José Ignacio, o vizinho mais famoso de Punta del Este”

  1. TInha adorado os post no Instagram mas então imaginam o quao adorei ler esse post ? Não conhecia Jose Ignacio e considerei a cidade para uma próxima visita no Uruguai. Se eu for, sera graça a voce <3

  2. Que lugar lindo! Estou querendo ir em Punta del Este esse ano. Com certeza esse vizinho será um bate e volta. rs! Obrigada pelas dicas.

  3. Ótima dica, claro que vai estar em nosso roteiro, mas vamos mais para conhecer esse farol maravilhoso, espero que esteja aberto. assim que eu fechar o roteiro eu falo com vocês para ver se me indicam mais algum lugar que eu tenha esquecido, a as fotos estão ótimas… um grande abraço @viajandodebarraca

  4. Acho super chique essas cabaninhas na beira da praia, pena que eu nunca fiquei em uma, rs.
    Adorei as fotos e dicas, felizmente temos bons blogs a serem visitados para nos informar.

  5. Que bom saber desse lugar. Amei o cenário bem ideal para curtir e fotografar. O farol é bem interessante e com certeza vou incluir no roteiro quando for ao Uruguay. Que dicas excelentes e fotos maravilhosas!

  6. Que ótimo saber. Não tirinha ouvido falar ainda de José Ignacio e acho super importante conhecer-se lugares fora da grande rota turística, para sentir mais a essência do destino. Quando for ao país, certamente colocarei no meu roteiro. Adorei as dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *