Atualizado em 22 de junho de 2019

Infelizmente, não tivemos muita sorte durante a nossa passagem por Montevidéu. Não, nada de ruim ou grave aconteceu em nossos dias na cidade. Porém, o que ocorreu foi que, para a nossa tristeza, não curtimos tanto assim a capital do Uruguai. E chegamos a conclusão de que isso pode ter acontecido pelo simples fato de termos cometido alguns erros em nosso planejamento. Mas como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau (já falei isso outras vezes rs), resolvemos fazer uma listinha de tudo o que achamos furada em Montevidéu para vocês avaliarem e montarem o seu próprio roteiro.

Ramblas Montevidéu
A placa mais famosa de Montevidéu, na orla de Pocitos

Dicas para você não errar no roteiro em Montevidéu

1 – Carnaval em Montevidéu

Há quem discorde, mas acho que a maior furada da viagem foi ter reservado a segunda-feira e a terça-feira de carnaval para Montevidéu. Primeiro porque segunda não é um dos melhores dias para estar na cidade, já que muitos estabelecimentos como museus e restaurantes estão fechados. E segundo porque o carnaval em si não é a melhor época para estar por lá. Como o país também comemora o Carnaval, a terça-feira é feriado por lá. O que significa que a cidade fica completamente vazia, tipo coisa de outro mundo, mesmo. E acaba acontecendo o mesmo efeito da segunda-feira, ou seja, tudo fechado! Eu já tinha lido que muita coisa fechava por lá, mas não imaginava que esse “muita coisa” era tipo que TUDO!

Palacio Salvo Montevidéu
Palácio Salvo, que já o mais alto da América Latina

2 – Conhecer Punta del Este e Colonia del Sacramento primeiro antes de Montevidéu

Havíamos conhecido Colonia del Sacramento em 2012, quando estivemos em Buenos Aires, e ficamos encantados com a cidade. Claro, já havíamos passado uns bons dias na cidade grande, andando pra lá e pra cá, conhecendo os lugares e andando de metrô. Foi aí, então, que Colonia caiu como uma luva no nosso roteiro. No último dia de viagem precisávamos desacelerar, curtir um lugar sem se preocupar muito com horários, um lugar que tivesse aquele clima mais calmo, de interior, sabe? Colonia foi esse local! E pra completar, ainda estava linda toda florida da primavera.

Colonia del Sacramento
Eu bem novinha em Colonia del Sacramento

Já Punta del Este foi a nossa primeira parada nessa viagem para o Uruguai durante o carnaval. Ou seja, mas chegamos em Montevidéu e já pegamos o carro para conhecer o tão famoso balneário uruguaio. E claro, como bons cariocas, amamos o clima da cidade. Punta del Este é extremamente vibrante durante a alta temporada, com todos os restaurantes e lojas abertos até tarde e as famílias felizes curtindo a praia. As ruas ficam bem cheias e movimentadas até tarde da noite (veja mais em Verão em Punta del Este: dicas do que fazer e onde comer barato na cidade). Enfim, é uma energia bem gostosa. Chegar em Montevidéu depois disso tudo e encontrar uma cidade deserta e com tudo fechado foi meio que decepcionante. Nos deu aquela sensação de “não tem nada pra fazer aqui”.

Punta del Este
Dia de praia em José Ignácio

VEJA TAMBÉM:

-José Ignacio, o vizinho mais famoso de Punta del Este
-Pôr do sol na Casapueblo: Vale a pena assistir?

3 – Quantidade de dias em Montevidéu

As pessoas costumam falar que dois dias em Montevidéu está de bom tamanho. Seguimos o conselho e ficamos dois dias por lá. E o que achamos? Muito! Juro, gente. Como tudo estava fechado na cidade, não havia nada mais para fazermos no segundo dia. Com certeza você vai me perguntar se isso não foi efeito do primeiro item e eu acredito que sem dúvidas foi por isso. Mas a verdade é que a cidade não tinha muitas opções do que fazer. E a não ser que você seja um fanático por museus ou por shoppings, não há nada que justifique muitos dias por lá. No meu ponto de vista, em um dia e meio você já vê tudo de mais importante.

Mas então será que não dá pra ficar mais dias? Sim, com certeza deve dar, principalmente se você for em uma época diferente da que nós fomos. Se você for durante o carnaval, foque nas cidades mais praianas.

