Atualizado em

–Post atualizado em Janeiro de 2019–
Quando programamos nossa estadia em Santiago, conhecer uma vinícola chilena era um dos passeios que não poderíamos deixar de fora. Escolhemos a Concha y Toro por ser uma das maiores produtoras de vinho da região e por seu fácil acesso. Algumas pessoas diziam que não valia a pena por ser uma vinícola grande e por isso era meio “turistão”. Outras diziam que valia a pena justamente por ser uma vinícola grande. Na dúvida, optamos por conhecê-la mesmo assim.

Entrada da vinícola

Como chegar:

Caso você não esteja com um carro alugado ou fazendo parte de um tour guiado por agência, você pode optar pelo transporte público sem maiores complicações. Se optar pelo transporte público, assim como nós fizemos, pode pegar a linha 4 (azul escuro) do metrô até a Estação La Mercedes. Ao sair da estação terminal, pegue a saída indicando “Concha y Toro Ocidente”. De lá você pode pegar um ônibus (linhas 73, 80 e 81) que passa em frente a vinícola.

Tipos de tours:

Existem dois tipos de tours que podem ser feitos na Concha y Toro: Tradicional e o Marques de Casa Concha.
O primeiro custa 16.000 pesos chilenos e o segundo custa 25.000 pesos chilenos. A diferença entre eles é que o tour mais caro é um pouco mais completo na última degustação, oferecendo até mesmo queijos e pães. Como já tínhamos decidido que iríamos almoçar no wine bar que tem dentro da vinícola, optamos pelo tour Tradicional e foi o suficiente para nós.
Cabe ressaltar que é necessário fazer a reserva do tour antecipadamente.

Como é o tour Tradicional:

O tour começa pelos jardins da vinícola e depois passa pela casa onde viveu Don Melchior Concha y Toro, o fundador da Concha y Toro. Tudo é extremamente bem cuidado e o jardim é uma coisa lindinha! Existem árvores de diferentes partes do mundo por lá.

Fazendo a modelo no casarão haha

Em seguida nos levam até os parreirais, onde nos explicam sobre os diferentes tipos de uvas e podemos provar cada uma delas.

Concha y Toro
Parreirais

Após essas explicações somos levados a um local onde ocorre a primeira degustação do vinho propriamente dito. Nos foi oferecido um Trio Sauvignon Blanc que estava bem gostoso. Não sou sommelier nem nada, então não vou entrar em detalhes sobre o sabor, aroma e etc haha… A única coisa que posso afirmar com certeza é que ele é feito de apenas uma uva: sauvignon blanc!

Concha y Toro
Primeira degustação: sauvignon blanc
O Famoso Casillero del Diablo

Finalmente somos levados até o ponto mais alto do tour. Era hora de conhecer o vinho que deu tanta fama à Concha y Toro. Percorremos as caves da vinícola enquanto o guia nos contava as histórias e os mistérios acerca da produção desse vinho.

Reza a lenda que quando Don Melchor começou a produção de vinhos de alta qualidade ele os guardava em sua adega pessoal. Conforme seus vinhos ficaram famosos, ladrões começaram a roubá-los. Para resolver esse problema, Don Melchor espalhou o boato de que o Diabo vivia em sua adega e, portanto, era o guardião dos vinhos. A lenda continua viva desde então…

O dito e cujo

É feita a última degustação de vinho do tour, com nada mais nada menos que o vinho mais famoso da vinícola. E o mais legal é que a taça utilizada vai ficar de souvenir para você! Cheers!

Casillero del Diablo

Wine Bar

Como falei anteriormente, há um wine bar por lá. Não, não é nada baratinho, mas as coisas oferecidas são bem gostosas. E todos os pratos vêm com opções de harmonização. Também há uma lojinha por lá onde você pode comprar vinhos e souvenirs.

Wine Bar

Encerramos nosso passeio felizes, de barriga cheia e sem uma das taças de souvenir. Pois é! Eu fiz o favor de esquecer a minha taça lá, na hora do almoço, e só me dei conta quando estava no metrô. Sim, fiquei carregando uma sacola vazia sem nem perceber. Agora já tenho um motivo para voltar!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment