Atualizado em

–Post atualizado em Janeiro de 2019– Considerado um dos passeios MUST GO em Punta del Este, o pôr do sol na Casapueblo é conhecido por ser um dos mais famosos da região. Mas antes de dizer se vale a pena ou não assisti-lo, convido vocês a lerem o post e tirarem suas próprias conclusões (rs).

Depois dos últimos raios de sol no céu

Afinal, o que é a Casapueblo?

Com uma arquitetura que lembra muito as construções gregas, a antiga casa de praia do artista plástico Carlos Vilaró funciona como um museu / galeria de arte.

Exposição de obras de arte na galeria

A casa, que demorou cerca de 36 anos para ser construída pelas próprias mãos do artista, hoje em dia também conta com um restaurante e um hotel com apartamentos e suítes com vista para o mar de Punta Ballena.

Uma parte das instalações do hotel

Pôr do sol na Casapueblo e Cerimônia del Sol

O que faz o pôr do sol na Casapueblo ser tão conhecido e especial é toda a cerimônia que compõe esse momento. Além da linda vista para o mar que por si só já é o suficiente para conhecer o lugar, todos os dias antes do sol se despedir, um poema feito pelo artista acompanha os últimos raios de sol. É um convite mais que perfeito para se acomodar em uma das varandas e curtir o fim do dia ao som de belos versos.

De todas as varandas é possível assistir ao pôr do sol

“Hola Sol…! Nadie ignora que pertenences a todos, pero que prefires dar tu calor a los más necesitados, los que precisan de tu luz para iluminar sus casitas de chapa, los que reciben de tí la energía para afrontar el trabajo, los que piden a Dios que nunca les faltes, para enriquecer sus plantíos, y lograr sus cosechas (…) Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, ao pensar que iluminastes tambíen lá vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura”.

Um das varandas da Casapueblo

É algo tão bonito e emocionante que deixa a maioria das pessoas hipnotizadas. É possível até mesmo ver algumas lágrimas em alguns rostos enquanto aplaudem esse momento tão especial. Sem dúvidas não foi diferente conosco. Ver aquele céu mudando de cores inúmeras vezes e alternando entre períodos nublados e de sol foi algo fora de sério!

Um barquinho passando na hora certa!
-> Veja também:

– Verão em Punta del Este: dicas do que fazer e onde comer barato na cidade
– José Ignácio, o vizinho mais famoso de Punta del Este
– 6 dicas para não cair em furada em Montevidéu

Dicas úteis para assistir o pôr do sol na Casapueblo

  • Confira a previsão de horário do pôr do sol e chegue cedo. Na alta temporada o local fica tão cheio que pode ser difícil encontrar um bom lugar na varanda.
  • A Casapueblo fica em torno de 13 km de distância do centro de Punta del Este, então a melhor forma de chegar até lá é de táxi ou carro alugado. Isso se você não estiver em nenhuma excursão, é claro.
  • A entrada é paga e custa 300 pesos uruguaios. O local aceita pagamento em reais.
  • O horário de funcionamento vai das 10:00 até o sol se pôr, todos os dias do ano.
  • Caso você vá na alta temporada, se prepare para pegar engarrafamento na volta. É muito carro para pouca pista! rs
  • Há vários locais no entorno onde é permitido estacionar. Portanto, não se preocupe com isso.

Evite roubadas!

Se você abriu esse post é porque certamente o pôr do sol na Casapueblo te interessa. Mas aqui vai um alerta: só o inclua na sua viagem se isso não afetar negativamente o seu roteiro.
Por que estou dizendo isso? Porque já li relatos de pessoas fazendo maluquices e sacrificando um dia inteiro do roteiro só para isso. Se o seu passeio até Punta del Este for apenas um bate e volta, visite a Casapueblo em outro horário do dia e deixe o pôr do sol para outra ocasião, ainda mais se estiver de ônibus. Digo isso porque em algumas épocas do ano o sol se põe bem tarde por lá e sua volta para Montevidéu acontecerá depois das 21 horas.

Bela forma de encerrar o dia!

E aí? Vale a pena o pôr do sol na Casapueblo?

Vale!

Vale MUITO a pena!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

20 Comments

  1. Foi uma das coisas mais lindas que conheci no Uruguai! Que saudade me deu lendo o post de vocês…. Obrigada por compartilhar!