4 – Parque Rodó

Oi? Como assim o Parque Rodó é furada? Pois é, pessoinhas… não fomos felizes no Parque Rodó! Chegamos lá e não havia absolutamente nada. Nem pessoas e nem limpeza. O local parecia sujo e abandonado. Inclusive, com o mato um pouco alto em algumas partes. Fiquei me questionando o tempo inteiro onde eram tiradas as fotos bonitas que havíamos visto na internet. ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE: Peço que vocês pesquisem sobre a situação do parque antes de irem. Há uns meses atrás eu vi umas fotos recentes e o lugar parecia estar beeem melhor do que quando fomos!

Parque Rodó
O que era pra ser o Parque Rodó… mas ficamos tão desanimados quando chegamos lá que não tiramos nenhuma foto para fazer a comparação (Foto: Brasileiros no Uruguai)

DICA DE HOSPEDAGEM EM MONTEVIDÉU

Nós ficamos hospedados no bairro de Punta Carretasque é considerado um dos melhores bairros para se hospedar na cidade. Nossa escolha foi o Hotel Vivaldi, com um ótimo quarto, café da manhã e uma piscina na cobertura que nos salvou do calor no fim da tarde. E ainda por cima, o hotel ficava quase que no bairro de Pocitos, considerado também um ótimo bairro para se hospedar, além de ser perto da praia. Mas também existem ótimas opções no centro histórico com um bom custo x benefício. Caso você queira conferir todas as opções de hotéis disponíveis na cidade, no Booking você tem a opção de cancelamento gratuito, além do fato da sua reserva ser super segura.

5 – Restaurantes ou pólos gastronômicos em Montevidéu

Não há uma região com concentração de restaurantes onde você pode jantar ou almoçar e depois dar uma volta. E se há, não achei nem na internet antes de viajarmos e nem andando por lá. É tudo muito espaçado e à noite você vai sair apenas para jantar e só. A não ser que você vá no shopping, o que nós particularmente costumamos passar longe em nossas viagens, não existe a possibilidade de você escolher os restaurantes andando pelas ruas. Portanto, o ideal é já escolher onde você irá jantar antes de sair do seu hotel, e se possível realizar uma reserva também. Se o restaurante estiver muito cheio dificilmente terá algum bem próximo para você escolher.

Mercado del Puerto
No Mercado del Puerto vimos uma grande concentração de restaurantes

6 – Preço

Montevidéu é cara! E eu poderia resumir esse tópico com essa frase que já seria o suficiente para vocês entenderem, mas vou ser um pouco mais específica. Sabe aquela parrilla maneira que você nem saiu do Brasil ainda e já está pensando em comê-la? Então, vai ser cara, amigo. Sinto te informar, mas os restaurantes lá são caríssimos também e eu sinceramente não vi nada que justificasse o preço cobrado. São bons? Sim, são. Mas tô até agora tentando entender como pode ser normal pagar sempre 60 reais ou mais em um prato pra um. Agora você deve estar se perguntando se não tem restaurantes mais baratos. Sim, até tem alguns lugares mais em conta, mas mesmo os mais em conta são caros para o que oferecem. Vá preparado!

Montevidéu
Façam o câmbio de 1 real = +ou- 9 pesos uruguaios

Ué, Dhebora, então vocês não gostaram de nada em Montevidéu?

Calma, gente! rs… Nós gostamos sim de muitas coisas por lá e contamos no post O que fazer em Montevidéu o que achamos de interessante na cidade. Também já prometemos para nós mesmos que iremos voltar em outro período para tentar mudar a nossa impressão. Ainda assim, acho que vale a pena conhecer Montevidéu. Mas se atentem para um planejamento melhor que o nosso.

Praia de Pocitos, voltaremos para uma segunda vez!

SEGURO VIAGEM PARA O URUGUAI, PRECISO COMPRAR?

O Uruguai não exige seguro viagem dos turistas, mas de qualquer forma, é recomendável que você jamais saia do país sem um. É claro que a gente não viaja imaginando que algo vai acontecer, mas a realidade é que imprevistos acontecem e com saúde não se brinca. Além disso, os custos com hospitais e médicos no exterior, se necessário, são infinitamente mais caros do que contratar um seguro. Nós sempre fechamos os nossos através da Seguros Promo. Os preços são ótimos e é possível parcelar no cartão de crédito. Todos os nossos leitores têm desconto em qualquer seguro oferecidos por eles. Caso você queira saber um pouco mais sobre o Seguro Viagem Internacional, confira tudo aqui.

FAÇA A SUA COTAÇÃO E GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM CARIOCA5

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

29 Comments

  1. Adoooorei o post. Cai nas mesmas furadas, quase. Vou voltar lá também, quero tirar a prova. hahaha.
    Parabéeeens pelo blog e pela autenticidade.
    Beeeijo.

  2. Kkk acho que foi azar do Carnaval. Nós fomos em baixa temporada também estava vazia a cidade e também muita coisa fechada. Mas fomos no Mercadão pelo menos e uma noite jantamos em um lugar ótimo e já outra fomos no tango do Primuseum. É legal mas ainda não conhecemos Buenos Aires já lemos que quem compara com Buenos sempre decepciona rs. Mas muito bom o post!

    • Nem fomos no Tango… não somos fãs e já conhecíamos o de Buenos Aires.
      É, acho que comparamos um pouco e nos demos mal! hahaha
      Beijos!

    • Eliane Nicoll Reply

      Sinceramente acho que deve voltar ao Uruguai para poder repensar sobre a cidade. Morei lá muito tempo e agora que estou fora volto lá todos os anos. Lógico no carnaval não tem nada aberto além de restaurantes e locais para comer. E também o carnaval lá e muito diferente do nosso. Acho que não vai agradar aos brasileiros que gostem de desfile etc…
      Durante a semana é muito movimento. E não entendi o que disse de locais para comer uns longe dos outros. Principalmente no centro da cidade são muitos. Em Pocitos também.
      O Parque Rodo é muito agradável para caminhar, comer, andar de bicicleta. Final de semana tem uma feira grande de artesanatos. Muita coisa bonita.
      Para quem gosta de jogar no centro da cidade tem Cassino, tem na Praia Ramires. Tem jogos no Shopping Montevideo. Tem muita coisa boa. Vá outra vez que você vai gostar. Todo ano volto para passear e rever amigos.

      • Oi, Eliane! Com certeza precisamos voltar para ter uma nova experiência no país, tanto é que essa é uma das coisas que mencionei no texto. No entanto, se tratando do carnaval, não gosto de desfiles e não curto esse tipo de carnaval…ainda assim, muitos restaurantes estavam fechados e eu não estou falando da terça de carnaval, mas sim de todo o período da semana do carnaval.
        Sobre os restaurantes, eu me refiro a ter vários próximos um do outro, de forma que dê para escolhê-los andando a pé, de um para o outro. Com exceção do centro da cidade, isso não ocorre (ou pelo menos não ocorria quando estivemos por lá) em bairros como Pocitos. Me hospedei em Pocitos, em uma área muito recomendada, e ainda assim precisava pegar carro para ir até os restaurantes. E se não gostasse de um deles, precisava pegar o carro novamente para ir até outro. Senti falta de um local onde houvesse vários deles bem próximos um do outro. E sobre o Parque Rodó, quando visitamos ele estava bem largado e os próprios uruguaios reclamavam disso. Mas parece que uns meses depois deram um bom trato nele. Ainda bem, né?? Uma área verde tão grande.
        Mas pode ter certeza que visitaremos a cidade novamente. Como eu disse, não é que não gostamos, apenas não fomos felizes rsrs… beijo grande!

  3. Cariocas amados…primeiramente, fico chateado em saber que não curtiram a charmosa Montevideo que nós tanto amamos?. Talvez a época escolhida para sua visita não foi ideal, pois os montevideanos viajam no carnaval e a cidade fica meio vazia mesmo…agora dizer que é tudo super caro é exagero!Afinal, como em qualquer outra cidade no mundo, um planejamento prévio para saber o que fazer e onde comer é básico e Montevideo é cheia de opções para todos os bolsos.Dá pra se comer muito bem (e com qualidade!) por preços honestos, pois muitos restaurantes incríveis oferecem um menu completo (entrada, prato principal, sobremesa e bebida) por no máximo R$50. E no quesito “o que fazer por lá?”, a cidade está repleta de passeios fantásticos (e gratuitos…) que vão muito além do Palácio Salvo ou do Parque Rodó…a começar pela maravilhosa Rambla, que pode ser percorrida de bike e com vários “points” deliciosos para dar uma paradinha estratégica e tomar uma cerveza geladinha ou apreciar o lindo pôr-do-sol (visto do farol em Punta Carretas é inesquecível!). Bom, eu poderia ficar horas dando inúmeras dicas de como se aproveitar tudo o que a tranquila cidade tem a oferecer, pois sabendo-se onde ir, acho que 1 mês ainda é muito pouco para se conhecer tudo de bacana que existe por lá…sugiro que da próxima vez voces passem pelo nosso site, o http://www.uruguaipuntapunta.com.br, para conferir as dicas que oferecemos para tornar a viagem ao Uruguay certamente inesquecível.Besitos ?!!!