  2. Keul Fortes Reply

    Que lugar! Um pôr do sol desse com certeza vale a pena. Adorei saber mais sobre a Casapueblo. Coloquei no meu roteiro quando estiver em Punta del Este. Parabéns pelo post! 🙂

  3. Com certeza vale a pena. Ainda não conhecemos o Uruguai mas ja sabemos que quando formos, o por do sol na casaPueblo será um imperdível. Foram para la em bate volta ?

  4. Toda vez que vejo esse lugar penso na Grécia, arquitetura bem parecida mesmo. Nunca fui, mas vejo cada foto daí que morro de vontade de conhecer.
    E claroooo que vale a pena ver o #sunset dai! Com poesia ainda? Espetacular! Eu também ia me emocionar, certamente!
    Esse é um dos espetáculos mais belos da mãe natureza!
    E ótimas dicas, super úteis! Parabéns”

  5. Sem dúvida vele muito a pena este por do sol. Que fotos maravilhosas vocês tiraram, parabéns.
    Todas as dicas estão mais que anotadas, podem ter certeza.

  6. aewwww agora sim me deu aquela animada, estou acompanhando tudo aqui sobre o Uruguai, como vou ficar em Punta eu vou deixar para visitar a Casa Pueblo no final da tarde para ver o por do sol, obrigado pelas dicas acredite elas estão sendo muito valiosas. grande abraco @viajandodebarraca

  7. Caroline Rivera Reply

    Só pela foto do início do post eu diria SIIIIIIIIIM.
    Tô curiosa.

    Nossa, amei esse hotel, que delícia.
    Babando aqui nessas fotos, deve ser incrível mesmo, essa vista maravilhosa narrada com um belo poema.

    Aeeee, vale! Adooorei!

    Beijokas

  8. Amo pôr do sol e adorei esse pôr do sol em Casapueblo! Quando for a Punta del Este irei incluir no roteiro, valeu pelas dicas!

  9. Acho que pôr do sol, não importa o lugar, e ainda mais tendo o Pacífico para incrementar a experiência sempre são válidos. Excelentes dicas e fotografias!

  10. Acho esse lugar super parecido com a Grécia, muito divo. Com certeza deve ser uma experiência incrível. Muito lindo mesmo, adoreiii… Obrigada pelas dicas valiosas. bjs

  11. Ah…ler seu post me deu uma vontade incrível de conhecer esse lugar. Obrigada por compartilhar e passar todas essas dicas! Adorei!

  12. Daniela Milagres Reply

    Esse lugar é incrível e apaixonante. Sou louca para conhecer. Paisagem maravilhosa e esse por de sol é para guardar na memória para sempre.

  13. Que espetáculo!
    Adoro a arquitetura e a história desse lugar.
    Certamente um dos pontos de mais destaque do nosso vizinho Uruguai.
    Abraços!

  14. Que post lindo! Hoje estive lá e realmente o pôr do sol é um espetáculo! Vale demais incluir no roteiro se, como você disse, não prejudicar tanto a rota. Amei!

  15. Um dos locais mais mágicos e encantadores para ver o por do sol. Passei um entardecer na Casa Pueblo e o momento realmente é mágico. Fotos lindas.

  16. Que fotos lindíssimas Dhebora! Ah pelas minhas conclusões, certamente esse lugar vale muito conhecer e fotografar esse por do sol show. O poema e Casapueblo são ótimas combinações para esse cenário. Obrigada por compartilhar. Irei incluir no meu roteiro quando for.

  17. Michelle Terra Reply

    Olá!!

    Queria saber com vc como que é o passeio até a Casapueblo se eu não quiser pagar a taxa. É só de longe ou a gente consegue tirar fotos na estrutura da casa? Onde fica a “bilheteria”? É porque somos 3 e gostaria de economizar. Mas tb não vale a pena ir e não conseguir ver a casa direito rsrs

    Te agradeço desde já!

    • Olá! Então, para acessar a Casapueblo somente comprando o ingresso na bilheteria que fica na lateral da casa.
      Algumas pessoas assistem ao pôr do sol em uma pequena trilha que tem ao lado da casa. Provavelmente é tão lindo quanto, mas as fotos com a estrutura da casa somente estando dentro dela mesmo. Cara, eu acho que vale a pena porque é todo um espetáculo, sabe? O pôr do sol é acompanhado de um poema e tudo mais. É lindo!

Write A Comment