    • Oi, Marcelo! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu feedback!
      Sim, com certeza o período em que fomos (carnaval) contribuiu para todas as nossas impressões sobre a cidade, por isso mesmo ele é o item número 1 da nossa lista. Consideramos a maior furada ter conhecido a cidade justamente nesse época e não indicamos que outros viajantes façam o mesmo. Em relação aos restaurantes, nós pesquisamos bastante antes de viajar, inclusive pegamos dicas com moradores locais (uruguaios) que tivemos contato e infelizmente não achamos e nem nos foi indicado nenhum desses lugares com menus por no máximo 50 reais. E os próprios uruguaios mesmo falavam de cara para nós que a alimentação no país é cara sim, assim como os blogs mais renomados de viagem falam por aí (pode dar uma olhada em blogs como o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, que é um dos mais bem posicionados em nosso cenário). Mas a ideia do que é caro ou barato é muito relativo e vai variar de acordo com o bolso de cada um. Para você ter uma ideia do nosso ponto de vista em relação ao que é caro ou não,achamos a alimentação em Montevidéu muito mais cara do que nas outras capital sul-americanas.
      Em relação ao que fazer por lá, concordo com você em sobre Rambla. Nós adoramos passear por ela e parar em um parador para tomar um cerveja gelada. Inclusive, esse será um dos itens de nosso próximo post, onde falaremos sobre as coisas que gostamos na cidade. No mais, a ideia de ter coisas legais ou não para fazer vai mudar bastante de perfil para perfil de viajante, vai de cada um mesmo rs… aqui no blog prezamos por expressar nossa total opinião mesmo, e conforme falei no final do post, a cidade tem coisas interessantes sim, e nós curtimos muitas coisas por lá. A questão toda é que a época em que fomos e a expectativa que criamos em relação a certos pontos foram essenciais para que, sem querer, entrássemos em algumas “furadas”.
      Pretendemos voltar à cidade em breve e com certeza entraremos em contato com vocês!!!! Beijo grande!

  4. Li os dois post e me assustei um pouco, de verdade. Por que estou indo para Uruguai em Maio, e vi diversas coisas para fazer por lá. De repente senti um balde de água fria. Não sei como foi o planejamento de vocês, e todas as questões que envolveram ele. Tenho algumas duvidas, falaram da segunda eu não entendi direito toda segunda é tudo fechado ou na segunda de carnaval apenas ? A Segunda duvida, sobre o valor do Real, vocês colocaram na foto que R$ 8,80 é igual a 1 peso uruguaio. Isso esta certo mesmo por que pelo que li. O Real era bem valorizado por lá, sim já foi bem mais. mas ainda é valorizado. Se puderem me ajudar…

  5. Christiane Reply

    Também estarei lá durante o carnaval, mas já chego no sábado para o almoço. O mercado funciona no sábado de carnaval? Em caso positivo, saberia me dizer até que horas?

    • Oi, Christiane! Olha, eu acredito que deve funcionar sim. O feriado de carnaval é somente na terça, então acredito que sábado estará aberto. Pode ser que algumas lojas e restaurantes não abram (embora eu ache difícil isso), mas os principais devem ficar abertos até às 17 horas.

  6. Ola Dhebora, concordo com vc em todos os quesitos mencionados no seu post, principalmente no que diz respeito ao preço, não se iludam em achar que o real é valorizado em relação ao peso Uruguaio, tudo muuuuuito caro, alimentação caríssima!!!!! Claro que como foi dito acima, tudo vai depender do bolso de cada um, mas se comparar com o real, muito caro.

    • Pois é. Achei o custo das refeições um pouco acima da média… e olha que somos do Rio de Janeiro, onde tudo é caro. hehe… mas pelo menos tudo o que comemos estava maravilhoso

      • Li seu texto antes de embarcar para MVD na última semana e ele foi de grande valor. Em relação aos preços dos restaurantes são bem salgados mesmo, mas descobri que pagando com cartão de crédito há uma redução entre 20 e 30% do valor referente ao IVA. Isso nos ajudou um pouco.

        • Oi, Newton! Que bom que gostou do post! 🙂 Isso é verdade, com o cartão tem um retorno e ele acaba cobrindo o iOF. Mas eu li que eles queriam mudar isso. Sabe dizer se realmente procede?

  7. Ola Dhebora.
    Estarei em Buenos Aires nos dias do Carnaval e gostaria de conhcer Colonia e Punta.
    Pensando em sair de Bs direto pra Punta e depois retornar pra Colonia na terça de carnaval.
    Você saberia dizer se a cidade funciona normalmente no feriado ?

    • Oi, Grazielle!
      Olha, eu acredito que assim como em outras cidades do Uruguai, deve haver algumas restrições. Museus não devem abrir, mas os restaurantes mais típicos devem funcionar, sim.

  8. Renato Lima Reply

    Passamos quatro dias em Montevideo, entre 27.12.2018 e 01.01.2019. Concordo com seus comentários. No primeiro dia foi City Tour, no segundo Punta Del Este, no terceiro percorremos a área central a pé e no quarto fomos em Colonia do Sacramento. Se houvesse um quinto dia não teríamos o que fazer. Achei tudo lá muito caro. Mais caro do que em Roma, Paris ou mesmo Londres. O Peso Uruguaio não vale nada. Dólares ou reais são aceitos, mas tudo é muito caro, em especial os passeios e a comida. Curiosamente, roupas e calçados achamos barato. Não tenho intenção de voltar lá, mas não desencorajo ninguém que queira ir conhecer. O passeio vale a pena.

    • Obrigada pelo seu feedback, Renato! Pois é, também achamos o custo de vida lá mais alto que na Europa. Comida então, achei bem caro. Mas temos vontade de voltar pra ter uma outra visão…

  9. Andrea Bisaggio Reply

    Nossa, adoro Montevideu! Já fui 3 vezes, uma no ano novo, e vou voltar pela quarta vez.

  10. KENIA LEILA BATISTA DOS REIS Reply

    Olá, infelizmente meu marido só tem disponibilidade para viajar em feriados e estava pensando em ir no carnaval . Você sugere que fiquemos em punta del este na segunda e terça então?

    • Olá, Kenia!
      Então, eu acredito que essa seja uma logística melhor. Só confere se, caso vocês queiram visitar museus e tal, eles estarão abertos no fim de semana. Bjs!

  11. Estou indo pra Montevideo JUSTAMENTE no Carnaval e acabei de topar com o seu post! 🙁
    Bom, pelo menos eu acho lá na quinta pré-Caranaval, então acho que vai dar pra aproveitar a sexta, sáb e dom em Montevideo.
    Para a segunda, como vc disse que está tudo fechado por lá, pensei em ir pra Colonia
    e na terça, Punta.
    O que vc acha? Vai dar pra driblar os “dias que tá tudo fechado” em Montevideo?

    • Oi, Amanda!
      Acredito que desta forma você conseguirá curtir mais realmente. Talvez valha a pena pernoitar em Punta… em 2 dias você consegue ver bastante coisa em Montevideu.

  12. Dhebora, sempre que a gente fala sobre alguns itens não tão interessantes, aparecem opiniões contrárias, não é mesmo?
    Mas é isso. Precisamos ser sinceros. Foi a experiência que você teve. E acho maravilhoso ver essas situações também. Precisamos estar preparados para tudo.

  13. Oi Dhebora, antes de tudo, obrigada pelas informações! Vou no final do ano com familiares e amigos e é claro que a organização já está na ponta da caneta. Gostei muito da sua atitude em voltar no texto e reescrever sobre o parque, diz muito da pessoa, bacana mesmo! Gostei mais ainda do toque em achar lugares para comer. Achava que seria mais fácil, mas foi bom saber o que vc escreveu, “não existe a possibilidade de você escolher os restaurantes andando pelas ruas”, virou topo na minha lista. Gratidão viu!?

    • Pois é… sentimos muita falta disso em relação aos restaurantes. No mais, é uma cidade que vale a pena conhecer. Boa viagem!!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras